sexta-feira, 11 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA: Município otimiza campanha

OUTUBRO ROSA

Município otimiza campanha

 Texto e Fotos: Márcia Vieira

Quinta-feira, 10 de outubro de 2013, vai ficar na memória de muita gente, sobretudo das mulheres que tiveram a oportunidade de participar de um dia diferente, promovido pelo município em parceria com o hospital Dílson Godinho, dentro da campanha Outubro Rosa. 

Com o objetivo de incentivar mulheres a fazer a mamografia, exame que detecta o câncer de mama, grave problema de saúde pública e com alta incidência no estado, a campanha tem também entre os parceiros o Governo de Minas. No município, ganhou tons coloridos e suaves. Prefeitura e servidores se vestiram de rosa, cor que simboliza o evento. “Estamos estimulando todas as instituições, todas as pessoas, a participarem. A Prefeitura dá o exemplo. Cuidamos de mostrar pra mulher que hoje é um dia diferente, desde o jardim de entrada até o hall demos um colorido especial. Até a máquina de algodão doce é rosa”, disse Raquel Muniz, chefe de gabinete do prefeito de Montes Claros.

Ela ainda ressaltou que “vários setores estão aqui acolhendo as pessoas pra efetivamente mostrar à mulher que ela pode fazer a mamografia em todas as nossas unidades de saúde. É uma oportunidade para aquelas que trabalham aqui e para quem vem resolver algum outro problema. Deste modo, a administração está contribuindo para conscientizar as mulheres, de maneira festiva e gratuita”. No hall de entrada, além da distribuição de algodão doce, os visitantes puderam apreciar uma mostra de objetos variados como xícaras, bonecas, sapatilhas e sandálias havaianas, todos na cor rosa, enviado por parceiros que aderiram à causa.


Fernanda Azevedo, servidora pública municipal nunca passou pelo exame. Com a oportunidade no próprio local de trabalho, ela comemora e diz que já marcou a sua consulta: “Há o conhecimento, mas muitas vezes falta tempo para correr atrás”. A expectativa da servidora foi atendida: “O pessoal que está realizando o cadastro deu informações precisas e segurança. A gente tem que cuidar da saúde para ter vida. Quem se ama, se cuida”, declarou.

Cristina Santos, servidora da Câmara Municipal, foi outra que aplaudiu a iniciativa. Segundo diz, ainda é perceptível certa rejeição por parte das mulheres, em função do boato de que o exame é dolorido. Ela já fez a mamografia e garante: “O exame é fácil, rápido e não dói. Este tipo de campanha é importante. Todos devem aproveitar, pois só assim haverá redução no número de casos. Mais do que uma fita, o símbolo representa a conscientização”, diz, referindo-se à fita rosa que recebeu e colocou no peito, para mostrar seu incentivo à campanha.

Até sexta-feira, 11, será possível realizar a mamografia no caminhão da Secretaria de Estado de Saúde estacionado na praça Doutor Chaves (Matriz). No dia 26 de outubro, dentro da programação do Outubro Rosa, será realizada uma ação de saúde na Praça Doutor Carlos, onde serão disponibilizados diversos serviços à população, como exames de mamografia, consultas com mastologistas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, testes de colesterol, cadastro no programa Mães de Minas e oficinas sobre aleitamento materno e de artesanato. A ação será repetida na praça do Major Prates, ao lado do Centro de Saúde, no período de 28 de outubro a 1º de novembro.

MULHERES ALTERADAS, de MAITENA, no CENTRO CULTURAL

Mulheres Alteradas, no palco do Centro Cultural

Texto: Eustáquio Narciso



Nos próximos dias 19 e 20 de outubro, o Centro Cultural Hermes de Paula receberá as apresentações de um dos maiores espetáculos teatrais do Brasil, considerado um grande fenômeno do teatro nacional: o espetáculo teatral Mulheres Alteradas, que já foi visto por mais de 180 mil pessoas.

No elenco, as atrizes Tânia Alves, Flávia Monteiro e Giovanna Velasco interpretam três amigas para lá de cativantes e engraçadas. Daniel Del Sarto completa o elenco, interpretando vários personagens masculinos. “(...) Aquela que até ontem esperava dormindo, quer comprar uma cinta liga; a executiva que administrava uma empresa quer viver em um camping; aquela que cuidava da sogra como sua própria mãe interna as duas em asilo; a magra vira uma vaca de gorda e a gorda, perde vinte quilos”, conta Maitena.

Na adaptação brasileira,  cada uma dessas mulheres  ganha nome e personalidade: Lisa (Flávia Monteiro) é separada do marido, mãe de um único filho, inteligente, com preocupações fúteis, porém, em crise por conta de um nódulo que apareceu em um dos seios; Alice (Giovanna Velasco) é uma mulher solteira, vive no “mundo da lua”, mas não desiste de encontrar o seu grande amor; já Norma (Tânia Alves) é uma executiva pragmática, casada, com dois filhos e, agora, se depara com a terceira gravidez. Daniel Del Sarto incorpora vários personagens masculinos, sem nomes definidos e repletos de personalidades, os quais prometem criar uma identificação imediata com os homens presentes na plateia.  Para enriquecer e dar um charme todo especial ao espetáculo a trilha é executada ao vivo.

 A comédia estará em cartaz no dia 19 às 19h, com outra sessão às 21h30. Já no domingo, 20, tem Workshop do espetáculo às 15h e a última apresentação às 19h, no Centro Cultural.

Os ingressos para assistir a estas grandes estrelas e astros, que sempre fizeram sucessos em novelas da Rede Globo, Rede Record e da saudosa Rede Manchete, podem ser adquiridos no Centro Cultural Hermes de Paula, por R$5,00.

O espetáculo chega a Montes Claros através da Manhas & Manias de Eventos, Petrobras e o Ministério da Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

HOJE É DIA DE......LOBÃO...


HOJE É DIA DE.....

aniversário dos cantores ELYMAR SANTOS, JORGE VERCILLO, entre outras personalidades. Parabéns aos dois, mas o blog gosta mais de outro, que
também sopra velinhas neste dia:  LOBÃO.
JOÃO LUÍS WOERDENBAG FILHO, o carioca apelidado Lobão, nasceu em 1957 e iniciou carreira musical aos 17 anos. Fez parte da banda VÍMANA, ao lado de Lulu Santos e Ritchie. Fundou a banda BLITZ com Evandro Mesquita e Fernanda Abreu, mas saiu do grupo antes do explosivo sucesso nos anos 80. Criou a banda Lobão e os Ronaldos e logo depois partiu para carreira solo.

Polêmico e ousado, Lobão é uma das cabeças pensantes da música. Compositor, escritor, atuou no cinema e apresentou programas de TV. Rompeu com as gravadoras e partiu para a produção independente. Um cara de atitude, sem dúvida. E nós adoramos gente de atitude (do bem).
Inúmeros sucessos e o maior deles, "Me Chama". Porém, vamos deixar aqui pra vocês a nossa favorita: Noite e Dia.


AMM INFORMA: NOVAS REGRAS AMBIENTAIS...

AMM INFORMA:

 Novas regras ambientais podem beneficiar gestores municipais


A legislação ambiental e os licenciamentos municipais, mesmo sendo dois pontos regulatórios da gestão pública municipal quanto ao meio ambiente, podem se transformar em grandes ferramentas para os prefeitos, se bem utilizados. Mesmo como ferramentas que têm o objetivo de proteger os recursos naturais de cada região, eles podem trazer informações consideráveis sobre a área verde de cada cidade.

O licenciamento ambiental é um instrumento de gestão previsto na lei de Política Nacional do Meio Ambiente. Tem natureza jurídica de procedimento administrativo, através do qual a Administração Pública emite as licenças, permitindo a instalação e operação de empreendimentos. Por meio deste licenciamento é que se busca concretizar o conceito de "desenvolvimento sustentável", de modo a compatibilizar a proteção dos recursos naturais com o desenvolvimento econômico.

O representante do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos Eduardo Pinto, palestrante do I Seminário de Meio Ambiente da AMM, destaca a importância do licenciamento e lembra que "o grande desafio que surge na implantação do sistema municipal de licenciamento é a formação de equipe técnica multidisciplinar, capaz de realizar a avaliação dos impactos ambientais das atividades", destaca.

Já com relação à nova legislação florestal de Minas Gerais, a grande mudança é a criação do cadastro ambiental rural, onde todos os produtores rurais terão que cadastrar sua propriedade no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Essa mudança vai ajudar prefeitos e secretários de meio ambiente a terem um conhecimento detalhado de seus municípios.

O diretor geral da Instituição Estadual de Florestas - IEF, Bertholdinho Teixeira, ressalta que "a grande vantagem para o gestor municipal é que ele terá a oportunidade de conhecer toda a abrangência de seu município na área agrícola. " O responsável vai saber realmente o que tem de reserva legal no seu território, o que tem de déficit de áreas de preservação permanente - APP, o que tem de preservado ou não, e a partir daí poderá começar a planejar suas políticas públicas", disse.

Para discutir estes temas entre outros, a Associação Mineira de Municípios - AMM vai promover, nos dias 16 e 17 de outubro, o I Seminário de Meio Ambiente, no auditório do CREA, em Belo Horizonte. Este é um evento pioneiro, sendo o primeiro no Brasil a discutir os desafios enfrentados pela gestão pública municipal em relação ao meio ambiente. 



TEXTO: Departamento de Comunicação
comunicacao@amm-mg.org.br


AGRICULTURA: MILHO começa a ser comercializado

AGRICULTURA

Milho da Conab começa a ser comercializado



Com a publicação da portaria do Ministério da Fazenda autorizando a sequência do programa de venda subsidiada de milho pela Conab e estipulando o preço do produto, nesta sexta-feira (11/10) já se inicia a comercialização nas unidades de Montes Claros, Janaúba, Januária, Salinas e Almenara.

A informação passada ao deputado Tadeu Martins Leite pelo ministro da Agricultura Antônio Andrade foi confirmada pelo superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Minas Gerais, Oswaldo Texeira de Souza, que ontem, por determinação do ministro, esteve pessoalmente em Salinas e Montes Claros para garantir rapidez no processo.

“Além do próprio superintendente, toda equipe técnica da Conab está empenhada na liberação imediata do milho, que será de grande importância para alimentar o rebanho do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, e onde a comercialização não se iniciar sexta começa na segunda-feira impreterivelmente”, informou o deputado Tadeu Martins Leite, que tem mantido contatos diários com o ministro Antônio Andrade e com o superintendente da Conab em Minas para acompanhar o processo de liberação do produto.


Até ontem, quinta-feira, 500 toneladas estavam disponíveis no depósito de Montes Claros, mas novos carregamentos estão chegando de um total de 6 mil toneladas para este primeiro momento. Já foram assegurados recursos para a compra de mais 12 mil toneladas para abastecer o município, com chegada prevista para este último trimestre do ano.

Também já foram liberados recursos para compra de milho para as unidades de Janaúba, Januária, Almenara e Salinas, totalizando mais de 30 mil toneladas. “Com estas medidas, acreditamos que o programa vai atender a todos os produtores interessados em adquirir o milho nas duas regiões até o final de 2013, o que é um alívio para o Norte e o Jequitinhonha”, complementou o parlamentar, que voltou a destacar o empenho pessoal do ministro Antônio Andrade e do superintendente da Conab, Oswaldo Texeira de Souza, em atender a esta importante demanda dos produtores.

Texto/Fotos: Luís Alberto Caldeira (Assessoria Dep. Tadeu Martins Leite)