domingo, 22 de março de 2015

LUTO nas ARTES

LUTO nas ARTES: CLÁUDIO MARZO



Faleceu hoje, aos 74 anos, em decorrência de problemas pulmonares, o ator CLÁUDIO MARZO, pra este blog um dos homens mais bonitos, charmosos e talentosos da TV brasileira. É um dos meus favoritos. Marzo foi casado com a atriz Betty Faria -e com ela teve Alexandra Marzo, também atriz- Denise Dumont e Xuxa Lopes. Atuou em Carinhoso, Irmãos Coragem, Pantanal, na minissérie Quem Ama Não Mata e muitas outras obras. Dos muitos personagens que interpretou, o que mais gostamos certamente não é o que a mídia destaca como de maior sucesso: o CIRO , da novela PÃO, PÃO, BEIJO, BEIJO,  de Walter Negrão. Na trama, Marzo contracenava com outra atriz que também adoramos: Maria Cláudia. Inesquecível novela, personagem e claro, trilha sonora. A música que embalava o romance dos dois era "If You Were My Lady", de Gleen Campbel e Diane Solomon. É impossível ouvi-la e não lembrar imediatamente do Cláudio e suas cenas

Da SÉRIE: CHEIRO/GOSTO de INFÂNCIA

Da SÉRIE: CHEIRO/GOSTO  de INFÂNCIA


JERIVÁ, nada mais é do que aquele coquinho melado que eu amo e que até então só havia encontrado no Pentáurea. Na infância, eu, minha querida melhor amiga, a saudosa Marilene (a melhor pessoa que este mundo teve oportunidade de abrigar) e a irmã e também ótima amiga Nórian, passávamos horas jogando objetos pra cima, tentando acertar um coquinho. Me lambuzava toda quando conseguia um. Melado, preguento e delicioso! Minha surpresa e felicidade foram enormes ao encontrar este maravilhoso fruto em pleno Ibirapuera (SP). Amei!!!
Os cliques são do fotógrafo WAGNER AVANCINI. 




Da FOTOGRAFIA.....

Da FOTOGRAFIA.....

Notícias do SEBASTIÃO SALGADO são recorrentes em nosso blog há tempos, não é? Mas nunca cansativas, porque somos fã do trabalho deste fotógrafo, que por acaso é mineiro (fazer o quê?!!) e ultrapassou fronteiras com o seu talento e simplicidade. Este ano, o filme que retrata o Salgado, dirigido pelo alemão Wim Wenders (Paris, Texas, entre outros) levou o César (prêmio do cinema francês) e concorreu ao Oscar, como dissemos aqui na ocasião. E ele é uma personalidade e tanto. Adoramos suas entrevistas, sua postura e conduta. Então vamos nos fartar com mais notícias do Sebastião. Esta foi extraída do Gazeta do Povo, publicada neste 22 de março:

CINEMA

Sebastião Salgado vira alvo das lentes

Documentário O Sal da Terra une história notável do fotógrafo brasileiro com direção genial do cineasta alemão Wim Wenders

  •  
  •  

Texto publicado na edição impressa de 22 de março de 

2015

Divulgação
Como fotógrafo, a espera (que pode durar horas e dias seguidos) parece ser o principal mérito de Sebastião Salgado. | Divulgação
Como fotógrafo, a espera (que pode durar horas e dias seguidos) parece ser o principal mérito de Sebastião Salgado.
O Tião deu muito trabalho pra estudar! Tirou Economia. Eu queria que ele tirasse advocacia, mas ele tirou Economia... e acabou sendo bom. Mas se não fossem os colegas, não sei. Tião não gostava de estudar.” O “Tião” da frase é Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro que rodou o mundo como uma testemunha de belezas e atrocidades. Quem fala é o pai de Salgado, em entrevista para o documentárioO Sal da Terra, sobre a trajetória do artista, que estreia nos cinemas brasileiros na quinta-feira (26).
O filme tem direção de Wim Wenders e Juliano Salgado (filho mais velho de Sebastião) e aborda a formação o fotógrafo, um dos mais reconhecidos e admirados do mundo. Da infância em Aimorés (MG) até a rotina de trabalho (os cineastas o acompanharam por quatro anos). Assim viajaram a uma aldeia indígena isolada na Papua Nova Guiné e a uma ilha do ártico cujos moradores são ursos e morsas – que o fotógrafo esperava pacientemente por horas e dias a fio.
A espera, aliás, parece ser o principal mérito de Sebastião Salgado: no filme, percebemos que ele não invade a cena, respeita o espaço de quem está na mira da lente – sua “arma” preferida, como lembra Wenders.
A fotografia não surgiu para Sebastião como um “talento nato”. Na verdade, quando ele e Lélia, sua mulher, foram se exilar Paris, em 1969 (onde vivem até hoje), ele ficou mais interessado do que a esposa na câmera fotográfica que ela havia comprado para fazer os trabalhos de Arquitetura. Lélia estudou na École Nationale Superieure des Beaux Arts e na Paris VII, e trabalhou como arquiteta e urbanista em planos diretores de municípios franceses.
Foi Lélia a principal responsável por tornar Salgado um mito: ele tem o talento, a vontade de explorar e percorrer lugares inóspitos ou perigosos. Porém, é ela quem o auxilia na formatação de grandes empreitadas, na edição dos livros e nas exposições itinerantes que rodam o mundo. A experiência dela na área é vasta: foi diretora de fotografia em revistas como a Photo Revue e da galeria da Agência Magnum. Também trabalhou na edição de imagens de Cartier-Bresson. Os diretores reconhecem o papel fundamental dela ao longo de todo o documentário, mas Lélia, talvez por discrição, aparece pouco na tela.
A maneira como os diretores se colocam no filme é muito simpática: Wenders e Juliano dividem as narrações. O diretor alemão traz suas impressões pessoais sobre o perfilado. Juliano vai além e faz uma espécie de acerto pessoal com o pai: não esconde que sentiu falta dele na infância, e que passou um bom tempo o enxergando somente como um herói aventureiro. As filmagens parecem ter funcionado como uma aproximação maior com pai.

Wim Wenders

Nascido em 1945 em Düsseldorf, na Alemanha, é um dos expoentes do Novo Cinema Alemão, nos anos 1970. Ao longo de sua carreira, dirigiu mais de 40 filmes entre longas e curtas-metragens. É responsável por obras-primas do cinema, como Paris, Texas (1987) e Asas do Desejo (1988). Já documentou os músicos cubanos lendários em Buena Vista Social Club (1999), e falou sobre bailarina Pina Baush de forma magistral em Pina (2011).

Juliano Ribeiro Salgado

Nascido em 1974, em Paris, o filho mais velho de Sebastião Salgado é formado em cinema pela London Film School. Desde 2003, dirige curtas-metragens e documentários para a televisão francesa. Seu filme, Nauru an Island adrift (2009), foi selecionado para vários festivais internacionais como o Hot Docs, em Toronto, e Le Festival Dei Populo, em Florença. Co dirigiu O Sal da Terra, e acompanhou o pai em trabalhos pelo mundo ao longo de quatro anos.

HOJE TAMBÉM É DIA DE....

HOJE TAMBÉM É DIA DE...

Lembrar o escritor e filósofo GOETHE, falecido em 22/03/1832.

Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Saiba eu com que te ocupas e saberei também no que te poderás tornar.” 

Quem é firme em seus propósitos molda o mundo a seu gosto.” 

O amor e o desejo são as asas da alma para grandes voos.

E pela força da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo” 


Não há alegria maior no mundo do que ver como uma grande alma se abre ao nosso encontro.


Oh, o que sei, todos podem saber - meu coração, porém, somente a mim pertence.


Para compreender por que o céu é azul em qualquer parte, não é preciso dar a volta ao mundo.

Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma.



Fiz a minha casa sobre o nada; por isso, o Mundo inteiro é meu.” 

Quem é o mais feliz dos homens? Aquele que valoriza os méritos dos outros, e do prazer deles tira alegria, até como se fossem dele próprio.



Nada é mais repugnante do que a maioria, pois ela compõe-se de uns poucos antecessores enérgicos; velhacos que se acomodam; de fracos, que se assimilam, e da massa que vai atrás de rastros, sem nem de longe saber o que quer.” 

Se cada um de nós varresse a frente do nosso lugar, o mundo todo seria limpo.



Todos os dias devíamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas” 

Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” 

A conduta é um espelho no qual todos exibem sua imagem.” 


Coloca na cabeça perucas com cem mil cachos, coloca nos pés coturnos de um braço de altura,continuarás sempre a ser o que és.


Mergulhar corajosamente na espessura da vida e aproveitá-la onde você for, é sempre interessante.” 




HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE...
Pensar sobre o produto essencial, o consumo consciente, ordenado, em quase extinção. Hoje é o DIA MUNDIAL DA ÁGUA.