quinta-feira, 8 de outubro de 2015

VÁ de SHORT!!!!

VÁ de SHORT...

Dia e noite, o SHORT e a BERMUDA são as melhores invenções da moda. Opções mais confortáveis e mais seguras para quem trabalha em constante movimento. Para fotografar então, não existe nada mais adequado. Usando short você sobe e desce, pula, caminha, corre, está preparado para enfrentar obstáculos e não ficar incomodado com a eventual aparição da peça íntima, coisa que sempre acontece quando se usa saia e vestido. Enfim, com o short você se sente protegido em qualquer ocasião. Vá de short, é a dica, especialmente se você mora em uma cidade quente. No inverno ou em ocasiões mais formais, use também. Acrescente uma meia (grossa, é claro. Meia fina/transparente é cafona) e tudo se resolve! 
Importante: não vale pra todo mundo. Use o bom senso! E cuidado com o complemento!


 

Da SÉRIE: RECORDANDO BRAÚNA....

Da SÉRIE: RECORDANDO BRAÚNA....

CASCÃO, HERVÊ, LINDENBERG  e o saudoso BRAÚNA


LANÇAMENTO OUTUBRO ROSA- É HOJE!



Campus da Unimontes sedia o lançamento
oficial da Campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama será lançada oficialmente nesta quinta-feira (8/10), às 19 horas, no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento acontece em frente ao prédio da Reitoria, no campus-sede, que receberá iluminação temática  como alerta e incentivo aos exames preventivos.

A Unimontes é parceria oficial do Governo de Minas Gerais nas ações em Montes Claros, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde. No município, os jornais, rádios e emissoras de TV também apóiam a iniciativa, além dos projetos sociais e filantrópicos de apoio ao tratamento de pacientes do câncer.

Durante o lançamento, serão apresentadas as 14 madrinhas da campanha em 2015, que tem a professora Claudiana Donato Bauman como representante da Unimontes. Ela é a coordenadora do “Projeto Vida”, que completa uma década de atividades neste ano, com a participação e mulheres da cidade que cumprem o tratamento do câncer de mama. Além de atividades artísticas, a iniciativa oferece apoio na reabilitação, recreação, dança e brincadeiras, além de práticas religiosas.

Como parte do “Outubro Rosa”, o Projeto Vida realizará uma exposição de fotos, a partir do trabalho do fotógrafo Thiago Fagundes Botelho, de Montes Claros, que teve as pacientes participantes do projeto como modelos. Os painéis serão exibidos em todos os prédios do campus-sede.

CORRIDA E CAMINHADA

A Universidade e a Rádio Unimontes FM também são parceiras na realização da 3ª Corrida e Caminhada “Outubro Rosa”, que acontece no dia 25 de outubro, às 8 horas, na Praça dos Jatobás (Bairro Morada do Sol). Podem participar homens e mulheres. O percurso é de 5 quilômetros e podem participar homens e mulheres. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro, em seis locais: Academias Bioativa, Athletica, FW 13 e Wolver Crossfit, Lojas Gamma e Projeto Presente. Informações pelos telefones: (38) 9146-2523 e 8416-5911.

O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, também participa da campanha no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. No dia 17, às 8h30, haverá um momento de visitação e acolhida das pacientes com câncer na unidade. O HUCF também fará abordagens durante a corrida e caminhada do Outubro Rosa, com a campanha “Toda Mulher tem o Poder de Mudar o Rumo da sua Própria Vida”, na Praça dos Jatobás.

“Apoiar e assumir causas nobres fazem parte da essência da Unimontes, como instituição pública e de referência para a sociedade regional. Em nome da comunidade acadêmica, nos mostramos extremamente orgulhosos em fazer parte deste trabalho, ao lado de parceiros valorosos e comprometidos com a saúde coletiva. A prevenção é sinônimo de uma saúde com qualidade”, destaca o reitor da Unimontes, professor João os Reis Canela.

SERVIÇO
Campanha Outubro Rosa - Prevenção ao Câncer de Mama
·         Lançamento institucional
·         Apresentação das madrinhas
·         Exposição de fotos – Projeto Vida
Data: 8/10
Horário: 19 horas
Local: Prédio 5, Reitoria – campus-sede – Unimontes
Informações: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

PRE-VESTIBULAR e PRÉ-CONCURSO: SIMULADO PREPARA ALUNOS

PRÉ-VESTIBULAR E PRÉ-CONCURSO

Simulado testa conhecimento e prepara alunos para ENEM

Texto e Fotos: Márcia Vieira

Na noite desta terça-feira (6), a Secretaria Municipal de Educação realizou simulado para os alunos do Pré-Vestibular e Pré-Concurso municipal, com vistas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com Vera Lúcia Rocha de Carvalho, coordenadora do processo, “esta é uma grande oportunidade para os alunos testarem seus conhecimentos e sanarem as deficiências”. Vera destaca que o simulado é apenas uma das atividades desenvolvidas no decorrer do processo de aprendizagem disponibilizado gratuitamente pelo município, incluindo a aula inaugural e aulas interdisciplinares. “Este é o 2° simulado de 2015. As provas são elaboradas pelos professores com habilidades do ENEM e mostra o comprometimento de todos e a qualidade do ensino. Os alunos  só tem a ganhar”, acrescente Vera.


“Acho ótimo o simulado porque nos capacita e influencia de maneira positiva. Tentei um concurso e não passei, mas não tive preparação. Agora vou tentar novamente e estou confiante”, revela Wesley Rodrigues de Souza, que trabalha durante o dia, mas aproveita as suas noites para estudar, no Caic Maracanã,  um dos núcleos do sistema. O simulado aconteceu simultaneamente em todos os 12 núcleos do Pré-Vestibular e Pré-Concurso, nas zonas urbana e rural, de 19 às 22 horas.


--

ALPHEU de QUADROS: SECRETARIA E CONSELHO DISCUTEM REESTRUTURAÇÃO

Secretaria de Saúde e Conselho Municipal discutem reestruturação no Alpheu de Quadros

Texto: Eduardo Brasil
Fotos: Wilson Medeiros


Em reunião nesta quarta-feira (7) com o CMS (Conselho Municipal de Saúde), representantes de associações de bairros e de hospitais filantrópicos, a secretária de Saúde, Ana Paula Nascimento, explicou os motivos que levaram o município a reestruturar o atendimento no Hospital Alpheu de Quadros, que nesta semana passou a atender como Unidade Básica de Saúde, no período de sete às 22 horas, acabando com o Pronto Atendimento de 24 horas.

De acordo com a secretária, nenhuma medida foi tomada de forma “aleatória”, mas com base em estudos sobre o atendimento no Alpheu de Quadros e sobre o perfil de seus pacientes, que comprovaram a necessidade das mudanças, sobretudo após a decisão do Estado de tirar da administração municipal a gestão plena de saúde, medida que acabou com os recursos que existiam para a manutenção dos procedimentos a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) também de outros municípios da região.

RESULTADOS - Entre outras informações, os estudos apontaram pouca demanda no turno noturno do Alpheu de Quadros, principalmente a partir das 22 horas, e que os pacientes, na sua grande parte, poderiam ser atendidos nas unidades do PSF por apresentarem problemas de saúde sem gravidade.

“A ampliação das Estratégias de Saúde da Família, com maior número de médicos, assegura o atendimento de Atenção Primária e Atenção Básica sem nenhum prejuízo para a população. Cada equipe é capaz de atender no serviço de urgência até cinco pacientes por dia”, disse a secretária.

“Fazemos oito vezes mais consultas diárias que o Alpheu de Quadros. São cerca de 300 consultas por dia, ou seja, nove mil por mês, com o trabalho de 122 médicos, sem considerarmos os exames pediátricos, clínicos e ginecológicos feitos em outras unidades.
Portanto, as deliberações da Secretaria não aumentam os problemas no setor de saúde, ao contrário, buscam e conseguem reduzi-los”, reforçou o secretário-adjunto de Atenção Primária à Saúde, Danilo Narciso, considerando precipitadas as críticas feitas às mudanças no Alpheu de Quadros por membros do CMS.

“Veja que nenhuma reclamação chegou à Ouvidoria Municipal sobre as decisões que tomamos. Isso demonstra que de fato elas são necessárias e não causam danos à população, como alguns teimam em acusar”, afirmou Narciso, apoiando a sugestão do Conselho Municipal de Saúde para que sejam realizados novos estudos, agora sobre a eficácia das mudanças, que serão apresentados em reunião marcada para a próxima quarta-feira quando o assunto será retomado.

VIDAS ÁRIDAS: CONGRESSO UNIVERSITÁRIO

CONGRESSO UNIVERSITÁRIO

EQUIPE DE CONGRESSISTAS E AMBIENTALISTAS VISITAM
RIO VERDE GRANDE PARA ESTUDOS


            Membros participantes do II Congresso Universitário Vidas Áridas e ambientalistas de Montes Claros realizaram na manhã desta quarta-feira uma visita técnica ao Rio Verde Grande. O principal objetivo da visita foi analisar e fazer um levantamento da atual situação do Verde Grande, um dos importantes rios do Norte de Minas, que nasce em Pires e Albuquerque (Alto Belo), distrito de Bocaiúva, e deságua no Rio São Francisco, no município baiano de Malhada.
           
            Durante a visita a triste constatação da grande degradação do rio, onde várias partes do seu leito está completamente seca. Acompanhados pela ONG Ovive - Organização Vida Verde -, acadêmicos e professores registraram fotos e colheram amostras para estudos técnicos, que serão apresentados e debatidos durante o Congresso Universitário, que acontece entre os dias 05 e 07 de novembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.
           
Importância em preservar
            Ao longo dos anos o Rio Verde Grande se deteriorou com a degradação ambiental e o uso excessivo de suas águas para a irrigação. No primeiro semestre deste ano foi realizado um grande mutirão, com apoio do Vidas Áridas e instituições de defesa do meio ambiente, para uma limpeza no local, onde foram retiradas várias garrafas plásticas e outros lixos.

            A Copasa acaba de solicitar outorga para captação de água no Rio Verde Grande, pelo menos no período de chuva, quando o rio corre. A medida, sazonal, visa contribuir com o abastecimento da cidade; fator que aumenta ainda mais a importância do rio e da sua preservação imediata.

Congresso
            O II Congresso Universitário Vidas Áridas terá como tema principal a discussão sobre Gestão Hídrica e Sustentabilidade. As inscrições são feita on-line pelo site www.congressovidasaridas.com.br, onde se encontram todas  as informações do evento, que contará com várias câmaras temáticas e palestras sobre a questão hídrica. O principal motivo do congresso é conclamar o meio universitário a pensar soluções para o grave problema de crise hídrica que afeta o planeta.
        
            Entre as diversas instituições que já aderiram ao evento estão o Codema, Sociedade Rural, Emater, CREA, UFMG, UFVJM, OVIVE, Copasa, Inter TV, Facit, Faculdades Santo Agostinho, Faculdades Pitagoras, Funorte, Facit, IFNMG, Codevasf, Construtoria, Sispen,  prefeitura e secretaria municipal de desenvolvimento econômico.

RICARDO GUIMARÃES - JORNALISTA