domingo, 2 de fevereiro de 2014

CINEMA BRASILEIRO de LUTO

CINEMA BRASILEIRO  de LUTO


O meio cinematográfico , especialmente do Rio de Janeiro, está abalado com a morte do cineasta EDUARDO COUTINHO, que aos 80 anos estava em plena atividade. As circunstâncias da morte, neste domingo, 02, ainda estão sendo investigadas, embora o filho do cineasta tenho sido apontado como o principal suspeito. Mas aqui, não queremos falar da brutalidade da partida. A obra de Coutinho está registrada e sua marca está em filmes como Jogo de Cena, Babilônia 2000 , Mulheres no Front, A Lei e a Vida, e aquele que foi o seu maior legado, o filme "CABRA MARCADO PARA MORRER".

ALBERTO GRAÇA, CINEASTA, do RJ fala com exclusividade ao blog, sobre o amigo e colega:

"Soube da notícia pelo rádio. Foi uma perda brutal. Conheci o Coutinho quando participei da finalização do filme "Cabra Marcado para Morrer", em meados dos anos 70. Ele mudou a história do documentário no Brasil. Teve o Humberto Mauro, muito cultuado e de uma outra época. Aí surgiu o Eduardo, que veio brilhar depois dele. Uma trajetória importantíssima, de realidade, de intervenção. Era um leitor voraz, de boa formação intelectual. Nos encontrávamos em lançamentos e reuniões do meio. A lembrança que fica é a de uma pessoa afável, delicada, atenciosa. Uma figura frágil, que de repente faz uma transformação e vira o documentário brasileiro.O que está aí é muito em razão do que ele fez. Era muito importante e muito querido. Todos estamos tristes com esta perda".


OUTRA PERDA
E o blog não poderia deixar de mencionar a passagem de um ator de cinema e diretor teatral americano, também em circunstâncias ainda não esclarecidas, ocorrida neste domingo, 02: PHILIP SEYMOUR HOFFMAN. Assistimos ao filme CAPOTE, em que Philip tem uma atuação irretocável interpretando o escritor TRUMAN CAPOTE, autor de Breakfast at Tiffany's (que virou filme) e o polêmico À Sangue Frio. Informações assinalam que o ator, de 46 anos, lutava contra o vício em drogas.












ANDANÇAS...Pelas Ruas de MONTES CLAROS e artistas ...de TODAS AS TRIBOS..

ANDANÇAS.....Pelas Ruas de Montes Claros

E ARTISTAS...DE TODAS AS TRIBOS.....

DAS LETRAS...Karla Celene Campos









DAS RODAS...Bernardo Chaves









DO PALADAR....Rick Malveira, Márcia Vieira.



 



DAS RUAS....Anônimo...




VALE DESTACAR- por MAGNUS MEDEIROS

VALE DESTACAR:

Texto  do amigo MAGNUS MEDEIROS

INVERSÃO DE VALORES

A sociedade, de modo geral, não dá o devido valor ao que tem realmente valor! Isto é fato, infelizmente, mas fato incontestável! As coisas que efetivamente importam vão sendo deixadas de lado ou definitivamente desprezadas! O caráter, a ética, os princípios morais, os objetivos elevados de vida sequer são lembrados, muitas vezes, em favor de prazeres supérfluos, materiais ou momentâneos! A usura, a avareza, a ambição desenfreada vão tomando conta, assim, dos "caminhos" seguidos pela maioria, sem, na verdade, apresentarem real grandeza, esplendor espiritual, opulência, sim, mas de ideias e ideais nobres de vida, realizações e trabalho! É preciso, pois, que todos nós façamos um esforço no sentido de que as normas, valores ou padrões sociais mantidos pelo indivíduo, classe ou sociedade não sofram tão lamentável e clara inversão, caso contrário, o mundo continuará cada vez mais pobre, pequeno, mesquinho e medíocre do ponto de vista moral e real!...


FOTO do DIA...PRESENTE da SIL...

FOTO do DIA...

É presente da SIL MAMELUQUE. Um registro da RUTH JABBUR  com amigos, durante festa de homenagem da CDL.  Obrigada, SIL!

"Porque foto é vida....foto é registro, eternidade, ou apenas prenúncio...Foto antecede, foto precede, foto é tudo. Foto mostra, foto revela...e esconde. Tem foto que é pública, tem foto que é privada, foto que ganha o mundo, foto que é guardada, foto que é dividida, foto que é retida, foto que é só para a memória, pra ficar na história....Foto inocente, que esconde pecados, foto que revela o todo e oculta partes..." (M.V.)





DO AMOR....

DO AMOR...




HOJE é DIA de....

HOJE É DIA DE...


Lembrar o escritor irlandês JAMES JOYCE, autor de ULISSES, o livro que tem um dia específico para comemorações no país do seu autor. JAMES nasceu em 02/02/1882, em Dublin e é considerado um dos mais importantes escritores do século XX.

"As ações dos homens são os melhores intérpretes de seus pensamentos."

"Meu corpo era como uma harpa e suas palavras e gestos eram como dedos correndo sobre as cordas."