terça-feira, 16 de junho de 2015

LUTO: JANETE CAMARGO

LUTO: JANETE CAMARGO



JAN, que Deus te receba com o mesmo sorriso que você sempre nos presenteou. Sua passagem pelo mundo, entre nós, foi de muita alegria e apenas coisas boas você semeou nos corações dos seus amigos. Dedicação, simplicidade, fraternidade. Perdoe-nos, pelas muitas ausências. Obrigada pela sua presença em nossas vidas!
A Julinha, Johny e Coronel, o nosso profundo pesar!

















UM CARINHO PARA....

UM CARINHO PARA ..... LÉO QUEIROZ!

E por falar em EQUIPE SOEBRAS, vai um carinho para o LÉO QUEIROZ, que integra a equipe e também assina coluna de turismo no Jornal "O NORTE". O registro é no KALIFA, do também amigo Sérgio Jabbur. LEOZINHO  é sempre simpático e agradável.Uma alegria encontrá-lo.
Grande abraço!
(Foto: FRAN BORGES)


GINÁSTICA para TODOS:DIA dos NAMORADOS com ATIVIDADE FÍSICA

GINÁSTICA PARA TODOS
Dia dos Namorados com atividade física

Texto e Fotos: Márcia Vieira



A Praça dos Jatobás, local que já se tornou um dos preferidos dos montes-clarenses para a prática de esportes, recebeu na última sexta-feira (12), Dia dos Namorados, atividades diferenciadas para o público frequentador. Quem compareceu desfrutou de aulas de zumba e recebeu material informativo sobre as DSTs- Doenças Sexualmente Transmissíveis, além das já tradicionais aulas de aeróbica e alongamento, promovidas diariamente pelo Núcleo do Programa Ginástica para Todos, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura.

Altino Gomes, que habitualmente se exercita na região, teve a companhia da esposa e dos netos: “acho a prática válida e de caráter educativo, já que no dia a dia muita gente não tem tempo para prestar atenção às informações”. 

Hugo Damazo Soares, coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura, destaca que “as datas comemorativas são sempre uma boa oportunidade para promover o lazer aliado à informação. Nosso objetivo é propor uma maior participação das pessoas,  e quem sabe, vindo aqui num dia tão romântico, àqueles que estão aqui apenas acompanhando seus pares, despertem para a necessidade da atividade física como uma aliada da saúde”, finaliza. O evento foi realizado em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS).

SEDRU SUPERA DESAFIOS E AVANÇA



Sedru supera desafios e avança no apoio aos municípios mineiros
Secretaria toma a condução do desenvolvimento regional e urbano no Estado e assume papel estratégico na área de saneamento e regularização fundiária


O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite,fez um balanço das ações e dos desafios a serem enfrentados pela secretaria e traçou prioridades para o desenvolvimento regional e urbano do Estado.

Na avaliação do secretário é necessário fortalecer as competências da Sedrunas áreas do saneamento, habitação, planejamento urbano e ordenamento territorial, com foco na regularização fundiária; solidificar projetos que tornem efetivas as políticas públicas de desenvolvimento e avançar no apoio aos municípios, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras.

Depois de quase dois anos sem emitir um título de posse, a secretaria iniciou a elaboração de um Plano de Regularização Fundiária que vai ampliar e retomar as atividades deregularização nas áreas urbanas do Estado, paralisadas desde a extinção do Instituto de Terras ITER-MG. Para isto, foi criado um núcleo para auxiliar osmunicípios para além das legitimações de domínio. “Nosso objetivo é facilitar o trabalho dos municípios e para isso vamos dar maior segurança jurídica e eficiência às nossas ações e promover o resgate da cidadania e do direito à propriedade, garantido por lei, aos cidadãos mineiros”, afirma o secretário.

A Política de Ordenamento Territorial do Estado também vai ser fortalecida com a criação do Programa de Apoio ao Planejamento Urbano Municipal. Com ele, a Sedru,vai ampliar o apoio aos municípios por meio de capacitações e de uma ferramenta que vai auxiliar as prefeituras a elaborar e implementarseus instrumentos de planejamento como os Planos Diretores,de Mobilidade Urbana, de Regularização Fundiária, também previstos na legislação.

Ainda no campo do planejamento urbano e territorial, aSedru finalizou a elaboração e revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos de alguns municípios mineiros que estavam interrompidos, mesmo com recursos assegurados pelo PAC 2. Já neste mês, serão entregues os planos de Barbacena, Itabira, Poços de Caldas e Juiz de Fora e outros 7 já estão em fase de conclusão. “O mapeamento das áreas de risco permite aos municípios identificar possíveis intervenções e buscar recursos para tais ações”, salienta o secretário.

Na área da Habitação, após uma ação articulada pela Sedru, com a Cohab, Copasa, Copanor e Cemig foi possível solucionar pendências deixadas pela gestão passada e destravar os problemas que impediam a entrega de 51 conjuntos habitacionais que estavam concluídos, mas sem condições de entrega. “Colocamos fim a dois anos de espera da população,em menos de 100 dias e já entregamos 14 conjuntos,” destacaTadeu Martins Leite.


Saneamento Básico

Na área do Saneamento, a Sedru viabilizou a execução de cerca de R$15,5 milhões de recursos do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado, para a implantação de sistemas de dessalinização em 69 localidades do semiárido mineiro. “Assinamos a Ordem de Serviço para execução dos diagnósticos do Programa Água Doce (PAD), que estavam paralisados, desde 2013, e em parceria com Ministério do Meio Ambiente, IGAM e COPASA, vamos ofertar água de boa qualidade para cerca de 27 mil pessoas, apenas na primeira fase do programa”, explica Tadeu Martins Leite. A proposta é que, ainda neste semestre, seja pactuada a participação de Minas Gerais na segunda fase do PAD, para atender os 85 municípios do semiárido.

Visando à solução para a destinação final do lixo nas cidades, um problema que assombra as prefeituras municipais, a Sedru promoveu a organização política dos municípios na formatação dos Consórcios Intermunicipais de Montes Claros (35 municípios), Divinópolis, (13), Bom Despacho (31), Formiga (17) e Januária (15), mas faltou consolidar seu papel como instrumentos para execução de políticas públicas regionais, o que já está em execução.

 “Acabar com os lixões é uma questão urgente e é nosso papel fornecer o apoio técnico e institucional para ajudar as prefeituras a encontrar alternativas planejadas e economicamente viáveis para cumprir o que foi estabelecido pela legislação federal que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Sedru vai abrir portas para os municípios, reforçar o diálogo com os Consórcios e Associações Microrregionais e instituir soluções consorciadas e regionalizadas”, afirma o secretário.

Papel Estratégico

Dentre os programas prioritários do Governo Fernando Pimentel, a Sedru assumiu papel de destaque em duas ações estratégicas: na coordenação técnica do Programa de Regionalização do Governo de Minas, que vai atuar na organização e planejamento dos territórios; e na elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB), no âmbito da força-tarefa criada para planejar e articular ações de gerenciamento dos recursos hídricos no Estado.

“Por determinação do governador, seremos responsáveis pela condução do PESB, que vai estabelecer as diretrizes para a universalização do saneamento no Estado, e será o ponto de partida para o direcionamento dos investimentos em água e esgoto”, explica Tadeu Martins Leite, ressaltando a importância de planejar para evitar o desperdício de ações e de recursos.

FESTIVAL de INVERNO: LANÇAMENTO NESTA QUARTA

FESTIVAL  de INVERNO: LANÇAMENTO nesta QUARTA-FEIRA


Estão prorrogadas até o dia 22 de junho, as inscrições para o II Festival da Canção Circuito Lago do Irapé, evento que acontecerá dentro da programação do Festival de Inverno de Grão Mogol. Serão distribuídos R$ 12 mil em prêmios entre os melhores colocados nas categorias "Temática" e "Livre".

A programação do Festival de Inverno será lançada oficialmente nesta quarta-feira, às 9 horas, em solenidade no Salão dos Conselhos, no prédio da Reitoria (campus-sede).

Seguem dois textos como sugestão de pauta para apreciação. 

FOTOS: Arquivo 2014 - Crédito: Christiano Jilvan

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Professor Fábio Carvalho
Coordenador
(38) 9735-3737

ATENCIOSAMENTE
Ascom - Assessoria de Comunicação Social

AGRONEGÓCIO: CONSÓRCIO como OPÇÃO

AGRONEGÓCIO: Consórcio como opção

Em época de instabilidade financeira, o consórcio vem como um sistema de compra programada, mais vantajoso do que os modelos de financiamento tradicionais, com planos diferenciados e garantias ao consumidor. 


Nesses primeiros meses do ano o consumidor passou a avaliar melhor as opções de compra. Os consorciados, ao utilizarem o consórcio como forma econômica e planejada, têm procurado adquirir equipamentos com mais tecnologia e que proporcionem melhores resultados.
Considerando o diferencial que o consórcio oferece, tem sido uma excelente escolha para quem quer programar a compra. De acordo com o coordenador de consórcio Massey Fergusson, Marcelo Veloso, o consórcio MF não cobra juros, apenas uma taxa de administração de 1,4% ao ano, e que não limita o crédito de financiamento do cliente em agências financeiras. No caso específico do consórcio MF, que atua no mercado de máquinas agrícolas há mais de 37 anos, o trator usado pode ser dado como lance, o que facilita muito para o produtor rural.
“Em um momento que o mercado financeiro pede cautela, mas o agronegócio não pode ficar sem produzir, o consórcio vem como solução. Afinal, as compras de tratores podem ser programadas com parcelas a partir de 408,68. São em média 3.000 máquinas vendidas por ano na área de abrangência MF”, diz Veloso.

Abac
O mais novo levantamento feito pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios observou (Abac) que, entre as administradoras que atuam no setor de máquinas e implementos agrícolas, dentro do segmento de veículos pesados, houve crescimento de 11,2% no número de participantes. Enquanto em agosto de 2014 eram 62,9 mil consorciados, seis meses depois atingiam 69,5 mil. Essa recuperação mostrou que os consórcios voltaram a estar mais presentes no segmento do agronegócio. Há um ano, a soma era de 79,5 mil.
Anotou-se ainda que parcela significativa dos contemplados adquiriu implementos agrícolas/rodoviários (40,2%). Os tratores de roda e esteira, bem como as retro-escavadeiras ficaram com 25%, as colheitadeiras foram 19% e os cultivadores motorizados somaram 15,8%.
Para Paulo Roberto Rossi, presidente-executivo da Abac, “sem haver ainda uma clareza nas decisões das autoridades governamentais para o setor agrícola, face o momento vivenciado pela economia nacional, entendemos que sempre há espaço para os consórcios crescerem. Os produtores agrícolas seguirão planejando e plantando, apesar da crise hídrica em algumas regiões, porém atentos à minimização das dificuldades e dos custos. Aí a possibilidade de presença da modalidade”.
As ações de planejamento a médio e longo prazos, práticas básicas da agricultura, têm levado o produtor rural ou empresas do setor a buscar a integração da tecnologia embarcada com mecanismos de autofinanciamento como o consórcio, visando obter custos finais menores capazes de agregar lucratividade e de obter resultados competitivos ao participar dos mercados externo ou interno.


Contato para entrevista:
Marcelo Veloso (38) 3690 6144

Texto/Foto:  Mosaico Comunicação

EQUIPE SOEBRAS INFORMA....

 EQUIPE SOEBRAS INFORMA...

Bom dia!!!



O informativo A SEMANA traz tudo que é notícia na Rede Soebras/Funorte/Fasi.


Boa leitura!

PREGÃO PRESENCIAL: RESÍDUOS SÓLIDOS

PREGÃO PRESENCIAL
Recebimento e disposição final dos resíduos sólidos
de M. Claros serão feitos por empresa especializada

 Texto: Attilio Faggi Jr.

A Prefeitura de Montes Claros realizará pregão presencial com o objetivo de contratar empresa especializada para recebimento e disposição final de resíduos sólidos urbanos em aterro sanitário licenciado classe IIA, conforme classificação definida pela NBR 10.004/2004, na próxima quinta-feira, 18. O processo licitatório atende a necessidade de adequação às normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº. 12.305, de 2 de agosto de 2010, e pela falta de recursos necessários para investimento na construção de um novo local adequado e licenciado de acordo com as normas ambientais para destinação final dos resíduos sólidos gerados pelo município.
O processo leva em consideração que a produção de lixo diária por pessoa, na cidade, chega a 0,647 kg (o que corresponde a 89.663 toneladas por ano), atualmente, e que deve chegar a 0,797 kg (145.553 toneladas anuais), em 2034, quando o município deverá ter uma população de 500 mil habitantes. O pregão presencial nº 0075/2015 do processo licitatório nº 0193/2015 é do tipo menor preço por item e acontecerá no dia 18 de junho, às 15 horas, na sala da Comissão de Compras da Secretaria de Planejamento e Gestão, no prédio do Executivo Municipal.
O edital completo do processo nº 0193/2015 está disponível no site da Prefeitura de Montes Claros através do link http://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/edital-pmmc_2015/jun-15/edital-pp-75-15.pdf. Mais informações podem ser obtidas pelo 3229-3020.

ESPORTE: PREFEITURA ADQUIRE MATERIAL de MANUTENÇÃO

Prefeitura adquire material para manutenção de campos de futebol

Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Divulgação


No próximo dia 18, a Prefeitura de Montes Claros realizará um processo licitatório para aquisição de materiais para confecção de traves de futebol de campo para reposição nas unidades esportivas da área urbana e zona rural do município. A contratação será através de licitação com pregão eletrônico que será realizado, às 8 horas, através do sistema www.licitacoes-e.com.br.
Serão adquiridos materiais como tubo de ferro, tubo industrial, ferro vergalhão e eletrodo para solda. O pregão é do tipo menor preço por item e a expectativa de gastos é de cerca de R$ 24 mil. O edital completo do processo licitatório nº 0145/2015 (pregão nº 0060/2015) está disponível no site da Prefeitura de Montes Claros através do link http://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/editais_pregao_eletronico/2015/jun-15/edital-pe-060-15.pdf.

FRAUDES NO BOLSA FAMÍLIA em MONTES CLAROS

Levantamento da Prefeitura revela fraudes no Programa Bolsa-Família em Montes Claros


Fotos: Wilson Medeiros e Márcia Vieira



Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 15, o assessor de Gabinete André Mori, e a diretora de Assistência Social da Prefeitura de Montes Claros, Simone Torres Gusmão, anunciaram que o município vem realizando, por determinação do Prefeito Ruy Muniz, desde o ano passado, um levantamento das famílias que atualmente são atendidas pelo programa Bolsa-Família na cidade.

Cerca de 26 mil famílias pessoas são beneficiadas pelo programa de transferência de renda do governo federal no município, e metade delas já foram visitadas por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pela gestão do programa na cidade.

Até o momento, já foram identificadas mais de 100 beneficiários em situação irregular, inclusive a companheira e dois filhos de Rodrigo Maia de Oliveira, que atualmente exerce o cargo de vereador do município. Segundo a apuração da Secretaria, o benefício foi pago entre janeiro de 2010 e janeiro de 2015, quando o pagamento foi suspenso.

Após a completa apuração dos dados pela equipe da Secretaria de Prevenção à Corrupção, chefiada por José Pedro de Oliveira, as informações serão encaminhadas para o Ministério Público e Polícia Federal. 

PLANTÃO SAMU INFORMA....

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE
 
Segunda-feira, 15 de junho de 2015

As unidades do SAMU realizaram na segunda-feira, em Montes Claros, 40 atendimentos, sendo 32 casos clínicos e 7 ocorrências de acidente de trânsito; e 02 homens feridos por arma na noite de ontem, no residencial Monte Sião. 
 
Às 21h40, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a um homem de 20 anos, que caiu de bicicleta no bairro de Lourdes. Ele estava sob efeito de drogas e alcoolizado e sofreu um corte no rosto, na orelha direita e no pé esquerdo.
 
Às 20h55, o atendimento do Samu foi no Residencial Monte Sião, onde dois homens foram feridos por arma de fogo. Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu no local e o outro, de 25 anos, foi atingido por quatro tiros e foi encaminhado ao hospital.
 
Às 19h50, uma mulher de 26 anos colidiu de moto contra um carro no bairro Morada do Sol e se queixava de dor na região lombar.  Às 12h40, um homem de 28 anos ficou ferido em um acidente envolvendo duas motocicletas, ocorrido no bairro São José. Às 12h30, uma mulher de 40 anos ficou ferida em um acidente envolvendo duas motos, ocorrida na rua General Carneiro, no Centro da cidade.
 
Às 10h30, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a um homem de 38 anos, que caiu de bicicleta no bairro Nossa Senhora das Graças. Às 9h10, uma mulher de 20 anos foi atropelada por um carro no bairro Ibituruna. Ela transitava de moto e foi atingida pelo carro, sofrendo ferimentos no tornozelo direito.
 
Às 7h, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a um homem de 29 anos, que caiu de bicicleta após ser atingido por uma moto, no bairro Novo Delfino. Ele estava consciente e orientado, apresentando escoriações e luxação e se queixando de dor no pé direito.
 
Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.
 
 
 
 
logo sem fundo 1 (2).png
 
Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA....

A Unimontes oferece a pós-graduação gratuita em Didática e Metodologia do Ensino Superior com a oferta de 40 vagas. O prazo de inscrições vai até o dia 10 de julho.

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Professora Helena Murta
Coordenadora
(38) 3229-8240
(38) 9958-2308


Ascom - Assessoria de Comunicação Social(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113

GIGANTE SÉRVIO: DA EUROPA PARA O CERRADO

Da Europa Meridional para o cerrado: Milan Celic, gigante sérvio
Natural de Klek, na província de Voivodina, a 86km de distância de Belgrado, capital da Sérvia, Milan Celic, de 2,01m, 98kg, tem passagens por diversas equipes do mundo, apesar da pouca idade (27 anos), e atravessou o Atlântico para realizar o sonho de jogar a Superliga. O sérvio desembarca em Montes Claros no próxima dia 23, quando se junta aos demais colegas na terra até então desconhecida para ele.
Sem muita intimidade com o português, o que ele espera não ser uma dificuldade de adaptação, o sérvio teve de gastar o seu inglês para falar com a gente. “Será difícil ficar longe dos amigos e da família, mas farei novas amizades no Brasil, com os colegas de equipe, com a torcida”, conta Milan. “Eu amo o povo daí. Todos que conheci foram muito legais comigo. Mal posso esperar para chegar. Em poucas palavras, eu amo o Brasil”, pontuou.
Celic é casado, mas a princípio virá ao Brasil sozinho. “Tenho uma esposa e estamos juntos há cincos anos. Ela irá para Brasil em outubro”, disse o sérvio, que ainda confidenciou sorridente um desejo: “Não temos filhos, mas esperamos que eles venham no Brasil!”
O sangue de Milan parece trazer uma linhagem bem forte. Apesar de pequeno, o vilarejo onde nasceu, Klek, de apenas 3mil habitantes, é também berço dos irmãos supercampeões sérvios Nikola e Vladimir Grbic, que atuaram pela antiga Iugoslávia. “Lá (em Klek), todo mundo joga vôleibol. Eu comecei com dez anos de idade”, conta.
E o nome de campeão faz juz. Milan tem dois Campeonatos Sérvios, uma Copa e uma Supercopa da Sérvia, pelo Red Star, e um extenso currículo. “Já joguei no Irã, Líbano, em Smederevo, no Klek, no Red Star, na Turquia e joguei a última temporada em Montenegro. Disputei duas vezes a Champions League”, disse Celic.
Ele diz estar vivendo o melhor momento da carreira agora, que está chegando ao MOC Vôlei. “Estou muito feliz e orgulhoso”, conta. “Foi a melhor conquista da minha carreira quando fechei com o Montes Claros. Estou tendo aquela chance única da vida de jogar em uma das melhores ligas do mundo e passar dez meses no Brasil. É um prazer jogar com estrelas de nível mundial”, completou.
Estou com grandes expectativas. Para mim é uma honra poder jogar a Superliga, com jogadores de alto nível, onde todas as equipes são fortes”, pontuou. “Não será fácil. Espero estádio cheio nas partidas em casa”, frisou Milan, que revelou ser fã de grandes nomes do voleibol brasileiro, em especial um futuro colega na nova temporada.
Será um prazer jogar ao lado de André Nascimento. Um astro e grande jogador”, confidenciou. “Meu ídolos no voleibol brasileiro são Dante, Giba e o André. Mas não diga ao André, ele vai ficar chateado comigo por ser o terceiro (risos)”, implorou Milan, em tom de brincadeira. “Gosto tambem do (Leandro) Vissoto, do Rafael, do Lucas e do Gustavo; ele é como uma parede”, se referindo ao central do Canoas. “No futebol, sou fanático pelo Manchester United (da Inglaterra). No Brasil, sou fã do Santos e do Flamengo."
Não por acaso, o Flamengo é um dos times por onde um compatriota de Milan passou e fez história: Petkovic. Perguntei a Celic se ele está ciente da idolatria que o fã de esporte brasileiro tem por Dejan e se ele pretende alcançar o mesmo status que Petkovic, porém no voleibol. “Sim, Petkovic é uma estrela no Brasil. Espero repetir o sucesso dele no Montes Claros. Será o suficiente para mim”, finalizou. Se depender da simpatia, não demorará muito para Celic cair nas graças da torcida.
Texto: Cid Bruno/MCV
Fotos: Divulgação