quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

E no BAR da COBRA....

E  no BAR DA COBRA....

RAQUEL MUNIZ, a  ABELHA RAINHA  de FREDI e de todos nós, não resistiu. Viu esse prato na página do FREDI e correu para experimentar, lá no BAR da COBRA, ao lado da abelhinha LUCIANA SANTANA  e colegas da FUNORTE:






















selfie com abelha rainha e abelhinha Luciana



RAQUEL festejada pelos simpáticos Sr. Levy e Mundica, proprietários do bar.

susto com a famosa cobra, que dá nome ao bar

AFONSO BORGES INDICA.....

AFONSO BORGES (Sempre um Papo) INDICA...

 hamflyer.jpg

AMAMS CONVIDA....

AMAMS CONVIDA.....


MEMORÁVEL!!!!!!!!!



       MEMORÁVEL!!!!.....

CONFRATERNIZAÇÃO ACI 2014 em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

CONFRATERNIZAÇÃO ACI 2014 em MONTES CLAROS - Dzaí.com.br :: Manifeste o seu mundo.

Acesse o link acima ou:

www.dzai.com.br/marciavieirayellow10/mypage/foto

e VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO:

  

   

VEM AI...Lançamento CARLOS MUNIZ

VEM AÍ....Lançamento CARLOS MUNIZ

O artista plástico CARLOS MUNIZ vai lançar no próximo dia 9, MOSTRA DE PINTURA  e LIVRO.

"IMPERDÍVEL!", lembra, SIL MAMELUQUE.
OK, SIL. Estaremos lá!!!!





ASSOCIAÇÃO COMERCIAL recebe IMPRENSA.

Associação Comercial recebe imprensa em confraternização com a diretoria

A entidade completa 65 anos de atuação em prol do desenvolvimento de Montes Claros e região
A ACI realizou confraternização com diretoria e convidados da imprensa

A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI - recebeu membros da imprensa e diretoria para confraternização de fim de ano, nesse dia 01 de dezembro, no Restaurante Favoritto. O evento é tradicional na ACI e reúne os principais parceiros da FENICS, jornalistas e diretores da entidade. Uma forma de valorizar o apoio de cada um durante todo o ano, para que a ACI cumpra seu papel de fomentar o desenvolvimento de Montes Claros.
O presidente Edilson Torquato lembrou que no próximo dia 31 deste mês, a ACI completa 65 anos de trabalho incansável pela cidade, representando a classe empresarial. “Somos parte da história desta entidade, que presta serviços sem fins lucrativos, promovendo o desenvolvimento, o progresso e o bem-estar da população”.
Em parceria com outras entidades, como FIEMG, CDL, Sociedade Rural, CREA, ADENOR e mais recentemente o Codemc, a ACI segue firme na luta por melhorias na infraestrutura da cidade, captação de recursos estaduais e federais e na atração de empresas nacionais e multinacionais.
“Muitas ações que culminaram no crescimento da cidade fazem parte da história da ACI e de cada um de nós presente aqui. E grande parte do resultado alcançado devemos ao papel da imprensa, como agente mobilizador da sociedade. Levar a informação com imparcialidade e verdade, aumenta nossa responsabilidade perante as milhares de pessoas que esperam dias melhores para Montes Claros e todo o Norte De Minas”, afirma Torquato. “Esta confraternização é um momento de reconhecimento do apoio dos diretores, parceiros da FENICS e jornalistas”.
O Diretor Social, Fernando Deusadrá, destacou que a Associação Comercial de Montes Claros é uma entidade que representa a classe empresarial, mas não age sozinha. “Para nós, a imprensa é um integrante essencial neste time. Ela que registra e multiplica nossas ações, fazendo valer os ideal de dezenas de homens que aqui estiveram nestes 65 anos”.
Todos os convidados ganharam agendas 2015 e um brinde confeccionado pela Gráfica Dejan. Na oportunidade, Núria Souza, presidente da Rede Voluntariado, disse que a Rede vai lançar um Selo de Responsabilidade Social. “Para termos um crescimento sustentável, precisamos olhar para todos os lados. O voluntariado é uma forma de fazer algo mais para que todos tenhamos mais dignidade e qualidade de vida”.
Ela convidou aos presentes para conhecerem mais sobre o Projeto Voluntário de Coração, no site www.redevoluntariado.org e a participarem da campanha de Natal, na arrecadação de produtos de higiene pessoal. “O trabalho voluntário é uma forma de fazer bem a si mesmo e beneficiar ao próximo”, destacou.


Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

BALANÇO 2014: COORDENADORIA de IGUALDADE RACIAL

Balanço 2014 - Coordenadoria de Igualdade Racial

Atividades desenvolvidas mostraram a importância do órgão para o Norte de Minas
 
Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Márcia Vieira e Wilson Medeiros

 
Com o objetivo de consolidar no município de Montes Claros um trabalho direcionado a combater o racismo, a discriminação e o preconceito em relação a todos os grupos étnicos-raciais presentes em nossa região e localidades adjacentes, a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social desenvolveu, durante o ano de 2014, projetos para estabelecer ações afirmativas que promoveram o combate às desigualdades socioeconômicas e étnico-raciais que permeiam nossa sociedade.
 
Desta forma, as políticas de promoção de igualdade racial têm alcançado resultados positivos e alcançarão muito mais, dentro das perspectivas de redução do racismo e do preconceito no município, segundo a coordenadora de Igualdade Racial, Vera Nice dos Santos.
 
Entre as atividades desenvolvidas, foi realizada uma homenagem à Mulher Servidora no mês de março, em parceria com a Coordenadoria da Mulher. Foi uma data para refletir sobre as desigualdades de gênero e raça, sendo que o evento atingiu um público de cerca de 300 pessoas. Também houve a Homenagem à Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, nos dias 24 e 25 de julho.
 
As seletivas do Concurso Beleza Negra 2014 também foram responsáveis por chamar a atenção da população. Este ano, foram realizadas ao todo seis seletivas regionais nos bairros Maracanã/Major Prates, Renascença/Alto São João, Independência/Esplanada, Santos Reis/Jardim Eldorado, Morrinhos/Santa Rita e Delfino Magalhães/Jardim Palmeiras.
 
Desenvolvendo um papel de liderança condizente com a posição de Montes Claros no Norte de Minas, o trabalho da Coordenadoria de Igualdade Racial realizou palestras e outras atividades em cidades como Pedras de Maria da Cruz, Francisco Sá, Chapada Gaúcha, Manga, Claro dos Poções, Japonvar, Janaúba, Taiobeiras, Pirapora, Ibiaí, São Francisco, Varzelândia, Itacarambi, Verdelândia e São João da Ponte, além de Nova Lima, Sabará, Pedro Leopoldo, Cataguases, Uberlândia e Belo Horizonte, sempre com a intenção de reafirmar a dignidade do afro-brasileiro na sociedade mineira.

VESTIBULAR UNIMONTES: DIREITO e MEDICINA são os mais CONCORRIDOS

unimontes
Com 9,5 mil inscritos, 1º Processo Seletivo/2015 tem Medicina e Direito como os cursos mais concorridos

Com a participação de 9.586 candidatos, a Universidade Estadual de Montes Claros realiza neste domingo (7/12), o 1º Processo Seletivo/2015. A oferta é de 1.219 vagas em 57 cursos regulares distribuídos nos Grupo I e II. Medicina é o curso mais concorrido com 276,27 candidatos/vaga, seguido por Odontologia (109,67), Direito Noturno (101), Direito Matutino (93,86) e Engenharia Civil (65). A relação completa de candidatos/vaga de todos os cursos será divulgada até esta quinta-feira (4/12).

As provas para os 6.256 inscritos no Grupo I serão realizadas das 8 às 13 horas. À tarde, das 15 às 20 horas, acontecem os exames para os 3.330 candidatos do Grupo II. Serão distribuídos 230 pontos – redação (20) e múltipla escolha (210).

As provas serão aplicadas nas cidades de Almenara, Belo Horizonte, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Joaíma, Paracatu, Pirapora, Pompéu, Salinas, São Francisco e Unaí.

Em Montes Claros, os exames acontecem nos prédios do campus-sede e nas escolas estaduais Hamilton Lopes e na Fundação Educacional Montes Claros (FEMC/Escola Técnica).

Em atendimento à Lei Estadual 15.259/2004, 45% do total das vagas são reservados para as categorias de afrodescendentes (20%), egressos de escolas públicas (20%) – estas comprovadamente carentes – e pessoas com deficiência/indígenas (5%).

Conforme o edital, somente para os candidatos ao Curso de Artes/Música haverá prova de conhecimentos e habilidades específicas.

O candidato pode ter acesso ao cartão de inscrição pelo portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br

OLHO VIVO é AMPLIADO em MONTES CLAROS

Programa “Olho Vivo” é ampliado em Montes Claros

Texto: Daniel Moraes

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 2, na sede da 11ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), a inauguração oficial da expansão do sistema de monitoramento Olho Vivo em Montes Claros. Ao todo, 16 novas câmeras, instaladas na rua Santa Maria e nas avenidas Dulce Sarmento, Leonardo Quintino, Afonso Pena e Castelar Prates, reforçam o sistema em Montes Claros, que passa a possuir 52 câmeras. Também foi inaugurada a nova central de monitoramento do sistema, que passa a funcionar na própria RISP.  

O comandante da Polícia Militar do Norte de Minas, coronel César Ricardo, afirmou que a expansão do sistema “é uma pretensão antiga, não só da PM, mas de toda a comunidade. [A importância deste] aparato tecnológico se resume em levar à comunidade mais qualidade de vida”.

O comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant’ana, afirmou, durante a solenidade, que existe uma redução de 35 a 40% nos crimes ao patrimônio nos locais onde o sistema funciona. Ele também agradeceu a parceria com a Prefeitura para o funcionamento do Olho Vivo em Montes Claros, já que o monitoramento das câmeras é realizado por agentes da Guarda Municipal, com supervisão de policiais militares, 24 horas por dia.

O prefeito Ruy Muniz celebrou a ampliação do sistema: “é muita alegria, logo no início de dezembro, receber este presente”. Ele também informou que o município está a um passo de adquirir mais câmeras, através do programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal.

VIVA VOLEI CAPACITA NOVOS PROFESSORES

Programa Viva Vôlei capacita novos professores


O Programa Viva Vôlei é executado em Montes Claros através de parceria entre a Confederação Brasileira de Vôlei, Confederação Mineira de Vôlei, Banco do Brasil e Prefeitura, através de Secretaria Municipal de Esporte. O projeto atende crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos e busca promover a inclusão social através do esporte, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional dos atendidos.

Buscando aperfeiçoar e melhorar a execução do programa, a Secretaria de Esportes de Montes Claros realizou, entre os dias 28 e 29 de novembro de 2014, no Centro Esportivo da Unimontes, um curso de capacitação para os novos professores que irão trabalhar no Programa Viva Vôlei.

O curso foi ministrado pelo Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Vôlei, Alair Lúcio Rodrigues da Silva, e contou com a participação de 15 professores de Educação Física, que irão contribuir para a expansão do projeto na cidade. De acordo com um destes professores, Hugo Damásio, a capacitação é de extrema importância, pois dá oportunidade para os professores ampliarem o seu conhecimento sobre o esporte, fortalecendo o projeto.

SAMU realiza reunião em TAIOBEIRAS

Samu realiza reunião pública em Taiobeiras
Com o tema Parceria pela Vida, o ciclo de reuniões está mobilizando a população norte mineira
a melhor utilizar os serviços prestados pelo Samu

Desde o início de novembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) está realizando uma série de reuniões públicas, com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização do serviço.
As reuniões estão sendo realizadas nos municípios sede das nove microrregiões que compõem o Norte de Minas. As próximas reuniões serão realizadas em Taiobeiras (04/12), Pirapora (09/12) e em Montes Claros (11/12), reunindo os municípios que compõem cada microrregião. Antes do encontro, o Núcleo de Educação Permanente do Samu realiza um curso de urgência e emergência para os socorristas e profissionais que atuam nos hospitais e centros de saúde dos municípios envolvidos no encontro.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destaca que no dia 22 de dezembro o Samu Macro Norte completa seis anos, mas ainda registra cerca de 30% dos chamados como ligação de brincadeira, e é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço. “Além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita, os trotes geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente”, ressalta o prefeito.
De acordo com o Ministério da Saúde, cada saída de uma unidade de suporte básico gera gasto de R$ 1.100,00, e de uma unidade avançada (UTI móvel), de R$ 2.300,00.
O Samu Macro Norte recebe uma média mensal de 45 mil chamados e, além dos trotes, muitos acionamentos são para situações que não se configuram urgência ou emergência. As estatísticas mostram que cerca de 10% dos chamados são resolvidos apenas com orientação do médico regulador e 18% dos pacientes atendidos são liberados no local, sem necessidade de serem encaminhados ao hospital.
O médico coordenador, Ênius Freire Versiani, explica que o Samu deve realizar a orientação médica, e é importante que a população receba essa assistência. “Mas ainda temos muitos casos que realmente não necessitariam de deslocamento de uma unidade de emergência e outras situações em que a pessoa deveria acionar o 192 e não liga, indo direto para o hospital. Então, nossa proposta é esclarecer em que situações o serviço deve ser acionado e como é a dinâmica do atendimento, para facilitar o entendimento e acesso das pessoas ao serviço”, esclarece o médico.
Através do projeto, o Samu já realizou seis encontros, nas microrregiões de Janaúba/Monte Azul, São Francisco/Brasília de Minas, Januária, Manga, Francisco Sá e Coração de Jesus, reunindo a comunidade, profissionais de saúde, prefeitos e demais autoridades municipais.

MICRORREGIÃO SALINAS/TAIOBEIRAS
Taiobeiras sedia o encontro da microrregião, que será realizado nesta quarta-feira, 04/11, às 15 horas, na Escola Municipal João da Cruz Santos (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 530 - Bairro Nossa Senhora de Fátima).
Durante o encontro, serão apresentados os dados estatísticos dos atendimentos do Samu na microrregião; orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentação dos avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos. No evento, os municípios que compõem a microrregião também receberão o título de Município Parceiro pela Vida, como ente consorciado, responsável pela gestão do Samu na região.
Com 16 municípios e população de 203.294 habitantes, a microrregião Salinas/Taiobeiras possui sete unidades do Samu, sendo uma avançada, que realizam uma média de 493 atendimentos por mês, sendo 78% na área urbana.
Devido à BR-251 que corta a região, é registrado um grande número de atendimentos a vítimas de acidentes, respondendo por cerca de 35% de todos os atendimentos realizados pelo Samu na região, sendo 49% na faixa etária entre 20 e 49 anos. 



Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte