quinta-feira, 5 de setembro de 2013

FENICS: ABERTURA marca ciclo de DESENVOLVIMENTO

Abertura da FENICS marca novo ciclo de desenvolvimento da cidade

Texto e Fotos: Márcia Vieira




A área externa do Parque de Exposições João Alencar Athayde foi transformada em espaço coberto para receber a 18°edição da FENICS (Feira Nacional de Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros), na noite desta quarta-feira, 4 de setembro.

Já inserida no calendário anual de eventos da cidade, a feira, que prossegue até domingo, é a mais tradicional do Norte de Minas e espera receber neste ano de 2013 cerca de 100 mil pessoas, durante os cinco dias do evento.

Ao todo, são 250 stands, distribuídos por setores que incluem educação, saúde, alimentação, turismo, tecnologia, entre outros. Uma das novidades é o Espaço Casa e Você, que retorna à FENICS, e os shows programados para acontecer em todos os dias do evento. No tocante aos negócios, espera-se um giro de cerca de 120 milhões de reais.


A abertura contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. A Prefeitura, também parceira do evento, foi representada pelo chefe do executivo Ruy Muniz. Para o prefeito, Montes Claros vive um novo ciclo e a feira é uma oportunidade de mostrar o grande potencial da cidade, amparado pela chegada de importantes indústrias. O prefeito ainda lembrou visita recente da Ministra Ideli Salvatti a Montes Claros e as boas notícias trazidas por ela, como os recursos para saneamento básico e mobilidade urbana, além do tão sonhado Anel Rodoviário Norte de Montes Claros.

Edílson Torquato, presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial de Montes Claros), instituição promotora do evento, declarou: “Quem está aqui expõe para o mundo e é visto pelo mundo”.

COMITÊ VISITA futura INCUBADORA de EMPRESAS

Desenvolvimento Econômico

Comitê Municipal de Ciência e Tecnologia visita futura Incubadora de Empresas de Montes Claros

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros




Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 4, uma reunião do Comitê Municipal de Ciência e Tecnologia de Montes Claros. Participaram do encontro representantes da ACI, do Sebrae, da Emater e da Fundetec, além das instituições de ensino superior UFMG, Instituto Federal, Unimontes, Facit, Fip-Moc, Faculdades Santo Agostinho e  Funorte. O poder executivo municipal foi representado pelo prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ariovaldo de Melo Filho, e pelo secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia, Guilherme Veloso.
A reunião foi realizada na Incubadora de Empresas que está sendo construída no Distrito Industrial de Montes Claros, e cujas obras estão em fase de conclusão. A construção está sendo realizada pela Prefeitura de Montes Claros e a incubadora será gerida pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Sua criação faz parte do acordo firmado entre a Prefeitura e a Fundetec quando estava sendo negociada a vinda da Alpargatas para o município. O terreno para a construção da fábrica de calçados foi cedido pela Fundetec, e a Prefeitura se comprometeu, na época, a construir a incubadora de empresas, como contrapartida.
Na reunião desta quarta, a pauta principal foi a gestão das incubadoras de empresas que existem em Montes Claros. Em sua fala, o prefeito falou da necessidade da união de forças das diversas instituições para promover o desenvolvimento do município. “Montes Claros está vivendo um momento ímpar, ela é a bola da vez”, disse, lembrando que além da vinda da Alpargatas e de empresas farmacêuticas, a cidade vive a expectativa de crescimento nos setores de mineração, exploração de gás natural e educação. Também serão construídos um novo shopping e um aeroporto industrial no município. “São oportunidades ímpares, e não podemos ser amadores de deixá-las passar”, declarou.
O prefeito chamou a atenção para três projetos que poderão ajudar a catapultar o desenvolvimento da cidade. Além da Incubadora de Empresas da Fundetec, citou o Condomínio de Pequenas Empresas que será criado no Distrito Industrial, em uma área cedida pelo governo do Estado, e que será utilizado para que empresas locais, inadequadas para funcionarem no centro da cidade, construam suas sedes, liberando a área central para o comércio. Ele também falou sobre o projeto de revitalização de uma fazenda de 108 hectares, localizada próximo ao Parque Municipal, que poderá ser utilizada para realizar projetos que beneficiem o setor agropecuário do município, através da implantação de unidades demonstrativas.

SEMANA da PÁTRIA:VOVÓ CLARICE realiza desfile especial

Semana da Pátria

Escola Especial Vovó Clarice realiza desfile

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros e Farley Henrique


Na manhã desta quinta-feira, 5, alunos da Escola Especial Vovó Clarice realizaram um desfile especial em comemoração à Semana da Pátria. Os alunos, que possuem deficiência intelectual ou múltipla, desfilaram no entorno da escola, que fica localizada no bairro de Lourdes, acompanhados da fanfarra do núcleo do Programa Tempo Integral que funciona na Escola Municipal Neide Melo Franco. 

Segundo a diretora da Vovó Clarice, Luciana Brant de Albuquerque, a iniciativa do desfile partiu dos próprios alunos, que “pressionaram” para participar das comemorações alusivas à Semana da Pátria. De acordo com ela, para seus alunos a participação no desfile significa inclusão social e civilidade. “Eles adoraram”, disse.

A chefe de gabinete da Prefeitura de Montes Claros, Raquel Muniz, prestigiou o desfile. Segundo ela, foi uma oportunidade de inclusão dessas crianças na comunidade, que compareceu para acompanhar o evento. “Foi emocionante”, resumiu.

A Escola Especial Vovó Clarice é mantida pela Fundação Clarice Albuquerque, uma organização sem fins lucrativos, e mantém convênio com a Prefeitura, através do qual são cedidos professores e funcionários para a instituição, que atualmente atende a mais de 200 alunos.

COMBATE ÀS DROGAS: DEPUTADOS cobram ações

Deputados cobram ações de combate às drogas em Januária

 
Seis requerimentos foram aprovados durante reunião extraordinária da Comissão de Prevenção e Combate ao uso do Crack e outras Drogas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada terça-feira (03/09) em Januária/MG.

Os documentos pedem ao Governo do Estado implantação de um centro de internação de menores no município, em função da grande demanda de adolescentes em conflito com a lei, e de um CAPS AD, centro de atenção psicossocial especializado em atender dependentes de álcool e drogas. Além disso, também solicitam ações de repressão ao tráfico de drogas, como novas viaturas para o 30º Batalhão de Polícia Militar, instalação de um posto policial no Distrito de São Joaquim, designação de defensores públicos, aumento do efetivo da Polícia Civil e mais médicos legistas para Januária.

O deputado estadual Tadeu Martins Leite (PMDB), que integra a comissão, destaca que, além das ações de prevenção e tratamento, não se pode discutir a questão das drogas sem o reforço na segurança pública para combater o problema. “Infelizmente, as polícias ainda têm pouca estrutura para que isto aconteça. Temos hoje um caos na Polícia Civil. Os profissionais não tem motivação, já que os salários no Estado estão entre os piores do Brasil”, lamentou.

O parlamentar ressalta que cerca de 70% de todos os crimes cometidos no país estão direta ou indiretamente ligados às drogas. “E esta situação não é diferente aqui na região. A responsabilidade de nosso trabalho vai desde a prevenção ao uso das drogas, a geração de políticas públicas para educação, lazer, esporte e cultura, passando pela repressão e o tratamento do usuário”, observa.

“O crack é uma droga pesada, de alto poder viciante e temos hoje a maior população viciada na droga no mundo. A partir destas audiências que estamos fazendo em todo o Estado, temos a oportunidade de escutar as pessoas e ajudar a amenizar este problema tão grave que está estraçalhando tantas famílias”, acrescenta Tadeu Martins Leite.

Números
 
Durante a audiência pública, o comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Geraldo Welington Gonçalves, detalhou as ocorrências relacionadas às drogas na área de atuação da corporação. Segundo o militar, o número de apreensões, no entono do município de Januária, foi de 723 pedras de crack em 2012 e mais 683 de janeiro a agosto deste ano, a maioria com envolvimento de menores de idade.

O delegado regional da Polícia Civil, Raimundo Nonato Gonçalves, acrescentou o registro de mais 1.121 pedras de crack apreendidas este ano, além de 892 buchas de maconha e 341 papelotes de cocaína, e a prisão de 25 pessoas relacionadas ao tráfico de drogas na microrregião de Januária. O delegado confirmou a carência de investigadores, escrivães e peritos no município, para prestar um melhor atendimento às ocorrências.

A juíza do Foro da Comarca de Januária, Karen Castro, compartilhou da preocupação em existir em Januária um centro de internação de menores, que, segundo a magistrada, são usados como mão de obra para a criminalidade.

Abuso moral
Ainda em Januária, o deputado Tadeu Martins Leite também participou de outra audiência pública, a requerimento do deputado Paulo Guedes (PT), realizada pela Comissão de Direitos Humanos, da ALMG, que teve objetivo de apurar denúncias de abusos moral e sexual a funcionárias da Superintendência Regional de Ensino de Januária. “Cabe a esta comissão receber as denúncias, abrir a discussão e tomar as providências cabíveis dentro dos órgãos competentes”, destacou o parlamentar.
Mais notícias no site: www.tadeumartinsleite.com.br

Texto: Assessoria Dep. Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho)