sexta-feira, 30 de agosto de 2019

CODEVASF CONQUISTA PERFORMANCE DE GOVERNANÇA


Codevasf conquista o Nível 1 no Indicador
de Governança das empresas estatais


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) recebeu nesta sexta-feira (9) o certificado de Nível 1 do Indicador de Governança (IG-Sest) da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, vinculada à Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, do Ministério da Economia. No resultado do 4º Ciclo de Certificação do IG-Sest, a nota da Companhia subiu de 5,26 (Nível 2) para 7,91 (Nível 1) – uma melhora de 50% na performance de governança.
Gerente-executiva Gestão Estratégica, Maria Clara Oliveira, diretor da Área de Irrigação, Napoleão Casado, representante dos empregados no Consad, Maria da Conceição da Silva.“O cumprimento das metas estabelecidas é a melhor resposta à sociedade do papel da Codevasf no desenvolvimento regional”, disse o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado, na solenidade de certificação.
Das 61 empresas públicas avaliadas no 4º ciclo do IG-Sest, 44 foram certificadas com o Nível 1, entre elas a Codevasf; 14, com o Nível 2; e 3, com o Nível 3. Nenhuma estatal recebeu o nível 4. A média geral das notas foi de 8,48, o que representou melhoria de 16% em relação ao índice anterior, quando a média foi de 7,30.
“A Codevasf apresentou significativo avanço em critérios relacionados a gestão, controle e auditoria; e transparência das informações. Isso mostra o empenho da Companhia para ajustar e modernizar a governança da empresa a fim de acompanhar as melhores práticas dos setores público e privado. Vamos trabalhar para evoluir mais nas próximas avaliações”, salientou o diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, Sérgio Costa, que responde pela Presidência da Codevasf.
A gerente-executiva da Área de Gestão Estratégica da Codevasf, Maria Clara Oliveira, e a representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa, Maria da Conceição da Silva, também participaram da solenidade de certificação do IG-Sest.


IG Sest

O Indicador de Governança da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IG-Sest) é um instrumento de acompanhamento contínuo de governança das empresas estatais federais de controle direto da União. O objetivo é avaliar e promover o cumprimento dos requisitos exigidos pela Lei nº 13.303/2016, pelo seu decreto de regulamentação (Decreto nº 8.945/2016) e pelas diretrizes estabelecidas nas resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR).
No 4º ciclo, a prioridade foi avaliar a efetividade do funcionamento das estruturas de governança implementadas e a adoção das melhores práticas corporativas usadas no mercado. A intenção da Sest é que as estatais desenvolvam ações além daquelas necessárias ao mero cumprimento de requisitos legais.
A partir do 5º ciclo de certificação, a avaliação passará a ser anual. Até agora, os ciclos eram semestrais – o primeiro teve seus resultados divulgados em novembro de 2017.

Waldemiro Miranda
Chefe da Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional
CODEVASF - 1ª/SR

ACI:LEONARDO VASCONCELOS É O EMPRESÁRIO DO ANO

Empresário do Ano

Leonardo Vasconcelos receberá o Mérito Empresarial 

A comenda é entregue, anualmente, pela Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços de Minas Gerais (Federaminas), a empresários que se destacam em suas atividades e que tenham participação na comunidade, com destaque no setor empresarial. Em 2019, o empresário escolhido pela ACI de Montes Claros é Leonardo Vasconcelos, atuante no setor de combustíveis. 
O Mérito Empresarial 2019 acontecerá no dia 26 de outubro, sábado, às 20h, no Grande Hotel e Termas de Araxá, durante o XXII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais. Leonardo Vasconcelos é vice-presidente da ACI e também vice-presidente da Fiemg Regional Norte. “Estou muito honrado pela escolha de meus companheiros na entidade, este reconhecimento de meus pares é muito especial”. 
O presidente da ACI, Dr Newton Figueiredo entregou, nessa quinta, 28 de agosto, a Leonardo Vasconcelos carta referente à homenagem da Federaminas- ACI. “Mérito Empresarial é um reconhecimento às empresas associadas, pessoas que sirvam de referência no esforço de mobilização em prol da cidade”, destacou. Em 2018, Ernandes Ferreira, da Trajeto Móveis, recebeu a comenda.


Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

VLI TEM VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


 Vagas para pessoas com deficiência

VLI promove diversidade reforçando espaço para profissionais PCDs

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, acredita na diversidade como um caminho para transformar e trazer mais inovação ao negócio. Por isso, a empresa respeita as diferenças, valoriza as individualidades e aposta no potencial das pessoas de todos os gêneros, raças, origens, idades, identidades e orientações sexuais.
Nesse contexto, o grupo de pessoas com deficiência (PCD) conta não só com oportunidades exclusivas como também pode pleitear qualquer vaga ofertada pela VLI.

Atualmente, a companhia busca profissionais PCDs para nove postos de trabalho em Belo Horizonte (MG), Divinópolis (MG), São Luís (MA), Palmeirante (TO), Conceição da Feira (BA) e São Gonçalo do Amarante (CE). As vagas são para todos os níveis (operacional, administrativo e gestão).Os interessados podem conhecer mais visitando o site jobs.kenoby.com/vlivagas. A VLI também conta com um banco de talentos que reúne currículos de pessoas com deficiência. Esse acervo é utilizado sempre que uma nova oportunidade é aberta. No momento a companhia está cadastrando talentos em Montes Claros (MG) e Imperatriz (MA).

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.


victor hugo fonseca  | public relations
máquinacohn&wolfe | dig deeper. imagine more.