domingo, 11 de outubro de 2015

HOJE TAMBÉM É DIA....

HOJE TAMBÉM É DIA DE...

Lembrar o jornalista e escritor mineiro FERNANDO SABINO, nascido em 12/10/1923 e falecido em 11/10/2004. SABINO era um dos "quatro cavaleiros do apocalipse", como ficou conhecido o grupo de escritores, que tinha ainda Hélio Pelegrino, Otto Lara Rezende e Paulo Mendes Campos. Foi também em um 11 de outubro de 2005 que a Praça Carlos Drummond de Andrade em BH, ganhou as estátuas em bronze e em tamanho natural dos quatro cavaleiros. A obra recebe, não por acaso, o nome de um dos livros mais conhecidas de Sabino: "ENCONTRO MARCADO". Atualmente, as estátuas estão localizadas na entrada da Biblioteca Pública Luiz de Bessa. Claro que este blog esteve lá e registrou:


“Liberdade é o espaço que a felicidade precisa”(F.S.)

“O importante não é dizer, é saber. Certas coisas não se dizem, porque dizendo, deixam de ser ditas pelo não-dizer, que diz muito mais.” 


“Antes de mais nada fica estabelecido que ninguém vai tirar meu bom humor” 
 “Só é sincero aquilo que não se diz.”







HOJE É DIA DE...

HOJE É DIA DE...
Festejar o cantor e compositor americano  DARYL HALL, nascido em 11/10/1946. HALL  fez dupla com com Joan Oates (HALL 7 OATES). Entre as músicas compostas por ele, está "Every Time You Go Away", sucesso na voz de Paul Young. Mas a música de HALL que este blog mais gosta é o sucesso "Maneater", dos anos 80 e que esteve também na trilha de "Noiva em Fuga" (um filme que eu amo e retrata a minha opinião/sensação em relação a casamento). Vamos a música:


SIDNEY CHAVES: CONCRETAGEM DE PONTE

Continuam as obras de concretagem na
nova ponte da Avenida Sidney Chaves

Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Daniel Silva


Estão em fase avançada as obras de concretagem da ponte sobre o rio Vieira, no encontro das avenidas Sidney Chaves e Minas Gerais. Esta é a segunda etapa da obra na avenida Sidney Chaves. Na primeira etapa, que foi entregue em julho, foi concluído o asfaltamento da via, além da construção da ponte que deu acesso ao Distrito Industrial.
Na manhã desta sexta-feira (9) os trabalhos continuam intensos para a finalização da concretagem. A nova ponte vai permitir a ligação entre os bairros Renascença e Amazonas, na região do Grande Santos Reis. Antiga reivindicação dos moradores, a conclusão da obra deve desafogar o trânsito da região central da cidade. Quando finalizada, a ponte terá 20 metros de comprimento por 16 de largura. A obra está orçada em R$ 690.138,46.
Quem está feliz é senhor Geraldo da Soledade. Morador do Renascença há 37 anos, ele acredita que a obra vai trazer muitos benefícios para a região. “Essa obra vai ser muito boa pra gente. Vai trazer mais agilidade para os moradores e tornar o nosso bairro mais bonito”, afirma.

A dona Juraci de Almeida, moradora do bairro há 40 anos, também comemora. “Hoje temos que dar uma volta muito grande para atravessar a avenida. Com a ponte aqui, praticamente na minha porta, vai facilitar e muito a nossa vida”, comemora a moradora.


Praça DOUTOR JOÃO ALVES RETOMA BELEZA

Praça Doutor João Alves retoma a sua beleza original

Texto: Eduardo Brasil

Fotos: Daniel Silva


A secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente concluiu esta semana a reforma da Praça Doutor João Alves, no centro da cidade, também conhecida como “Praça do Automóvel Clube”. Foram feitos serviços de alvenaria, pintura, capina mecânica, poda de árvores, recuperação dos jardins e recolocação de pedras portuguesas em todo o seu piso interno. “É um trabalho de recuperação da própria história de Montes Claros. A praça estava abandonada, deteriorada e perdendo suas origens. Até mesmo o busto de Doutor João Alves foi retirado do pedestal, para onde retornará nos próximos dias, devidamente restaurado”, destaca Fabiano Amaral, gerente de Preservação e Conservação Ambiental.
Segundo ele, a reforma da praça, cujo nome presta homenagem a um dos principais líderes políticos da cidade na primeira metade do século passado, marido de Dona Tiburtina, outra grande figura da história de Montes Claros, atendeu a insistentes pedidos de moradores e comerciantes da região. “A nossa preocupação foi realizar uma reforma que resgatasse e mantivesse as origens da praça, começando pelo plantio de 600 roseiras, de todas as cores, tal como era desde que ela foi construída”, completa Amaral.

NATUREZA RECUPERADA
A recuperação dos jardins da Praça Doutor João Alves exigiu o plantio de 1.700 mudas de mini-camará, 1.500 de mini-ixora, 950 de ruelhas, entre outras várias espécies de plantas ornamentais, além da colocação de grama São Carlos, de qualidade especial, mais resistente, e a reutilização do padrão da Copasa para irrigação permanente dos jardins.
A preocupação, agora, ainda conforme o gerente de Preservação e Conservação Ambiental, é manter o patrimônio público livre da ação de vândalos e, principalmente, do furto de rosas e plantas ornamentais. Ele diz que durante todo o dia o município manterá um jardineiro no local, que ajudará na fiscalização, mas que no período da noite a praça fica desguarnecida de maior segurança que evite esse tipo de crime. “É aí que entram os moradores, que devem ficar atentos e acionar as autoridades competentes quando perceberem qualquer movimento nesse sentido”, conclui Fabiano Amaral.
Teresinha Beata, que vende de água de coco na praça há um ano e meio, concorda com Fabiano: “A praça virou um paraíso. Estou fiscalizando para que as pessoas não estraguem nada. Temos que fazer a nossa parte para preservar um lugar como este”.
Rita Aparecida da Silva, dona da banca de revistas da praça, também acredita que a população precisa fazer a sua parte: “Este local estava abandonado e agora ganhou vida nova. Em 15 anos trabalhando aqui, nunca vi uma revitalização. Agora temos que mantê-la sempre bonita”.


OUTUBRO ROSA- CONVITE

OUTUBRO ROSA - CONVITE


LAR NOSSA Sra. do PERPÉTUO SOCORRO E VOLEI

Belo trabalho do Lar Nossa Sra. do Perpétuo Socorro recebe donativos do Moc Vôlei


As confusões de arbitragem ficaram para trás para dar espaço à solidariedade. Os alimentos arrecadados na partida contra o Sada/Cruzeiro, no último sábado (3), pelo Campeonato Mineiro, foram encaminhados para uma instituição que, há muitos anos, realiza um belo trabalho em Montes Claros e região: o Lar Nossa Sra. do Perpétuo Socorro.

Alinhado com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma instituição sem fins lucrativos, foi fundado em 7 de março de 1951 e tem como objetivo intervir nas situações de violações de direitos de crianças, adolescentes, bem como de suas famílias, que em sua maioria se encontram em situação de risco/ou vulnerabilidade social.

“O ponto forte do lar é o acolhimento institucional”, conta a captadora de recursos Brígida Gonçalves. “Ofertamos abrigo para meninas, apenas, de 2 a 12 anos de idade, que foram retiradas provisoriamente de suas famílias por terem sofrido algum tipo de violência”, continua.

Ainda de acordo com Brígida, a instituição, além de alimentos, aceita todo tipo de doações. “Roupas, livros, brinquedos. O que não é utilizado pelo orfanato, é colocado no bazar institucional que é promovido mensalmente, e a renda é revertida para a instituição.”

Entre os meses de dezembro e janeiro são realizadas campanhas de natal e para a compra de material escolar das internas, mas como as meninas vivem no lar, as despesas são constantes e a instituição necessita da ajuda da sociedade durante todo o ano.

Além do acolhimento, o Lar Nossa Sra. do Perpétuo Socorro realiza projetos de inclusão. Entre os muitos, está o Projeto Aprendendo a Aprender, que oferece reforço escolar para as crianças acolhidas, assim como crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social que apresentem dificuldades de aprendizado e baixo rendimento escolar nas regiões carentes da cidade de Montes Claros e do entorno da Instituição. O projeto é financiando pela Fundação Banco do Brasil.

O Lar Nossa Sra. do Perpétuo Socorro fica localizado à Rua São Carlos, 40, Bairro Todos os Santos, em Montes Claros. A instituição conta com um site para que o público possa conhecer todos os seus projetos e se aproximar do trabalho, que é www.larnossasenhora.net, e o telefone para contato é (38) 3221-2259.

Texto e foto: Cid Bruno