sexta-feira, 14 de agosto de 2015

NOITES....

NOITES....


REGISTRANDO II- MASSARICO

REGISTRANDO II- MASSARICO


Agradecemos ao amigo MASSARICO pelo gentil convite para prestigiar o seu aniversário, que acontece no próximo dia 20/08/15,de 20 às 00h, no Buffet Duca e Nazareth. Obrigada pelo carinho de sempre, Massa!


REGISTRANDO...

REGISTRANDO: SANTA BERNADETE CONVIDA...

Agradecemos ao gentil convite da equipe da CASA DE APOIO SANTA BERNADETE para seu 11° jantar beneficente, nesta sexta-feira, 14/08/15, no Buffet Duca e Nazareth.
A casa, que recebe e auxilia pacientes com câncer é uma das referências no Norte de Minas e promove periodicamente eventos de cunho social, com renda revertida para manutenção do espaço. Parabenizamos à equipe e desejamos sucesso em mais uma ação.

SAÚDE MUNICIPAL NÃO PARA

SAÚDE MUNICIPAL NÃO PARA
Alpheu de Quadros mantém atendimento aos usuários do SUS


Texto: Eduardo Brasil

Apesar da crise causada pela intervenção do Estado nos atendimentos de regulação de leitos, em detrimento da Gestão Plena de Saúde conduzida pelo município – e que afeta os hospitais conveniados ao SUS – Sistema Único de Saúde provocando desassistência a centenas de usuários da cidade e do norte de Minas, os procedimentos sustentados por recursos da Prefeitura de Montes Claros estão mantidos e assegurados em todas as unidades de saúde.
Uma delas é o Pronto Atendimento Médico do Hospital Municipal Alpheu de Quadros (PAM), que possui uma estrutura de multiprofissionais. O hospital, que desde o início da atual administração é representado pela Secretaria Municipal de Saúde, tem avançado nas suas metas com destaque para os serviços de acolhimento de usuários do SUS.


ESTRUTURA

O serviço ambulatorial e de Pronto Atendimento conta com uma equipe de 215 profissionais que realizam, em média, 2.770 procedimentos por mês, entre eles exames de ultrassonografia, cirurgias gerais, infantis, pequenas cirurgias, cirurgia de cabeça e pescoço e cirurgia plástica. O Pronto Atendimento, ainda de acordo com dados da secretaria, atende 10 mil pacientes por mês, com uma escala diária de cinco médicos, um deles de retaguarda para agilizar o atendimento dos pacientes das especialidades. A unidade conta ainda com nove profissionais de enfermagem para classificação de prioridade e assistência ao paciente, e possui farmácia interna, laboratório de análises clínicas e de raio-X, que funcionam 24 horas por dia.


OFTALMOLOGIA

No hospital funciona ainda o Centro de Oftalmologia Social, criado em 1999, que atende pacientes de diversos municípios da microrregião devidamente pactuados. A unidade conta com 22 médicos e uma equipe de 11 servidores municipais. A unidade mantém plantões nos períodos da manhã e da tarde e atende, em média, 200 pacientes por dia, em procedimentos de consulta, refração, mapeamento da retina, angiografia e diversos exames específicos para serviços credenciados no Hospital Universitário e no Santa Casa Olhos.

“Os pacientes que necessitam de cirurgias de catarata, estrabismo, calázio, pterígio, entre outras, são encaminhados para realização de exames pré-operatório de risco cirúrgico e em seguida encaminhados para os hospitais credenciados” informa Leila Vasconcelos, coordenadora administrativa do Centro de Oftalmologia Social desde sua criação há 18 anos.


SUDENE:TADEU MARTINS LEITE PEDE REABERTURA DE ESCRITÓRIO

Tadeu Martins Leite pede reabertura do escritório da Sudene em Montes Claros


Em ofício encaminhado ao novo superintendente do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), João Paulo Lima, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, apresentou pleito antigo de lideranças políticas e classistas, que é a reabertura do escritório da Sudene em Montes Claros.

Secretário da pasta de Desenvolvimento Regional do Governo de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite acredita que a atuação da Sudene tem sido acanhada em um polo regional que tem boas perspectivas de receber novos investimentos que podem fomentar e acelerar o desenvolvimento econômico e social.

“Já apresentamos esta reivindicação ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que sinalizou positivamente, ciente do papel preponderante da instituição para a região. A reabertura do escritório em Montes Claros, como ocorreu no passado, vai dar suporte e incentivo aos empresários que desejam investir na região, gerar mais empregos e impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.


Foto : Luís Alberto Caldeira/Arquivo

MUNICÍPIO AMPLIA SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

Município amplia serviços da rede de saúde mental



Texto: Eduardo Brasil





Profissionais, estagiários e residentes dos serviços da Rede de Atenção Pisicossocial em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas – RAPS – participaram nesta quinta-feira (13) de mais uma reunião ordinária. Realizada pela Coordenação Municipal de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, a reunião, que ocorre de dois em dois meses, discutiu, entre outros temas, a organização e ampliação da rede em Montes Claros.

De acordo com Rosângela Silveira, coordenadora do setor de Saúde Mental, entre os novos serviços previstos, alguns já estão sendo executados na cidade, entre eles os da Unidade de Acolhimento. “A Unidade de Acolhimento, embora não tenha sido ainda nem inaugurada pela administração municipal, já está em franca atividade, funcionando e dispondo de toda a estrutura necessária para o atendimento às crianças e adolescentes com problemas de droga, álcool ou em conflito com a família. É um grande avanço no sentido de o município oferecer alternativas para que se recuperem e comecem uma nova vida”.



RECUPERAÇÃO

Quando internados na Unidade de Acolhimento, cujo endereço a coordenação da RAPS prefere omitir para preservar o local de “visitas inoportunas”, acrescenta Rosângela Silveira, o período para a recuperação das crianças e adolescentes é de no mínimo seis meses. Outra demanda do RAPS, discutida durante a reunião, tratou da criação no município de uma unidade do CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência).

“São medidas que somam no nosso objetivo de fortalecer cada vez mais a rede municipal de saúde mental em Montes Claros. E estamos conseguindo esse objetivo. Outros novos serviços serão anunciados em breve”, conclui Rosângela Silveira.


--

SEGUNDO TEMPO CAPACITA EDUCADORES FÍSICOS

SEGUNDO TEMPO
Capacitação técnica de futsal para educadores físicos

Texto: ASCOM/SMEJC
Foto: Divulgação

Com o objetivo de agregar cada vez mais conteúdo aos professores e acadêmicos do Programa Segundo Tempo, acontecerá neste sábado (15) uma capacitação técnica voltada aos profissionais do futsal. O evento acontecerá das 8 às 11 horas, no Ginásio Darcy Ribeiro. A capacitação será ministrada pelo professor José Leite, conhecido no futsal montesclarense, e com isso os profissionais de educação física da Secretaria de Esportes poderão fortalecer suas formações técnicas e levar aos seus assistidos aulas cada vez mais produtivas.
SEGUNDO TEMPO - O Programa Segundo Tempo tem como finalidade democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de jovens que residem em áreas de vulnerabilidade social. O programa é desenvolvido em Montes Claros através de convênio firmado entre o município e o Ministério do Esporte e contribui para a melhoria das capacidades físicas, habilidades motoras e qualidade de vida do seu público-alvo, além de diminuir a exposição dos jovens aos riscos sociais.


CONSELHO de COMUNICAÇÃO RECEBE PARECER de COMISSÃO

Conselho de Comunicação Social recebe parecer de comissão  
Texto: Ana Paula Paixão
 
Na última quarta-feira (12/08), a Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Montes Claros, deu parecer positivo ao Projeto de Lei nº 97/2015, que trata da criação do Conselho Municipal de Comunicação Social – CMCS. O órgão, de caráter consultivo, propositivo, normativo e fiscalizador, terá como objetivo deliberar sobre as atividades do município no setor.


O CMCS terá como prerrogativa estratégica defender o interesse público e a ética referente à atuação dos veículos de comunicação no âmbito municipal. Além disso, a criação atende exigência do Ministério das Comunicações para outorga do Canal de TV Cidadania na cidade.


O conselho, que deverá ser constituído por 39 membros titulares e seus respectivos suplentes, terá ainda como atribuições a articulação de ações relacionadas à comunicação entre os órgãos públicos, privados, do terceiro setor e dos movimentos sociais. O CMCS deverá propor e analisar políticas de geração, captação e alocação de recursos que contribuam para apoiar os veículos de comunicação comunitária, bem como promover a democratização da comunicação.


O Projeto de Lei segue para apreciação dos parlamentares durante as próximas reuniões ordinárias.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Montes Claros-MG

UNIMONTES COMUNICA...

 UNIMONTES COMUNICA...

Nesta segunda-feira (17/8), a Editora Unimontes promove o lançamento do livro sobre Religiosidade Sertaneja, do professor Jânio Marques. A obra oferece detalhes de pesquisa sobre as devoções no Norte de Minas desde o século XIX, com destaque para a criação da Diocese de Montes Claros pelo Papa Pio X.


Contato para entrevistas
Professor Jânio Marques Dias
Autor
(38) 9968-9866

Ascom - Assessoria de Comunicação SocialFOTO: Raimundo Santana

11° RPM CONVIDA....

11° RPM CONVIDA....