segunda-feira, 11 de abril de 2016

DELÍCIA de DOMINGO....

DELÍCIA de DOMINGO....

Arroz com Pequi....

simples e muito gostoso!!


MENSAGENS do DIA.....

MENSAGENS do DIA....

"Trazendo a sua consciência tranquila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida em tranquilidade, sem qualquer necessidade de ser infeliz." (A.L.)


"Jamais faltará a você proteção na retomada de suas energias. Recorde que ninguém pode roubar de você o direito de continuar servindo e aprendendo, caso tenha a coragem de marchar em busca de seu próprio bem. Liberto da opressão da ansiedade, enxergará alternativas que Deus te aponta, deixando claro que ninguém fica desamparado em tempo algum.Abra-se para a vida, estendendo a todos, os seus sentimentos nobres." (E.D.)
EM RITMO ACELERADO

Mais de dez UBS estão sendo construídas em Montes Claros


Texto: Eduardo Brasil

Fotos: Wilson Medeiros

A prefeitura de Montes Claros está construindo, ampliando e reformando mais de três dezenas de UBS – Unidades Básicas de Saúde, utilizando recursos próprios e oriundos do governo federal, via ministério da Saúde, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Volume de obras que, segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, confirma a determinação da administração municipal em garantir à população atendimento médico de qualidade e de fácil acesso.
“As UBS são importantes neste processo. Estão próximas da população, são bem equipadas e permitem agilidade e eficácia necessárias na assistência médica. São unidades capazes de prestar atendimentos que muitas vezes os pacientes buscam, sem necessidade, nos hospitais. Isso acaba gerando longas filas na rede hospitalar, comprometendo ainda mais a eficácia nos procedimentos destas instituições”, acrescenta Ana Paula Nascimento.
Entre as mais de dez UBS em processo de construção estão as unidades dos bairros Acácias, Independência e Nova Suíça, na região Leste da cidade, e do Bairro Maracanã, ao Sul. De Porte II, elas ocupam, cada uma, área de quase 400 m2 e suas obras, orçadas em cerca de R$ 3 milhões, serão concluídas nos próximos meses.

PORTA DE ENTRADA DO SUS
Ainda de acordo com Ana Paula Nascimento, as Unidades Básica de Saúde funcionam como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS) para os moradores da região que receberão diversos atendimentos básicos inteiramente de graça.
“Elas as unidades são equipadas para atendimentos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Fazem também o encaminhamento para especialidades e, ainda, o fornecimento de medicação básica”, informa a secretária, destacando que cada UBS abriga, no mínimo, duas equipes de Saúde da Família, podendo, assim, atender até 80% dos problemas de saúde da população local.

ACADEMIAS DE SAÚDE
Outro reforço para o setor de saúde pública são as Academias de Saúde que estão sendo construídas na cidade. Já são seis unidades nos bairros Independência, Delfino Magalhães, João Botelho (Sumaré), Santos Reis, Village do Lago e Eldorado. Os serviços são bancados com recursos que somam mais de R$ 1 milhão, provenientes do Tesouro Municipal, governos federal e estadual e de emendas do deputado Tadeu Martins Leite, secretário de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana de Minas Gerais.
As Academias de Saúde são espaços físicos custeados e mantidos pelo poder público, dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. As obras estão sob a responsabilidade das empresas vencedoras de licitação: Construtora Línea e Construtora Fama.

TURISMO RURAL movimenta CLARO dos POÇÕES

TURISMO RURAL MOVIMENTA CLARO DOS POÇÕES

Terá início nesta terça-feira (12/04) em Claro dos Poções o curso Empreendendo o Turismo no Espaço Rural do SENAR Minas, sendo esta a primeira vez que esta capacitação é realizada naquele município do norte de Minas.
Com duração de quatro dias, o curso aborda conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural; sustentabilidade, oportunidade e desenvolvimento de produtos e negócios turísticos; hospedagem em áreas rurais e atendimento ao cliente; meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.
A característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.
O programa pretende qualificar 12 empreendedores de turismo. A mobilizadora Elena Cristina, da Associação dos pequenos Produtores Rurais do Brejão, mostra-se com o curso, pois, segundo ela, “acrescentará novos conhecimentos, novas amizades e certamente uma organização profissional quem pretende iniciar um negócio rural”.
Segundo a instrutora do Senar, turismóloga Gal Bernardo, “os empreendedores rurais são os maiores beneficiados com a realização do curso em Claro dos Poções, pois poderão desenvolver a atividade turística com profissionalismo, tendo, assim, grande oportunidade de renda familiar extra, agregando serviços de qualidade”.
Potencialidade
Claro dos Poções fica a 74 quilômetros de Montes Claros e é muito conhecida por suas belezas naturais, onde se destacam lindas cachoeiras e grutas. O lugar localiza-se entre o Ribeirão Traíras e o rio São Lamberto, ambos muito freqüentados pelos turistas em fins de semana. No verão, quando a temperatura se eleva, os turistas e moradores buscam se refrescar nas águas das suas belas cachoeiras. Passar  momentos agradáveis com a família e horas felizes de lazer é o que não falta naquele belíssimo lugar!

A cidade surgiu por volta de 1900, ao redor de fazendas que pertenciam ao município de Coração de Jesus. Nesse local existiam muitas clareiras, local onde o gado costumava se refugiar, também por causa dos poços d'água que existiam nas proximidades. Da junção dessas características surge o nome "Claro dos Poções".

PLANTÃO SAMU INFORMA....

SAMU INFORMA:
Segunda-Feira, 11 de abril de 2016 (6h do dia 8/04 às 6h do dia 11/04)
As unidades do SAMU realizaram 689 atendimentos em toda Macro Norte. 382 deles em Montes Claros. Foram 258 casos clínicos, 84 acidentes de trânsito, 52 atendimentos só para colisões de moto, 43 atendimentos psiquiátricos, 21 quedas de própria altura, 16 atendimentos à gestantes, 9 em trabalho de parto, 3 pessoas feridas com arma de fogo e duas por arma branca. Em Montes Claros, 95 atendimentos clínicos, 44 acidentes de trânsito, 20 atendimentos psiquiátricos, 9 queda de própria altura, 4 gestantes atendidas, 2 em trabalho de parto. Uma pessoa ferida por arma de fogo e 1 por arma branca. Neste momento até o fechamento do relatório, nenhuma ocorrência grave em andamento. ASCOM SAMU

Viviane Carvalho
Jornalista 
Assessora de Comunicação do SAMU Macro Norte