sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Da SÉRIE: DESFILES...




    Da SÉRIE: DESFILES....

          Para ASCÂNIO MACEDO

VEREADOR ALERTA PARA DEMISSÃO EM MASSA DE VIGIAS

17/02/2017
Vereador alerta para demissão em massa de vigias

Márcia Vieira
Repórter

P/ O NORTE (onorte.net)

O vereador Ailton Soares dos Reis (Ailton do Village) usou a tribuna da Câmara Municipal esta semana para alertar sobre o que considera “falta de humanidade da atual administração”. Ailton tem sido procurado por vigias que trabalhavam na segurança das escolas do município e que estariam sendo demitidos.

- O executivo quer colocar nas escolas o alarme e demitir todos os vigias. Montes Claros, hoje, conta com cerca de 500 profissionais da área que correm o risco de não encontrar outro emprego. Deixo a pergunta no ar: um vigia que está por mais de 20 anos na prefeitura e já atingiu certa idade, será que depois de ser mandado embora, vai conseguir ser inserido novamente no mercado de trabalho? - questionou Ailton.

J. M. é um dos vigias demitidos e falou com a reportagem de O Norte. 
 - Eu trabalhava em um abrigo para vítimas de violência doméstica. Fui demitido e não recebi o salário de dezembro. Preciso receber, mas gostaria de retornar ao serviço. Não tenho nenhuma falta, nem atestado. Meu trabalho é comprovado.

Para o vereador Ailton, o executivo tem que dar uma resposta concreta sobre o assunto preocupante. 
- A maioria já saiu. Restaram os efetivos. Mas, há uma esperança destes que foram demitidos, de serem chamados de volta. Eles vão continuar, ou será que vão mesmo implantar o alarme? Pedimos ao executivo que repense essa atitude
– alertou o vereador.

(Márcia Vieira)

AUDIÊNCIA PÚBLICA: PREVMOC NA BERLINDA


17/02/2017
AUDIÊNCIA PÚBLICA
 Prevmoc na berlinda

Márcia Vieira
Repórter
P/ O NORTE (onorte.net)


Na manhã desta quinta-feira 16, a Câmara Municipal entrou em polvorosa com a realização da Audiência Pública requerida pelo vereador Aldair Fagundes (PT), a fim de tratar da situação financeira do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Prevmoc)
Convidado para debater o assunto, o prefeito Humberto Souto não compareceu. Em seu lugar, enviou o secretário de Administração, Cláudio Rodrigues de Jesus, o Claudinho da Prefeitura, que tem sido o aparato para assuntos e circunstâncias delicadas. Também presente à audiência o atual presidente do Prevmoc, Eustáquio Saraiva, que participou de sua implantação e já havia presidido a autarquia em 1993.
Para o presidente do Conselho Municipal do Prevmoc, Arnaldo Botelho a proposta da audiência é criar condições e dar ideias pra que o problema seja solucionado.

- A partir dessa mobilização da população, de servidores e de toda a sociedade, pretendemos partir para outro estágio e conscientizar a todos de que o problema é grave e precisa de solução.  
Arnaldo destacou que o Conselho é parceiro, mas que trabalha de forma isenta para fiscalizar, aprovar e atuar.
- Há de se salientar que nós tivemos da administração anterior e da diretoria toda condição para trabalhar de forma tranquila e isenta, e nós queremos que isso continue também nesta administração - frisou.
DEFICIÊNCIAS CONHECIDAS
O vereador Marlon Xavier, que já esteve à frente do Instituto, também pontuou sobre a importância da audiência.
- A audiência pública é importante, embora já se saiba o diagnóstico das deficiências. Passa pelo reajuste patronal, por uma reforma no shopping popular, para que ele possa gerar retorno de fato. Passa pelo retorno do dinheiro que foi desviado em algum momento, aproximadamente no ano de 2008. Passa pelo cálculo atuarial, que é importante para ter uma nova avaliação de todo o montante que existe na previdência. Enfim, o diagnóstico é simples, mas de efetivação difícil.
O vereador acrescentou que na gestão anterior “foi pago um debito, parcelado, e hoje a prefeitura não tem mais débito com a previdência”. 
- O que a prefeitura tem que fazer é tirar do Tesouro Municipal para fazer o complemento. Uma vez que os repasses, patronal e do servidor, não pagam a folha integral. A autarquia é um filho da prefeitura, não tem como desvincular. Se hoje o Prevmoc quebrar, a prefeitura é responsável. 

CONCURSO PÚBLICO
O representante do Ministério Público estadual, Felipe Gustavo Gonçalves Caires também participou do evento e falou sobre a importância da realização do concurso público. Em sua fala, destacou que houve avanço na gestão anterior.
- O concurso público realizado no Prevmoc é um passo grande que já foi dado na gestão passada. O ex-presidente Luciano Guimarães atendeu o chamamento do MP e promoveu este concurso, efetivando boa parte dos servidores da autarquia, o que é bom, porque traz para os servidores mais autonomia, mais independência para agir de acordo com a lei e com a consciência, e não de acordo com a vontade de alguém que transitoriamente esteja no poder.

Para evitar atos de improbidade, o promotor orientou que é “preciso que o Conselho Municipal da Previdência exista e funcione”.

- Não só no papel, mas na prática e, além disso, deve divulgar suas ações para os servidores.  Se não tivermos a parceria do conselho, dos sindicatos, e dos vereadores e vereadoras desta Casa, infelizmente alguém há de aparecer com a infeliz ideia de promover desfalque – finalizou o promotor.

MONTES CLAROS RECEBE O BLOCO JUVENTUDE BRONZEADA

Montes Claros recebe o Bloco Juventude Bronzeada

Atração faz parte do ensaios de Carnaval


Para comemorar a chegada do Carnaval, Montes Claros recebe os Ensaios de Carnaval - Pré Carnaval, remetendo ao famoso formato do carnaval de rua de Belo Horizonte, hoje culturalmente conhecido pelos seus blocos. 

Para criar este clima, um dos maiores blocos do carnaval de Belo Horizonte, o Juventude Bronzeada, se apresenta no dia 18 de fevereiro, a partir das 16 horas, na Casa Amaral, no Parque de Exposições, ao lado de grandes nomes da música montesclarense como a dupla Sérgio e Rodrigo, DJ Luã Amorim e Rebecca Souto.

O Bloco Juventude Bronzeada estará presente com os dirigentes do bloco, composto por 5 integrantes.


As atrações serão:

- Atração Principal: Bloco Juventude Bronzeada – Bloco de carnaval de Belo Horizonte

- Banda Samborin, com participação especial de Rebecca Souto

 - Sérgio e Rodrigo - Sertanejo


- DJ Luã Amorim


ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES AUXILIAM NO DIA A DIA

ATIVIDADES FÍSICAS REGULARES AJUDAM A COMBATER DORES MUSCULARES E AUXILIAM NAS ATIVIDADES DO DIA A DIA

Nem sempre as atividades do dia a dia são fáceis de serem executadas. Muitas das vezes, aquela dorzinha nas costas, braço, joelhos, entre outras partes do corpo, podem ser sinais de doenças mais graves e, por isso, merecem toda nossa atenção.
Segundo o ortopedista e traumatologista, Leonardo Maia, um dos especialistas do Hospital e Centro Médico do Dilson Godinho, as doenças ortopédicas mais comuns são as tendinites, artroses e dores musculares miofasciais, quando o músculo, em desuso, tem degeneração gordurosa, sobrecarregando as poucas vibras musculares saudáveis. Quando isso ocorre, o risco de degeneração é grande.
“Temos que cumprir atividades diárias, funções básicas, ao longo do dia e noite, no limite da resistência e sem condicionamento físico, causam dor nas inserções do ventre do músculo e osso, os tendões. Este processo crônico, a perpetuação destas tendinites, que são os tendões inflamados, leva aos quadros de doenças e sua perpetuação leva a degeneração do tendão.
Qualidade de vida
De acordo com Leonardo, este processo leva a perda de qualidade de vida, onde as atividades simples, como subir e descer escadas, pequenas caminhadas se tornam praticamente impossíveis de serem executadas. Por isso o alerta do especialista: atividades físicas regulares, para manter o corpo ativo.
“Para que não ocorra estes desequilíbrios, dores pós atividades habituais, como as lombares e ombro, por exemplo, incluir atividades físicas eficientes, o suficiente para que faça suas atividades diárias sem dor, é importante. Não queremos atletas olímpicos, mas pessoas que façam atividades físicas com intuito de mantê-lo cada vez mais independente para atividades diárias. O importante é nunca parar”.
Leonardo Maia completa, avaliando para quem tem algum tipo de sintomas de dores pelo corpo busque o quanto antes um especialista. “Consultar com especialista é importante para entender estes desequilíbrios musculares, para estudar o quadro de inflamação, quais são as causas biológicas, se há deformidade articular, rupturas, tumor, etc. Descartado isso, deve-se iniciar um programa com medidas fisioterápicas e de analgesia”, finaliza.
 Dicas
- Se está no ambiente de trabalho onde é preciso fazer movimentos repetitivos, busque se alongar antes e não fique por muito tempo em uma mesma posição.
- Em casa, na hora de realizar uma faxina, ou alguma outra atividade que vai exigir muito dos músculos, tendões e articulações, busque movimentos sem exageros e sem exceder o peso que o seu corpo suporta carregar.
 - A prática do exercício físico diária ajuda a manter nosso corpo forte, literalmente. Então, mantenha bom ritmo de atividades, dando preferência para as de menor impacto e sempre com acompanhamento de um profissional.

Assessoria de Comunicação do Hospital Dilson Godinho
(38) 3229-4089
www.hospitaldilsongodinho.com.br


                

UNIMONTES COMUNICA....

UNIMONTES COMUNICA...


A Unimontes empossou mais 50 professores aprovados em concurso público de educação superior. Com este número, a instituição atingiu a 91,7% de posse nas vagas que tiveram candidatos aprovados. Já o percentual de efetivos na instituição chega a 73%, número bem diferente do cenário de três anos atrás, quando apenas 20% do quadro de docentes da Unimontes era de professores concursados.


Ascom - Assessoria de Comunicação Social
FOTOS Ascom | Unimontes
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113