terça-feira, 22 de abril de 2014

SAÚDE sem LIMITES CHEGA à Zona Rural

"Saúde Sem Limites" chega à zona rural

Texto: André Senna

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a ação social “Saúde sem Limites” será realizada no distrito de Santa Bárbara neste sábado, 26 de abril. 
O objetivo da ação é atender à demanda reprimida de exames e consultas médicas para os moradores da localidade.
Ao todo, 300 profissionais estarão envolvidos na ação, realizando exames médicos, consultas, encaminhamento para pequenas cirurgias, além de promover atividades recreativas e palestras educativas sobre tabagismo, alcoolismo, prevenção ao câncer, DST´s e hipertensão arterial.
Trabalhos de prevenção e combate à dengue também terão espaço no evento.

HOJE É DIA DE....PETER!!!


HOJE É DIA DE....

Festejar o músico PETER FRAMPTON, nascido em 22/04/1950. Grande sucesso nos anos 70, Frampton passou por um período de esquecimento, até que voltou à mídia nos anos 80, com "Breaking all The Rules", música que o blog adora e posta aqui pra vcs. Pra quem não se lembra, a música foi um dos temas dos comerciais de cigarros Hollywood, que sem dúvida, eram os reclames mais lindos e esperados da telinha.
 

CINEMA: 103 WESTERNS FILMADOS NO BRASIL

CINEMA- DEU NO ESTADÃO:

Pesquisador registra 103 westerns filmados no Brasil

Rodrigo Pereira vai lançar em 2015 o livro 'Faroeste Caboclo: Filmes de Cangaço e Westerns Made in Brazil'

Marcelo Miranda - Especial para o Estado - Belo Horizonte

Cena de 'Corisco & Dadá', de 1996 - DivulgaçãoO filme Faroeste, de Abelardo de Carvalho pode até parecer uma raridade, mas bangue-bangues brasileiros são mais tradicionais do que boa parte do público sabe. É o que o pesquisador Rodrigo Pereira vai mostrar no livro Faroeste Caboclo: Filmes de Cangaço e Westerns Made in Brazil, previsto para 2015. Há mais de uma década, Rodrigo radiografa a historiografia do cinema brasileiro em busca de filmes do gênero, chamados por ele de "westerns feijoada". Conseguiu levantar 103 títulos exibidos em circuito comercial a partir de 1917, quando o primeiro bangue-bangue tupiniquim, Dioguinho, de Guelfo Andaló, chegou às telas. O número deve aumentar para 104 se Faroeste for lançado ainda este ano, juntando-se a clássicos como Rogo a Deus e Mando Bala (1972), Gringo, o Último Matador (1972) e Da Terra Nasce o Ódio (1954).
"O ápice da produção se deu entre 1953 e 1983. Nesse tempo, em todos os anos, pelo menos um western feijoada foi exibido nos cinemas, sendo que tivemos dez em 1972 e oito em 1969", conta Rodrigo. O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, é o grande marco do gênero no país e já reunia as características que permeiam as buscas do pesquisador. 
  Leia matéria completa em:  

DOODLE CELEBRA DIA da TERRA



O DOODLE  do GOOGLE: DIA  da TERRA:

 por
Para o TechTudo

 O Doodle do Google desta terça-feira (22) celebra o Dia da Terra de 2014. A gigante de buscas mostra em sua página inicial animações com a presença de um beija-flor, um besouro, um baiacu, uma medusa-da-lua, um camaleão e macacos japoneses para chamar a atenção para a saúde do planeta. A ideia é promover a causa que envolve a conservação da biodiversidade e outras questões ambientais

UNIMONTES: CICLO DE PALESTRAS ABORDA O GOLPE DE 64

UNIMONTES:

Mestrado em História da Unimontes abre ciclo de palestras sobre o “Golpe de 1964”

Os reflexos da ditadura meio século após o golpe civil militar de 1964, relatos de estudos e depoimentos de pesquisadores e historiadores sobre o assunto – entre os quais contemporâneos ao período. Estes são os principais temas para análise e debates no “Ciclo de Palestras – 50 anos do Golpe de 1964”, que o programa de mestrado em História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove a partir deste mês, no campus-sede.

A primeira atividade está programada para esta quinta-feira (24/04), com a palestra da professora doutora em História Econômica Sônia Regina de Mendonça, do Programa em Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordará “1964: Entidades Patronais Rurais e o Duplo Golpe do Campo”. Os trabalhos começam às 19h30, no auditório do prédio 1 (3º andar), com entrada franca.

UM EVENTO POR MÊS

De acordo com a professora Ilva Ruas Abreu, coordenadora do mestrado em História da Unimontes, o cronograma prevê a realização de um evento como este a cada mês. “O golpe e suas consequências sobre a sociedade merecem uma abordagem permanente. E a Universidade, como centro de promoção e discussão do conhecimento está inserida neste contexto. Daí, a realização do ciclo de palestras”, explicou.

“Nosso objetivo com este evento é evidenciar os olhares sobre o golpe e seus resquícios nos dias de hoje, do ponto de vista dos pesquisadores, historiadores e pensadores”, completa a coordenadora.

MESTRADO

O mestrado em História é um dos 11 programas próprios da Unimontes em pós-graduação Stricto sensu. Desde sua implantação, 15 mestres já foram titulados pela instituição. As quatro turmas atuais reúnem 35 mestrandos.

Texto: Assessoria UNIMONTES

SEMANA SANTA: SAMU DIVULGA BALANÇO

Samu divulga balanço de ocorrências no feriado da Semana Santa

O número de atendimento a vítimas de acidente de trânsito dobrou em relação ao ano passado
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou no Norte de Minas 642 atendimentos durante o feriado de Semana Santa, sendo 184 em decorrência de acidentes de trânsito. Um aumento de 100% em relação ao ano passado, quando foram registrados 92 atendimentos a vítimas de acidente de trânsito no mesmo período. O total geral foram 354 atendimentos no período, em 2013.
As ocorrências de acidentes de trânsito, não só nas rodovias, mas também nas áreas urbanas, têm sido um dos principais motivos de acionamento do SAMU na região, respondendo por mais de 60% dos atendimentos por causa externa. A maior incidência dessas ocorrências se concentra nas BR’s 251 e 135, sendo que na BR-135 o número de acidentes é maior, mas na BR-251, os acidentes são mais graves. Já na área urbana, a maioria das ocorrências envolve motocicletas.
O instrutor e médico intervencionista do SAMU Macro Norte, Antônio Marinho Cedrim, explica que muitos desses acidentes ocorrem por falta de educação para o trânsito. “No feriado prolongado aumenta o tráfego de veículos e, associado a fatores como cansaço, intolerância, imperícia, imprudência e negligência dos motoristas, e pela combinação álcool e direção, o risco de acidentes ainda é mais acentuado”, observa.
Também foram registrados durante o feriado, 10 acionamentos do SAMU para atendimento a vítimas por ferimento por arma de fogo e 13 por ferimento por arma branca. Em 2013, foram 3 acionamentos por ferimento por arma de fogo e 7 por ferimento por arma branca.
O SAMU está presente em 86 municípios do Norte do Estado, beneficiando mais de um milhão e meio de pessoas, resultado da parceria do Governo do Estado com o Governo Federal e as prefeituras. A Central de Regulação, em Montes Claros, recebe cerca de 1.200 chamados por dia, e a cada doze minutos uma equipe do SAMU atende uma emergência em algum ponto da região.
Ao se deparar ou se envolver em um acidente, o SAMU orienta às pessoas a ligarem 192 e responderem com calma às perguntas do médico: se a vítima conversa, se mexe braços e pernas, se respira, se tem pulso ou ferimentos visíveis. Essas informações são importantes para que o médico tome a conduta correta.
Também é importante que o solicitante do serviço indique quantas vítimas tem no local e se existe alguém preso no interior do veículo, que siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro e solicite que alguém sinalize para a ambulância.
Muitas orientações podem ser repassadas pelo médico regulador enquanto a ambulância se encaminha ao local da ocorrência por isso é importante deixar o telefone ligado e só utilizá-lo para ligar 192 para relatar alguma mudança ou qualquer nova informação.
 
 
 
Assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte
Avenida paulista,  446 - Bairro Santo Antônio
CEP: 39402-265 - Montes Claros-MG
Telefone: (38) 3213-6419 / 9944-0311

INVESTIMENTO: CURSO ENSINA A IDENTIFICAR OPÇÕES

Curso ensina montes-clarense a identificar
as melhores opções de investimento
 
Professor Handerson Leônidas, especialista no mercado de capitais, alerta para investimentos com rentabilidade até 35% maior que a caderneta de poupança

No próximo sábado, 26 de abril, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove em seu campus de Montes Claros o curso “Investimento Baseado em Análise Fundamentalista”. O ministrante será o professor Handerson Leônidas Sales, mestre em Administração e professor de Mercado de Capitais. “O objetivo é fazer com que os participantes saiam com todas as ferramentas necessárias para investir em ações sem stress, de forma segura e com elevada rentabilidade, para que possam alcançar sua independência financeira no médio e longo prazo”, explica Handerson.
Para o professor Handerson, o mercado de capitais é uma excelente alternativa para pessoas que ainda investem suas economias em fundos com rendimentos abaixo da inflação. “Há um mito de que a caderneta de poupança, por exemplo, é o melhor e mais seguro investimento. Existem investimentos tão seguros quanto a poupança, que apresentam rentabilidade até 35% superior. O negócio é saber identificar quais são esses investimentos”, afirma.
Durante o curso, ele vai abordar diversas temáticas com os alunos: Educação Financeira; Acúmulo de patrimônio via mercado financeiro; Indicadores de desempenho das melhores empresas para se investir; Os critérios utilizados por megainvestidores como Warren Buffet e Peter Lynch; Investimentos em renda fixa, entre outras.
Os interessados em participar podem fazer inscrição pelo site www.cursoseventos.ufmg.br/CAE/ ou mesmo pelo telefone (38) 9982-4656. O investimento é de R$ 250,00 e o curso será ministrado das 08h30 às 17h30. O evento tem apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) e da Perfil X Investimentos.

FOTO (DIVULGAÇÃO)

SERVIÇO
Handerson Leônidas Sales
e-mail: handerson.leonidas@hotmail.com
(38) 9982-4656

Texto:
PC Almeida Júnior
Diretor de Comunicação 
N E T W O R K

ALUNOS visitam PARQUE DAS MANGUEIRAS

Alunos do Eunice Carneiro Visitam o Parque das Mangueiras

Fotos: Zana Ferreira




Com objetivo de proporcionar uma educação diferenciada por meio de atividades realizadas fora do ambiente escolar o núcleo do Programa Mais Educação Escola em Tempo Integral da Escola Municipal Professora Eunice Carneiro promoveu na última terça-feira, 15, um passeio ecológico no Parque das Mangueiras.

Os estudantes, acompanhados pelos oficineiros e pela coordenadora do programa, Fabiana Marques, tiveram a oportunidade de se divertir e aprender sobre meio ambiente e coleta seletiva.

Segundo o oficineiro de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Aclindo Junior, “esse passeio foi muito importante porque ajudou a ilustrar algumas questões que vêm sendo trabalhadas no núcleo, como coleta seletiva e o processo de desenvolvimento das plantas, uma vez que a nossa horta ainda está no começo”.

A monitora de teatro, Naara Jabur, lembra que “passeios como esses, que proporcionam às crianças momentos de lazer, como brincadeiras e piquenique, também são um dos objetivos do programa, pois visam a socialização dos nossos alunos”.

Daiane Silva, aluna do 5º ano, disse ter ficado muito satisfeita com o passeio, pois além de se divertir, aprendeu como cuidar das plantas e fazer a reciclagem de maneira correta.

Já a estudante do primeiro ano, Ana Clara Pereira, disse estar ansiosa pelo retorno ao parque: “gostei de tudo, principalmente das brincadeiras e das plantas que ainda não conhecia. Não vejo a hora de voltar”.

FUNORTE: ACADÊMICA PARTICIPA DO CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS


FUNORTE:

Acadêmica Funorte fará intercâmbio através do Programa Ciência Sem Fronteiras


Acadêmica do 8° período de Odontologia da Funorte, Carla Carneiro Soares Macedo, acaba de ser selecionada para participar do programa do Governo Federal Ciência sem Fronteira.
O Ciência sem Fronteira é um projeto que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
O objetivo do projeto, segundo o Governo Federal, prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.
A estudante montesclarense, de 23 anos, diz que ficou sabendo do projeto através da internet, nos sites vinculados à pesquisa científica brasileira: CAPES e Cnpq. A escolha pela Odontologia deu-se pela afinidade com a área de Ciências Biológicas e da Saúde, além da influência familiar já que possui duas irmãs que se formaram na área.
Para ser aprovada no projeto, Carla participou de várias etapas, bastante concorridas (com todo o Brasil) e bem demoradas. “Da inscrição até o resultado com as alocações nas universidades foram quase 6 meses. Se você tem certeza que se encaixa nos requisitos, deve manter a calma, ficar atento aos prazos e centrar no seu objetivo, pensando que todo o processo é um investimento para o seu futuro, uma grande oportunidade”, diz a estudante.
A acadêmica irá para Western Kentucky University (WKU), na cidade de Bowling Green, estado de Kentucky nos Estados Unidos, no qual ficará durante 13 meses.
De acordo com Carla: “primeiramente terei 1 mês de aperfeiçoamento em inglês com o programa ESLI (English as a Second Language International) da universidade WKU, e seguirei mais 12 meses de atividades acadêmicas e pesquisa”.
As expectativas para este novo desafio são grandes, mas a acadêmica está muito confiante. “É uma oportunidade única. Só o intercâmbio em si já soma como uma grande experiência de vida. A WKU é uma excelente universidade, de renome em pesquisa internacional, com alunos de mais de 46 países diferentes. Espero poder aproveitar tudo ao máximo”.
Para Carla, esta experiência será muito enriquecedora para sua vida de uma forma geral. “Será importante tanto no aspecto pessoal, com toda a experiência de vida de um intercâmbio, quanto profissional, com a fluência em outro idioma e bolsa de estudos e pesquisa em uma instituição de ensino superior estrangeira, que contam muito no currículo, além de poder criar vínculos com profissionais da minha área”.
A estudante ainda afirma que o ensino da Funorte corroborou para essa aprovação, já que a instituição tem um bom ensino, que soma-se a qualidade do corpo docente e ao interesse dos alunos.
Para o futuro Carla pretende depois de formada seguir a carreira acadêmica. “O intercâmbio me ajudará bastante, além de me especializar em algumas áreas da Odontologia”.
As aulas da acadêmica iniciam-se no dia 16 de junho.

Samuel Evangelista
22/04/2014 - 10h10


COMIDA di BUTECO entra em sua ÚLTIMA SEMANA



Comida di Buteco: última semana para botecar e escolher o melhor tira-gosto da cidade

Wesley Gonçalves



Quem não foi ainda dá tempo. Até domingo, 27, os amantes da culinária raiz podem visitar e votar no melhor tira-gosto de Montes Claros. 15 bares estão na disputa do Concurso Comida di Buteco.
Este ano, o tema é livre em comemoração aos 15 anos de sua realização na Capital Mineira. Em Montes Claros, esta é a oitava edição do concurso que apresenta bons resultados.
O Comida di Buteco tem a grata missão de transformar vidas através da cozinha de raiz – boteco extensão de sua casa, e estimula os pequenos estabelecimentos, botecos, à novas criações,  cumprindo assim,  um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor.  
Dalva Santos Silva, proprietária do Bar da Tia Dalva, no Mercado Municipal e vencedora do Comida di Buteco 2013, espera que o movimento volte a melhorar após o feriado santo. “O mercado ficou fechado na sexta-feira santa, e na segunda-feira só funcionou até meio-dia. Mas, mesmo assim, estamos confiantes para tentar termos uma boa colocação este ano. Afinal, estamos defendendo o título”, disse empolgada.
Para Wilson Soares este é o período em que os bares aproveitam para ganhar um pouco mais e fortalecer a marca. “Estamos com um crescimento de 20% a 30% a mais no movimento do bar”, informa.
Ao todo, 16 cidades brasileiras participam do maior concurso do segmento no país. São elas: SP- São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador. Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora.

Resultados 15 anos: levantando números acumulados desses 15 anos de concurso:
Mais de 2 milhões de votos 
 Mais de 1.5 milhão de tira-gostos vendidos, apenas no período do evento
 Mais de 15 milhões de pessoas impactadas diretamente pelo concurso
 Mais de 1000 botecos impactados

Dinâmica do Concurso
Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.
Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam no seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.
Em Montes Claros, os patrocinadores são Lay’s, Trident, Skyy Vodka, Whisky White Horse, Heineken, Philadelphia, Gallo, Senac, São Geraldo e Porto Seguro Cartões. Já a promoção é da Inter TV Grande Minas e as parcerias da Prefeitura de Montes Claros, Jornal de Notícias e Rádio Unimontes FM, Espaço Bella Távolla e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A apuração é da Vox Populi.
BARES
PRATOS CONCORRENTES
BAR DA TIA DALVA
Ressaca do Boêmio
BAR DO BAIXINHO
Filé ao molho de alho, Cebola e Batatas Fritas
BAR DO CHACAL
Casadinho Ligth do Chacal
BAR DO MANGUEIRA
Escondidinho de Almôndega
BAR DO MUCI
Panqueca à moda Muci
BAR DOS AMIGOS
Hexagerado
BUDEGAS BAR
Isca ao Molho Madeira de Maionese
CANTINA DO LÉO
Floresta Encantada
EMPÓRIO CANADÁ
Oinc-Oinc
PAMPULHAS SPORT BAR
Os três Porquinhos
PETTISCUS BAR
Vaca Preta na Cerveja
QUINTAL AVENIDA
Supremo de Frango, Bacon e Mandioca à Milanesa
SABOR MINEIRO
Omelete à Mineira
THOM BAR
Tons da Vida com Dedinho de Prosa
UNIVERSO DO BEIJU
Tilápia Encantada






















Serviço: COMIDA DI BUTECO 2014
Assessoria de Imprensa: Wesley Gonçalves
Contatos: (38) 9118-5967 / 9830-7398
Gestora Imprensa Comida di Buteco: Eulalia@freeprojetos.com.br/ (21) 98112 – 3546.
Comida di Buteco: (31) 3342 – 3452 / (31) 3342 – 4519