quarta-feira, 12 de novembro de 2014

VISITA ILUSTRE da TARDE: ZÉ VICENTE!!!!

VISITA ILUSTRE da TARDE: ZÉ VICENTE

O VICE-PREFEITO ZÉ VICENTE,  GENTE DA GENTE, visitou a ASCOM e posou para o registro. Sempre bem-vindo, ZÉ!!!






DA SÉRIE: CAFEZINHO.....

DA SÉRIE: CAFEZINHO.....

Com o amigo PANCHITO, no MANGAIO, em BRASÍLIA-DF, DEGUSTANDO UM DELICIOSO CAFEZINHO...


DA SÉRIE: RECORDANDO....

DA SÉRIE: RECORDANDO....ALMG

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA- BH, com EDUARDO BERNIS, o então Deputado RUY MUNIZ  e GERALDO DRUMMOND


2° ATO: ARTHUR JUNIOR COMUNICA....

2° ATO: ARTHUR JUNIOR COMUNICA

NOVO ATO EM DEFESA AO PRIMEIRO DA LISTA TRÍPLICE DA UNIMONTES

"Colegas,
Nesta quinta-feira 13/11, às 15h30, em frente ao prédio da  Reitoria da Unimontes, alunos, professores e funcionários realizarão mais um ato cobrando do governador Alberto Pinto Coelho que respeite o resultado das urnas e que indique como novo reitor da universidade, na Lista Tríplice, o candidato mais bem votado na eleição ocorrida no dia 06/11."

ASSOCIAÇÃO PRESENTE traz THOMAZ MAGALHÃES

Associação Presente traz a Montes Claros, o empresário Thomaz Magalhães

A Associação Presente realiza nos dias 28 e 29 de novembro, o 6º Encontro Norte Mineiro de Prevenção ao Câncer e Promoção à Saúde. O evento acontece no auditório da AMAMS, a partir das 19h e 30min.

Na a abertura oficial, a instituição traz a Montes Claros, o empresário Thomaz Magalhães para ministrar a palestra “O amor restaura vidas”.

O empresário Thomaz Magalhães tinha tudo o que um homem pode querer - uma bela família, sucesso profissional e muita saúde -, só que um tombo de cavalo o deixou paraplégico e ele precisou se reerguer e mudar de vida. Em 1997, foi escolhido como um dos representantes da família brasileira para o testemunho de fé ao papa João Paulo II, no Maracanã,

As inscrições para o 6º Encontro Norte Mineiro de Prevenção ao Câncer e Promoção à Saúde, seguem abertas e podem ser feitas na sede da instituição, localizada à Rua Mangueira nº 247 – Bairro Canelas. Maiores informações pelo telefone (38) 3213-4296.

DEU na COLUNA do ALDECI...

DEU na COLUNA  do ALDECI, em O NORTE:

PRETO NO BRANCO
por Aldeci Xavier
aldecixavier@ig.com.br
Publicação de terça-feira, 11 de novembro de 2014

AMAMS E AMMESF
O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, defendeu a proposta de unificação da Amams e da Ammesf. Segundo ele, não justifica, na mesma região, duas entidades lutando pelo mesmo objetivo. Entende que o resultado é o enfraquecimento das demandas. Salientou que se não houver a possibilidade de unificação a prefeitura de Montes Claros preferirá se desfiliar das duas entidades. O chefe do executivo montes-clarense falou ainda sobre sua preocupação em relação à interferência política, especialmente de deputados, em entidades ligadas aos prefeitos, a exemplo da própria Amams e do Cisrun.

VOLEI: SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA

Susto no início, vitória tranquila no fim

Com apoio da torcida, Montes Claros conquista segunda vitória consecutiva

Montes Claros Vôlei voltou para a quadra na noite do último sábado, 8, para enfrentar o Voleisul pela quarta rodada da Superliga de Vôlei, levou um susto no primeiro set mas reverteu o placar. Vitória por três sets a um, com parciais de 22/25, 25/20, 25/22 e 25/14. Os destaques individuais da partida foram o líbero Gianzinho, que recebeu o troféu Viva Vôlei como melhor em quadra, e Léo Mello, que manteve a boa atuação da última partida e foi o maior pontuador com 17 pontos. O destaque coletivo da partida foi a torcida, que está retornando às partidas para empurrar a equipe.

O Montes Claros começou mal a partida nervoso, errando principalmente na recepção e no ataque e o adversário explorava as brechas que tinha. A equipe de Novo Hamburgo se manteve na frente do início ao fim e fechou a primeira etapa em 22/25.

Para o segundo set, a equipe norte mineira voltou mais determinada e eliminou os erros que vinha cometendo na primeira etapa, como os de saque que foi um ponto fraco até então. O Montes Claros conseguiu furar o bloqueio da equipe adversária, que tinha jogadores altos até para os padrões do esporte. O Pequi Atômico a assumiu a dianteira no placar com 10/9 e se manteve à frente até o fechamento em 25/20.

O terceiro set o Montes Claros já começou bem melhor, embalado pelo empate e com o apoio forte da torcida a equipe tirou o primeiro zero do placar se manteve à frente durante todo o período. Em pouco menos de meia-hora o set foi fechado em 25/21 para o time da casa. Acácio levou na cartão vermelho, por ter chutado uma cadeira após errar um saque.

No quarto e último set o Voleisul até esboçou uma reação abrindo o placar, mas o Montes Claros logo empatou e em pouco tempo a vantagem era de 11/06 para o Pequi. Um rali emocionante aconteceu, com direito a bola buscada fora de quadra até o Montes Claros colocá-la no chão da quadra adversária. No final, 25/14 e segunda vitória seguida do Montes Claros Vôlei na competição, que agora ocupa a sétima posição de 6 pontos.

O Montes Claros agora viaja à Taubaté, onde enfrenta o Funvic pela quinta rodada no sábado, 15.

Matéria e fotos: Cid Bruno/Assessoria Funorte

MUNICÍPIO quer ampliar TROCA de LÂMPADAS

Município quer ampliar serviço de troca de lâmpadas

Texto: ASCOM

Cerca de 36 mil lâmpadas funcionam atualmente para manter a iluminação pública de Montes Claros. Para assegurar a segurança através de uma cidade bem iluminada, cinco equipes atuam na substituição de lâmpadas queimadas.

A troca de lâmpadas é feita no período noturno e é realizada mediante ronda, que é feita diariamente pelas equipes ou por meio de solicitação dos moradores. Para aumentar a efetividade do serviço, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Gestão de Energia pretende aumentar a prestação do serviço de troca de lâmpadas a partir da solicitação dos moradores.

Atualmente, 60% das substituições são feitas através da ronda e apenas 40% acontecem por solicitação. De acordo com o coordenador do serviço de iluminação pública, Gustavo Emanuael Cavalcanti, a meta é fazer com que 80% das trocas sejam feitas mediante pedido da população. “Temos que fazer com que a população ligue mais. A troca mediante solicitação possibilita uma maior economia, pois as equipes atuam nos locais certos, não dependendo de buscas”, explica o coordenador, que ainda destaca o objetivo de fazer com que o serviço passe das atuais 800 trocas para 1.500 substituições mensais.

CONTRA A DENGUE, MONTES CLAROS RECEBE REFORÇO

Montes Claros recebe reforço na luta contra a dengue

Texto: André Senna
Fotos: Wilson Medeiros


Montes Claros ganhou reforço no combate à dengue e no controle de endemias. Na tarde desta terça-feira, 11, foram entregues quatro carros para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Um outro veículo ainda deverá chegar para a Vigilância de Endemias. Os veículos fazem parte do Programa de Qualificação das Ações em Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da deliberação 1721/2014 de combate à dengue.
Para Edvaldo Freitas Francisco, coordenador do CCZ, os veículos serão de fundamental importância no combate ao mosquito que, além de ser o vetor da dengue, agora também transmite a febre Chikungunya, doença parecida com a dengue. “Já existem vários casos no Brasil. Com a chegada do verão, a tendência é que aumente a transmissão, por isso devemos tomar todas as precauções contra o mosquito”, disse. 
O secretário adjunto de saúde, Danilo Narciso, ressaltou que um grande resultado já foi obtido, baixando de cinco mil e quinhentos casos para apenas 215 em 2014. “Com os veículos, estaremos ainda mais preparados para acabar com o risco da chegada da febre Chikungunya e proliferação do mosquito da dengue”, afirmou o secretário. 
Halley Castro, secretário de Planejamento e Gestão, disse que os veículos representam um grande avanço no combate à dengue em Montes Claros. “Os carros chegam em boa hora, estamos no princípio do período chuvoso, época de redobrarmos as atenções com a proliferação do mosquito”, frisou. 
A vereadora Marly Alves destacou o papel de cada cidadão na luta contra a dengue. "Todos nós somos responsáveis em manter nossos quintais limpos e sem recipiente que contenha água parada. Somos todos soldados nesta guerra contra a dengue", destacou. 
O vice-prefeito José Vicente de Medeiros disse que os veículos são uma ferramenta de grande importância no combate à doença. Ele ainda destacou o trabalho dos agentes comunitários de saúde no combate à dengue.

OSMANI BARBOSA- HOMENAGEM em BH

Osmani Barbosa Neto será agraciado em BH

Presidente da Rural tem trabalho reconhecido por diversas 

entidades e autoridades

A solenidade de entrega da Medalha Ordem do Mérito Legislativo de 2014, será realizada, nesta quinta-feira (13), às 10h, no Expominas, em Belo Horizonte com a presença de diversas lideranças políticas, empresarias e a imprensa mineira. Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural, será um dos agraciados no evento que presta homenagens a pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado pelos serviços prestados ou méritos excepcionais. A indicação do líder rural foi do deputado Carlos Pimenta, do PDT.
A Medalha foi criada em abril de 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pelo presidente da ALMG e pelos membros do Conselho da Ordem, nos graus Grande Mérito, Mérito Especial e Mérito. Neste ano, o tem é “200 anos de morte de Aleijadinho: o Barroco é para sempre”. A oradora oficial da solenidade será a empresária, colecionadora de arte e empreendedora cultural Ângela Gutierrez.
“Sou homem da terra e por ela pelos que cuidam dela que desempenho tudo o faço. Sem luta, não há sucesso. Temos grandes desafios, como a seca. Mas nossas vitórias são maiores. O produtor rural é forte, como diz Euclides da Cunha. A cada obstáculo, dois saltos de sucesso. E se hoje meu nome foi indicado – aqui agradeço de todo o coração ao Deputado Carlos Pimenta pela indicação. Agradeço aos demais deputados que aprovaram meu nome – é porque fazemos tudo em EQUIPE! Nosso grupo é forte. A Comenda é de todo um povo que, juntos, se empenham pelo mesmo objetivo – promover melhorias no campo, dar condições do homem do campo produzir, levar comida na mesa do brasileiro e se sustentar”, afirma Osmani Barbosa Neto, presidente da Rural.
Trabalho reconhecido
Desde a indicação do nome de Osmani a Medalha, ele tem recebido diversas manifestações de apoio e reconhecimento do serviço que lidera na entidade que completou 70 anos em junho.
O diretor da Rural, Sérgio Peres descreveu: “Nas veias de Osmani corre o sangue da tradição rural, herdada do seu pai Guido Amaral e avô Osmani Barbosa. Com eles, Osmani aprendeu a coragem, honestidade, liderança e sensatez. Revolucionou a Secretaria de Agricultura da cidade de Montes Claros, de onde foi considerado o melhor secretário do município de todos os tempos, lembrado por vários líderes classistas e políticos em homenagem recebida na Câmara Municipal de Montes Claros”.
Já o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz afirmou: “a homenagem é o reconhecimento de um trabalho realizado com afinco. Com competência vem trabalhando em prol do agronegócio em Montes Claros e Norte de Minas. Ele é mais do que um representante da classe rural, pois atua de forma que campo e cidade sejam parceiras. Essa parceria só tem dado bons frutos para ambos os lados. E Osmani é um dos grandes responsáveis por isto”.
Segundo Mônika Souto, da Radio Transamérica, Osmani Barbosa Neto é um sertanejo que se reinventa, como o próprio sertão se renova para enfrentar seus desafios. “Seu trabalho à frente da categoria rural, em favor do campo e da cidade, é reconhecido. Tanto que tem referendo para mais um mandato à frente da Sociedade Rural. È recente a sua participação em negociações em várias frentes para valorização do homem do campo, fazendo integração entre o grande e o pequeno, abrindo portas para a agricultura familiar”.
Osmani Barbosa é uma figura marcante da classe rural do Norte de Minas, tradição herdada do avô, Osmani Barbosa. A observação é do vereador Antônio Silveira. Segundo ele, o dirigente desenvolve intenso e exitoso trabalho, ajudando e valorizando o homem do campo, que mesmo enfrentando dificuldades de toda ordem, não se desanima. Para ele, a homenagem é justa e significa o reconhecido ao trabalho do líder classista.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, empresário Gilberto Eleutério, a homenagem é o reconhecimento de um trabalho feito com competência e simplicidade, mas com resultados altamente positivos. Além do foco no homem do campo, o presidente da Sociedade Rural é um dos maiores defensores da união de esforços de entidades de classe e lideranças políticas, com o propósito de defender os elevados interesses do Norte de Minas e consolidar o desenvolvimento econômico e social em menor espaço de tempo.
Kelly G. Silva, Secretária Executiva da Rural, afirma que Osmani é uma pessoa de família tradicionalmente envolvida com o segmento agropecuário da cidade de Montes Claros. “Ele sempre se destacou pela simplicidade, trato humano e empatia com todos, pelo longo período que atuou auxiliando os trabalhos da Sociedade Rural, ocupando cargos em suas diversas diretorias”.
Adauto Marques Batista, Presidente da FIEMG Regional Norte, afirmou: “Osmani é pessoa simples, generosa, correta e dedicada às causas do setor agropecuário. Seu trabalho, no comando da Sociedade Rural de Montes Claros, vem resultando em inúmeros benefícios à classe rural de Montes Claros e do Norte de Minas”.
Carlúcio Mendes Leite, Prefeito de Mirabela e Presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), descreveu: "Temos a mais absoluta certeza que esse grande homem é merecedor dessa valorosa homenagem por parte do legislativo mineiro.  A Assembleia de Minas ao agraciar o amigo Osmani com essa comenda procura dar o devido valor a esse grande líder, pessoa que é merecedora por sua imensa folha de serviços prestados ao homem do campo e em favor da classe ruralista do Norte de Minas Gerais.
Para Vila Murta, diretor de leilões da Rural, fala que Osmani é uma reserva moral da nossa gente e que o Norte de Minas se orgulha do filho que tem. “Homem formado na escola da honestidade, da solidariedade, da amizade, da simplicidade e de todos os valores que qualificam um homem com o compromisso de praticar o bem e exercer o papel de grande líder”.
Raquel Muniz, Primeira dama de Montes Claros/Deputada Federal eleita, garante que a homenagem é a certificação do excelente trabalho realizado por ele, em prol do agronegócio em nossa região. “Osmani Barbosa tem amor pelo que faz e acredito, esse é o segredo do seu sucesso e das suas muitas conquistas. No comando da Sociedade Rural ele conseguiu fortalecer e unir ainda mais a classe ruralista, conquistando o respeito de todos. Sem dúvida é um ser humano generoso, pois está sempre trabalhando em prol do próximo e porque não dizer, de uma Montes Claros melhor”. 


Andréa Fróes
Comunicação e Projetos 

ENEM 2014: PROFESSORA EVA ACERTA TEMA da REDAÇÃO

Professora montes-clarense acerta outra vez tema da Redação do Enem

Texto/Foto: Luís Alberto Caldeira


Publicidade infantil foi a proposta da prova de Redação do Enem 2014. O tema, que pareceu novidade para muitos candidatos que prestaram o exame no último fim de semana, diante a uma lista de outros assuntos tidos como mais prováveis de serem explorados na avaliação deste ano, não foi surpresa para alunos da professora Eva Cunegundes, de Montes Claros. Ela explorou o tema em disputado curso particular que ministra na cidade.

Outra coincidência aconteceu com o gráfico que serviu como um dos textos de apoio da Redação do Enem. Foi o mesmo que a professora utilizou em atividade para seus alunos do Colégio Sólido, onde leciona aulas de Redação e Português, visando ilustrar tema relacionado que trabalhou em sala de aula: a publicidade de alimentos para crianças no mundo e a obesidade infantil.

Em 2013, Eva Cunegundes também havia previsto o tema da Redação do Enem, que tratou sobre a Lei Seca, e igualmente utilizado em sala de aula uma das ilustrações do enunciado da prova, chamando a atenção de todo o país.

Ela lembra que o tema deste ano foi trabalhado no mês de abril, época em que foi publicada resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente considerando como abusiva a publicidade que incentivasse a criança a consumir produtos ou serviços sob o uso de linguagem infantil.

“Temos que estar atentos. Por mais que não expusemos isto agora na reta final, diante do alarde de temas de grande cotação que poderiam cair, realizamos uma boa preparação de nossos alunos com discussões em torno do assunto. O Enem é uma prova de dimensão nacional, de grande responsabilidade e o aluno se sente tenso. Trabalhamos não só o tema, mas a estrutura do texto. E a presença desta ilustração trouxe para os nossos alunos um clima maior de tranquilidade. Eu não digo que eu acertei o tema, mas que eles acertaram. Fiquei muito feliz pela felicidade deles.”, afirma a professora, que tem mais de 30 anos de experiência na área da educação.

Sobre a questão levantada pela Redação do Enem 2014, Eva Cunegundes cita pontos em que o candidato deve ter levantado para uma boa argumentação em torno do tema. “O aluno teria que ter feito menção a esta polêmica, entre a própria regulamentação e os interesses comerciais das empresas, a influência da publicidade na alimentação, as consequências desta propaganda tão intensa, os danos que trazem à saúde, e a construção de um consumista em potencial”, ressalta.

EXPOSIÇÃO MOVIMENTA HALL da PREFEITURA

Educação e Arte

Exposição de arte movimenta hall da Prefeitura até sexta-feira
Texto: Pedro Neto
Foto: Wilson Medeiros

A II Exposição de artes das escolas públicas de Montes Claros (Expoarte) está sendo realizada no hall da Prefeitura de Montes Claros até sexta-feira, 14.  A mostra é composta por cerca de 400 trabalhos de alunos  das escolas municipais João Valle Maurício e Afonso Salgado, e das estaduais Filomênio Ribeiro e Euzébio Godinho.
São auto retratos (selfies) com referências aos artistas plásticos, o montes-clarense Márcio Leite e  Romero Brito, nascido em Recife e também pintor.  A exposição pode ser visitada  pela manhã e à tarde e vem  despertando a atenção de  integrantes da comunidade  que  vão  ao prédio da Prefeitura, diariamente.  
A aluna Hellen Cardoso, moradora do Bairro  Monte Sião e estudante da Escola João Valle Maurício, destaca que a mostra é uma oportunidade de intercâmbio entre os participantes e ainda de ampliação de conhecimentos. “É  muito bom participar de eventos como este. Nos sentimos valorizados”, afirmou a estudante.
A coordenadora da exposição, Waldirene  Cardoso,  tem a expectativa de que a mostra faça mais sucesso que a primeira edição.  "A participação aumentou e acreditamos que atividades desta espécie têm grande significado para os alunos envolvidos”, finalizou.

VISITA ao GABINETE: Fundação MARINA LORENZO FERNANDEZ

Membros da Fundação Marina Lorenzo Fernandez visitam gabinete da Prefeitura

Texto: André Senna

Na sexta-feira, 7, a diretoria da Fundação Marina Lorenzo Fernandes esteve em visita ao gabinete do chefe do executivo de Montes Claros. A visita teve como finalidade agradecer o apoio prestado pela Prefeitura durante o Festival Internacional de Dança.

DVDs com as apresentações dos grupos de diversas partes do mundo foram entregues ao prefeito, que os colocará à disposição da comunidade no Centro Cultural Hermes de Paula.
O prefeito Ruy Muniz agradeceu a presença de todos e salientou que é preciso fomentar a arte . “Podemos aproveitar os espaços que temos, auditórios e outros. Vamos continuar incentivando os órgãos ligados à arte e cultura, promovendo apresentações culturais”, concluiu.




PARCERIA PELA VIDA: SÃO FRANCISCO recebeu o PROJETO

População de São Francisco recebe o projeto Parceria pela Vida
O encontro realizado pelo Samu no Norte de Minas reuniu prefeitos e comunidade
dos 16 municípios da microrregião Brasília de Minas/São Francisco


Prefeitos e demais autoridades, profissionais de saúde e comunidade dos 16 municípios que compõem a microrregião de saúde Brasília de Minas/São Francisco participaram, nesta terça-feira, 11/11, de uma reunião pública promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte).
Com o tema “Parceria pela Vida: O Samu mais perto de você”, o encontro foi realizado na cidade de São Francisco, com objetivo de promover um esforço de comunicação de caráter educativo e social para que a população seja orientada em relação à melhor utilização dos serviços prestados pelo SAMU 192 na região.
Durante o encontro, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, destacou a importância da orientação da população para melhoria da gestão do serviço. “Cerca de 30% dos chamados recebidos pelo Samu são trote, que além de dificultar o atendimento a uma pessoa que realmente necessita geram gastos de recursos com a saída de ambulâncias desnecessariamente. Por isso é importante que a população seja orientada para melhor utilizar o serviço”, justifica.
As reuniões estão sendo realizadas nos municípios sede das microrregiões, quando são apresentados os dados estatísticos dos atendimentos do Samu; repassadas orientações sobre a adoção de comportamento seguro para evitar acidentes ou situações que coloquem a vida em risco; as situações em que o Samu deve ser acionado pelo número 192; e apresentados os avanços alcançados pelo serviço nos últimos cinco anos.
O gerente regional de Saúde de Januária, Carlos Manoel Pereira da Costa, explica que a saúde na região foi redimensionada com a implantação da rede de Urgência e Emergência. “Muitas vidas que se perderiam por causas evitáveis hoje são salvas graças à organização da rede, que promoveu o acesso ao serviço pré-hospitalar, através do Samu, e a qualificação e reestruturação dos hospitais regionais. Esse resultado só foi possível pela parceria do Estado, União e Municípios, através do Cisrun, que se tornou um importante instrumento de gestão de saúde. O resultado é público e notório, e motivo para comemorar”, ressalta.
A região de saúde São Francisco/Brasília de Minas possui sete bases descentralizadas do Samu, sendo seis básicas e uma avançada para atender à população de 238.649 habitantes. O Samu recebe mensalmente uma média de 618 chamados para atendimento na região, sendo 78% na área urbana e 22% na zona rural.
Para o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, a atuação do Samu é um divisor de águas na assistência à saúde no Norte de Minas. “Hoje, todos os municípios da região contam com a cobertura do Samu em pé de igualdade, ou seja, a qualidade do serviço é a mesma para todos os municípios, cumprindo os princípios doutrinários do SUS. Ainda temos muito a avançar, mas os resultados alcançados mostram que estamos no caminho certo”, avalia.
No encontro, os prefeitos dos 16 municípios receberam uma homenagem especial do Cisrun, pela parceria na gestão do Samu Macro Norte.
O prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto, diz que o Samu Macro Norte é a gênese do Samu regional do país. “Temos orgulho em ser pioneiros de um projeto tão importante para a saúde pública, que é a regionalização do atendimento pré-hospitalar, não só de Minas Gerais, mas de todo o país. Sem esse projeto pioneiro, certamente nós dos pequenos municípios não teríamos acesso a um atendimento pré-hospitalar com a qualidade e tempestividade que contamos hoje, porque esse serviço até então era reservado às grandes cidades. Então, é com muito orgulho que São Francisco recebe esse título de Município Parceiro pela Vida e renovamos nosso compromisso e parceria para a manutenção do Samu na região”, conclui.
Antes da reunião pública, cerca de 80 socorristas do Samu e profissionais dos hospitais e centros de saúde dos municípios envolvidos no encontro participaram de um curso de atualização em urgência e emergência, ministrado por instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Samu Macro Norte.

Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

FORÇA, MEU GALO!!!!

FORÇA, MEU GALO!!!!!!



Com CATATAU  e ÉDER, ex-jogadores do meu GALO!!!!



Plantão SAMU INFORMA

PLANTÃO SAMU MACRO NORTE

Terça-feira, 11 de novembro de 2014


A unidade do SAMU de Montes Claros realizou nesta terça-feira, 11/11, 36 atendimentos, sendo 23 casos clínicos e 13 em decorrência de acidente de trânsito.

Por volta da 21h30, a unidade do Samu foi acionada na para atendimento a cinco vítimas de um acidente ocorrido na Avenida Imperatriz Leopoldina, bairro Independência, envolvendo duas motos e ma bicicleta. Uma mulher de 19 anos e outra de 32 anos, e três homens de 23, 21 e 38 anos escoriações, fraturas e cortes pelo corpo, sendo encaminhados ao hospital após receberem os primeiros atendimentos no local. Um dos condutores da moto estava visivelmente embriagado.

Às 19h50, uma mulher de 19 anos ficou ferida após colidir de moto contra um carro na Avenida São Judas, bairro São Judas. Ela apresentava corte contuso no nariz, necessitando de sutura no local.

Por volta das 18h40, um homem de 42 anos caiu de uma carroça na Rua Oito, bairro Chiquinho Guimarães. Ele estava consciente e orientado, relata dor no tornozelo direito, onde apresentava escoriações e déficit motor.

Às 15h47, uma mulher de 42 anos caiu de moto no bairro Cintra. Ela estava na garupa da moto e se queixava de dor na região cervical e nos braços.

Às 13h56, um jovem de 17 anos caiu de moto na Avenida Tucuruí, bairro Interlagos, e relata dor abdominal à apalpação.

Às 12h, duas pessoas ficaram feridas após colisão entre duas motos na Rua Padre Vieira, bairro São Judas. Uma mulher de 31 anos, que estava em uma das motos, apresentava possível fratura no pé esquerda e escoriações na região dorsal. O condutor da outra moto, de 51 anos, apresentava possível fratura no braço esquerdo.

Às 9h, um homem de 27 anos caiu de moto na Avenida Leonel Beirão de Jesus, e relatava dor em tornozelo esquerdo e na clavícula.

Às 8h50, uma mulher de 25 anos caiu de moto na Avenida Feliciano Martins de Freitas, Vila Regina, apresentando escoriações nas pernas e no punho direito.

Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.


Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte

DEU no JN/GLOBO.COM: BULLYNG/ASSÉDIO MORAL no trabalho

DEU no JORNAL NACIONAL/GLOBO.COM, em 11/11/14

Edição do dia 11/11/2014
11/11/2014 21h13 - Atualizado em 11/11/2014 21h13

Quase metade dos jovens brasileiros já sofreu bullying no trabalho

Pesquisa feita com jovens estudantes e estagiários revelou que metade deles já foi vítima do bullying. ‘Se você não ligar, diminuiu’, diz um jovem.


"....situações que vão da zombaria ao assédio moral. Um mal que deve ser cortado pela raiz."

Leia matéria completa aqui:

PIRAPORA: AVANÇA a REFORMA do BENJAMIM GUIMARÃES

PIRAPORA

Avança a reforma do Vapor Benjamim Guimarães

Flávia Fernandes/Ascom



Vapor histórico em reforma!

O vapor Benjamim Guimarães está sendo revitalizado!

A reforma na lendária embarcação foi iniciada no mês de agosto desse ano, após a interrupção dos passeios turísticos do vapor, em razão do baixo nível das águas do rio São Francisco, e estende até o fim do ano.

Realizada pela Prefeitura de Pirapora, por meio da Empresa Municipal de Turismo (Emutur), a reforma está bastante avançada. “O trabalho está sendo feito por profissionais especializados”, afirmou o Diretor-Presidente da Emutur, Anselmo Rocha Mattos.

O Secretário ressaltou que a reforma também é importante porque a expectativa é de que até o próximo mês, o nível das águas do rio tenha elevado-se dando condições de navegabilidade ao vapor Benjamim Guimarães, possibilitando, assim a retomada dos tradicionais passeios.

“Já reformamos toda a parte estrutural do vapor (ferragens, troca de tubulações), além dos banheiros”, que já estavam começando a ficar comprometidas”, completou o Presidente. “E vamos usar a tecnologia, pois a  verificação da situação da estrutura do casco será feita por meio  de ultrassom, no final de novembro”, afirmou.

“Nossa expectativa é enorme quanto às chuvas de final de ano para que nosso turismo volte ao normal”, frisou o Prefeito de Pirapora, Léo Silveira. “Estamos ansiosos para, não só terminar, mas para retomar os passeios turísticos e as viagens que fazíamos por intermédio da operadora de turismo Paradiso, de São Paulo”, finalizou o Prefeito, Léo Silveira.

Fotos: Ivan Rodrigues