sábado, 11 de janeiro de 2014

Mensagem do ISAÍAS CALDEIRA VELOSO

O amigo ISAÍAS CALDEIRA VELOSO, pessoa que está no topo ( aquele espaço que é reservado a poucos) da nossa estima, juiz de direito honrado, que faz jus ao posto que ocupa, envia um belo texto. De condolências, pela passagem da sua assessora Gilmara. Leiam:




Por Isaías Caldeira


Por sete anos Gilmara foi minha assessora jurídica. Tinha 36 anos e muitos planos, próprios e para as duas lindas filhas, tão lindas quanto ela, Gabi e Doti. Estávamos ambos em gozo de férias. No dia 07 deste mês retornaríamos ao trabalho. Conversamos no domingo à noite, por telefone. Estava gripada, mas animada, e me disse que tomaria uns chás e que estaria bem na terça. Muito trabalho nos esperava. Fez mingau de milho verde para levar para Bocaiúva, terra de sua família. Na segunda amanheceu bem, mas no mesmo dia à tarde sentiu-se mal. Uma irmã a levou à Santa Casa. Não conseguindo respirar, foi para o CTI. Pneumonia dupla. Na terça os rins pararam. Já inconsciente, respirando artificialmente, deixou de responder aos medicamentos. Na quarta feira, infecção generalizada. Quinta feira, por volta do meio dia, seu coração generoso deixou de bater. Foi para a eternidade e ficamos mais pobres, sem sua amizade, sem sua presença zeladora. Ficaram órfãos, além das filhas, os infelizes que passam pelas salas de audiências das varas criminais e depois amargam as agruras do presídio, aos quais ela devotava todas as suas forças e energias, anotando suas súplicas, reportando-as a mim e até a colegas juízes, para as medidas necessárias. Sentia-se responsável por todos os familiares de presos que batiam às portas do nosso gabinete e a todos ouvia, ciente das carências a que ficam submetidos sem o sustento pelos encarcerados, especialmente os infantes nascidos em berço estigmatizado pela miséria e pela condenação penal de ascendente. Nada tinha nas mãos que não fosse para repartir. Acreditava na reincarnação, Kardecista que era. E se assim for, deve estar nascendo, em algum lugar do mundo, um lótus feito gente, calmo e tranquilo, posto em meio às águas turbulentas do rio da vida, como sinal de que a obra continuará e que haverá sempre, em todos os tempos e lugares, pessoas com a missão de cuidar de outros, no exercício de cotidiana caridade, a mais pura manifestação do amor. Mas, sabe-se lá, talvez queira o Criador mantê-la consigo, assessorando-O nos pleitos dos homens aqui na terra, ouvindo suas preces e reportando-as ao Pai, no gabinete celeste, onde nossas ações encontram-se processadas, à espera da sentença que merecemos e que nos será dada pelo maior dos Juízes. Fique em paz, Gil, e obrigado por fortalecer a minha convicção que só o amor conduz à Justiça.

GUSTAVO MAMELUQUE RESPONDE....

GUSTAVO MAMELUQUE RESPONDE...

GUSTAVO E A ESPOSA LARISSA
O amigo GUSTAVO MAMELUQUE, jornalista, responde ao nosso ping pong:


O SEGREDO DE TUDO ESTÁ EM.....
Ser verdadeiro.

EU ANDO COM VONTADE DE....
Ser Feliz e fazer outras pessoas felizes!!!


VALEU, GU! BOA RESPOSTA!

EDÍLSON TORQUATO RESPONDE....

PROPOSTA E RESPOSTA...

Propusemos uma brincadeira.Enviamos este email a alguns amigos:

"Amigos, solicito de vocês uma resposta, inquietação, qualquer coisa que vier a mente, sobre uma frase/palavra que vou deixar no ar. É uma espécie de ping pong coletivo. Complementem a frase com aquilo que pensar primeiro.
A resposta pode ser qualquer uma,  sem regra, sem censura. A resposta vai para o blog com o nome do autor. Peço respostas curtas,  pq é um entretenimento. E bem francas, ok? Lembrete: Ofensas a outros não serão aceitas. Isso aqui é leveza, brincadeira para pessoas do bem.
E por falar nisso, visitem o blog. Ele é igual a nossa vida mesmo: não tem sábado, domingo, feriado, dia certo ou errado. Ele é onipresente. Tem novos posts lá: http://blogdamarciavieirayellow.blogspot.com.br/


FRASE 1:

O SEGREDO DE TUDO ESTÁ EM.....

FRASE 2:

EU ANDO COM VONTADE DE....


Aguardo suas inquietações.
Bjos da Yellow

E a resposta do nosso amigo EDÍLSON TORQUATO, já chegou:
Rápido no gatilho, TORQUATO, atual presidente da ACI, também é um cara de bom coração. Vejam só:

O SEGREDO DE TUDO ESTÁ EM....
fazer com amor

EU ANDO COM VONTADE DE.... fazer um mundo melhor.

É isso aí, Edílson. Falou com propriedade!


ABRAÇO para.....

ABRAÇO PARA...

DIMAS RODRIGUES  e GRAÇA, que recebem na próxima terça, ao lado da equipe. Grata.


(Foto: arquivo Márcia Vieira)

RELEMBRANDO GOYA.....

Por sugestão de um amigo e leitor, vez ou outra vou postar aqui alguns dos meus textos/crônicas, já publicados em outros espaços. Começo com a crônica para Goya, que nos deixou em janeiro do ano passado(2013).













RELEMBRANDO GOYA....


Em memória de Eduardo Lima (Goya)

No Céu com Diamantes...

Por Márcia Vieira

Que Liz Taylor o quê?! Montes Claros tem Goya!  Tinha Goya. Não!  Sempre teremos o Goya, na memória, no coração, em fotos, paisagens, textos e canções. Eduardo "Goya" Lima, nasceu aqui, ficou por aqui e um dia foi ali, experimentar o clima da montanha, a política de fato. Colocou sua voz no mundo, emocionou e se emocionou. Virou lenda. Certa vez, caminhando com uma amiga nas imediações do quarteirão/praça da Matriz, fez uma senhora retroceder dois passos, virar-se em sua direção e perguntar: "Eduardo Lima, é você? Conheci pela voz!". Foi um festival de abraços, carinhos e declarações da fã ao assustado, mas feliz Eduardo Lima.

Não foi apenas pela voz firme e certeira que tornou-se mito. Seus casamentos e filhos, em número extenso e pouco comum, deram o que falar. Virou matéria de revista, motivo de curiosidade e inquietação. A Lyz Taylor do sertão não tinha olhos cor de violeta. Eram olhos menores, quase apertados por detrás das lentes, mas quando falava, eles cresciam e fitavam profundamente o seu interlocutor. Os braços acompanhavam a fala e o gestual não era comedido. Nada nele era comedido. Viveu intensamente e é de se supor, partiu com a mesma intensidade.

Como todo ser humano que valida as emoções, certamente teve lá seus desafetos, mas o número de afetos é provável e infinitamente maior. Os rasantes na cidade em que nasceu aconteciam com pompa, independentemente de circunstância. Alegre, lúcido e animado, reuniu a nata da saudável loucura montes-clarense quando do lançamento de seu CD no Centro Cultural. Encontro descontraído, festivo, cheio de relatos e confidências. Esticou a noite com uma turma de bons, velhos e novos amigos. Dia seguinte ao lançamento, chegou atrasado para uma entrevista. Azar do relógio que cisma em correr mais do que as pessoas aceleradas. Foi recebido pelos colegas, alguns do início da carreira de radialista, com todo zelo e carinho e concedeu entrevista de mais de uma hora para o "Márcia Vieira em Revista", programa que ia ao ar pela Rádio Terra.

Respondia a tudo e muito mais. Difícil foi compactar e selecionar os momentos mais marcantes. Pessoas incríveis e emocionais não merecem edição. O mundo em que vivemos tem dessas coisas. Quer limitar e colocar rédeas em quem não cabe em si. O Eduardo, o Goya, fugiu das limitações, vôou, foi abrir os braços em outro horizonte, falar em outra frequência, emocionar as estrelas, talvez encontrar um "amor de outro mundo" e dar origem a novos anjos. O certo é que ele está agora “no céu com diamantes”, como cantou o Beto Guedes:

“ voz,
que é pedra de tal firmamento
e ainda se escuta luzir
a todo momento....

E está aqui mas se foi
Virou estrela
A nossa estrela no céu..”

Bye, Goya! Até a próxima entrevista ou encontro casual nos arredores do quarteirão!

Yellow
02/01/13

*Publicada em jornal O TEMPO e outros.


HOJE É DIA...RELEMBRAR...

HOJE É DIA DE...

FALECIMENTO  do médium brasileiro ZÉ ARIGÓ, nascido em uma fazenda na região de CONGONHAS-MG, em 1922. ARIGÓ realizava operações espirituais por meio do espírito de Dr. FRITZ, um médico alemão já falecido. O médium morreu aos 50 anos, depois de mais de 20 anos de dedicação  a curas mediúnicas. Pessoas de todo o  mundo estiveram em Congonhas para estudar o fenômeno ZÉ ARIGÓ, que foi preso, acusado de charlatanismo e rejeitado pela igreja, que não permitiu que o seu corpo fosse velado em suas dependências, quando da sua morte em acidente, na BR 040.
Jornalistas que tentaram desmascarar o médium, como Cidinha Campos e Jorge Audi, renderam-se a ele e não obtiveram êxito nas suas tentativas. Cidinha chegou a ser curada de um cálculo renal. Políticos como Jango, JK e Carlos Alberto Bittencourt aproximaram-se de ARIGÓ.


Adicionar legenda
E POR FALAR EM REJEIÇÃO e PAPELÕES da IGREJA, hoje também é dia de falecimento do ator, dançarino e comediante JORGE LAFOND, a VERA VERÃO, cuja morte se deu, segundo consta, em decorrência de uma depressão provocada por um episódio muito comentado em que figura como algoz o PADRE MARCELO ROSSI (gente, eu acredito que a situação realmente aconteceu. Nunca fui com a cara deste padreco. Nem passo perto da televisão quando alguém cisma de assistí-lo. Isso não é gente, acreditem! Prefiro o Lafond).

Vejam o que diz uma publicação sobre o episódio:

"Em 2002, Lafond foi convidado a participar do quadro Homens X Mulheres do programa Domingo Legal, no SBT. Para satirizar ainda mais sua personagem, ele foi colocado no grupo das mulheres. O padre Marcelo Rossi iria participar do programa no mesmo dia que Lafond e antes de entrar no palco para fazer seu showzinho, exigiu que o transformista fosse retirado do palco. A produção do programa retira Vera Verão do palco e o faz aguardar nos bastidores. Após a apresentação do padre, Lafond é convidado para retornar ao palco. Constrangido, abalado e com o orgulho certamente ferido, ele se recusou e foi embora.No mesmo dia fez o seu show em uma boite e desabafou com o público. Passou a viver desmotivado e uma semana depois foi internado com problemas de hipertensão. Desenvolveu, a partir daí, uma depressão que o levou a sucessivas internações, que culminaram na sua morte em 11 de janeiro de 2003."

Pois é, não dou crédito a sensacionalismo e coisas do tipo, mas, neste caso, sendo o tal do padre na outra ponta da história, devo confessar que tenho cá minha opinião e não é a favor dele, já que nunca fui simpática à sua figura. É isso!










EM DESTAQUE NO UAI: Fotos BÁRBARA FIALHO

EM DESTAQUE no UAI- DZAI, em 11/01/14

Álbum com fotos da top montes-clarense BÁRBARA FIALHO aparece em destaque na página do UAI, neste sábado, 11. Vejam:


LEGENDA: TOP MODEL DA VICTORIA SECRET, BÁRBARA FIALHO VISITA MONTES CLAROS

REDE VOLUNTARIADO e ADENOR; captação de recursos em pauta

Rede Voluntariado e ADENOR promovem curso para captação de recursos

 Instituições do Terceiro Setor terão noções básicas sobre Gestão de Projetos



A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI e a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – ADENOR – vão realizar um curso de Capacitação de Recursos para as instituições cadastradas na Rede Voluntariado, no dia quatro de fevereiro. Ao nivelar mais informações sobre gestão de projetos, as entidades, a partir de seus assessores, terão melhores chances de conseguirem recursos junto às empresas públicas e privadas.
Conforme Núria Font, Diretora de Responsabilidade Social da ACI, o Curso de Capacitação de Recursos será voltado para as instituições cadastradas na Rede Voluntariado/ACI. “Trata-se de um curso para nivelamento de informações, sendo que os participantes saem com um micro projeto elaborado e noções básicas de Gestão de Projetos e Captação de Recursos”, explica.
 Márcia Versiani, Superintendente da ADENOR, completa que o curso terá carga horária de 8h, no prédio da ACI, na sala 06. De acordo com a programação, os Assessores de Instituições do Terceiro Setor terão noções dos seguintes temas: Captação de Recursos (Editais Nacionais/ Editais Internacionais / Mobilização de Recursos Locais - Plataformas de captação, formato colaborativo, Pessoa física/jurídica, Planejamento institucional para captação); Elaboração e gestão de projetos (Como elaborar um projeto / Confecção de Micro Projeto em oficina / Identificação de linhas de financiamento dos projetos elaborados); Relação Intersetorial (Primeiro, Segundo e Terceiro Setor / captação pelas Prefeituras, empresas e outras instituições do Terceiro Setor).
Núria Font ressalata que “a falta de informação sobre como e onde conseguir recursos é um gargalo para os projetos sociais. O marketing social está a pleno vapor, as empresas querem investir em responsabilidade social, pois é saudável para elas e para a sociedade. Entretanto, precisam de projetos bem elaborados e focados num objetivo comum, a melhoria da qualidade de vida, para justificarem o apoio”.
O investimento será de 100 reais por participante. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 2101-3304.

Texto/Foto: Mosaico comunicação