segunda-feira, 18 de março de 2013

O LOOK É ....MARIA de LOURDES WANDERLEY DIAMANTINO

O LOOK É ...

MARIA de LOURDES WANDERLEY DIAMANTINO

Aos 92 anos, dona Maria roubou a cena durante abertura de exposição em Montes Claros. Vestido leve em tons suaves de verde e amarelo arrematado por um cinto forrado e decote canoa, pequena bolsa em tom palha, cabelo naturalmente platinado e bem penteado, e pra finalizar, um colar laranja, contrastando com o vestido. Tudo adequado à idade e tipo físico. Alegremente ela posou para o blog. Agradecemos a simpatia e beleza que enfeita esta segunda-feira.


TREMORES:ESPECIALISTAS FALAM, às 14h

É HOJE:
 
Montes Claros recebe Seminário Internacional Brasil/Japão sobre tremores




Montes Claros irá receber nesta segunda-feira, 18, o Seminário Internacional Brasil/Japão para a Gestão do Risco de Desastres (Tremores de Terra). O evento, que é promovido pela Prefeitura de Montes Claros em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), acontecerá no auditório da 11ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública), no bairro Ibituruna, a partir das 14 horas. 

O objetivo do Seminário é divulgar ações de prevenção e de redução do risco de desastres ligados aos tremores de terra, e para isso terá diversas palestras ministradas por uma comitiva vinda do Japão, que compartilhará sua larga experiência na convivência com os abalos sísmicos. 

Serão ministradas as seguintes palestras: “Japão, o sistema de prevenção de terremotos da província de Aichi”, pelo chefe do escritório de atendimento emergencial e Defesa Civil da província de Aichi, Fukunaga Hideki; “Medidas estruturais para prevenção de terremotos”, pelo diretor assistente da Divisão de Rios da província de Aichi, Ota Katsuhisa; “Políticas locais para a redução do risco de desastres: atuação municipal dos órgãos municipais de proteção e Defesa Civil”, pelo perito da Universidade de Nagoya e funcionário da prefeitura da cidade de Kota, Yukihiro Kasugai; “Como realizar uma educação de prevenção de riscos contra terremotos”, pela professora da Universidade de Nagoya, Hiroko Kondo; “Atividades dos voluntários em prevenção do governo local da província de Aichi: A importância da mobilização social para a redução do risco de terremotos”, pelos residentes voluntários do grupo Higashiura Bosai Net. As palestras contarão com tradução simultânea, e ao final do evento ainda será aberto um espaço para perguntas e respostas.

Para o Seminário estão confirmadas as presenças do prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins, além de outras autoridades e de representantes de entidades da sociedade civil da região. “O Seminário será muito importante para que todos possam conhecer como se faz a prevenção de desastres ligados aos tremores”, explica o coronel Franklin de Paula Silveira, coordenador da Defesa Civil de Montes Claros. 

Na quarta-feira, 19, será assinado o acordo de cooperação entre a província de Aichi e o Estado de Minas Gerais, que permitirá, por exemplo, a realização de parcerias entre Montes Claros e o município de Kota, e entre a Universidade de Nagoya e a Unimontes. 


Texto: Daniel Moraes
Foto: Fábio Marçal

18 de MARÇO É....

18 de março é....
 
...Nascimento do cineasta francês LUC BESSON, da atriz brasileira JÚLIA LEMMERTZ, do médico e cientista brasileiro GILBERTO DE NUCCI, fundador da Cartesius Analytical Unit, empresa proeminente na aprovação qualitativa de novos produtos comerciais farmacêuticos conhecidos como “genéricos”.

É dia de nascimento de IRENE CARA, atriz e cantora dos Estados Unidos. Irene participou do filme FAMA e ganhou destaque, mas o reconhecimento veio com a canção FLASHDANCE, composta em parceria com Giorgio Moroder e tema do filme de mesmo nome, um dos maiores musicais nos anos 80. Com a música, Irene Cara levou o oscar de melhor canção em 1983. Em 2007, a música obteve a 22º colocação como maior sucesso na história da música, pela United World Chart. O certo é que "Flashdance ....What a fellin"  é tão marcante que o nome depois das reticências, que compõe o título original, é totalmente dispensável para apresentá-la. Abaixo, vídeo com cenas do filme protagonizado por Jennifer Beals com a música título ao fundo.


VAGAS PARA LIVREIROS, EM BH


CAFÉ COM LETRAS (BH) INFORMA:

A Livraria do Café está com vagas abertas. O candidato deve ter disponibilidade para trabalhar à noite, ser organizado, gostar de ler e escrever. Qualquer dúvida sobre a vaga, envie um e-mail para a Samantha pelo livraria@cafecomletras.com.br.

Interessados devem acessar o formulário de cadastro em:
http://www.cafecomletras.com.br/trabalhe_cafe

TRÍDUO DE SÃO JOSÉ: DIA 19



Tudo pronto para a Solenidade de São José  na 

Matriz



Já está tudo pronto para a tradicional Solenidade de São José, um dos padroeiros da primeira igreja de Montes Claros. O pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, presidirá Missa nesta terça-feira (19), dia em que a Igreja faz memória litúrgica do esposo da Virgem Maria, pai adotivo de Jesus e patrono universal da Igreja. A Missa será às 19h, no templo da Praça Doutor Chaves, centro histórico da cidade. 

FRALDAS – Neste ano, a novidade fica por conta da campanha de fraldas geriátricas que serão doadas para a Associação das Damas de Caridade. Mais conhecido como Lar das Velhinhas, o local está prestes a completar 90 anos de ajuda a mulheres idosas e portadoras de necessidades especiais. A sede situa-se na rua Dom João Pimenta, centro. O objetivo de Padre Dorival Barreto, que assumiu a paróquia há apenas um mês, foi levar os fiéis a fazer o que chamou de “gesto concreto no período da Quaresma, pois uma das armas que temos durante esse tempo de preparação para a Páscoa, além da Oração e do Jejum, é a Caridade”. Os interessados ainda podem participar da iniciativa, que termina justamente no Dia de São José, 19 de março. A entrega deve ocorrer na Secretaria Paroquial, que funciona em horário comercial, em um anexo do próprio templo. 

TRÍDUO – Mas os paroquianos da Matriz começaram a se preparar para a Solenidade de São José de 16 a 18 de março, sempre durante a Missa das 19h. No segundo dia Tríduo, 5º Domingo da Quaresma, por exemplo, Padre Dorival Barreto destacou a importância de os católicos aproveitarem os últimos dias desse período, que segue até a manhã de Quinta-Feira Santa, para empreender urgente revisão de vida visando à chegada da Páscoa na Ressurreição do Senhor, maior festa da cristandade. Ressaltou a essencialidade da “Palavra de Deus” em todo o processo de interioridade. “Nós precisamos do perdão e da misericórdia de Deus. E as leituras de hoje (17 de março) nos chamam atenção para uma só coisa: Deus é misericórdia. O domingo, Dia do Senhor, (...) é oportunidade talvez única, [devido ao cotidiano tumultuado da maioria das pessoas], de uma escuta mais atenta da Palavra. Ir à Missa é receber e guardar essa Palavra no coração para podermos enfrentar os desafios que certamente surgirão na semana que se inicia”, pontuou.

Doutor em Teologia Dogmática e professor no Seminário Maior Arquidiocesano Imaculado Coração de Maria e na Universidade Estadual de Montes Claros, o sacerdote de 49 anos alertou, entretanto, que o perdão e a misericórdia, tão enfatizados no decorrer da Quaresma, não devem permanecer na abstração, “na ideia”, mas, ao contrário, devem tornar-se prática. E é a partir dessa atitude de humildade, na vivência do perdão e da misericórdia, concluiu o pároco da Matriz, que “Deus se aproxima” da pessoa e realiza o milagre da mudança de vida. “A autossuficiência não tem lugar na lógica de Deus”, diferente da “nossa lógica”, completou. A Missa de domingo (17) foi concelebrada pelo diácono permanente Fernando Veloso. Participaram cerca de 800 pessoas. 


Texto/Foto:Valéria Borborema(assessoria igreja)

CRIMINALIDADE: AUTORIDADES DISCUTEM AÇÕES

NOTÍCIA/SEGURANÇA PÚBLICA/NOTÍCIA


Autoridades discutem ações para reduzir a criminalidade em Montes Claros

Nesta terça-feira (12), a sala de Integração e Gestão de Segurança Pública (IGESP) da 11ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública) recebeu representantes de diversos órgãos de segurança pública da região, para discutir estratégias de diminuição da criminalidade em Montes Claros.
A IGESP (Integração e Gestão de Segurança Pública) é um modelo de organização de gestão do trabalho policial, proposto pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS), que reúne ações e informações para obtenção de resultados em segurança pública. O objetivo é aumentar a eficiência da prevenção e do combate ao crime através da parceria entre diferentes órgãos de segurança como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Subsecretária de Administração Penitenciária.
Participaram da reunião desta terça-feira o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, coronel Franklin de Paula Silveira, o comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel César Ricardo de Oliveira Guimarães, o chefe do 11º Departamento de Polícia Civil no Norte de Minas, Rogério Evangelista, a supervisora metodológica do IGESP, Mayara Ferreira Abreu, que mediou o encontro, os promotores de Justiça, Flávio Márcio Lopes Pinheiro e Eduardo Fantinati, além de representantes da Câmara Municipal e de órgãos de segurança pública.
Segundo Franklin de Paula Silveira, “a reunião visou a aproximação entre os novos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil da região e a prefeitura Municipal de Montes Claros, com o objetivo de criar ações preventivas de combate ao vício de drogas e álcool, além de outras medidas voltadas para promover a diminuição da criminalidade no município, como investimentos em iluminação pública e limpeza de lotes vagos”.
 
 
Texto: Equipe Ascom
Foto: Fábio Marçal

BOLSA ATLETA: DEPUTADO APOIA REGIONALIZAÇÃO

NOTÍCIA/ESPORTE/ASSEMBLÉIA

Deputado Tadeu Martins Leite defende regionalização do Bolsa Atleta em Minas Gerais



O Projeto de Lei (PL) 3.625/12, que prevê uma política de incentivo a atletas e técnicos que praticam atividade esportiva de rendimento no Estado foi tema de audiência pública na última terça-feira (12/03) no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema, proposto a partir de requerimento do deputado Marques Abreu (PTB) ao PL de autoria do governador Antonio Anastasia, foi debatido na Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, reunindo desportistas e profissionais da área.

Membro efetivo da Comissão, o deputado estadual Tadeu Martins Leite (PMDB), parabenizou o projeto principalmente no ponto em que a lei poderá contemplar também técnicos. “Quem seria do atleta sem as coordenadas indispensáveis do técnico, que passa também por necessidades financeiras”, disse. O parlamentar expressou, por outro lado, preocupação para que o texto se torne mais abrangente, de forma a servir de auxílio para manutenção das atividades de mais atletas e de diferentes regiões do Estado.

O projeto de lei, que já recebeu parecer pela constitucionalidade da Comissão de Constituição e Justiça, prevê que atletas e técnicos poderão pleitear o benefício somente “mediante comprovação de filiação à federação esportiva mineira ou Confederação Nacional vinculada ao COB ou ao CPB, da sua respectiva modalidade”. A indicação dos beneficiados pelas federações foi alvo de questionamento do deputado Tadeu Martins Leite. “Essa discussão inicial é importante. Sabemos da dificuldade do atleta de conseguir um patrocínio, muitos inclusive merecedores e que colecionam medalhas. E muitos deles poderiam ser beneficiados pelo Bolsa Atleta, principalmente no interior de Minas. Dos últimos beneficiários do Bolsa Atleta, não há nenhum do Norte de Minas ou dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri”, ponderou.

Tadeu Martins Leite finalizou ressaltando o valor do investimento no esporte, não só nas modalidades profissionais, mas também nas categorias de base, para servir de trabalho preventivo às drogas, resultado já apresentado na Comissão Especial de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, da qual também faz parte. “Temos que ajudar a criar novos atletas em nosso Estado, incentivando a prática do esporte e quem sabe gerando campeões olímpicos”, enfatizou.

Requerimentos aprovados

Ainda na reunião da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude de terça-feira, foi aprovado requerimento do deputado Tadeu Martins Leite para realização de audiência pública em torno do “Projeto Geração Saúde – Promoção do Hábito da Prática Esportiva, Atividades Físicas Orientadas e Lazer”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Criado em 2011, o projeto ofertará 14 mil vagas para 2013 para jovens de 15 a 19 anos que estiverem acima do peso e atendidos pelo Programa Saúde da Família. Dados do estado apontam que, em 2010, havia 13,8% de jovens mineiros nessa faixa etária com Índice de Massa Corporal (IMC) acima do recomendado, percentual que subiu para 15,1% em 2012.

Reunião conjunta entre a Comissão de Esporte, Lazer e Juventude e Comissão Extraordinária da Copa do Mundo para debater o PL nº 3.685/2013 também deverá acontecer nos próximos dias dispondo sobre medidas relativas à Copa das Confederações FIFA e à Copa do Mundo de 2014.

Ainda foi aprovado requerimento que requer realização de audiência pública objetivando discutir o art. 4º da Resolução SEE 2.253/2013, segundo o qual nos anos iniciais do Ensino Fundamental os componentes curriculares de Educação Física serão ministrados pelo próprio regente da turma, exceto quando na escola já houver professor efetivo ou efetivado pela Lei Complementar nº 100, de 2007, nesses componentes curriculares.

Texto/foto: Luís Alberto Caldeira(assessoria deputado Tadeu Martins Leite)