quinta-feira, 9 de maio de 2019

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE...

Festejar o cantor norte-americano Billy Joel, nascido em 09/05/1949. Uma das canções de maior sucesso de Joel é "Uptown Girl", de 1983, composta para a modelo Chrystie Brinkley, que viria  a ser sua esposa e protagoniza o clipe da música. 




BOOTCAMP PODE TRANSFORMAR NEGÓCIOS

Capacitação propõe novas estratégias para criar negócios de sucesso

Em apenas 24h, participantes do BootCamp podem transformar seu negócio

 Para quem quer dar um upgrade no seu negócio ou tirar do papel aquela ideia que está engavetada há algum tempo, a dica é participar do curso Bootcamp - Empreendedorismo em Ação, que será ministrado pelo Sebrae Minas em Montes Claros, entre os dias 14 e 16 de maio, de 8h às 18h.  O termo “bootcamp” tem origem americana e era utilizado em treinamentos militares de alta intensidade, em que valores como motivação, superação, foco e persistência são carros-chefes. Atualmente, o conceito é aplicado ao ambiente da gestão e do empreendedorismo.
 Os interessados em redesenhar o modelo de negócio e ao mesmo tempo desenvolver uma postura mais empreendedora podem se inscrever pelos telefones 0800 570 800 e (38) 3224 7350, ou pessoalmente, no ponto de atendimento do Sebrae. A capacitação será realizada no Cepeage, localizado na Rua Paris, 240, bairro Ibituruna.
  “O BootCamp trabalha desde a ideia até a materialização de um negócio. Durante três dias, os participantes têm acesso a todas as ferramentas de gestão necessárias para que eles tirem a ideia do papel e a coloque em prática.  É uma oportunidade para experimentar e testar uma ideia. Mais do que falar é fazer, por isso, é chamado de empreendedorismo em ação”, explica o analista do Sebrae Minas Gilmar Chagas.
Um exemplo de como a capacitação pode mudar a forma de administrar o negócio é compartilhado pela empresária do setor da beleza Núcia Lopes, proprietária da Acasa Estética e Saúde, que fez o curso no ano passado. “O BootCamp fez a diferença no meu negócio. O curso nos leva a vivenciar e a enxergar o funcionamento de todas as áreas da empresa e a identificar de forma prática onde e como eu tenho que mudar. Eu, praticamente, reconstruí meu negócio por meio das ações vivenciadas no curso. Posso dizer que o meu negócio deslanchou”, conta.

Serviço:
Bootcamp – Empreendedorismo em ação
Data: 14 a 16 de maio
Horário: 8h às 18h
Local: Cepeage - Rua Paris, 240 – bairro Ibituruna.
Informações e inscrições: (38) 3224 7350

Conteúdo
Módulo 1: Mindset Empreendedor
- Atitudes empreendedoras
- Propósito
- Effectutation
Módulo 2: Cliente e Mercado
- Empatia
- Desenvolvimento de clientes
- Segmentação de mercado
- Técnicas de entrevistas e observação
- Construção de personas
Módulo 3: Problema e Solução
- Tarefas funcionais e emocionais do cliente
- Lean statup
- Validação de problemas
Módulo 4: Prototipagem e Mínimo Produto Viável
- Tipos de protótipos
- Mínimo Produto Viável
- Validação da solução
Módulo 5: Canais, Vendas e Modelos Financeiros
- Canais de distribuição e comunicação
- Estratégias de vendas
- Fontes de receita
- Estrutura de custos
Módulo 6: Lean Canvas, Storytelling e Pitch
- Métricas chaves do negócio
- Vantagens competitivas
- Storytelling e pitch
- Lean Canvas

Cida Santana
Assessoria de Imprensa
Regional Norte
Montes Claros/MG

LICENÇA MATERNIDADE PODE SER AMPLIADA

Licença maternidade pode ser ampliada 
para mães de  prematuros

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, todos os anos, cerca de 30 milhões de bebês nascem prematuros ou com baixo peso ou adoecem logo nos primeiros dias de vida, em todo o mundo. A licença maternidade de 120 dias é um direito constitucional, mas e quando o bebê exige mais tempo de dedicação, como em casos de prematuros? O direito de estar com seu filho, além do período da licença-maternidade legal, vem sendo visto com bons olhos, nestes casos especiais,  pela justiça em diversos casos pelo país.
A possibilidade de a mãe obter o afastamento das suas atividades profissionais por um período superior a cento e vinte dias, sem prejuízo de seu emprego, em virtude de a criança ter nascido de maneira prematura e ter ficado hospitalizada para conclusão de sua formação, quando já poderia estar em casa com a mãe, depende de intervenção judicial, mas com entendimento positivo em diversos juizados especiais .
De acordo com a advogada, Dra. Daniela Rodrigues Lima, “a Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, tem por um de seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, a fim de garantir todos os direitos que daí decorrem. A licença-maternidade é uma garantia constitucional para que a gestante, filiada a um regime de Previdência Social, possa usufruir de cento e vinte dias de afastamento, para fortalecer o vínculo com o filho, atender as suas novas demandas e as necessidades desta criança, sem que isso afete sua relação de emprego e remuneração”.
Ela explica que “com a licença-maternidade, garante-se proteção à família, à mãe e filho, e a possibilidade de constituírem o contato inicial, imprescindível ao desenvolvimento saudável e integral da criança em sua primeira infância. No caso de mães de bebês nascidos prematuros existe a alternativa jurídica de pedido de licença-maternidade especial (ampliada)”.
Quando se trata desta situação, é sabido sobre todos os cuidados especiais necessários, por vezes, são dias de internação (até superior aos cento e vinte da licença-maternidade) na dependência de aparelhos médicos, submissão a procedimentos cirúrgicos invasivos. “Nesses casos, o instituto da licença-maternidade não consegue cumprir a sua função social de proteger a maternidade, a infância, a vida, de permitir a imediata interação mãe e filho sem qualquer tipo de interferência”.
Em 2008, a Lei 11.770 instituiu o programa “Empresa Cidadã”, que permite a ampliação do período de licença-maternidade em mais sessenta dias, totalizando cento e oitenta dias de afastamento. Este período ajuda a garantir a luta pela própria sobrevivência, de total dedicação, numa exaustiva rotina hospitalar para mãe e filho, privados, ambos, do primeiro e indispensável contato.
Entretanto, Dra Daniela  Rodrigues Lima pontua que “esta extensão depende da adesão da empresa ao programa, e não da necessidade específica da mãe ou bebê, sendo assim, esta previsão não tem alcance exclusivo à situação de prematuridade. Como a legislação brasileira ainda não possui texto específico em vigor sobre a licença-maternidade nos casos de prematuridade. São as decisões judiciais, que se fundamentam na razoabilidade, que buscam a interpretação da intenção do legislador em proteger a maternidade e principalmente em proteger o direito à vida, que tem garantido a efetivação dessa prerrogativa”.
Apreciação da justiça
Toda mãe de prematuro, que seja segurada do Regime Geral de Previdência Social (INSS) ou de algum Regime Próprio, caso de servidores públicos concursados, pode submeter o seu pedido de licença-maternidade ampliada à apreciação da justiça. A advogada Daniela Rodrigues exemplifica alguns casos no país, como na região sul do Brasil, a justiça  decidiu uniformizar o entendimento de que é possível à prorrogação do benefício de salário–maternidade para os casos de bebês prematuros, ainda que tal situação não seja prevista em lei.
“Em Minas Gerais, entendimento de Juiz Federal também foi confirmado por colegiado (segunda instância), quando da apreciação de caso de bebê prematuro, internado por 126 dias após o parto, ganhando a mãe o direito de dispor desse período, findo o prazo legal da licença-maternidade, para, finalmente, conseguir estar integralmente com o filho fora do ambiente hospitalar”, afirma.
Por não ser assunto definido ou direito especificamente previsto em lei, mas construído através das decisões judiciais, a figura do advogado se torna imprescindível para apresentação deste pedido diante do judiciário e para sua efetivação. “O direito de estar com seus filhos em momento tão especial é essencial para o bem-estar e desenvolvimento da família, cumprindo assim o direito elementar à vida”, conclui. 
Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação

É HOJE: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE ESPORTE

Audiência debaterá políticas públicas para o esporte

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (9/5), às 19h, audiência pública para discutir o “Plano Municipal de Políticas Públicas para o Esporte”. O evento é iniciativa do Vereador Daniel Dias (PCdoB).

De acordo com Daniel, o evento trará a oportunidade para a comunidade acompanhar o que está sendo feito quais são as propostas futuras para o esporte na cidade.

“É também uma maneira de retomar a discussão que iniciamos no ano passado, em relação as políticas de esporte do município”, explicou.

O Vereador pontuou várias obras voltadas para o esporte da cidade que foram adquiridas através de emendas de deputados estaduais e federais.

MOC SHOPPING TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Programação especial em homenagem às mães no Montes Claros Shopping

Para comemorar o Dia das Mães, o Montes Claros Shopping preparou uma programação especial.  Quem abre a programação é o Coral Escola de Música Sol Maior, às 19h30, na Praça de Eventos, no dia 9, quinta-feira.

Na sexta-feira, a programação começa às 20h, na Praça de Eventos, com os integrantes da Banda da Polícia Militar prometendo encantar quem estiver no local.

As homenagens encerram no sábado, com os alunos do Colégio Ícone em apresentação especial para as mães, na Praça de Eventos,  às 17 horas.

Horário especial - Para oferecer maior comodidade aos clientes na hora de comprar aquele presente especial para as mamães, o Montes Claros Shopping funcionará com horário estendido no sábado, dia 11, das 10 às 23 horas.

Promoção “Ser Mãe é uma arte”-  E segue até o dia 12 de maio, a promoção “Ser mãe é uma arte”. Juntando R$ 300,00 em notas fiscais de compras realizadas durante o período de 30 de abril a 12 de maio, ou enquanto durarem os estoques, o consumidor terá o direito de retirar uma bolsa personalizada assinada pela renomada artista plástica Tucca Melo. O posto de trocas está localizado próximo à loja Craze.


>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa 

FIEMG OFERECE CURSO SOBRE GESTÃO de COMPRAS


FIEMG oferece curso sobre Gestão de Compras e Estoque

Atividade é fundamental para o bom gerenciamento das empresas

A gestão de compras influencia diretamente nos estoques e no relacionamento com os clientes, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização. Sendo a função responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais na firma, pelo segmento junto ao fornecedor, e pela agilização da entrega.
Hoje, saber comprar de forma eficaz, não só beneficia a organização, mas é também determinante não somente para a competividade, como para a própria permanência da empresa no mercado. Calcula-se que atualmente o total gasto pelas empresas com compras varia de 50% a 80% da receita bruta e, portanto, pequenas reduções no custo das aquisições podem repercutir de maneira altamente positiva no lucro da empresa.
A área de compras tem uma função importante que é de cuidar para que os níveis de estoque da empresa estejam sempre equilibrados. Os níveis errados de estoque da empresa, por exemplo, afetam o custo de produção e podem trazer outros problemas para a empresa, como a necessidade de um maior controle de pessoal e despesas com a sua manutenção. Assim, uma gestão de compras eficiente pode trazer maior agilidade nas operações efetuadas pelas organizações e a qualidade crescente das aquisições, o que para a empresa é um diferencial altamente competitivo e positivo.
Para apresentar a nova realidade do mercado e proporcionar aos participantes uma visão realista do setor de compras e estoques das empresas, a FIEMG Regional Norte, em parceria com o CIEMG-Centro Empresarial e Industrial de Minas Gerais-, realiza em Montes Claros, no dia 28 de maio, o curso Gestão de Compras e Estoques. Serão abordados aspectos estratégicos, táticos e operacionais dessa atividade, ampliando a competência técnica dos profissionais envolvidos na ação, visando melhorar os lucros da empresa.
Entre os assuntos abordados estarão: O peso das compras no custo dos produtos; Planejamento de compras; Gerenciamento de materiais; A importância do controle de estoques; Tipos de estocagem; Planejamento, controle e identificação de estoques; Estoque x inventário; Contagem de estoque; Técnicas de redução de inventário e Ferramentas úteis, etc.
Instrutor
O instrutor do curso será Geraldo Luís Barbosa – MBA em Engenharia de Produção pelo IETEC e em Gestão de Energia Alternativas MOOC ONU, Univ. Salamanca – em andamento. Pós-graduado em Administração de Comércio Exterior pela Faculdade UNA, e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG. Tem vasta experiência em Gestão de Operações Industriais e de Projetos de reestruturação e ampliação de Operações em diversas empresas.
Inscrições: www.fiemg.com.br/regionalnorte no ícone “Eventos”.

Rosangela Silveira| Analista de Comunicação e Agente de Integração

FIEMG | Regional Norte | Montes Claros
Sistema FIEMG