domingo, 3 de março de 2019

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....
Lembrar o saudoso JANCE GARFAT, nascido em 03/03/1944. Jance era baixista da banda DR. HOOK , onde permaneceu de 1971 a 1984. Em 2006 ele faleceu em um acidente de motocicleta. Para lembrá-lo, um sucesso do DR. HOOK, de 1978, quando JANCE fazia parte da banda.




11º RPM DIVULGA RESULTADO OPERAÇÃO PRÉ-CARNAVAL


11ª RPM APRESENTA RESULTADO DA OPERAÇÃO PRÉ-CARNAVAL 2019

A Décima Primeira Região da Polícia Militar – 11ª RPM, realizou ontem, 01, no horário compreendido das 16 às 22 horas, a “Operação Pré-Carnaval 2019”, que consistiu no desencadeamento de várias operações policiais, quais sejam: operação presença, blitz policial, batida policial e incursão em aglomerados.

Referida operação foi realizada em toda a área de abrangência da 11ª Região da Polícia Militar, 77 (setenta e sete) municípios, atuando na prevenção e repressão qualificada no combate sistemático à criminalidade, com o objetivo de proporcionar à comunidade a presença real da Polícia Militar no contexto da Segurança Pública e inibir práticas delituosas, tais como: crimes de posse, uso e tráfico de drogas, infrações e crimes de trânsito, dentre outros.
A operação que contou com o efetivo de 250 (duzentos e cinquenta) policiais militares, com emprego, inclusive, dos que exercem atividades administrativas, apresentou os seguintes resultados:


Resultado Operação Pré Carnaval 2019 na 11ª RPM
Localidades com eventos carnavalescos
03

Ocorrências registradas
62

Operações realizadas
36

Homicídios tentados
-

Homicídios consumados
-

Veículos fiscalizados (trânsito urbano)
1.747

Veículos removidos (trânsito urbano)
41

CNH/PPD apreendidas/recolhidas (trânsito urbano)
01

Inabilitados autuados (trânsito urbano)
29

Testes de Etilômetros realizados (trânsito urbano)
01

Número de Prisões por embriaguez ao volante (trânsito urbano)
03

Auto de infrações lavrados (trânsito urbano)
123

Número de acidentes de trânsito urbano
01

Número de vítimas fatais de acidentes de trânsito urbano
-

Número de vítimas feridas de acidentes de trânsito urbano
01

Prisões efetuadas
14

Crianças/Adolescentes apreendidos
01

Armas de fogo apreendidas
05

Armas brancas apreendidas
01

Furtos consumados
06

Roubos consumados
04

Roubos à mão armada
01

Drogas apreendidas
Cocaína (Papelotes)
164

Maconha (Buchas)
57

Crack (Gramas)
200

LSD (Unidades)
25



Montes Claros/MG, 2 de março de 2019.



Assessoria de Comunicação Organizacional - 11ª RPM
Av. Major Alexandre Rodrigues, 301 - Ibituruna
39.401-301 - Montes Claros/MG
Fones: (38) 3201-0205 / 3201-0215 / 3201-0225

TEXTO CONVIDADO: MARA NARCISO

TEXTO CONVIDADO : MARA NARCISO

O lado bom da vida

Mara Narciso

Estar vivo pode nos parecer uma grande coisa, ainda que quem esteja morto não saiba disso. A vida é boa, mas atravessamos período tão sombrio que passamos a questionar se é vantagem não ter morrido. Passando primeiro pelo lado tétrico, para depois esperar a parte boa, acabamos nos perdendo nos labirintos do mal. Em 2019 andamos uma estrada que em tudo lembra um pesadelo, mas teimamos, obstinadamente, a encontrar o lado bom. A lista de mazelas está interminável. Os desastres deflagrados pelo homem machucam natureza e consciências. Não são fenômenos naturais e sim fruto do descaso com o outro, lema dos tempos atuais. O medo do que está por vir paralisa. Melhor não pensar nele, porém, evitando a negligência e a omissão.

O que nos salva são os inspirados poetas, a música como linguagem universal, a literatura, as boas ações. Elas ainda existem, e partem de pessoas desprovidas de egoísmo, imersas em empatia. Outras são más e povoam o mundo. Bem fariam se não ferissem. Mas ferem e trombeteiam o feito, cobertas de uma falsa razão.

Uma legião condena a ideologia política na escola, desde que não seja a ideologia dela, que, na verdade quer impor. Rejeita artistas da música, teatro e cinema, quando eles fazem obras opostas às suas crenças. Parte dos professores incomoda, assim, é preciso desprezá-los, atacá-los com acusações sem provas, coisa que está na moda. Pegam um caso específico e generalizam. Em tempos falsos, a difamação destroi a reputação de alguém, e acabou.
Música, livro, filme, novela que pregasse o que a legião de maus defende nas redes sociais deveria afugentar seguidores, mas a quantidade de desalmados cresce. Há desumanidade nelas. É nojento comemorar a desgraça na vida do oponente. Isso é vileza. O desrespeito reina no mundo virtual e real.

Em nome do combate à corrupção e da criminalidade em geral, discursavam convictos, e agora aceitam o que antes condenavam. Há acusações que não resistem a um único argumento, por serem posições indefensáveis. A conversa é rasa, superficial, com berros a primeira contrariedade. A intenção na qual poderia ser catada alguma coisa boa desmoronou, e no final o que se vê? Gente tentando apagar incêndio com gasolina, pensando estar acima do bem e do mal.

Condena, por questão de foro íntimo, a Bolsa família, as cotas, o direito ao aborto, o feminismo, grupo LGBT, aquecimento global. Defende que a Terra é plana e não gira em torno do sol, quer armar a população, diz não ter racismo, vacinas fazem mal e fumar faz bem, meninas se vestem de rosa e meninos de azul. É preciso hastear a bandeira, cantar o Hino Nacional e gravar para mostrar ao MEC que a educação melhorou. Mesmo sem merenda, com instalações ruins e professores sem receber. Aprender a cantar o Hino Nacional e ter ideias patrióticas seria bom para se pensar no coletivo. Por imposição tem efeito oposto, ainda que por fora aparente ser certo. Quem doma uma ideia, um pensamento? Os que têm preocupações sociais e buscam oportunidades iguais para todos são “comunistas”, uma paranóia que não serve a ninguém.

O cheque em branco foi dado na eleição. Agora está sendo preenchido. Desagrada a uma pessoa de 65 anos receber R$400,00? Para se aposentar ganhando um Salário Mínimo é preciso contribuir durante 49 anos e ter pelo menos 65 anos de idade. Os títulos de capitalização assustam.

A Rede Globo mostrou pessoas de 80 anos trabalhando no Japão. Nem a genética, nem o tipo de existência é semelhante. A população brasileira precisa vencer a fome, a verminose, esquistossomose, doença de Chagas, baixa escolaridade, falta de oportunidades, discriminação, e caso não morra vinte vezes pelo caminho, precisará trabalhar fichado por todo esse tempo. Quem conseguirá fazer isso? Há profissões nas quais é possível trabalhar até os 65 anos, mas muitas delas não. Quem dará trabalho a uma secretária/recepcionista madura? Como subir num poste de alta tensão com essa idade?

Num país em que a velhice começa aos 40 anos, em termos de emprego, especialmente os que exigem “boa aparência” (não seja feio, velho, gordo, negro, e se sim, saia da fila), é preciso ter menos de 30 anos.
Primeiro mudar a mentalidade, as condições de trabalho e a falta de educação do povo brasileiro, para, pouco a pouco reduzir em gotas o bem estar social incipiente, que faz tão bem nos países adiantados. E não digam que é preciso o bolo crescer para depois distribuí-lo. Nossa história já dura 519 anos.

NOVAS REGRAS APOSENTADORIA 2019

Novas Regras para a aposentadoria 2019
Especialista explica como vai ficar o direito ao benefício com as reformas

Nos últimos meses, o assunto do momento é a reforma previdenciária e como o Governo Federal vai definir a aposentadoria de milhares de brasileiros. O tema é importante para todas as gerações. Para quem está no mercado de trabalho há décadas e agora terá de estender um pouco mais os anos trabalhados para ter direito ao benefício integral, ainda para os jovens que se preparam para iniciar a vida profissional com foco nos meios de aposentadoria privada.
Mateus Augusto Silva Amaral, advogado especialista em Direito Previdenciário e Membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP, explica que “a aposentadoria por tempo de contribuição será extinta, segundo a proposta do governo enviada ao Congresso. Se for aprovado, o sistema de pontos que será adotado e abrange além do tempo de contribuição, a idade”. Ele exemplifica: “uma mulher com 50 anos deverá ter 36 anos de contribuição para somar, 86 pontos e ter direito a aposentadoria”.
Mas e quem já tem muitos anos de contribuição? Dr Mateus Amaral diz que haverá uma regra de transição. “Será acrescido 1 ponto a cada ano de contribuição, até chegar a 100 pontos para mulheres e 105 pontos para homens”. Ele lembra que deverá ser preservado o direito adquirido de quem já se encontra aposentado.
Nas regras atuais, no setor privado não existe idade mínima para alguém se aposentar. De acordo com a proposta da reforma, a idade mínima agora passará a  ser de 62 anos para mulher e 65 para homens. O especialista conta que “no setor público, as idades serão as mesmas do setor privado, porém, em ambos os casos, há a necessidade de, pelo menos, 20 anos de contribuição para ter direito a aposentadoria”.
Outro ponto a ser discutido é que para ter direito a 100% do benefício, deve ser feita a seguinte conta: a cada ano que se contribui além dos 20 anos, aumentam 2 porcento; desta forma,  o valor integral só chegará quando se atingir 40 anos de contribuição. Dr Mateus pontua que “um dos pontos no rol de mudanças que salta aos olhos, é a previsão de benefícios de prestação continuada ao idoso. “Esse valor poderá ser de 400,00 a partir dos 60 anos e subir para 1 salário mínimo apenas quando se atingir 70 anos. Uma perda para esta faixa etária, tão sofrida com altos custos de medicamentos e busca por qualidade de vida”.
E quando se trata da aposentadoria rural, a Reforma Previdenciária prevê a contribuição de no mínimo 20 anos, além de comprovar a atividade rural. “No Norte de Minas temos milhares de idosos que poderão ficar sem o benefício pela falta de recursos para contribuir com o INSS”, comenta Dr Mateus.
Ainda dentro da proposta a ser votada pelos parlamentares, no caso dos professores públicos,  a idade era de 55 e sobe para 60 anos. Para outros profissionais, como agentes de segurança, haverá  uma regra diferente, visto questões como periculosidade da função. Assim, em breve, deverá ser apresentada a proposta dos militares.
Dr Mateus destaca que “a Reforma Previdenciária precisa de 60% de aprovação do Senado, e 60% dos deputados federais”. A partir de agora vigora a fórmula 86/96, ou seja, atualmente, enquanto nenhuma mudança foi confirmada, esta é a fórmula em vigor. “Espera-se que durante este processo os pontos mais penosos da proposta sejam alterados e não prejudiquem tanto a população de baixa renda”, conclui. Para outras informações sobre este processo de transição, acesse www.silvaefreitas.com.br.

Nágila Almeida
Assessoria de Comunicação

UNIMONTES COMUNICA

UNIMONTES COMUNICA...

O Teatro Universitário, projeto de extensão da Unimontes, está com inscrições abertas para cinco oficinas, todas gratuitas. 

São 109 vagas disponíveis para a comunidade em geral e o prazo de inscrição vai até 15 de março.

CONTATO PARA ENTREVISTAS
Professora Nelcira Durães
Coordenadora
(38) 3229-8241
(38) 9.9955-2025


Assessoria Unimontes
FOTO: Arquivo TU

IFNMG DIVULGA VAGAS PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS

IFNMG divulga duas vagas para professores substitutos,

 uma na área de Biologia; outra na área de Medicina 

Veterinária ou Zootecnia

A remuneração varia de R$ 3.126,31 a R$ 5.786,68 dependendo da titulação

 De 27/02/2019 a 11/03/2019 (nos dias úteis), estarão abertas as inscrições para professor substituto na área de Biologia para o IFNMG-Campus Araçuaí. As inscrições devem ser feitas na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Araçuaí, que fica na Fazenda do Meio Pé da Serra, s/nº, na BR 367, Km 278, sentido Itaobim/Araçuaí. O horário de atendimento é das 09h às 16h. 

O Edital 19/2019 está regendo esse Processo Seletivo.Já para professores da área de Medicina Veterinária ou Zootecnia, as inscrições devem ser feitas no período de 01/03/2019 a 11/03/2019, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Araçuaí, que fica na Rodovia BR 367, Km 111, s/n, em Almenara (MG). O Edital 03/2019 está regendo esse Processo Seletivo.

A remuneração varia de R$ 3.126,31 a R$ 5.786,68 dependendo da titulação. Além dessa remuneração, o contratado terá direito a: Auxílio-Alimentação e Auxílio Pré-Escolar (para dependentes de até 5 anos de idade).

O Processo Seletivo constará de prova de desempenho didático e Prova de Títulos. A prova de desempenho didático para as duas áreas será no dia 13/03/2019, a partir das 8h. A prova para a área de Biologia será no Campus Araçuaí. E a prova para a área de Medicina Veterinária ou Zootecnia será no Campus Almenara.
Clique aqui para acessar o Edital 19/2019 – Biologia.
Clique aqui para acessar o Edital 03/2019 – Medicina Veterinária.

Documentos necessários

No ato da inscrição o candidato deverá entregar a ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada e apresentar o original do Documento Oficial de Identidade, para fins de conferência da Ficha de Inscrição.

Serão aceitas inscrição por procuração, devendo ser entregue no ato da inscrição o instrumento de mandato para o fim específico, acompanhada de fotocópia autenticada do Documento Oficial de Identidade do candidato e fotocópia do documento de identidade do procurador, acompanhada do original para conferência.

De acordo com o inciso XI, do argo 117 da Lei nº 8.112, de 1990, o servidor público federal não poderá atuar como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau e de cônjuge ou companheiro.

O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento da Ficha de Inscrição e em sua entrega, como também na entrega dos demais documentos exigidos. Não serão aceitas, em hipótese alguma, inscrições fora do prazo e/ou envio de documentos via fax, e-mail ou Correios.

-- 
Coordenação de Comunicação/Reitoria  
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Contato: (38) 3218-7346
Jornalistas responsáveis:
Andreia Pereira
Juliana Paiva: 

CODEVASF e SINDVEST- PARCERIA NO PROJETO AMANHÃ


SINDVEST/NORTE é parceiro da CODEVASF no Projeto Amanhã

Projeto beneficia famílias em comunidades rurais com capacitação em corte e costura

A atividade de corte e costura tem se mostrado uma nova alternativa de renda para comunidades rurais do Norte de Minas. Com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do Projeto Amanhã, famílias de mais de 25 municípios mineiros vêm sendo beneficiadas com kits contendo materiais como máquinas de costura, mesas, fitas métricas, tecidos, linhas, tesouras e outros equipamentos e insumos necessários a atividade, além de capacitação em modelagem básica, têxteis, estilismo e corte e costura.
               
Além dos kits, os participantes recebem capacitação, por meio de empresas contratadas ou em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o Sindicato de Vestuário do Norte de Minas (Sindvest) e prefeituras municipais.

No município de Coração de Jesus, algumas donas de casa e vinte jovens da Associação de Mulheres Unidas de Lapinha, localizada na comunidade de Luiz Pires de Minas, que tem como presidente a produtora rural, Araci Fiuza da Silva, iniciaram nesta semana um curso de aprendizagem, com previsão de conclusão no próximo dia 30 de março. Nesta Comunidade as ações estão sendo desenvolvidas pela Codevasf em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Norte de Minas (Sindvest/Norte) que é também parceiro em outras ações sociais da CODEVASF na área de corte e costura na região Norte de Minas.

Lapinha

Para a Associação de Lapinha, foram doadas quatro máquinas retas, tecidos, malhas, linhas tesoura esquadro e outros materiais necessários aos cursos que ensinam aos participantes a confeccionar peças básicas de vestuário – calça, saia, blusas, vestido e short – e, com isso, desenvolvem a técnica para ser aplicada em outros itens. Quando capacitada, a Associação poderá ter disponibilizados para ampliação do projeto, a exemplo de outras que já estão ha mais tempo em operação, outros equipamentos como: máquinas de costura dos tipos reta, galoneira, overlock, caseadora doméstica, zig zag e pespontadeira; mesa de corte; cadeira giratória; malha PV; malha de algodão; tecidos como tricoline mista, linho, oxford e sacaria; tesoura; linhas overlock e reta; fita métrica.

A economista doméstica da CODEVASF, Cleonice Santos, coordenadora do Projeto Amanhã, diz que "a atividade de corte e costura vem despontando como mais uma alternativa de renda, principalmente para as mulheres rurais. São ações que propiciam a melhoria da qualidade de vida a partir do aumento da renda familiar". Ela explica que diversos grupos estão conseguindo sua inserção no mercado por meio da prestação de serviços a confecções ou diretamente ao consumidor.

O presidente do SINDVEST/NORTE, Olímpio Maia Abreu, destaca a importância do Projeto para o resgate da autoestima das mulheres das comunidades beneficiadas, “que passarão a ter uma alternativa para melhorar a renda familiar”. Segundo ele, com essa parceria, com a CODEVASF, o SINDVEST fortalece a cadeia produtiva do setor qualificando mão-de-obra para o Polo do Vestuário do Norte de Minas que engloba os municípios de Montes Claros, Espinosa, Monte Azul e Taiobeiras.

Rosangela Silveira| Analista de Comunicação e Agente de Integração
FIEMG | Regional Norte | Montes Claros

Sistema FIEMG

ADM SÃO FRANCISCO CONVIDA

ADM SÃO FRANCISCO CONVIDA....

POSSE ADM:
 DATA:15/03/19
HORÁRIO: 20h
 LOCAL: FACULDADE FAVENORTE - SÃO FRANCISCO - MG