quarta-feira, 18 de março de 2015

PREFEITURA CONVIDA

PREFEITURA CONVIDA.....
 
A Prefeitura de Montes Claros e a AMASBE - Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros, têm a satisfação de convidá-lo(a) para a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O evento acontece hoje, 18 de março, a partir das 19 horas, no Auditório do Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula (Centro Cultural).

Agradecimentos antecipados pela presença e participação.

 
Atenciosamente,

Ruy Muniz - Prefeito
Odorico Mesquita - Representante da AMASBE

Da SÉRIE: AMOR e PROTEÇÃO

Da SÉRIE: AMOR e PROTEÇÃO

São Francisco de Assis - SEMPRE!!!




MONTES CLAROS RECEBE ENCONTRO de PREFEITOS

Montes Claros recebe encontro de 

prefeitos do Norte de Minas

Fotos: Márcia Vieira




Montes Claros recebeu, na tarde desta terça-feira, um encontro que reuniu mais de 50 prefeitos do Norte de Minas, além de vice-prefeitos e assessores. A reunião foi feita com o objetivo de demonstrar apoio ao prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, em sua candidatura para a presidência da AMM (Associação Mineira de Municípios).



O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, foi o anfitrião do evento, e destacou a importância da união dos municípios para conseguir avanços em toda a região. “A maioria dos prefeitos da região são comerciantes, empresários,  produtores, gente que foi escolhida na sua comunidade por ser um destaque, por gostar de sua cidade. São pessoas sérias, trabalhadoras, que querem fazer o melhor, e que precisam ter este respaldo do Congresso Nacional, da Assembleia de MG, dos governos, para que as suas administrações tragam melhorias e obras para a sua cidade e para o seu povo”, disse.

Para Antônio Júlio o foco de sua atuação, caso eleito, será a valorização dos municípios. “Meu objetivo é levantar a bandeira dos prefeitos, que estão praticamente abandonados. O prefeito só é lembrado em época de eleição, até por culpa nossa mesmo, falta fazer um trabalho em conjunto, nas nossas associações microrregionais, na própria AMM. Não ficar vivendo de pedidos, mas de ações que promovam os municípios, lhes garantindo direitos a recursos e políticas em beneficio de todos”, destacou.

O presidente da AMMESF (Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco) e prefeito de Francisco Sá, Denilson Silveira, afirmou que a atuação da AMM será importante para recuperar o prestígio dos prefeitos, que estão “abandonados, sem resposta e sem respeito”. “Temos que dar respostas para o cidadão”, salientou.

Sobre a eleição para a AMM, o prefeito de Janaúba, Yugi Yamada, declarou que “é importante para representar a nossa região, que está precisando de muito apoio. Estamos animados”.

Já o prefeito de Coração de Jesus, Pedro Magalhães, afirmou a importância da união dos prefeitos. “Temos que fortificar a AMM”, reforçou.  
 
A deputada federal Raquel Muniz, única eleita pelo Norte de Minas, se colocou à disposição dos prefeitos presentes. Ela exaltou as qualidades do candidato Antônio Júlio: "competente, tem experiência política como presidente da Assembleia, como deputado, e, mais do que isso, conhece a necessidade dos prefeitos".
O deputado estadual Cabo Júlio também opinou sobre o candidato: "preparado, articulado, corajoso e bom de briga".

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite, salientou a "necessidade de termos, à frente da AMM, alguém que, além de ser corajoso, tenha diálogo com o governo estadual e federal".  

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE.....

Festejar a cantora IRENE CARA, nascida em 18/03/1959. Ganhadora do Oscar de melhor canção e Grammy, além de outros prêmios, Irene ficou bastante conhecida com a música tema do filme FLASHDANCE (um dos melhores musicais dos anos 80).Curtam a música/cenas do filme:




ACI: PALESTRA VAI ESTIMULAR VENDEDORES

ACI promove palestra para estimular atitudes positivas na área de vendas
O comportamento pode influenciar positivamente em um momento de dificuldades


   A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros em parceria com as Faculdades Santo Agostinho e o SEBRAE, promovem a palestra “Crescer na crise, uma questão de comportamento!”  e um workshop sobre Programação Neuro Linguística (PNL). O evento será nesta quinta-feira, 19, às 20h, no auditório da ACI e as inscrições para associados são gratuitas.
            A palestra será ministrada pelo consultor Marcos Maia, Administrador, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, com mais de 2.200 palestras ministradas e com 12 anos de experiência em comportamento organizacional. Ele enfatiza que tratará deste tema com alegria, motivação e provocação positiva. “Crescer enquanto os outros reclamam da crise é um grande diferencial, principalmente quando entendemos que a escassez de oportunidade pode ser apenas uma questão  de comportamento e que pode e deve ser modificado para resultados surpreendentes”.   
            Entre os temas que serão abordados: “Como o comportamento influência positivamente em um momento de dificuldades?”; “Como o exemplo age instantaneamente provocando resultados?”; “É possível manter o ambiente positivo e a motivação quando se depara com situações ruins?”; “Como se preparar para não ser pego de surpresa?”; “Qual o papel de um Líder numa crise?”, “Temos todo tempo do mundo para modificar nosso resultado?”.
            “A palestra está aberta a todos os associados da ACI e seus colaboradores para marcar a abertura dos trabalhos em treinamentos/2015, destinado ao aprimoramento e inserção de novos conhecimentos em busca de resultados sustentáveis através de um fantástico atendimento ao cliente”, conta Jacqueline Reis, da ACI. “Estamos ofertando aos nossos clientes associados gratuitamente novas dinâmicas de trabalho, capazes de atrair clientes em momentos de recessão e prestar-lhes um fantástico atendimento com o uso da Programação Neuro Linguística (PNL). Estas vagas são voltadas à gerentes, proprietário ou encarregados da empresa”, completa.
 O número de vagas é limitado, cada empresa associada poderá inscrever, gratuitamente, no máximo até três colaboradores. Para não associados da ACI o investimento é de R$ 15,00. Mais informações pelo telefone 2101 3300 / 2101 3310 / 2101 3318.


Atenciosamente,
Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

MÉDIA e ALTA COMPLEXIDADE: OITO ENTIDADES se CREDENCIAM

Oito entidades se credenciam para
atender média e alta complexidade
 Texto: Attilio Faggi Jr.

Com o objetivo de atender a demanda da população montes-clarense por serviços assistenciais médico-hospitalares, a Prefeitura de Montes Claros está realizando um processo de credenciamento de entidades prestadoras de serviços de atenção à saúde em média e alta complexidade. Nove entidades, entre hospitais e clínicas, públicos e particulares, se inscreveram no processo que teve sua sessão pública no dia 16 de março, na sala de Licitações da sede do Executivo Municipal, sendo que apenas uma ainda não apresentou a documentação completa exigida para ser considerada credenciada.
As entidades credenciadas pelo chamamento público nº 0011/2014 realizarão as atividades por um período de 12 meses, que poderá ser prorrogado, e as despesas dos serviços executados por força dos contratos correrão à conta de dotação orçamentária do Ministério da Saúde consignada no Fundo Municipal de Saúde, com base nos valores da tabela vigente do Sistema Único de Saúde. Os recursos orçamentários necessários ao cumprimento das despesas previstas no contrato ficam vinculados à transferência de recursos do Ministério da Saúde e/ou da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Entre os procedimentos que serão realizados pelas entidades credenciadas estão cirurgias do aparelho circulatório, do sistema osteomuscular e diagnósticos por tomografia. A relação completa dos procedimentos que as entidades credenciadas deverão oferecer, assim como a documentação necessária para a habilitação dos interessados, está disponível no site da Prefeitura de Montes Claros através do linkhttp://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/chamamento_publico.htm. Mais informações podem ser obtidas pelo (38) 3229-3080.


FUNDAÇÃO SARA: BAZAR SOLIDÁRIO

FUNDAÇÃO SARA: BAZAR SOLIDÁRIO 

PREFEITURA e EXÉRCITO:PROGRAMA BENEFICIA ALUNOS

Educação e Esporte

Programa realizado em parceria com o Exército beneficia alunos da rede municipal
Fotos: Wilson Medeiros

Foi realizada, na manhã da última segunda-feira, 16, no 55º Batalhão de Infantaria Dionísio Cerqueira (55 BI), a abertura oficial do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que irá atender 140 alunos do Sistema Municipal de Ensino.
A solenidade de abertura teve início com as boas vindas aos atletas/alunos pelo tenente-coronel Marcus Vinícius Mansur Messeder; seguido por uma apresentação dos soldados do 55 BI e dos alunos do Programa.
O evento ainda contou com a presença do secretário adjunto de Educação, Huagner Cardoso, acompanhado por representantes da Secretaria Municipal de Educação; além de pais de alunos, professores e diretores de escolas do município.
Para a mãe dos alunos Emerson e Andressa Matos, Adrieli, o programa contribuiu bastante para a melhora na disciplina e no estudo de seus filhos. “Estou muito satisfeita com tudo que está sendo oferecido aqui. Vejo que eles têm aprendido muito e gostam demais de participar”, disse.
De acordo com a diretora da Escola Municipal Alcides Carvalho, Carla Patrícia Vasconcelos, o PROFESP tem sido de grande contribuição com o desenvolvimento dos alunos. “O Programa tem trazido para a escola muita tranquilidade em relação à disciplina e ao social, uma vez que os alunos têm trabalhado bastante os valores. Essas atividades refletem diretamente no aprendizado de nossos alunos, tanto no aspecto cognitivo quanto no social”, afirmou.
Programa
O PROFESP, coordenado pelo 55º Batalhão de Infantaria, faz parte do programa Segundo Tempo e tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes do Brasil. O programa promove, dentro do quartel do 55º Batalhão de Infantaria, no contraturno escolar, uma inclusão social por meio da prática de esportes, instruções militares e aulas de reforço.
“Tivemos um 2014 muito positivo dentro do programa, foi perceptível a evolução dos alunos em vários aspectos. Para esse ano a ideia é dar continuidade naquilo que vem dando certo e complementar com outras atividades, como acampamentos e competições esportivas”, explica o subtenente do 55 BI e coordenador do Programa, Cláudio Reis.

FIEMG: GUIA TÉCNICO AMBIENTAL SERÁ LANÇADO HOJE

Guia Técnico Ambiental da Indústria de Laticínios vai ser lançado nesta quarta em Montes Claros.

A gestão de água e efluentes e as alternativas de reuso serão temas em discussão no evento


O Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais-Silemg, a Gerência de Meio Ambiente da Fiemg e a FEAM-Fundação Estadual do Meio Ambiente-, lançam nesta quarta-feira, 18/03, em Montes Claros o Guia Técnico Ambiental da Indústria de Laticínios. O Guia tem o objetivo de fornecer informações e orientações para as empresas, seus colaboradores e demais interessados, visando auxiliar uma produção mais eficiente e com menor impacto ambiental do setor em Minas Gerais. E vem contribuir para que as indústrias implementem práticas voltadas à produção sustentável, obtendo benefícios ambientais e econômicos na gestão de seus processos.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), o mundo produziu aproximadamente 754 bilhões de litros de leite em 2012, sendo a Ásia o continente com a maior produção (37,1%), seguido da Europa (28,7%) e Américas (24,2%). O Brasil produziu aproximadamente 35 bilhões de litros de leite em 2013, ocupando a 3ª posição no ranking mundial, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos. O Brasil também se destaca na produção mundial de leite em pó e queijos. E Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com 27,6% da produção nacional (IBGE, 2012). Das regiões que realizam a preparação do leite e fabricação de produtos de laticínio, o Norte de Minas contribui com 3% da preparação.

Durante todas as etapas de produção do setor de laticínios, são gerados aspectos ambientais inerentes ao processo industrial. Estes aspectos são, em sua maioria, os efluentes líquidos industriais, resíduos sólidos e as emissões atmosféricas, que sem o devido controle e mitigação, possuem potencial de geração de impactos ambientais associados à atividade. Um dos maiores problemas, neste tempo de seca, é o uso correto da água no processo produtivo dos laticínios.

E é exatamente sobre isso o tema de uma das duas palestras que farão parte da programação do lançamento do Guia em Montes Claros nesta quarta-feira. O Analista ambiental da Gerência de Meio Ambiente da Fiemg, Adriano Scarpa Tonaco, vai falar sobre “Gestão de Água e Efluentes e Alternativas de Reuso”. A outra palestra é sobre o Guia Técnico Ambiental da Indústria de Laticínios, com a Analista Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente-FEAM, Fernanda Meneghin.


O evento acontece a partir da 14h00, no auditório da Fiemg Regional Norte, a Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 1489, em frente ao Mercado Municipal. A entrada e o Guia são gratuitos.

PLANTÃO SAMU INFORMA....


PLANTÃO SAMU MACRO NORTE

Terça-feira, 17 de março de 2015

A unidade do SAMU de Montes Claros realizou na terça-feira, 17/03, 49 atendimentos, sendo 39 casos clínicos; quatro gestantes em trabalho de parto; 8 ocorrências de acidente de trânsito, todas envolvendo motocicleta, e um capotamento de veículo ocorrido na madrugada de hoje, no conjunto Ciro dos Anjos, onde o policial Hildo Juneo Barbosa Fonseca, de 32 anos, morreu no local.

À 21h17, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a um homem de 22 anos, que ficou ferido após colidir de moto contra um carro na rua Correa Machado, região central de Montes Claros. Ele foi encontrado pelos socorristas caído ao solo, se queixando de tonteira e dor de cabeça, apresentando escoriações na cabeça e corte contuso na testa.

Às 18h37, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a uma mulher de 21 anos, que ficou ferida após colidir de moto contra um carro na rua Avenida Sol Nascente, Vila Sion. Ela se queixava de dor no pé direito.

Às 16h10, a unidade do Samu foi acionada para atendimento a um homem de 19 anos, que ficou ferido após colidir de moto contra um carro na rua Mestra Fininha, bairro Jardim São Luis. Ele se queixava de dor no joelho esquerdo e na região cervical.

Às 13h, um homem de 38 anos caiu de moto no bairro Major Prates; às 12h30, dois homens, de 75 e 37 anos, caíram de moto no bairro Jardim Brasil e sofreram ferimentos nas pernas; às 8h20 um homem de 37 anos caiu de moto na avenida deputado Esteves Rodrigues, região central e Montes Claros; e às 8h, um homem de 18 anos caiu de moto na esquina entre as ruas Bocaiuva e Januária, no centro de Montes Claros.

Em todas as ocorrências os feridos receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados ao hospital para avaliação.




logo sem fundo 1 (2).png

Jerúsia Arruda
Assessora de Comunicação Social
CISRUN / SAMU Macro Norte


BDMG HOMENAGEIA ACI

BDMG homenageia ACI como correspondente bancário destaque

Em evento promovido pelo Banco Central, o BDMG também firmou convênio de cooperação técnica com o Sebrae-MG para fortalecer o apoio às micro e pequenas empresas

A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros foi uma das entidades homenageadas pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), durante a 2ª Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central, no último dia 13, em Belo Horizonte. A entidade foi destaque pelos resultados alcançados até 2014 junto com mais 18 parceiros no Estado.
Para Carlos Fernando Vianna, diretor de Negócios do BDMG, a rede de Correspondentes Bancários é de extrema importância para o Banco. “A parceria com os Correspondentes Bancários tem sido relevante para facilitar cada vez mais o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas espalhadas pelo interior de Minas”, explica.
            Ivânia Mendes Araújo, coordenadora do Setor de Projetos da ACI, explicou que a entidade é Correspondente Bancário BDMG desde 2013. A homenagem se refere ao ano de 2014 tendo o escritório enviado 528 propostas nos dois semestres de 2014 e no corrente trimestre desse ano, sendo financiado o montante de R$ 5.195.902,00. Segundo ela, o número de financiamentos aos empresários pelo BDMG, com apoio da ACI cresceu 300% em 2014 em relaçao ao ano de 2013, o que demonstra a preocupação em ser um agente de desenvolvimento econômico no Norte de Minas Gerais.
            A parceria com o BDMG permite à Associação Comercial ampliar o seu portfólio de produtos e fidelizar os associados, recuperando as empresas inativas e atraindo novas empresas. Para alcançar os bons resultados, a ACI procura ter uma base de informações atualizada para saber o limite pré-aprovado e oferecer assessoria de crédito adequado ao empresário.
A especialidade em consultoria de crédito do Setor de Projetos confere maior agilidade à processo e à organização de documentos a serem enviados ao BDMG, o monitoramento de cada etapa do processo de crédito, identificando possíveis pendências, e o custeio da postagem da documentação.

Cooperação técnica – Durante o evento, o BDMG firmou um termo de cooperação técnica com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) para o desenvolvimento de ações voltadas à rede de cooperativas de crédito e às micro e pequenas empresas. Otávio Silva Camargo, diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Banco, destaca a importância do termo de cooperação: “Esta parceria irá tanto fortalecer institucionalmente a nossa rede de Correspondentes Bancários, como também permitirá que os clientes do Banco tenham acesso ao vasto conhecimento do Sebrae-MG no segmento de micro e pequenas empresas. Além disso, o intercâmbio de experiências entre as equipes das duas instituições vai potencializar esforços pelo desenvolvimento de Minas Gerais”, explica. A cooperação técnica entre BDMG e Sebrae-MG irá até 2017.

Foto-legenda: Carlos Fernando Vianna, diretor de Negócios do BDMG; Ivânia Araújo, premiada da ACIMOC; Anderson Cabido, diretor de Operações do Sebrae-MG; Otávio Silva Camargo, diretor de Planejamento e Desenvolvimento do BDMG 

Atenciosamente,
Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI