sexta-feira, 1 de março de 2013

O NOME DESTE 1° de MARÇO é....

RUI BARBOSA: O NOME DESTE 01 DE MARÇO: 




RUI BARBOSA DE OLIVEIRA nasceu na Bahia, em 05/11/1849 e faleceu em Petrópolis, em 01° de Março de 1923. É considerado o maior intelectual de sua época e dos mais importantes do país. Atuou como escritor, filólogo,jurista, jornalista, político e diplomata. O pensamento em defesa da igualdade dos estados na conferência da paz em Haia(Holanda), rendeu-lhe destaque e a alcunha de "o Águia de Haia". RUI BARBOSA  foi o readtor da primeira constituição republicana do Brasil, um dos fundadores e presidente da Academia Brasileira de Letras. A casa em que morou, no bairro de Botafogo, no RJ, foi adquirida pelo governo logo após a sua morte e transformada em espaço de pesquisa, preservação da memória intelectual e de atividades culturais (Fundação Casa de Rui Barbosa). A sua biblioteca, que está preservada no local, é a mais famosa do Brasil. O espaço é aberto a visitação. Vá e conheça, é a dica. (Rua São Clemente, 134, Botafogo- RJ)
 (Fotos:Márcia Vieira Yellow)
 





 "E  jornalista é que nasci, jornalista é que eu sou, de jornalista não me hão de demitir enquanto houver imprensa, a imprensa for livre…" (R.B.)


"Não se subtrair à defesa das causas impopulares, nem à das perigosas, quando justas  " (R.B.)

  












MASP - eu NÃO recomendo!

SOBRE O MASP - MUSEU  de ARTE de SP, deu no Estadão, em 01/03/13:

'Me orgulho de assumir o Masp aos 81 anos', diz nova presidente do museu

Primeira mulher a comandar a instituição pretende ampliar espaço e acervo

 "A colecionadora Beatriz Pimenta Camargo foi eleita na tuinta-feira, 28, presidente do Museu de Arte de São Paulo (Masp) até 2015. Trata-se da primeira mulher a assumir o cargo na história da instituição. "E me orgulho de receber essa missão aos 81 anos." Apesar de se apresentar como uma gestão de continuidade, ela já assumiu dois desafios: inaugurar o prédio anexo e obter mais obras para o maior museu da América Latina."

O BLOG TEM RESSALVAS:

Nota do blog: Sugiro à nova presidente, que antes de ampliar espaço e acervo, amplie (ou crie) "gentileza". O museu não abriga equipe de funcionários gentis, bem informados e sintonizados com a política de aproximação turistas-espaços culturais.  Em vez de diminuir distâncias, o MASP prega a rigidez mal-educada e arbitrária no tratamento dipensado aos visitantes. Peca também ao disponibilizar um livro de "sugestões/reclamações" que na verdade serve apenas como enfeite. Há exatos 3 anos, aguardo retorno de uma reclamação feita ali. Até ontem, não havia recebido. Quem sabe, hoje! A nova presidente diz que dará continuidade às gestões anteriores, desse modo, não creio que as descabidas regras sejam revistas.
No meu caso específico, trata-se da proibição de registros fotográficos. Como não sou de me contentar com uma explicação (desculpa) esfarrapada, pretendo mesmo saber o porque da proibição. A lei defende:

 













Portanto, nada mais justo e considerável do que querer discutir, ampliar o debate em torno da questão e se chegar a um consenso, onde turista e administração tenham os seus direitos respeitados. Trocando em miúdos e para usar uma expressão atual, "cada um no seu quadrado". Caso não haja este ajustamento, o MASP está fadado a se deparar todos os dias com as inúmeras propagandas negativas do espaço que pipocam nos quatros cantos do país (se depender de mim, do mundo), enquanto tenta, a todo custo, impor a imagem de "bom moço". Não tem, não é, e se continuar assim, jamais será.
A propósito, a velha desculpa de que "o equipamento danifica as obras", não funciona. Retirado o flash, como recomendado pelos especialistas em preservação, o problema desaparece. Não custa também lembrar que as obras, depois de 70 anos da morte de seu autor, caem em domínio público, ou seja, não há amparo legal que proíba o registro. 

Disse LINA BO BARDI, arquiteta responsável pelo projeto do MASP, sobre o local:

" Procurei uma arquitetura simples, uma arquitetura que pudesse comunicar de imediato aquilo que, no passado, se chamou de “monumental”, isto é, o sentido de “coletivo”, da” Dignidade Cívica

 "Eu procurei apenas no Museu de Arte de São Paulo, retomar certas posições. Não procurei a beleza, procurei a liberdade."

Pois é, Lina, falta "dignidade cívica" , "coletivo" e principalmente "liberdade" , que é negada aos visitantes do Museu. Estivesse viva, o que diria daqueles que distorceram conceitos e que não souberam  distinguir "propriedade intelectual" de "geração de receita de maneira equivocada"?

Fica o registro e a campanha: NÃO VISITEM. HÁ ESPAÇOS MELHORES, MAIS INTERESSANTES, MAIS GENTIS!
 

PREFEITURA INFORMA

PREFEITURA INFORMA:

Renovação do Meio Passe vai até dia 8 de março

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude está convocando os beneficiários do Meio Passe Estudantil de Montes Claros para realizar seu recadastramento. Os estudantes têm até a sexta-feira, 8 de março, para se dirigir à Diretoria de Juventude, localizada no Centro Cultural Hermes de Paula, com a documentação necessária para continuar usufruindo do benefício.
O recadastramento do benefício pode ser realizado entre 8 e 18 horas, de segunda à sexta-feira. Os documentos necessários são carteira de identidade ou certidão de nascimento, cópia do cartão Meio Passe Estudantil, declaração de frequência da instituição de ensino e comprovante de residência. É interessante ressaltar que a renovação do documento de alunos menores de idade somente poderá ser realizada por pais ou responsáveis.
Atualmente, 2.091 estudantes utilizam o Meio Passe, que dá 50% de desconto nas tarifas dos coletivos. Até o dia 28 de fevereiro, apenas 1.184 estudantes haviam realizado o recadastramento, o que equivale a pouco mais de 56% dos beneficiados.


Texto: Attilio Faggi Júnior
Foto: Fábio Marçal

SAMU oferece VAGAS para TAIOBEIRAS-MG

SERVIÇO / SERVIÇO / SERVIÇO:

 Samu Macro Norte oferece vagas para médico

 Logo Urg Emerg
 As vagas são para a base do SAMU em Taiobeiras
 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU Macro Norte - está selecionando médicos para trabalhar na base descentralizada na cidade de Taiobeiras. O treinamento admissional será realizado nos dias 14/03 (entrevista), 15 e 16 de março, em Taiobeiras, na Secretaria Municipal de Saúde  no endereço Travessa.
  A carga horária é de 24 horas semanais. Os interessados deverão se inscrever no setor Recursos Humanos do CISRUN pelo telefone (38) 3221-0009.
 

Vem aí: "OLHAR FEMININO"

OLHAR FEMININO, DIA 08/03


Exposição homenageia a mulher




Para festejar o “Dia Internacional da Mulher”, comemorado em 8 de março, e em homenagem à escritora montes-clarense Yvonne Silveira, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, irá realizar a Exposição Coletiva de Artistas Plásticos "Olhar Feminino".


A solenidade de abertura da exposição acontece no dia 8 de março, às 20 horas, no Casarão da Fafil. Foram convidadas para apresentar suas obras as artistas: Ana Maria de Castro, Raquel Monteiro, Lourdes Mota, Andréa Cardoso, Bernadete Andrade, Clara Regina Leal, Leny Arruda, Terezinha Guedes, Maria Alice, Conceição Melo, Darly Nuza, Eunice Ferreira, Soraya Correia, Felicidade Patrocínio, Ângela Laughton, Fernanda Freitas e Rose Andrade. 

E mais: Carmem Lúcia Lopes, Socorro Prates, Geralda Magela Sena, Guilhermina Lúcia Mendes, Heloisa Dumont, Adriana Freitas, Jussara Nassau, Lirs Helena, Maria Aparecida Macedo Santos, Felicidade Silveira, Márcia Prates, Fátima Raquel Costa, Marta Verônica Leite, Nilce Veloso, Tanísia Guerra e Elda Aléssio.


Logo após a abertura da exposição, às 21 horas, no Corredor Cultural Padre Dudu, acontecerá o show “Pelas Estradas do Meu Sertão” com o compositor e violonista montes-clarense Jukita Queiroz.

Texto: Attilio Faggi Júnior
Fotos: Márcia Vieira

FEDERAMINAS vai à CHINA

 NOTÍCIA/ NOTÍCIA/ NOTÍCIA

FEDERAMINAS promove missão empresarial à China

 Dezenas de empresários mineiros querem fomentar negócios com o país


A Federação das Associações Comerciais Industrias Agropecuárias e de Serviços de Minas Gerais – Federaminas – promove uma missão empresarial à feira Canton Fair 2013 (feira de Cantão), de 14 a 26 de abril. O objetivo é motivar a internacionalização de micro e pequenas empresas (MPEs) mineiras. A delegação visitará Guangzhou (local da feira de Cantão), Pequim, Hong Kong e Dubai (Emirados Árabes).

 
O sucesso do projeto criado pelo presidente da Federaminas, Wander Luis Silva, está no crescente número de empresários participantes das comitivas organizadas pela entidade para eventos estrangeiros. Para a missão à China já se inscreveram dirigentes de empresas de Capelinha, Turmalina, Diamantina, Belo Horizonte, Itaobim, Uberlândia, Nova Lima, Ipatinga, Muriaé, Araxá, Taiobeiras, e novas inscrições continuam chegando à entidade.
             
Em Montes Claros , a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros apóia a iniciativa, visto que o exterior também deve ser considerado como oportunidade de negócios para a região norte de Minas. Para participar, o empresário deve ser filiado da ACI ou outra entidade vinculada à Federaminas. Mais informações e inscrições com a superintendente Thelma Láuar, através do telefone 31-3078 7018 ou pelo e-mail thelma@federaminas.com.br.


A Canton Fair ou Feira de Cantão é a maior feira comercial da China e uma das maiores do mundo. Existe desde 1957 e acontece duas vezes ao ano, em abril e em outubro. A sua última edição atraiu cerca de 35 mil expositores chineses, com mais de 150 mil produtos expostos e compradores vindos de mais de 200 países, com um volume de venda acima de U$ 45 bilhões. A feira conta com três pavilhões, distribuídos em uma área total de 950 mil metros quadrados e quase 30 mil estandes. Participaram da feira em 2011 as maiores corporações e empresas chinesas, assim como institutos de pesquisa científica, empresas de investimento, empresas privadas, etc, representando os mais diversos segmentos.
 
Texto/Informações: Nágila Almeida (Assessoria ACI) 
Foto: divulgação