terça-feira, 5 de março de 2013

HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE..

...nascimento de Heitor VILLA-LOBOS, maestro e compositor brasileiro de grande importância para o pais. Incorporou os ritmos folclóricos, indígenas e populares às suas composições. Participou da semana de 22, em SP. A princípio foi muito criticado no Brasil e o reconhecimento só veio mais tarde, depois de travar contato com pessoas importantes do circuito artístico e cultural europeu . Em 1986 teve sua efígie impressa nas notas de 500 cruzados (dinheiro da época). No RJ ganhou um museu com o seu nome, o Museu Villa-Lobos.



E TAMBÉM É DIA DA......


MÚSICA CLÁSSICA 

E a nossa homenagem, é claro, vai para :

 MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS:



Abaixo, vídeo do maestro apresentando a 9° Sinfonia de Beethoven (Ode to Joy), no úiltimo capítulo  de Viver a Vida:


PARCERIA RENOVADA: PREFEITURA e CORREIOS

 PARCERIA
 
Prefeitura e Projeto CBDA/Correios renovam parceria 
 
 
Na manhã ensolarada de sábado (2) crianças e adolescentes  do Projeto CBDA/Correios conheceram de perto um dos grande ídolos brasileiros das piscinas. Em cerimônia realizada no complexo de natação do Montes Claros Tênis Clube, a tradicional Praça de Esportes, para celebrara a renovação da parceria entre a Prefeitura de Montes Claros e o Projeto CBDA/Correios para o anos de 2013 e 2014, a presença do nadador Gustavo Borges fez crescer nos participantes a vontade de também se tornarem campeões na piscina.

PRESENÇA OLÍMPICA - Durante o encontro, o atleta e medalhista olímpico falou sobre as vitórias nas piscinas, mas sobretudo sobre campeão na vida, não apenas conquistando o primeiro lugar, mas realizando sonhos, construindo história.
- Temos o mau hábito de achar que apenas o primeiro lugar vale. Mas quando a gente dá o nosso melhor, a gente evolui, a gente cresce e isto por si só, já é uma grande vitória. Estas vitórias também, nos tornam campeões. Na vida, as nossas atitudes e os nossos comportamentos são a nossa verdadeira medalha de ouro – afirmou Gustavo Borges, ganhador da medalha de prata nos 100 metros de livre estilo nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona e nos 200 livre em Atlanta 96.

É como também pensa, Evaldo Jenner, Diretor dos Correios, empresa patrocinadora do Projeto, Ele afirma que mais do que formar atletas, o projeto inclui os cidadãos nas mesma oportunidades de vida.
- Este projeto não tem somente a finalidade de formar atletas, mas principalmente de promover a inclusão social através da natação. É um projeto de suma importância para Montes Claros, haja vista que no Brasil inteiro só há dois projetos dessa natureza: em Barbacena, com 300 atletas e em Montes Claros, com 500 atletas – afirma

FORMANDO CIDADÃOS - Parceira do projeto, a prefeitura de Montes Claros, de acordo com o prefeito Ruy Muniz, tem por objetivo complementar, através do esporte, a educação dos alunos da rede municipal, já que um dos objetivos da administração atual é promover a educação por tempo integral.

- Vamos iniciar no dia 11 de março a Educação Integral a rede municipal de ensino, então cada vez mais, vamos precisar investir no esporte, através de parcerias como estas. O projeto CBDA/Correios de Natação com certeza vai ser importante para nos ajudar na formação do cidadão do futuro.  O aluno precisa saber ler e escrever bem, mas também precisa do esporte, lazer e cultura para ser um cidadão completo – garantiu.

O coordenador do projeto, Ênio Pacífico, os atletas formados do projeto de natação têm a oportunidade de se destacarem nacionalmente e podem sonhar com um futuro vitorioso.

- A diferença do projeto esse ano é que a CBDA, juntamente com os Correios e com a Secretaria de Esportes, está focando as Olimpíadas de 2016. Esse hoje é o nosso principal objetivo: além de preparar e melhorar os nossos atletas, que já fazem parte da equipe de competição, vamos descobrir talentos. É com isso estamos colaborando a formação das nossas crianças – afirma.

FAMÍLIAS SATISFEITAS - Para os pais e mães presentes, o projeto além de complementar a formação das crianças, faz com que as crianças conquistem sua autoestima e se tornem mais seguros e independentes, além de deixá-los longe da violência.
No evento os convidados puderam conhecer os novos uniformes para a temporada 2013, durante o desfile dos atletas.

O PROJETO - O Projeto da CBDA - Confederação Brasileira de Desporto tem por objetivo a inclusão social dos atletas participantes. Por este motivo, é formado na sua maioria por alunos da rede pública de ensino. Nesta 3ª fase  400 participantes, entre crianças e adolescentes vão ter oportunidade de aprender a nadar e de mostrar talento para compor a equipe de competição do projeto. Do total de alunos participantes, 100 são remanescentes da fase anterior e todos eles  serão preparados para as Olímpiadas de 2016, inclusive dois adolescentes com deficiência auditiva e um com amputação de um membro inferior, informaram os coordenadores.

UM BRINDE À....MAGNUS MEDEIROS

UM BRINDE À.......

                                    MAGNUS MEDEIROS


O jornalista Magnus Medeiros, depois de vários anos assinando coluna no JN, parte agora para nova empreitada. Aguardamos curiosos o nome da sua "nova casa". Desejamos ao amigo toda a  felicidade do mundo e brindamos ao seu aniversário, comemorado hoje, 05 de março. Parabéns!!!!

(Foto: Márcia Vieira)


ACADEMIA ESCOLHE HOMENAGEADA 2013

ACADEMIA FEMININA DEFINE HOMENAGEADA DE 2013





A  Academia Feminina de Letras de Montes Claros reuniu-se na quinta-feira, 28, no Casarão da Rua Cel. Celestino, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, para tratar de assuntos internos e definir o nome da mulher que será homenageada neste ano de 2013 com a "Placa Yvonne Silveira". Em votação, as acadêmicas presentes escolheram a colega ROSALVA SOUTO BARBOSA, que ocupa a cadeira de n° 23 e tem como patrona, Jovelina Pinheiro.

 
















 A placa foi criada pela Academia como forma de destacar mulheres que contribuíram para o engradecimento da atividade cultural da cidade. A placa é de porcelana e sua pintura leva a assinatura de Ângela Vera Tupinambá de Castro, artista plástica e titular da cadeira de n° 34  da Academia Feminina. 


 Já receberam a homenagem, as escritoras e professoras: Ruth Tupinambá Graça, Maria Celestina Almeida e Isabel Rebello de Paula 


A solenidade de homenagem está prevista para o próximo dia 21 de março, na GOLD Eventos. Na ocasião, será comemorado também o Dia Internacional da Mulher e apresentado o livro "Universo Feminino", com textos das acadêmicas.
 Texto e fotos: Márcia Vieira

MUDANÇA no SECRETARIADO

 NOTÍCIA/PREFEITURA/NOTÍCIA/PREFEITURA
 Prefeitura anuncia troca na Secretaria de Educação


Durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta segunda-feira (04) o prefeito Ruy Muniz anunciou a primeira mudança de secretariado de sua administração. Trata-se da saída do secretário de Educação Rosivaldo Antônio Gonçalves, que teve sua substituta, Suely dos Reis Nobre Ferreira, anunciada e empossada ainda durante a coletiva.
“É preciso deixar claro que esta mudança não vai alterar em nada o que vínhamos planejando para a educação na cidade. Toda a equipe que havíamos montado para a Secretaria está sendo mantida e a saída do professor Rosivaldo deve-se exclusivamente ao fato de que a Prefeitura não tem como pagar o mesmo salário que ele atualmente recebe pelo cargo que ocupa na Unimontes. Desde que o secretário tomou posse estávamos tentando conseguir que ele fosse cedido ao município e que a universidade continuasse a pagar parte de seu salário, para que ele não fosse prejudicado. Porém, como isto não foi possível, ele resolveu se desligar de seu cargo de secretário, mas continuará atuando na secretaria como consultor educacional, de forma voluntária. Além disso, continuará coordenando a Olimpíada de Matemática (OBMEP) e vai colaborar na implantação do Centro de Formação de Professores”, explicou o prefeito.
A pedagoga, mestre e professora da Unimontes Suely Nobre, que agora vai comandar a Secretaria de Educação, ocupava o cargo de diretora geral da Soebras (Associação Educativa do Brasil) e tem experiência na formação de professores. “Estou muito honrada por este convite, e assumo o compromisso de fazer a minha gestão da melhor forma possível. O nosso projeto é fazer da educação da cidade a melhor de Minas Gerais, a melhor do Brasil, e para isso precisamos de dedicação e empenho, para atingir o objetivo de transformar Montes Claros através da Educação. Nossa meta é, até o final deste mandato, atingir ao menos a nota 7 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, declarou a nova secretária.
NOVIDADES - O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar algumas novidades na educação de Montes Claros. A primeira é a implantação da Educação Integral nas escolas municipais, ainda este mês. “No próximo dia 11 a Educação Integral começará a funcionar nas 26 escolas de ensino fundamental de Montes Claros e, no final deste mesmo mês, em todas as outras escolas, inclusive na zona rural. Vale lembrar que isto não significa que as crianças e adolescentes terão aulas durante todo o dia, mas sim que elas terão acesso a diversas atividades (como prática esportiva, música, aulas de reforço) no contraturno escolar”, destacou o prefeito.
Outra novidade anunciada por Ruy é referente à nomeação dos diretores das escolas municipais, que serão escolhidos “através de processo seletivo que pode ter a participação dos atuais diretores e no qual os candidatos deverão apresentar um projeto de gestão da escola durante os quatro anos de meu mandato. Estes projetos serão avaliados por uma equipe e os melhores chegarão a minhas mãos, para que eu possa fazer a seleção dos diretores não apenas pelo projeto mas também por outros aspectos, como a relação do candidato com a comunidade. Os novos diretores assumirão por quatro anos e deverão ser anunciados até o final de abril.” 
Texto: Daniel Moraes 
Foto: Fábio Marçal

"CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS", por WALDIR de PINHO VELOSO


WALDIR  de PINHO VELOSO  escreve...

 

 FACULDADES SANTO AGOSTINHO PARTICIPAM DO PROGRAMA “CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS” E MANDARÃO ACADÊMICOS PARA DIVERSOS PAÍSES

(*) Prof. Waldir de Pinho Veloso


O projeto “Ciência Sem Fronteiras” foi criado em 2011 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). Tem por objetivo ofertar 101 mil Bolsas de Estudos a universitários brasileiros em graduação, pós-graduação, doutorado e estágios. Em complemento, visa também à promoção dos avanços na ciência, tecnologia, inovação e competitividade.
Das 101 mil Bolsas de Estudos programadas, já foram concedidas, até janeiro deste ano, 22.646 Bolsas de Estudos para as áreas de graduação e pós-graduação. São 38 os países que já recebem brasileiros. 
As Faculdades Santo Agostinho estão participando do programa “Ciência Sem Fronteira”. Para tal, foi celebrado convênio com os Ministérios organizadores do Projeto. As Faculdades Santo Agostinho já estão na segunda fase do processo seletivo dos seus Acadêmicos que serão contemplados com Bolsas de Estudos. A primeira fase consiste na divulgação e captação dos estudantes da Instituição que têm interesse e capacidade técnica para o envolvimento na pesquisa científica. Nas Faculdades Santo Agostinho, a princípio, seriam estudantes que se encaixariam nos tópicos “graduação” e “estágios”, por serem ainda estudantes. Mas, há casos de Acadêmicos da Instituição que têm um anterior Curso Superior. Assim, houve a possibilidade de inscrição na qualidade de graduando no Curso das Faculdades Santo Agostinho, mas para os programas de pós-graduação, com fundamento nos diplomas já obtidos anteriormente.
Na primeira etapa do processo seletivo – a inscrição – as Faculdades Santo Agostinho puderam homologar um total de 24 candidatos que se encaixaram no Programa. Eles concorrem a Bolsas de Estudos em países diversos – motivo de ser o programa “Sem Fronteiras” para a Ciência. Para a Inglaterra, há uma candidata; para o Canadá, há dois candidatos; dois outros candidatos querem participar do Programa na França e na Itália. E dezenove universitários tiveram suas inscrições homologadas para estudos especiais em Portugal.
A segunda fase da seleção será a análise, pelas Universidades dos países conveniados já referidos, dos projetos apresentados pelos universitários. Considerando que a maioria dos brasileiros se inscreveu para as Bolsas de Estudos ofertadas para os cursos em Portugal – por uma questão da uniformidade da Língua – a previsão é que haja um afunilamento do processo seletivo para esse país. Quanto aos candidatos a fazer os estudos na França, na Itália, no Canadá e na Inglaterra – por seu um prerrequisito a proficiência na no idioma local – são maiores as possibilidades de atendimento às pretensões dos candidatos que tiveram as inscrições homologadas. Tanto é assim que um dos Acadêmicos das Faculdades Santo Agostinho – mais especificamente, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho – já foi convidado pela universidade canadense a apresentar a documentação complementar e específica. Já está, desta forma, na segunda fase do processo seletivo.
Os Cursos que tiveram Acadêmicos inscritos – com inscrições homologadas e, portanto, já aprovados na primeira fase – são: Arquitetura e Urbanismo (sete candidatos com inscrições homologadas); Enfermagem (um candidato com inscrição homologada); Engenharia Ambiental (um candidato com inscrição homologada); Engenharia Civil (cinco candidatos com inscrições homologadas); Engenharia de Produção (cinco candidatos com inscrições homologadas); Engenharia Elétrica (três candidatos com inscrições homologadas) e Farmácia (dois candidatos com inscrições homologadas).

(*) Escritor e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros; Pós-Graduado em Direito Econômico e Empresarial pela mesma Universidade e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia.