quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CODEMC estimula sociedade a propor soluções para o desenvolvimento
 Integrantes das Câmaras Temáticas elencaram as principais ações para termos uma Montes Claros melhor em 2030


O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros nasceu com o objetivo de suscitar na população a vontade de participar ativamente do processo de desenvolvimento da cidade. De forma organizada, foram criadas câmaras temáticas, com integrantes voluntários de todas as áreas da economia e do conhecimento técnico. Nessa  segunda-feira, dia 26 de janeiro, mais uma etapa avançou na realização deste propósito. Foram apresentadas as propostas para que os gestores públicos as realizem ao longo das próximas décadas, contribuindo assim para o futuro sustentável de Montes Claros.
As Câmaras abrangem as áreas de Educação, de Desenvolvimento Socioeconômico, de Saúde, de Orçamento e Tributação, de Segurança, de Mobilidade e Planejamento Urbano, de Meio Ambiente e de Infraestrutura. Desde outubro de 2014, os temas vem sendo discutidos pelos integrantes, que se reuniram e chegaram ao documento apresentando na reunião, que contou com a presença de lideranças, empresários, professores, representantes de entidades, vereadores e ainda do atual prefeito, Ruy Muniz.


“Os participantes foram divididos, mas sem perder a visão da cidade como um todo orgânico. As equipes e seus coordenadores apresentaram reflexões aprofundadas sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros”, conta Abílio Carnielli, membro do Conselho do CODEMC. “Ressalto que posturas e preferências políticas foram colocadas de lado e abordamos tudo aquilo que acreditamos de alma, coração e mente. Todos, técnicos e especialistas ou não, puderam dar sua contribuição, serem ouvidos e fazer constar a sua opinião. O respeito e a congruência de propósitos foi a tônica do encontro. O produto final de todas estas reflexões será o documento “Montes Claros 2030”.
“Nosso objetivo é tornar a sociedade civil ativa nas decisões que norteiam o futuro, como propor soluções para o desenvolvimento da cidade. Temos muitas ideias e ideais que focam no mesmo questionamento: Como será o futuro de nossa cidade? Como desejamos Montes Claros em 2030?”, afirma Edilson Torquato, presidente e co-fundador do CODEMC. Tais indagações foram o combustível inicial para a realização de uma série de reuniões que trataram dos mais diversos assuntos, sempre pensando de forma imparcial, no futuro e no desenvolvimento sustentável da maior cidade do Norte de Minas.
 “Nosso desejo é que as autoridades debrucem sobre nossas propostas e as considerem nos planejamentos estratégicos, que culminem em recursos e parcerias para sua realização. Por outro lado, que o CODEMC se fortaleça com a participação de mais pessoas, pois todos temos algo a contribuir”, reforça Aloysio Vieira, membro do Conselho.
O CODEMC surgiu a partir de modelo criado em Maringá, no Paraná, com a experiência de Silvio Barros. A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros abraçou a ideia e junto com um comitê gestor, formado por empresas e entidades ADENOR, CDL, Sociedade Rural, FIEMG, CREA, Rotary,  Sindicato Rural, Assedi, Vallee, OAB, Sicoob Credinosso, FASA, AVAMS, Lafarge, Sindicomércio, Sindicato dos Contabilistas, FEMC, AREA, Infraero, Grupo Pirâmide, Jamil Curi, Convenorte, FIPMOC, Sinduscon, Soebras, Emater, Banco do Nordeste e Fadenor trabalharam para a criação de um conselho norte-mineiro. Na reunião dessa segunda, lideranças de Salinas participaram a fim de viabilizar o modelo naquela cidade, que é a maior produtora de cachaça do mundo.


Texto: Mosaico Comunicação
Fotos: Márcia Vieira

PAVIMENTAÇÃO: VILLAGE do LAGO II COMEMORA

PAVIMENTAÇÃO
Melhorias chegam ao Village do Lago II 

Texto:  Márcia Vieira
Fotos: Márcia Vieira



No final da tarde desta segunda-feira, 26, moradores do bairro Village do Lago II receberam uma das notícias mais esperadas pela região: a chegada do asfalto em diversas ruas do bairro.

Gilmar Ferreira Santana declarou, durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço: “moro no bairro há 25 anos e ainda não vi nada acontecer aqui. Só acredito vendo.”

Como tantos outros moradores, Gilmar acordou satisfeito nesta terça-feira. Tão logo anunciada, a obra já começou. Para ele, o asfalto é muito bem-vindo e vai resolver um dilema constante. “Quando chove, temos problema com lama. Quando não chove, a poeira toma conta”, disse.

Ronaldo de Carvalho, morador da rua 21, é pai de duas crianças e levou os filhos para ouvir a boa notícia. Satisfeito, declarou: “vai ser bom demais este asfalto chegar aqui. Meus filhos têm gripe alérgica e sofrem com a poeira. Felizmente, com o asfaltamento, o problema vai acabar.”

No evento que reuniu vereadores, secretários municipais e população, o prefeito Ruy Muniz afirmou: “Estou muito feliz ao assinar esta ordem de serviço. É nosso compromisso fazer uma administração séria e competente e executar esta obra de maneira impecável. É uma obra para o bairro e para o povo desta cidade”.





PALESTRA: SALA do EMPREENDEDOR e SEBRAE

Sala do Empreendedor e Sebrae promovem Encontro de Empresários nesta quinta-feira


Início de ano é momento para planejar novos sonhos, organizar novos empreendimentos e estabelecer metas para o crescimento dos novos negócios.

Visando proporcionar um verdadeiro “próspero ano novo”, a Sala do Empreendedor da Prefeitura de Montes Claros e o SEBRAE irão reunir 200 empreendedores dos diversos bairros da cidade para um encontro que vai abordar novas perspectivas de negócios, orientações na área de gestão e utilização de ferramentas de marketing.

Dados da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e do SEBRAE demonstram que, de 2013 para cá, foram formalizados mais de 5.000 novos empreendimentos na cidade, o que consolida o município como uma referência na área do empreendedorismo.

"Isto vem demonstrar que a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa em nossa cidade auxilia na organização da economia que existia na informalidade nos bairros, e que hoje, após a formalização (destes empreendedores), a Sala do Empreendedor e o SEBRAE precisam realizar um trabalho mais abrangente e descentralizado", afirma Luciano Meira, coordenador da Sala do Empreendedor.

O evento será realizado nesta quinta feira, 29, às 19 horas, no auditório da Funorte (Campus São Norberto). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Sala do Empreendedor, no prédio da Prefeitura, ou no SEBRAE. Telefones para mais informações: 3229-3126, 3229-3237 e 3229-3238.

VISITA......

VISITA

Dia desses, a visita bem-vinda e agradável foi dos articuladores políticos FERNANDO MACEDO  e TONICO, sempre atenciosos. O blog agradece!




TÁXIS: CONCESSÃO em MONTES CLAROS É EXEMPLO

Concessão de táxis gera especulação em vários municípios, mas em Montes Claros a situação é diferente
  
Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Wilson Medeiros
 
 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Caopp) de Minas Gerais, o promotor de Justiça Leonardo Duque Barbabela, deu ultimato a todos os prefeitos mineiros que estão se recusando a realizar licitação pública para regularizar a concessão de serviço de táxi nos municípios. A informação está na edição de 26 de janeiro do jornal Hoje em Dia.
 
Segundo a matéria assinado pelo jornalista Ezequiel Fagundes, as concessões para exploração do serviço de táxi são distribuídas de forma indiscriminada, atualmente, pelas prefeituras. As prefeituras liberariam as permissões de táxi a particulares indiscriminadamente, validando transferências por cessão, venda, ou sucessão. Desta forma, as placas vermelhas viraram moeda de barganha política. O Ministério Público quer que as concessões sejam através de processo licitatório, o que assegura o princípio de igualdade de condições para todos os interessados na concessão de placas de táxi.
 
Agora, o MP pretende requisitar das prefeituras o número de permissões de táxi outorgadas em vigor em cada município e a forma pela qual foi outorgada a permissão, entre outras informações. Se ficar comprovada a não realização de licitação pública, será designada audiência com a presença do prefeito, onde será exposta a situação irregular e proposta a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O MP também irá exigir a fixação de prazo para licitação, revogação das permissões irregulares e sua substituição pelas licitadas, além da vedação a qualquer modalidade de transferência da permissão que não seja licitação. Caso a Administração não concorde com a celebração do TAC, deve ser ajuizada ação civil pública contra o chefe do Executivo.
 
Em Montes Claros, pode-se dizer que a situação é bastante diferente. No primeiro semestre de 2014, a Comissão Permanente de Julgamentos e Licitação realizou um processo de licitação que disponibilizou 79 permissões, pelo período de 20 anos improrrogáveis, amplamente divulgado em todas etapas de seu processo. Entre os critérios de pontuação que constavam do edital do processo, que contou com a participação de técnicos da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) em sua elaboração, estavam critérios objetivos como o tempo de experiência do profissional como condutor de táxi, o ano do veículo a ser usado, a presença de ar condicionado e a cilindrada mínima de 1.4 cm3.
 
Eude Soares de Oliveira, 42 anos, tem experiência de cinco anos como condutor de táxi e, no ano passado, foi um dos vencedores da licitação e recebeu sua concessão. Entre as vantagens apontadas pelo taxista, que faz ponto na Praça Dr. Carlos Versiani, estão a possibilidade de fazer seu horário e não ter que dividir o que foi arrecadado com as corridas (como acontece quando se roda com o veículo de outra pessoa). Vanderley Soares, 30, do ponto do Bretas, alegou as mesmas vantagens do companheiro de profissão e assim como Oliveira ainda não colocou um motorista auxiliar para dividir a carga horária no táxi, o que pretende fazer assim que terminar de pagar as prestações do veículo 0 km que adquiriu para concorrer na licitação.

AGRICULTURA FAMILIAR atende situação de VULNERABILIDADE

Prefeitura adquire alimentos da agricultura familiar para atender pessoas em situação de vulnerabilidade
 
Texto: Attilio Faggi Jr.
Fotos: Wilson Medeiros
 
 
A Prefeitura de Montes Claros está adquirindo gêneros alimentícios de agricultores familiares para doação a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
 
Desta forma, a Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social e a Secretaria Adjunta de Agricultura Familiar estão realizando um processo de chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos, de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
 
Os agricultores individuais interessados em fornecer frutas, hortaliças, legumes, tubérculos, ovos, grãos e produtos transformados para o município deverão apresentar a documentação para habilitação, até às 17 horas do dia 30 de janeiro, na sede da Secretaria de Agricultura Familiar, localizada à Avenida Carlos Paulino Cardoso, nº 401, no bairro Vila Exposição. O limite individual de venda do agricultor familiar respeitará o valor máximo de R$ 6.500.

Projeto prevê extinção do voto secreto na Câmara 

Deu entrada na última quinta-feira (22/01) na Câmara Municipal, a emenda nº 01 de autoria do vereador Fernandão Anjo do Futuro (PRTB). O objetivo da proposta é colocar fim ao voto secreto, através da alteração da redação do parágrafo 2°, artigo 44 da Lei Orgânica do Município, nos casos de perda de mandato de um legislador que quebre decoro parlamentar ou que cometa improbidade administrativa.
Para o vereador a iniciativa reforça a transparência do Poder Legislativo. "O projeto é de muita relevância não só pela transparência do legislativo, mas para garantia e confiabilidade da classe política e da própria população", diz.
--
Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Montes Claros

 Texto: Ana Paula Paixão / Foto: Nascimento Silva

UNIMONTES INFORMA....

UNIMONTES INFORMA

A comissão de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros, abre seleção para preenchimento de 46 vagas nas áreas em “Saúde Mental” (12 vagas), “Enfermagem em Saúde da Mulher” (6) e “Multiprofissional em Saúde da Família” (28). O prazo de inscrições vai até o dia 13 de fevereiro.


CONTATO PARA ENTREVISTAS
Professor Carlos Alberto Quintão
Coordenador da Comissão de Residência
(38) 3224-8373
(38) 9985-1592
(38) 9131-6090


Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113

PRAÇA de ESPORTES: Colônia de Férias divertiu centenas de crianças

Colônia de Férias da Praça de Esportes trouxe diversão para centenas de crianças


Depois de muita diversão, encerrou-se no último sábado, 24, a Colônia de Férias da Praça de Esportes.

Realizada pela Prefeitura de Montes Claros, através das secretarias de Esporte e Educação, o programa teve duração de 5 dias e proporcionou a cerca de 800 crianças e adolescentes de Montes Claros brincadeiras, gincanas e interação, durante o período das férias escolares.

O transporte de ida e volta das crianças foi  feito por ônibus da Educação, e o monitoramento dos alunos ficou a cargo de profissionais de Educação Física e servidores municipais.