quarta-feira, 9 de outubro de 2013

TODOS pelo PADRE HENRIQUE: LEILÃO NESTA QUINTA,10

TODOS PELO PADRE HENRIQUE

Atenção: nesta quinta-feira, 10, às 19h30, acontece leilão da RURALPEL, no Parque de Exposições. Durante evento, um lote será leiloado em favor da construção da capela APÓSTOLO SANTIAGO, O MAIOR, do PADRE HENRIQUE MUNAIZ.

VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A PRESTIGIAR. PARTICIPE! FAÇA PARTE DESTA CAUSA!


PADRE HENRIQUE:
50 ANOS DE SACERDÓCIO
50 ANOS DE AMOR

VEJA COMO FOI.....80 ANOS FIEMG

Veja como foi a apresentação da ORQUESTRA de CÂMARA , nos 80 anos da FIEMG:

ACESSE:

www.dzai.com.br/marciavieirayellow8/mypage/foto

 

 
















ACESSE O DZAI  e veja todas as fotos deste e de outros eventos:

www.dzai.com.br/marciavieirayellow8/mypage/foto

CELF CONVIDA...

CELF CONVIDA...

 MUSICAL PINÓQUIO


Crianças da Musicalização do CELF se apresentam nessa quarta e quinta-feira



Alunos do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez – CELF apresentarão nos dias 09 e 10 de outubro (quarta e quinta-feira), no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), às 18h30min, o Musical “Pinóquio”.

Aproximadamente 80 alunos de seis anos Educação Musical participarão da encenação do musical conhecido no mundo inteiro em comemoração ao Dia das Crianças. 

O trabalho é desenvolvido pelos professores da área e tem a coordenação geral da professora Lílian Gomes. O objetivo principal do evento é despertar a criatividade, a expressividade e o fazer artístico-musical dos alunos.

Segundo a coordenadora, o espetáculo englobará várias linguagens artísticas, como a música, a dança e o teatro.

“- O musical visa envolver as crianças numa atividade extraclasse que oportunize experiências psicopedagógicas, interação entre aluno/comunidade e principalmente o trabalho em grupo; tudo isso, de forma lúdica e recreativa”, ressaltou a professora.

O Musical Pinóquio é mais um dos projetos desenvolvidos pelos professores da Musicalização. Os alunos realizam inúmeras atividades de preparação durante as aulas que culminam sempre em uma grande apresentação final.
O evento terá entrada franca.

Texto/Foto: Assessoria CELF

PREFEITURA: LICITAÇÃO veículos e máquinas nesta quinta,10

 LICITAÇÃO
 
Acontece amanhã processo licitatório para contratação de máquinas e veículos pesados para o município
 
Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Fábio Marçal
 
 
 
A Prefeitura de Montes Claros, através da Gerência de Compras da Secretaria de Planejamento e Gestão, irá realizar um processo licitatório nesta quinta-feira, 10 de outubro, com o intuito de contratar veículos e máquinas pesadas para efetuar serviços de manutenção e limpeza de canais e córregos no município, além de prestar serviços de manutenção do aterro sanitário.
 
O processo licitatório (nº 0287/2013) é do tipo menor preço por item e os interessados em participar da licitação deverão comparecer no dia 10 de outubro, às 15h30, na sala de reunião nº 01 da Gerência de Compras, que está situada na sede da Prefeitura de Montes Claros.
 
O pregão presencial (nº0203/2013) do processo é composto por 38 itens: retroescavadeira (três unidades), patrol (quatro), escavadeira hidráulica (três), pá carregadeira (três), trator (cinco), além de caminhões pipa (quatro), basculante (doze) e toco (quatro). Cada um dos veículos deverá executar serviços por um total de 2.400 horas distribuídas por um período de 12 meses a partir da assinatura do contrato.
 
O edital completo do processo licitatório está disponível no site da Prefeitura de Montes Claros através do link (http://www.montesclaros.mg.gov.br/central_compras/paginas/edital_pmmc_2013/edital-pp-0203-13.pdf). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3229-3020.

GRUPO FIBRA: ARTE é o PRESENTE!

Grupo Teatro Fibra apresenta Projeto “Arte é o Presente!

Semana da Criança terá brincadeiras, cantigas, contação de histórias e estreia de espetáculo infantil “Uma História Puxa a Outra"



O Grupo Teatro Fibra, conhecido em todo o Estado por resgatar as músicas regionais, de tradição e conhecimento popular, através do espetáculo Brincado de Brincar, apresenta na Semana da Criança, a Programação “Arte é o Presente!”. 

A Programação do Grupo Teatro Fibra, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de outubro, das 15 às 17 horas no Ateliê/Galeria Felicidade Patrocínio na Rua São José, 293-A, bairro Santo Expedito é voltadas para crianças a partir dos três anos de idade.

O Grupo Fibra em sua trajetória de mais de 30 anos de “Fibra no Teatro” tem em seu currículo a maior parte dos espetáculos voltados para o público infanto-juvenil.

Com uma programação bastante diversificada, “Arte é o Presente” inclui cinema, jogos, cantigas e brincadeiras, contação de histórias e termina com a estreia do espetáculo “Uma História Puxa a Outra" do Grupo Teatro Fibra.

Para Terezinha Lígia, este novo projeto mostra a força e o trabalho do Grupo Fibra que resiste aos anos e mostra porque é considerado um dos melhores grupos de teatro do Estado.

“Queremos despertar nas crianças o lado teatral e cultural, sem perder a essência da ingenuidade. O Programa Arte é o Presente tem esse objetivo e estamos confiantes no seu sucesso”.

Outras informações sobre o “Arte é o Presente” através dos telefones: (38) 3212-1193 / 9117-8868 (Terezinha) / 9196-6692 (Amauri) ou 9150-7549 (Gilberto).

Trajetória do Grupo Teatro Fibra

Vencedor de vários prêmios como o Artes Cênicas do Estado de Minas Gerais (Cena Minas) e o Projeto Cena e Atitude patrocinado pela V&M do Brasil, com concepção e direção de Terezinha Lígia, o Grupo Teatro Fibra tem no espetáculo Brincando de Brincar, seu maior sucesso de crítica e público.

São histórias contadas e cantadas em quadros, ora interpretados, ora coreografados, com passos legítimos de danças populares brasileiras. É um espetáculo cênico-musical de domínio público resultante de pesquisa e de conhecimentos transmitidos pelos mais velhos. A pesquisa se estende e alcança o rico potencial do Vale do Jequitinhonha e se encontra em cartaz desde 2001.

“Em cada apresentação um crescimento profissional e a busca pela melhor apresentação e satisfação das pessoas que nos assistiam com a mesma garra e determinação que apresentamos outros projetos”, finalizou Terezinha Ligia.

Texto: Wesley Gonçalves

EDUCAÇÃO e TRABALHO: DIVINA PROVIDÊNCIA forma mais turmas em Montes Claros

Educação e Trabalho

Sistema Divina Providência forma mais uma turma em Montes Claros



Texto e Fotos: Márcia Vieira




Na noite desta segunda-feira, 7, aconteceu no auditório da AMAMS mais uma formatura dos alunos do Sistema Divina Providência, que prepara jovens para o mercado de trabalho.



O Sistema tem sede em Belo Horizonte e esta já é a segunda turma de formandos em Montes Claros, em cursos como Almoxarifado, Auxiliar Administrativo e Línguas. Seu gestor local, o empresário Paulo César Santiago, explicou que, para o ano que vem, a proposta é formar 500 alunos por semestre e, para a tarefa, conta com parcerias público-privadas.




O superintendente geral do sistema, Edson Nunes de Oliveira, revelou a satisfação em participar de mais uma formatura: “É sempre uma emoção muito grande, mesmo depois de 34 anos trabalhando, projetar melhoria de vida aos jovens, afastando-os do ambiente de marginalidade e comprometendo-os com a família, com os valores sociais e com eles mesmos”.



O município de Montes Claros foi representado pelo prefeito Ruy Muniz, que declarou durante a solenidade: “Parabenizo a todos por este trabalho de primeira qualidade, que movimenta a geração de empregos em nossa cidade. Educação é a base da transformação na vida das pessoas”.



Muniz ainda deixou uma mensagem aos formandos: “Para ser um vencedor e contribuir com o progresso da humanidade é necessário que se cultive os três C’s: coragem, competência e criatividade”, finalizou.



O Sistema Divina Providência, que terá sua sede na avenida Mestra Fininha, deu início a uma nova turma ainda na segunda-feira. Informações sobre cursos pelo telefone (38) 2104-5226.














VEJA TODAS AS FOTOS DESTE EVENTO NESTA SEMANA EM: 

www.dzai.com.br/marciavieirayellow8/mypage/foto

SANEAMENTO BÁSICO: Capacitação nesta QUINTA,10

SANEAMENTO BÁSICO 

MUNICÍPIOS SERÃO CAPACITADOS  NESTA 5ª, NA AMAMS


Capacitar e orientar os técnicos dos 93 municípios do Norte de Minas envolvidos com o processo de elaboração dos Planos de Saneamento. Este é o principal objetivo da Capacitação para o Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB – Módulo 01, que o Governo de Minas, CREA-MG, Funasa,  Ministério Público e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) realizam nesta quinta-feira, de 8 às 17 horas, no auditório Deputado Aécio Cunha – prédio anexo a entidade.
O Plano é uma exigência da Lei Federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e determina o município como responsável pela elaboração. Esta iniciativa da diretoria executiva da AMAMS  reafirma o compromisso com o apoio técnico e político aos municípios filiados à entidade e refirma a missão de fortalecimento do municipalismo.
O presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, disse que o evento tem o propósito de orientar técnicos e prefeitos, preparando-os para a efetiva elaboração dos Planos Municipais. “Que o trabalho a ser realizado seja próspero e de sucesso e contribua de fato para a melhoria de vida de milhares norte-mineiros, oferecendo melhores condições para uma vida digna”, ressaltou.

A capacitação é destinada aos técnicos das prefeituras da região, possibilitando o compartilhamento de informações e conhecimentos facilitando o trabalho de todos no atendimento à legislação vigente, que condiciona a transferência de recursos federais a partir de 2014. O Departamento de Engenharia e Arquitetura da AMAMS está pedindo que cada município indique no máximo três gestores e técnicos das áreas de Assistência Social, Engenharia, Meio Ambiente.


MOTIVO:


Capacitação para o Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB – Módulo 01
DATA: 10/10 - Quinta-Feira
HORÁRIO: 8 às 17 horas
LOCAL: Auditório Deputado Aécio Cunha – Avenida Major Alexandre Rodrigues – Nº 416 – Bairro Ibituruna – Montes Claros-MG



PROGRAMAÇÃO

7h30- Credenciamento

8 horas - Abertura Oficial

8h30- Apresentação dos Objetivos do PMSB- Plano Municipal de Saneamento básico.

9 horas - Lei 11445/2007
- Termo de Referência para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
- Elementos para a Elaboração do PMSB
- Formação dos Grupos de trabalho/ Comitês
- Diagnóstico Técnico Participativo
* Palestrante: Edinaldo Pereira Costa, biólogo Especialista em Engenharia Ambiental, Secretário do Codema, Secretário do meio Ambiente em Guaraciama-MG

10 horas - Mobilização da População e de Controle Social - Palestrante: Fátima Guedes, Assistente Social - Especialista em Gestão de Políticas Públicas, Assessora e Consultora Social da Amams.
                             

                                                                                                                                                                11 horas - Debate e Esclarecimentos

12 horas - Almoço

13 horas - Orientações técnicas para elaboração do diagnóstico do município – Modulo 01

14h30 - Entrega do Material para a Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico-PMSB e de Relatórios contendo indicadores nos quatro setores de saneamento, fornecidos por órgãos oficiais do governo do Estado de M. Gerais onde foram feitos os levantamentos.

15h30 - Debate e Esclarecimentos


17 horas – Encerramento
Texto: ASCOM/AMAMS (Arthur Jr)

NELCIRA DURÃES dá o recado...

 NELCIRA DURÃES DÁ O RECADO:

Espetáculo dos Formandos do Curso de Artes/Teatro 2013, da Unimontes. 
As apresentações serão nos dias 18, 25 e 26 de outubro, no Centro Cultural Hermes de Paula, as 20 horas.
Desde já agradeço a atenção.

Cordialmente,

Nelcira Durães
Profa. do Curso de Artes/Teatro da Unimontes e Diretora do Espetáculo
Tel. 9955 2025
 
 
Sinopse do Espetáculo: 

VIVENÇAS

O texto é uma viagem conduzida pela memória de dois narradores e contém representações que dão significado ao cotidiano desses homens e mulheres: os ritos, os festejos, os jogos, o amor, a amizade. A montagem parte de dramaturgia construída com base em narrativas orais de moradores idosos da comunidade rural Morro Alto, Bocaiuva - MG, colhidos durante a minha pesquisa de mestrado. Morro Alto é uma comunidade localizada a 15 km da cidade de Bocaiuva, composta de agricultores familiares, que produzem a famosa farinha de mandioca.

O espetáculo tece com o fio da memória a vida na roça. Composto de momentos de trabalho para garantir a sobrevivência, de momentos de folgança e vadiagem e de momentos sagrados. Em tom nostálgico, a narrativa traduz a lembrança, a saudade e a dor dos narradores já idosos, entremeada com música, rezas e brincadeiras. 

Texto e Direção: Nelcira Durães
Elenco: Adriane Marise, Ana Paula Silva, Kiko Ferreira e lázaro Martins
Trilha sonora: Jukita Queiroz


DE NOVO.....

DE NOVO...

Deu em O NORTE, em 09/10/13

 Outro ataque ao Regimento


Silveira coleciona episódios de descumprimento do Regimento Interno e é acusado por vereadores de beneficiar pequenos grupos manifestantes
Foto: Divulgação

Mais uma reunião é encerrada por omissão de
Silveira. Vereadores afirmam que a democracia
está em risco

 

Mais uma vez o Regimento Interno foi descumprido durante reunião da Câmara Municipal de Montes Claros. A reunião desta terça-feira (8) foi encerrada quando o vereador João Ferro (PSD) fazia uso da palavra na tribuna. Manifestantes na plateia não deixaram que o vereador falasse e o presidente da casa, Vereador Antônio Silveira (PTN), de maneira precipitada encerrou a reunião, quando o Regimento garante que o legislador precisa ter condições de trabalho.

De acordo com João Ferro, o presidente da casa poderia ter tomado outras providências para a situação.


- Eu pedi a todo o momento para o presidente cumprir o Regimento e tomar providências com o pequeno grupo que atrapalhava, mas ele preferiu encerrar a reunião. Quem fica prejudicada é a população, pois projetos importantes estavam na pauta para serem votados – afirma.

Na pauta estavam seis projetos, todos propostos por vereadores. Como em outras reuniões, o presidente encerrou sem utilizar mecanismos previstos no Regimento Interno. Um deles está previsto no artigo 56, do  Capítulo VI que diz:

“Qualquer cidadão pode assistir às reuniões públicas, desde que se apresente decentemente vestido, guarde silêncio, sem dar sinais de aplausos ou reprovação, sendo compelido a sair imediatamente do edifício caso perturbe os trabalhos e não atenda à advertência do presidente.”

Outro dispositivo que também poderia ser aplicado à situação está no artigo 60:

“Será preso em flagrante aquele que perturbar a ordem dos trabalhos, desacatar a Mesa ou os Vereadores, quando em reunião.”


A Guarda Municipal estava presente na reunião para fazer cumprir esses dispositivos, mas em nenhum momento foi acionada pelo presidente Silveira, que parecia mais preocupado em encerrar a reunião do que fazer valer os direitos dos seus colegas de plenário. Para o vereador Fernandão Anjo do Futuro (PRTB), essa omissão é proposital para impedir que projetos importantes sejam votados na Câmara.

- Não se pode deixar de cumprir o Regimento. Já houve situações parecidas em que o presidente tomou a mesma decisão. Isso atrasa os trabalhos da casa e impede que projetos importantes tenham andamento. Deve haver algum interesse por trás disso. O descumprimento do Regimento está fazendo a Câmara caminhar para o caos – argumenta o vereador.

Para o vereador Valcir Soares (PTB), a democracia está ameaçada na Câmara por causa dessa omissão do presidente. O vereador afirma que as reuniões estão saindo do controle e a responsabilidade é de um pequeno grupo que vai somente para fazer baderna.


- Um pequeno grupo sempre faz esse tipo de protesto na Câmara e o presidente não toma nenhuma providência, parece até ser interesse dele encerrar as reuniões. Na última reunião haviam projetos importantes a serem votados. Um vereador estava usando a tribuna e foi impedido pelo público. Isso é uma vergonha – afirma Valcir.

Os riscos só aumentam. A reunião de terça-feira acabou com um triste ato de violência proporcionado por um grupo que faz oposição à administração. Para Valcir, se alguma providência não for tomada, as coisas podem piorar.

- O presidente tem que passar a fazer cumprir o Regimento. É inadmissível ceder por causa de um pequeno grupo que quer impedir que a cidade caminhe para frente. O que está acontecendo é uma afronta ao poder legislativo com a total conivência do presidente da casa – conclui Valcir.


Para muitos dos presentes á reunião ficou a sensação de que ou o presidente da Câmara tem interesse em encerrar as reuniões, sem votar projetos importantes para a cidade e para a população, projetos propostos pelos próprios ou ele é completamente despreparado para exercer o cargo e por consequência, não está conseguindo manter a ordem no Plenário e o mais grave, está reincidindo no ato de desrespeitar o Regimento e os seus colegas vereadores que foram democraticamente eleitos pelo povo para representa-los e fazer uma cidade melhor.

Quem comparece à Câmara para acompanhar as reuniões espera que a casa do povo seja um lugar de respeito e mais do que isso, espera encontrar um presidente preparado e com atitudes que garantam o bom andamento dos trabalhos.

Data de publicação: 09/10/2013 Última alteração: 09/10/2013