sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

PROJETO do PREFEITO "PREMIA" MULTAS

03/02/2017

Projeto do prefeito "premia" multas


Por Márcia Vieira


Em meio à crise financeira que assola o município, passou quase despercebido pela população um Projeto de Lei do Executivo que estabelece gratificação para o setor da MCTrans  que analisa multas .O PL de n° 9, com data de 27 de janeiro de 2017, foi assinado pelo prefeito Humberto Souto e encaminhado à Câmara Municipal (veja documento).

Ao tomar conhecimento do documento, que já está nas mãos dos vereadores, L.C., ex-servidora da prefeitura que preferiu não se identificar temendo retaliação, achou “estranha” a intenção do executivo.

- É no mínimo curioso um projeto deste ser votado neste momento. Nós ainda não recebemos o pagamento de dezembro e o prefeito já quer gratificar quem tem um mês de serviço. Isso é legal? – questiona a ex-servidora.

Procurado pela reportagem, o presidente da Comissão de Legislação e Justiça, vereador Valcir Soares, declarou que a comissão tem o prazo de vinte dias para analisar a constitucionalidade do projeto. 

- Na próxima segunda-feira, vamos nos reunir e analisar o impacto financeiro que isso poderá causar. Somente depois dessa análise o presidente colocará em pauta - afirmou o vereador.

RESPOSTA
Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que o procedimento já “era praticado por governos anteriores” e que o valor de R$ 100, que será pago aos conselheiros cada vez que se reunirem “não representa custo para o tesouro”. 

Ao ser informada do argumento do executivo a servidora L.C., que tem sobrevivido à custa de cestas básicas doadas por amigos e parentes (leia matéria na pag.4), contestou.

- Mas, em outros tempos, o município tinha um gestor competente, não estava em calamidade financeira e todos os servidores da prefeitura, efetivos e contratados, recebiam o pagamento até mesmo antes do prazo determinado pela lei. 

Para ela, os vereadores devem votar o projeto com “muita seriedade”, sem se deixar levar pelos interesses do executivo.

- Fica a expectativa de como agirão os vereadores em um momento em que todos reconhecem que a crise financeira é imensa, situação que não deixa espaço para medidas que chegam a ser irresponsáveis por parte da prefeitura e que se caracterizam como mais um desrespeito aos trabalhadores que se sentem lesados pela atual administração – finalizou.


CAMINHADA ECOLÓGICA: FUNORTE e FASI REALIZAM

Faculdades Funorte e Fasi realizam caminhada ecológica soebras conscientização e preservação do meio ambiente

Evento terá a presença de acadêmicos, professores e comunidade em geral.



No próximo sábado, dia 11, as Faculdades Funorte e Fasi realizarão a primeira caminhada “Eu caminho pela vida”, com saída às 7h30, do Haras Disparo - saída para Pirapora, num percurso de 6 km, com destino até a belíssima Cachoeira das Irmãs.
Durante o percurso, os lixos que estiverem pelo caminho, serão recolhidos, separados e entregues aos órgãos responsáveis e, assim, contribuir com ação, para a preservação da vida verde.
Preservar o meio ambiente através da educação, mostrando o bem que ele representa. Enfatizar os cuidados e a beleza que a natureza proporciona ao ser humano diariamente. A Sustentabilidade é a utilização racional de recursos disponíveis pela natureza para satisfazer as necessidades humanas, sem que esse uso comprometa as gerações futuras.

Projeto Pura Vida

Partindo desse breve conceito, a rede SOEBRAS passa a adotar o compromisso de dissimular a conscientização e, consequentemente, estimular à comunidade acadêmica a praticar ações diárias mais racionais.

A primeira edição do Projeto Pura Vida reúne dicas de ações EDUCATIVAS que formam a base dos procedimentos CORRETOS que devemos HABITUAR a fazer para o consumo RACIONAL da Energia Elétrica e da Água em nosso cotidiano.

Os interessados em participar da caminhada, podem se inscrever pelos endereços www.funorte.edu.br ou www.fasi.edu.br e levar junto com os amigos, colegas e familiares, um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade de Montes Claros.
Outras informações pelo telefone 3221-7215 ou (38) 98838-0835.

Dados adicionais:
Dia: 11 de fevereiro
Horário: 7h30
Saída: Haras Disparo (saída para Pirapora)
Destino: Cachoeira das Irmãs
Percurso: 6 km
Entrada: 1 kg de alimento não perecível


Da SÉRIE: ENTREVISTAS- MEUS REGISTROS...

Da SÉRIE: ENTREVISTAS- MEUS REGISTROS



IN-MEMORIAM: OSWALDO ALVES ANTUNES, JORNALISTA - 1924-2012




Trechos, de 2008:
“Nunca gostei de falar da minha pessoa. O próprio livro não é escrito na primeira pessoa.”
“É evidente que se se dá notoriedade ao crime, muitos começam a achar que ficarão notáveis cometendo crimes.”
“O homem é que fez Deus exatamente à sua imagem e semelhança. O homem imagina Deus com defeitos que ele não tem, com qualidades que ele não precisa. Deus é!  Simplesmente é!”
“A nona sinfonia é linda, mas é muito longa. A quinta é mais incisiva, mais rápida e inclusive, tem história. Os acordes da quinta sinfonia de Beethoven foram usados como sinais de comunicação dos aliados na Segunda Guerra Mundial. É a minha favorita.”
“O jornalismo é um sacerdócio. A pessoa não deve fazer jornalismo para ganhar dinheiro, mas para servir à comunidade. Deixem para ganhar dinheiro numa profissão paralela, exercendo outra atividade.”

Entrevista completa publicada em 2008 em:  "O Tempo", Jornal "O Norte", "Jornal de Notícias"

SUL-AMERICANO de VÔLEI: CREDENCIAMENTO ESTÁ ABERTO

CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE CLUBES DE VÔLEI MASCULINO   


O credenciamento de imprensa para cobertura do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei Masculino 2017 já está aberto. As partidas, que acontecerão de 21 a 25 de fevereiro, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG), terão como participantes 7 clubes de 5 países da América do Sul, ( Brasil: Montes Claros, Vôlei e Sada Cruzeiro  Argentina: UPCN e Bolivar / Uruguai: Club Bohemios / Peru: Club Unilever Bolívia: Club San Martin).

Os jornalistas interessados na cobertura devem se credenciar através do link: http://migre.me/vYinW até o dia 12 de Fevereiro às 20h. 

Após o preenchimento do formulário  é necessário envio de uma foto para que seja inserida na credencial, a mesma deve ser enviada para o email "ascommocvolei@gmail.com" acompanhada do nome completo do profissional.

*A permanência na área de imprensa durante o evento e acesso a quadra após os jogos  é estritamente restrita aos profissionais credenciados.


*Os veículos televisivos devem cadastrar seus cinegrafistas, além dos repórteres


Estaremos  disponíveis  para quaisquer esclarecimentos.



LETÍCIA SOARES
Assessora de Comunicação Montes Claros Vôlei
(38) 91501818 / (38) 3224-5469

Av. Donato Quintino nº90 - Cidade Nova / Loja E 208
Montes Claros - MG, CEP: 39400-546

AUDIÊNCIA PÚBLICA: DADOS CONFIRMAM MELHORIAS COM IMPLANTAÇÃO da FAIXA de ÔNIBUS

03/02/2017

Audiência pública: dados confirmam melhorias com implantação da faixa de ônibus

Por Márcia Vieira

Foto: Márcia Vieira

Jaqueline Camelo, gerente da ATCMC: “Para a população, a medida é benéfica”


A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu, nesta quinta-feira 2, audiência pública para discutir a possível retirada da faixa exclusiva para transporte coletivo na avenida Geraldo Athayde, implantada em 2013. A proposição foi do vereador Pastor Elair Gomes, do PMDB. Foram convidados representantes da MCTrans e da ATCMC, além de comerciantes da região.

Entre os objetivos propostos pela municipalidade naquele período, estavam a garantia de prioridade no sistema viário e compartilhamento dos espaços da cidade de maneira justa e racional. O que, de acordo com os dados da MCTrans, de fato aconteceu.

A medida, como toda mudança, causou impacto e desagradou a alguns comerciantes estabelecidos naquela área. Os comerciantes alegam prejuízo em razão da não permissão para o motorista (cliente) parar e estacionar em frente aos seus estabelecimentos. Entretanto, a gerente administrativa da Associação de Transportes Coletivos de Montes Claros (ATCMC), Jaqueline Camelo, explica que “a mobilidade urbana tem que dar condições à população de fazer deslocamento dentro do espaço geográfico que é a cidade”.

- O estudo técnico pleiteia ações que visam uma fluidez maior do veículo. Para a população a medida é benéfica. Não adianta colocar mais cinco dez ou quinze ônibus, a questão é a logística disso. Para isso temos que ter a compreensão, o entendimento das pessoas - diz Jaqueline.

Ela ainda destaca que a redução do tempo de viagem na área foi significativa e que, enquanto um ônibus transporta de 50 a 72 pessoas, o carro de passeio transporta 1,2.  

- Hoje em dia, em todo o país a prioridade é o transporte coletivo - pondera.

Secretário desconhece
O presidente da MCTrans, José Wílson Guimarães  disse que “o melhoramento que houve é muito insignificante ainda para uma avaliação mais profunda”, contudo, dados da própria MCTrans revelam o contrário: após a implantação da faixa, estudos proporcionaram a inclusão de novas viagens em algumas linhas; a velocidade média dos veículos aumentou de 20km/h para 30 km/h, o que corresponde a um aumento de 50%, proporcionando maior fluidez;  e as linhas ganharam entre 5 e 15 minutos por viagem, garantindo menor tempo do usuário dentro do veículo.

A técnica da MCTrans, Ana Luiza Corrêa Pires, que acompanhou o projeto desde o seu nascedouro, destaca que o projeto avançou.

- Sim, sem dúvida. Buscamos soluções para a mobilidade urbana e temos dados estatísticos que comprovam a melhoria. Esses dados foram buscados pela MCTrans. Os estudos técnicos existiram e todos os projetos aprovados têm que estar de acordo com as diretrizes da mobilidade urbana. A frota de veículos aumenta assustadoramente a cada dia e nós temos que buscar soluções para isso. O projeto, elaborado em 2012, envolveu tanto corredores com faixa exclusiva para o  transporte coletivo como a melhoria nos pontos de ônibus com alta demanda - afirmou. 

A parte implantada foi feita apenas com verba municipal, originada de recursos que entraram na MCTrans e que são revertidos  em projetos para o trânsito. Sinalização, recapeamento asfáltico, reforma das calçadas e pontos de ônibus estão incluídos no projeto que deverá ser executado na sua integralidade para que o interesse coletivo não seja prejudicado. 


RODRIGO MAIA REELEITO para PRESIDÊNCIA da CÂMARA dos DEPUTADOS

Montes Claros




Deputada Raquel Muniz (PSD), única representante do Norte de Minas na Câmara dos Deputados ao lado do presidente eleito, Rodrigo Maia

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito para presidir por mais dois anos (biênio 2017-2018) a Câmara dos Deputados. Os 293 votos obtidos deram a Maia vitória em primeiro turno contra outros cinco candidatos que também estavam na disputa: Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), André Figueiredo (PDT-CE) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ). No total votaram 504 dos 513 deputados. Para ser eleito em primeiro turno, Maia necessitava de pelo menos metade mais um dos votos (253). 

Para a deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG) a eleição de Rodrigo Maia vai garantir a tranquilidade necessária para continuem os trabalhos com vistas a permitir que o Brasil saia da crise.

- Agora é trabalharmos com afinco para que o nosso país volte aos trilhos do desenvolvimento. Temos temas importantes na pauta deste ano e precisamos debatê-los e resolver as questões, uma a uma, de forma responsável e serena, dando assim uma resposta à sociedade.

REVERTER A CRISE
Em entrevista após a sua eleição, Maia disse que vai avançar em votações importantes, que embora polêmicas, precisam ser votadas para que o Brasil consiga reverter a crise em que se encontra. Mas, a maior promessa do presidente reeleito é fortalecer a Câmara, defender os deputados, mostrando à sociedade que eles são aliados da população na redefinição dos rumos que o Brasil precisa tomar para garantir um país digno para seu povo.

- A Câmara dos Deputados precisa ser protagonista destas questões, precisa ser a voz dos anseios da população. Vamos avançar para dar as respostas exigidas pela sociedade e também promover as mudanças necessárias para que o Brasil deixe de ter um Estado ineficiente, ineficiência esta que prejudica o povo tirando empregos, fechando empresas - afirmou Maia

Além do presidente, os deputados votaram em mais 10 outros cargos: primeiro vice, segundo vice, primeiro secretário, segundo secretário, terceiro secretário, quarto secretário e mais três suplências.

NOVA MESA DIRETORA
A partir desta quinta-feira (2) os trabalhos na Câmara dos Deputados foram retomados com uma nova Câmara Diretora. A eleição mostrou a força do Governo, já que todos os cargos importantes ficarão com o bloco governista que é composto por 13 partidos. A partir de agora, comandam a Câmara, juntamente o presidente, deputado Rodrigo Maia, o primeiro vice-presidente, o deputado mineiro Fábio Ramalho (PMDB), o segundo vice-presidente, deputado André Fufuca (PP/MA), o primeiro secretário, deputado Giacobo (PR/PR), a segunda secretária, a deputada Mariana Carvalho (PSDB/RO), o terceiro secretário, o deputado JHC (PSDB/AL) e o quarto secretário, o deputado Rômulo Gouveia (PSD/PB) e os suplentes, deputados Dagoberto (PDT/MS), César Halum (PRB/TO), Pedro Uczai (PT/SC) e Carlos Manato (SD/ES).

O deputado do PSD, Rômulo Gouveia, eleito para a Quarta Secretaria, teve a maior votação do dia, tendo sido eleito com 433 votos, o que mostra a força do partido dentro da casa.

Já a deputada Mariana Carvalho, única representante feminina na mesa diretora, lançou candidatura avulsa e concorreu contra o deputado Carlos Sampaio, indicado oficial do seu partido, o PSDB. Os 416 votos obtidos pela deputada mostram a força feminina, já que diante da possibilidade de uma mesa sem mulheres, as deputadas se uniram pela candidatura tucana.


PRESIDENTE DA CÂMARA

Como atualmente o país não tem vice-presidente da República, o presidente da Câmara é o primeiro na linha de sucessão do Executivo. Maia assumirá o comando do Palácio do Planalto sempre que Temer viajar para o exterior.

À frente da Câmara, Maia continuará com a tarefa de definir a pauta de votações após consulta aos líderes partidários. Aliado do Palácio do Planalto, o presidente reeleito da Câmara tem defendido a aprovação das principais medidas econômicas, propostas por Michel Temer, como a Reforma da Previdência.

De Brasília
Fonte: onorte.net