sábado, 13 de outubro de 2018

MONTESCURECEU



Montescureceu

Por Márcia Vieira

O sábado de outubro "montescureceu". Georgino Junior, o segundo de três Georginos, foi musicar, redigir, pintar, conversar e enfeitar o céu. Era jornalista, escritor, artista plástico, músico, um muito de tudo.
Hoje Montes Claros não montesclareou.  A cidade está de luto com a partida de um dos seus filhos mais ilustres e talentosos, que deixa sua marca para ser generosamente distribuída e absorvida pelas próximas gerações. 
Aos poucos, os talentos dos Montes vão partindo sem deixar substitutos. Não é que não exista gente talentosa agora. Até que existe. Mas é uma geração, que ao contrário da de Goya, Regi, Braúna, Georgino e outros tantos, precisa ser espremida pra exprimir alguma coisa.
Eles não. No caminho inverso, espremiam o tempo, o espaço e quebravam conceitos com suas inquietações. Era gente que gostava de viver em Montes Claros e, apesar de, viver além dos limites traçados pela própria cidade. E nós sabemos quantos muros esta cidade hipocritamente impõe a quem ousa.
Goya com sua voz inigualável e poderosa encantou moçoilas e teve todos os filhos do mundo, perdendo apenas para o lendário Antônio Luciano. Regi editou brilhantemente sem mutilar, sem mexer, sem ferir e sem alterar a verve literária de cada ser que confiou textos às suas mãos. Braúna escreveu ao lado de Pedro Boi, as letras do Agreste, banda que ainda se chamava grupo e até hoje encanta centenas de pessoas, inclusive a mim, com suas letras simples e emocionantes. E Georgino, com Tino, cravou na memória de cada montes-clarense de nascimento ou por adoção, a música mais representativa que se ouve em Montes Claros, até mesmo maior que o próprio hino da cidade, sem desmerecer as autoras do hino, a inesquecível Yvonne Silveira e a talentosa maestrina Clarice Sarmento.
Quem não se arrepia ao ouvir "Montesclareou" não sabe o que é amar um lugar, uma terra, uma pátria. Apenas para ilustrar rapidamente algumas das façanhas dessa trupe cultural que já não está entre nós.
Georgino era lenda, história, poesia, conhecimento. Parte da sua arte está exposta nas paredes da loja amarela, que agora me escapa o nome, mas nunca me escapa a cor, no shopping Ibituruna, da sua esposa Cléo.
A outra parte está nos arquivos de jornais e revistas ou com os seus amigos, donos de histórias diversas em que ele é protagonista ou co-autor.
O segundo Georgino é filho do primeiro,o Coronel Georgino, que também marcou época e era respeitado e temido, não obstante o seu famoso bom humor. O terceiro Georgino virou Gino, ligado ao esporte, mas igualmente voltado a escrita e ao inconformismo, como o pai.
Tenho algumas fotos do Georgino. Olhando para elas agora, vejo como são rápidas as passagens e como farão falta às novas gerações, as doses de Georginos, Regis, Goyas, Braúnas e muitos mais. Para ficar numa frase que a minha colega Drika Queiroz comumente utiliza em conversa com seus entrevistados "Em qual fonte você bebeu?", eu hoje pergunto: "em qual fonte vocês, jovens artistas, jornalistas e outros istas irão beber? A fonte está secando. Não há substitutos. Os Montes estão escurecendo.
Absorvam Georgino, agora no céu, enquanto ainda há tempo. Ele deixou um monte de coisas para todos. Ouçam Georgino, cada vez que Tino cantar. Cada dia que montesclarear. Em cada tela que encontrar assinada por ele. Nos arquivos literários. Nas rodas de conversa. "Nos olhos cegos de poeira e dor. Tudo é previsto pelos livros santos, que só não falam que o sonho acabou"
  

AGRO/NM REALIZA SIMPÓSIO de AGRICULTURA

AGRO/NM REALIZA 1º SIMPÓSIO NORTE-MINEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

                            Já se encontram abertas as inscrições para os interessados em participarem do 1º Simpósio Norte Mineiro de Agricultura de Precisão, que será realizado em Montes Claros durante os dias 05 e 06 de novembro pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas (Agro/NM).  Esse encontro, segundo seus coordenadores, tem como objetivo, não só promover o aprimoramento das operações agrícolas, mas também divulgar novas tecnologias desse segmento do agronegócio através de palestras e troca de experiências e conhecimentos técnicos de usuários da agricultura de precisão.
                             Dessa forma, a direção da Agro/NM acredita estar propiciando aos profissionais da agronomia, a oportunidade de um maior aperfeiçoamento profissional na área do agronegócio, que vive, nos últimos anos, num crescente desenvolvimento tecnológico. Espera-se uma grande participação de profissionais e estudantes que fazem parte do Sistema Confea/Crea, pesquisadores da área da agricultura de precisão e produtores norte mineiros.
                                   Para o engenheiro agrônomo Fernando Britto, chefe de gabinete da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e ex-diretor da Agro/NM, a aplicação de novas e modernas tecnologias na agricultura regional, já uma realidade, mas para poucos produtores. E esse seminário vem ao encontro dessa necessidade de mostrar as vantagens e expandir os conhecimentos dessas tecnologias no agronegócio regional. Britto afirma isso, baseado no trabalho que vem desenvolvendo há mais de três décadas, em quatro perímetros públicos de irrigação, implantados pela Codevasf no vale do rio São Francisco em Minas Gerais.

VANTAGENS DA AGRICULTURA DE PRECISÃO        

            Explicando a importância desse evento para o agronegócio norte mineiro, a Agro/NM diz em seu material de divulgação, que a agricultura dita "convencional", com intensa aplicação de insumos e impacto ambiental negativo, vem sendo cada vez mais questionada em sua viabilidade, com forte pressão da sociedade quanto ao desenvolvimento de tecnologias limpas, com maior sustentabilidade e com retornos sociais e econômicos satisfatórios. Assim, os fundamentos da agricultura de precisão permitem benefícios nos mais diversos campos de atuação. Cita como exemplo, a aplicação localizada e bem dimensionada de agroquímicos  que contribui para reduzir o impacto no ambiente e, ainda, que o aumento substancial do fluxo de informações no processo de tomada de decisões para a produção rural pode diminuir o risco de insucessos.
                            Durante os dois dias do Simpósio serão proferidas palestras e um painel com os temas: A ciência e a tecnologia no agronegócio de Minas Gerais; Agricultura de precisão e suas principais ferramentas; Mapeamento de atributos de solo e planta; Sistemas de manejo em agricultura de precisão; Zootécnica de precisão; Floresta de precisão; Irrigação de Precisão e Painel com usuários de agricultura de precisão



Waldemiro Miranda
Analista em Comunicação
CODEVASF - 1ª/SR

SEMANA DIVERTIDA MOC SHOPPING

Semana Divertida é opção no recesso escolar

Na semana do recesso escolar, conhecida como Semana do Saco Cheio, de 15 a 19 de outubro, na qual as crianças não têm aula, o Montes Claros Shopping preparou uma programação especial para esses dias.

É a Semana Divertida, com tardes repletas de atrações. Os pequenos poderão se divertir em gincanas, mágica, mini chef, dança, artesanato e música.

A equipe do Villa Kids coordenará as atividades que acontecem das 13h30 às 17h30, na Praça de Eventos e Praça do Cinema. As inscrições, que dão direito à lanche, custam R$ 120,00 para os cinco dias. O valor da diária será de R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 99115-6267.

>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa

ASSOCIAÇÃO PRESENTE CONVIDA...

ASSOCIAÇÃO PRESENTE CONVIDA....
A Associação Presente o convida para mais uma ação de prevenção ao câncer de mama: OUTUBRO ROSA! Participem conosco da 6ª CORRIDA E CAMINHADA OUTUBRO ROSA.

Faça a sua inscrição. Você não pode ficar de fora desse evento! Corrida e Caminhada com percurso de 5 quilômetros para HOMENS E MULHERES!!! Kits exclusivos para todos que se inscreverem!!!
21/10/2018 - Praça dos Jatobás (Montes Claros-MG)

ACESSE O SITE www.outubrorosamoc.com.br  e faça a sua inscrição ATÉ O DIA 16/10 . Após esta data as inscrições devem ser feitas na Associação Presente, Oncovida e Espaço Presente no Shopping Montes Claros (ao lado da loja Shop Tower e TIM).

DIVULGUEM AOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS.
SEJA PRESENTE!

 

ANA MARIA na FACIONORTE

Comunicado

ASSESSORIA DE IMPRENSA
FACIONORTE - Faculdade de Odontologia do Norte de Minas

A jornalista ANA MARIA BARBOSA assume a Assessoria de Imprensa da FACIONORTE - Faculdade de Odontologia do Norte de Minas, sendo responsável pelo relacionamento com a imprensa, planejamento e divulgação de ações que envolvam a instituição de ensino.

Além de atualizá-los sobre as campanhas, ações e eventos, a assessora de imprensa estará disponível para sugerir pautas, agendar entrevistas e colaborar na produção de conteúdos com temas relacionados ao nosso segmento.


Contato:

e-mail: anamariabarbosacomunicacao@gmail.com


Sobre a FACIONORTE - Faculdade de Odontologia do Norte de Minas

O Instituto Superior em Ciências da Saúde – ISCS é o mantenedor da FACIONORTE - Faculdade de Odontologia do Norte de Minas, criada em 2014 e a única faculdade especializada em Odontologia na região, com dentistas formando dentistas de sucesso na vida e na profissão.

A Facionorte - Faculdade de Odontologia do Norte de Minas destaca-se pelo compromisso com a ética e primazia pela qualidade do ensino. A instituição conta com uma equipe altamente qualificada e uma infraestrutura de ponta. Ao conjugar esses fatores a nossa Faculdade disponibiliza aos seus alunos, colaboradores e à sociedade condições de excelência na busca pelos seus objetivos, que podem ser resumidos em apenas um: estar entre as melhores faculdades de odontologia do Brasil.


Frederico Rodrigues Mourão 
 Presidente

O blog deseja sucesso a querida Ana Maria nessa nova etapa.