terça-feira, 2 de setembro de 2014

LUTO II: ZITA SAPUCAHY

LUTO II: ZITA SAPUCAHY

A grande dama ZITA SAPUCAHY,faleceu nesta madrugada em Montes Claros. Seu corpo está sendo velado na Santa Casa (velório 2).
Sinônimo de alegria e alto-astral, Zita vai deixar saudade nos corações de todos aqueles que conheceram e desfrutaram da sua amizade.
Nossos sentimentos aos familiares e nossa homenagem, com registros daquela que personificou a alegria, irreverência e plenitude:




































LUTO I: JASON TEIXEIRA

LUTO I: JASON TEIXEIRA

Faleceu hoje, em Montes Claros, o médico JASON TEIXEIRA. Aos amigos ADRIANO  e LÚCILIA (FILHOS), TÓ, REINALDO , ISA  e NINA (SOBRINHOS)  e demais familiares, os nossos sentimentos.

DA SÉRIE: EU VOTO!!!!

DA SÉRIE: EU VOTO!!!!

                    2010    E    15300


COM RAQUEL MUNIZ (2010) e TADEUZINHO (15300)

crédito foto: Sil Mameluque

FOTOGRAFIA: SEBASTIÃO SALGADO em BRASÍLIA

FOTOGRAFIA

Exposição Genesis, de Sebastião Salgado, chega a Brasília

Mariana Tokarnia - Agência Brasil01.09.2014 - 19h35 | Atualizado em 01.09.2014 - 22h04

Sebastião Salgado explicar a exposição Genesis. São 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, que revelam montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais (Valter Campanato/Agência Brasil)
A exposição Genesis tem 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, que revelam montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Após registrar fome, guerra, êxodos, o fotógrafo Sebastião Salgado volta-se para a natureza e para as populações tradicionais no trabalho Genesis. Na jornada fotográfica, que começou com o envolvimento pessoal com a questão ambiental, ele mostra com a imagem, que o homem faz parte da natureza, por mais que se esqueça. E, para sobreviver, precisará se lembrar disso. 
"Para construir cidades, aeroportos, tantas coisas, deixamos para trás danos enormes. Estamos vendo os efeitos disso, como na cidade de São Paulo, a queda nas reservas de água", diz. "Todas as nossas nascentes terão que ser recuperadas se as populações quiserem manter um equilíbrio de conforto por meio da manutenção da água".
LEIA MAIS EM:

SEMANA da PÁTRIA: acendimento da PIRA marca início das comemorações

Acendimento da pira marca o início da Semana da Pátria em Montes Claros

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Wilson Medeiros


Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 1º de setembro, a abertura oficial da Semana da Pátria, com o acendimento da pira cívica, em frente à sede da Prefeitura. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de alunos do Colégio Tiradentes e da rede municipal de ensino.

O acendimento da pira cívica foi realizado pelo tenente Fonseca, do 55º Batalhão de Infantaria de Montes Claros, e a chama ficará acesa durante toda a semana. “O sentimento de liberdade tem que ficar sempre vivo, aceso, como aquela chama”, destacou o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, major Gouveia.

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, chamou a atenção para o tema da Semana da Pátria deste ano, “Água: Fonte de Vida! Desperdício Zero”. “Precisamos refletir sobre o uso da água”, disse, lembrando a situação de escassez enfrentada em São Paulo e também na nossa própria região, no Rio São Francisco, que está “virando areia”.

DESFILE - A Semana da Pátria se encerra no próximo dia 7, quando se comemora a Independência do Brasil. Em Montes Claros, a data será marcada pelo Desfile Cívico Militar que acontece na avenida Sanitária. A concentração do desfile será na Sala Geraldo Freire, anexa à Câmara de Vereadores, a partir das 7 horas. Às 7h30 acontecerá a Revista à Tropa. Às 8 horas, o desfile terá início, percorrendo a Sanitária até o Chico’s Bar. O palco será montado em frente ao banco Itaú, e a estrutura do evento contará com banheiros químicos (montados em frente à Prefeitura, ao Senac, ao Banco do Brasil, ao palco e ao Chico’s Bar), carro pipa (em frente à Prefeitura e ao Chico’s Bar), ponto de apoio médico (na Sala Geraldo Freire) e duas ambulâncias (que ficarão no estacionamento da Prefeitura e na Praça do Chico’s Bar).
 

FENICS 2014: MAIS de CEM MILHÕES en NEGÓCIOS...

FENICS deve movimentar mais de 100 milhões em negócios
Feira terá início nesta quinta e fomenta mais vendas para esta edição



Tudo pronto para a 19ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros – FENICS -, que terá abertura oficial nesta quinta-feira, 04 de setembro. Serão quatro dias de muitos negócios e lazer no Parque de Exposições João Alencar Athayde. Na programação de shows, artistas regionais entram em cena para animar o público estimado em 60 mil pessoas. Centenas de empresas, em 250 estandes de vários setores, vão mostrar novidades e realizar venda direta durante a feira, com descontos especiais.
A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI – prepara uma edição da FENICS focada em realizar mais negócios em 2014. Para isso, toda a estrutura do evento já está quase pronta, a montagem dos estandes movimenta o Parque nos últimos dias.  São mais de 250 estandes, sendo 12 mil m² de área total coberta, 30 mil m² de estacionamento, num total de 100 mil m² de feira, o que a caracteriza como a maior feira coberta do interior do Estad.
Os ingressos podem ser adquiridos no site www.fenics.com.br gratuitamente, mediante preenchimento da pesquisa sobre a feira. Na portaria, o valor do ingresso será de seis reais, inteira e de três reais, a meia-entrada. A abertura oficial será nesta quinta-feira, 04, às 19h30, no palco principal.  O público terá shows nos quatro dias, sempre à partir das 20h. De acordo com a programação, na quinta, a apresentação será do cantor Marcos Paracatu; na sexta-feira, 05, o sertanejo de Lucas Ranyere e o forró pé de serra do Quarteto Matulão, às 22h. No sábado, dia 06,  os sucessos da Jovem Guarda sob a versão do Tatarana Trio e, em seguida, a Banda Maracutaia, com baladas de samba e rock. A agenda de shows fecha o domingo, 07, com o samba raiz do Grupo Acadêmicos dos Samba.
A ACI prepara boas surpresas para quem for à FENICS 2014, como a potencialização das vendas durante o evento. O Espaço Out Let Premium Fenics - By Lê Turano chega trazendo as melhores marcas. "A estrutura será de acordo com os out let de grandes centros da moda, que caiu no gosto do público. A Feira da Pesca, no modelo da Expopesca, terá um tanque para pescaria no local, além de dicas de pescadores profissionais e todos os acessórios para a prática esportiva", conta Kelington Mendes, coordenador da Feira. O Espaço Educação e Formatura deve reunir estudantes e formandos com empresas do setor, em contratos com condições especiais. Além dos Espaços Tecnologia, Saúde, Veículos, Moda, Turismo e estandes institucionais, prestando serviços gratuitos e distribuindo brindes.
Para Edilson Torquato, a 19ª FENICS será um marco para o evento. “Adequamos o formato para a demanda do expositor e do público. Nossa estratégia é mostrar o potencial do empresariado norte-mineiro no fomento de negócios e alcançar 100 milhões em negócios. A cada edição buscamos melhorar, vencer desafios e contribuir para o sucesso deste evento que está com quase duas décadas”.
A FENICS começou na Praça de Esportes, quando um grupo de empresários decidiu se reunir para atrair um maior público e divulgar seus produtos e alavancar vendas. Hoje, a Feira vai além, proporciona credibilidade para seus parceiros, é referência no País e proporciona a maior vitrine de marcas no interior de Minas, sem deixar de ser uma excelente oportunidade de conquistar clientes. “Este sucesso é graças a parceiros, como FIEMG, CAIXA, Banco do Nordeste, Petrobrás, Banco do Brasil, ATS Informática, FASA, Bradesco, Transamérica, Novo Nordisk, Hipolabor, A&C, SESI, Credinosso, Alpargatas, Lafarge, Credinor, Vigillar, Sebrae e Sociedade Rural; todos fazem a feira acontecer a cada ano e ser acessível a pequenas, micro e grandes empresas”, diz Edilson Torquato, presidente da ACI.
Marcos Fábio, diretor das Faculdades Santo Agostinho, diz que a FENICS é importante para a instituição. “Temos excelentes resultados a partir do evento, pois mostramos nossa marca de forma especial, mais próxima, mesmo fora do ambiente acadêmico para um público que é diferenciado, principalmente, para nossos cursos de pós-graduação”.

Texto: Nágila Almeida- Assessoria ACI

DIA V na VILA CASTELO BRANCO



Vila Castelo Branco recebeu o dia V, em comemoração ao dia Nacional do Voluntariado.


A vereadora Graça do PSF participa do dia do Voluntariado no Castelo Branco há mais de cinco anos. Este ano ela fez testes de hepatite C nos morados do bairro.
“Há muitos anos eu participo do dia V. É um dia de extrema importância pra mim porque é um dia de doação, dia que tiramos para trabalhar a solidariedade. Devemos ajudar todos os dias e assim o fazemos, mas hoje estamos em festa aqui no Castelo Branco”, disse Graça.

O evento teve início às 8h e finalizou às 12h. Foram várias ações simultâneas durante toda manhã: Teste de hepatite C feito pela vereadora Graça através da Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, assim como pelas Faculdades Santo Agostinho, Funorte e Fasi; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; tipagem sanguínea; orientação sobre a saúde bucal com a dentista Patrícia Zuba; palestras; atendimento e orientação jurídica pelas Faculdades Santo Agostinho; cantinho da leitura com distribuição de livros infantis pelo Orfanato Nossa Senhora do Perpetuo Socorro; brincadeiras com a palhaça Letícia Sampaio; cama elástica; confecção de horta vertical assim como a distribuição de mudas; orientação do Centro de Zoonoses através da Secretaria de Saúde; apresentação de palestras e teste do curso de química das Faculdades Prima; distribuição gratuita de chip da operadora Claro; distribuição de pipoca e algodão doce pela Associação Raiz de Davi; distribuição de lanche pelo Café Três Corações; distribuição de panfletos informativos para os moradores de várias instituições; confecção de artesanato através do Projeto Mova Brasil e Corrente de Amor; confecção de bichinhos de balão pela Universidade Unimontes; pintura no rosto pela Escola Tempo Integral da Prefeitura; cama elástica e muitas brincadeiras com as crianças.

O Dia V é uma data especial, voltada para o incentivo de realizações de ações solidárias, onde se celebra as conquistas do voluntariado realizadas durante todo o ano. 

“A gente se torna uma pessoa mais humana ajudando. É um momento que podemos viver de perto a realidade dessas pessoas e poder ajudar é muito bom”, salientou a dentista Patrícia Zuba, responsável pela orientação sobre a saúde bucal no evento.
Os moradores ficaram muito felizes com as ações que instruíram e divertiram crianças e adultos, assim como os próprios voluntários.

Para a moradora Carla Alves Santos é um dia saudável para crianças e adultos. “ O dia do Voluntariado estimula a ação social e ajuda bastante a desenvolver atividades que não acontecem normalmente por aqui. Estou gostando muito do evento”, ressaltou a residente do Castelo Branco.

A vereadora Graça esteve presente durante todo o evento, fazendo teste e conversando com a população: “Estou muito feliz com o resultado do dia V na Vila Castelo Branco. O dia V é uma data importante para lembrar a prática do voluntariado, mas devemos ajudar o ano inteiro. Cada um deve fazer a sua parte. A prática do bem é diária”, finalizou Graça.

Texto/Foto: Clara Marcele

BNB ATENDERÁ visitantes da FENICS

 BNB ATENDERÁ VISITANTES da FENICS

Montes Claros (MG), 1º de setembro de 2014 O Banco do Nordeste participará da 19ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços de Montes Claros (Fenics), entre os dias 4 e 7 de setembro. As equipes das duas agências de Montes Claros estarão à disposição dos expositores, em especial as micro e pequenas empresas, em atendimentos no estande do Banco diariamente a partir das 19h.
 
O superintendente do Banco do Nordeste para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel participará da abertura do evento, na quinta-feira (04). “Nós fazemos questão de estarmos presentes em todas as edições da Fenics pela importância econômica da feira para os segmentos da indústria, comércio e serviços e para o desenvolvimento local e regional”, reconheceu. O Banco também é patrocinador do evento.
 
A gerente de negócios da agência Montes Claros Honorato Alves, Jeanne Brandão, adianta que a equipe de funcionários está preparada para oferecer as melhores taxas e prazos do mercado, já que o Banco do Nordeste é o operador do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A unidade do Banco localizada na Praça Honorato Alves é especializada no atendimento às micro e pequenas empresas.
 
“Esclareceremos a respeito das linhas de crédito de longo prazo com recursos do FNE, que abrange implantação, expansão, modernização e relocalização de empreendimentos, aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, taxa de franquia e capital de giro associado e também de curto prazo, como capital de giro isolado e outros”, detalha Jeanne.