terça-feira, 22 de julho de 2014

AÇÃO AMBIENTAL: PREFEITURA vai substituir LEUCENAS

Ação ambiental
Prefeitura vai substituir leucenas por árvores adequadas ao ambiente urbano

Texto: Daniel Moraes
Foto: Márcia Vieira


A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), e em parceria com a Cemig, irá realizar um trabalho de controle de população das leucenas, espécie de árvore que se alastrou no município, ocupando o espaço de espécies nativas.

A ação que será realizada pela SEMMA inclui a supressão de exemplares deste tipo de árvore, substituindo os indivíduos suprimidos por espécies nativas ou exóticas não invasoras. Na primeira etapa, serão submetidas à supressão as árvores localizadas na Avenida Mestre Fininha (82 indivíduos), no Parque Municipal Milton Prates (50) e no Parque Guimarães Rosa (116). Estas serão substituídas pelas espécies Aroeira, Ipê, Pau d’ Óleo, Angico, Escumilha-Africana, Resedá, Farinha Seca e Jacarandá-Mimoso.

O replantio será realizado com a mobilização de escolas, promovendo a educação ambiental através da participação dos alunos no plantio de mudas destas espécies.

A Cemig é parceira do projeto devido ao fato de que as leucenas, muitas vezes, provocam problemas na rede elétrica, com o seu crescimento desordenado. Em Montes Claros também existem muitos registros de tombamento destas árvores.

A LEUCENA - A Leucaena leucophala, conhecida popularmente como Leucena, pertence à família FABACEAE, e é uma espécie perene, originada da América Central e atualmente disseminada por toda região tropical. Possui crescimento rápido, grande potencial de rebrota e dispersão de grande quantidade de sementes, através das vagens. A Leucena foi catalogada como uma das 100 espécies mais invasoras do Planeta, conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza – IUNC. As exóticas são vistas como segunda causa mundial da perda da biodiversidade, competindo com as espécies nativas. Em Unidades de Conservação, estas espécies se reproduzem e se alastram propiciando prejuízos irreversíveis, como impedimento da regeneração e extinção de nativas.

Os problemas causados pela espécie Leucena nas áreas urbanas incluem: quedas, que podem causar prejuízos materiais e até colocar vidas em risco; interrupção de energia elétrica, devido ao crescimento de seus galhos; entupimentos das redes de águas pluviais, causados por suas sementes, folhas e vagens; além da sujeira no ambiente urbano.

EDUCAÇÃO: CONSELHO convoca para ASSEMBLEIA

Conselho Municipal de Educação convoca membros para assembleias
 
Texto: Attilio Faggi Jr.

O Conselho Municipal de Educação é um órgão autônomo, de natureza colegiada, instituído pela Lei Municipal nº 3.809/2007, e está convocando seus membros para a eleição da diretoria para o biênio 2014/2016. Serão eleitos dois representantes de estudantes, emancipados ou maiores de idade, da Rede Pública Municipal de Ensino e um representante de pais de estudantes das unidades de ensino da zona rural de Montes Claros.
 
Serão realizadas duas assembleias, no dia 24 de julho: a partir das 8h30, na sede do Conselho Municipal de Educação (rua Adão Gomes Ferreira, 165, no bairro Vila Exposição), para pais de estudantes da zona rural; e, às 19 horas, na Escola Municipal Joaquim José de Azevedo (CAIC Renascença), localizada na Avenida Principal, nº 314, na Vila Exposição, para a eleição dos novos membros.
 
É interessante destacar que são impedidos de integrar o conselho: cônjuge e parentes consanguíneos ou afins, até terceiro grau, do prefeito, do vice, e de secretários municipais; tesoureiro, contador ou funcionário de empresa de assessoria ou consultoria que preste serviços relacionados à administração ou controle interno dos recursos do FUNDEB, bem como cônjuges, parentes consanguíneos ou afins de estudantes que não sejam emancipados; pais de alunos que exerçam cargos ou funções públicas de livre nomeação e exoneração no âmbito do Poder Executivo Municipal; e aqueles que prestem serviços terceirizados ao Poder Executivo Municipal. Na hipótese da inexistência de estudantes emancipados, a representação estudantil poderá acompanhar as reuniões do conselho com direito a voz.

PROJETO RONDON: ABERTA OPERAÇÃO CATOPÊ

Rondonistas participam de cerimônia de abertura da Operação Catopê
Após a abertura, estudantes seguiram para as cidades onde ficarão até o dia 03
 
  
            Nesta segunda-feira (21), foi realizada a cerimônia de aberturado Projeto Rondon Operação Catopê, no auditório da OAB, em Montes Claros. Esteve presente o coordenador geral do Projeto Rondon, o General de Divisão Ivan Carlos Weber Rosas, que destacou a missão dos rondonistas. "Dentro de poucos instantes vocês vão para o interior. Vão se deparar com dificuldades, mas vocês têm que fazer a diferença. E eu tenho certeza que vocês farão a diferença", disse o general.
            Na ocasião, o coordenador regional da Operação Catopê, Coronel Victório, explicou aos rondonistas os compromissos e o funcionamento do Projeto Rondon. De acordo com o Coronel, o Rondon é um projeto de integração social que conta com a participação voluntária de universitários que realizam atividades voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável de regiões carentes. "O Rondon possibilita que os universitários conheçam regiões diferentes das que eles conhecem. E enquanto você não vê, por exemplo, o sertanejo necessitando de água, você não entende o problema", explica o Coronel.
            A expectativa dos rondonistas dá uma noção de que eles estão dispostos a atuar em prol de cada município. "É uma oportunidade muito legal. Estou ansiosa para conhecer a cidade, pois é tudo muito empolgante. Espero que a população vá as nossas oficinas e interaja com a gente", relatou a estudante Monique Amanda, de Maceió.
            Para o Coronel Victório, são jovens como a Monique que, "daqui a 10 anos, serão professores, engenheiros e nossos políticos. É na mão dessa turma que estaremos, por isso é importante fomentar projetos para que eles conheçam o Brasil e as características de cada região", defendeu o Coronel.
            Após a abertura, os 260 rondonistas seguiram para as cidades, onde ficarão até o dia 03 de agosto. Mais informações sobre o Projeto Rondon, acesse o site oficial: http://projetorondon.pagina- oficial.com/portal/
 
 

PSC CONVIDA

PSC CONVIDA



SAÚDE sem LIMITES no PLANALTO RURAL: É SÁBADO!

Saúde Sem Limites

Planalto Rural recebe a ação neste sábado, 26

Texto: Daniel Moraes
Foto: André Senna


A comunidade de Planalto Rural irá receber neste sábado, 26, mais uma edição do Saúde Sem Limites, uma iniciativa da Prefeitura de Montes Claros que tem o objetivo de diminuir a demanda reprimida de exames, consultas e pequenas cirurgias verificada na região pela equipe de Saúde da Família local, que atende a mais de 70 comunidades rurais.

A ação irá acontecer das 8 ao meio-dia, e serão oferecidos exames de aferição de pressão arterial e de glicemia. Além disso, serão realizadas consultas pré-agendadas das seguintes especialidades: angiologia, dermatologia, gastroenterologia, proctologia, ginecologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, reumatologia e alergologia. Também serão feitos exames de ultrassom e mamografia, além de pequenas cirurgias.

Para as crianças será realizada uma Rua de Lazer, com atividades esportivas, e os presentes poderão assistir a uma apresentação cultural realizada por alunos das escolas da região.

A ação Saúde Sem Limites é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias de Cultura, Esporte e Educação, além de acadêmicos do município. Cerca de 180 pessoas irão atuar neste sábado.


Esta é a quarta edição do projeto, que vem revezando suas ações entre a zona rural e a área urbana do município. Já foram beneficiados os bairros Independência e Renascença e a comunidade rural de Santa Bárbara. A próxima ação está marcada para o dia 16 de agosto, no bairro Village do Lago.