quarta-feira, 1 de março de 2017

VIVA A PORTELA!!! VIVA CLARA!!!!

VIVA A PORTELA !!!!!

VIVA CLARA NUNES (e sou portelense por causa dela!), QUE A ESTA HORA DEVE ESTAR COMEMORANDO NO CÉU A VITÓRIA DA ESCOLA MAIS LINDA DO RIO DE JANEIRO!!!  

PORTELA, CAMPEÃ DO CARNAVAL CARIOCA 2017!!






MÚSICA do DIA....

MÚSICA do DIA....


LEMBRANDO RUY BARBOSA....

LEMBRANDO RUY BARBOSA...

...que faleceu em 1º de março de 1923. Jurista, político, diplomata e escritor, RUY BARBOSA nasceu em Salvador, mas viveu no Rio de Janeiro e foi um dos mais notáveis estudiosos da língua portuguesa. Recebeu o apelido de "Aguia de Haia", pela sua atuação na Conferência da Paz em Haia (Holanda), em 1907. A casa onde morou no Bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, transformou-se em espaço de cultura e preservação do acervo do escritor e é também utilizada como espaço de pesquisa e incentivo ao trabalho intelectual. Faça  sua  visita. O endereço é: Rua São Clemente, 134- Botafogo. Nosso blog já esteve lá. Confira aqui alguns registros. Quer ver todas as fotos? Acesse o nosso blog UAI  e confira: http://blogs.uai.com.br/marciavieirayellow/fundacao-casa-de-rui-barbosa-no-rj/



No jardim, uma enorme escultura de Aguia, apelido do escritor.
















AGRADECENDO...

AGRADECENDO....

À João dos Reis Canela e Padre Antônio Avilmar, respectivamente Reitor e Vice da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, pelo carinho e atenção. Aproveitamos a oportunidade pra registrar nosso carinho à assessora  de imprensa da Universidade, Léia Oliveira, sempre atenciosa e carismática.
O blog agradece e reitera a parceria, desejando sempre ser portador de boas notícias em 2017.
                
                                      

HOJE AINDA É DIA DE....

HOJE AINDA É DIA DE...

Resultado de imagem para leonilson artista plásticoLembrar o artista plástico LEONÍLSON, nascido em 01/03/1957. Reconhecido mundialmente, Leonílson levou seus trabalhos a Madri, Itália, Londres, Alemanha e Portugal, entre outros. No Brasil, participou de bienais, além das diversas exposições individuais. Faleceu em 1993 e recebeu homenagens póstumas. É lembrado como um dos grandes artistas do país. Em 2015, o CCBB de BH promoveu a exposição "LEONILSON: TRUTH, FICTION", em homenagem ao artista. Nosso blog UAI esteve na exposição e registrou alguns momentos. Confira aqui: http://blogs.uai.com.br/marciavieirayellow/leonilsontruthfiction-exp-no-ccbb-em-bh/






HOJE TAMBÉM É DIA DE.....

HOJE TAMBÉM É DIA DE....

Lembrar o cantor  e compositor italiano LUCIO DALLA, falecido em 01/03/2012. Para lembrá-lo, uma música que este blog ama:




HOJE É DIA DE....

HOJE É DIA DE....

Festejar o cantor ROGER DALTREY, fundador e vocalista da banda THE WHO, nascido em 01/03/1944. ROGER participou de filmes, peças de teatro e séries de televisão. E fez sucesso em carreira solo. Para homenageá-lo, uma música da sua fase solo, que fez parte da trilha da novela Baila Comigo, da Rede Globo:


SEGURANÇA PÚBLICA: DEPUTADA RESSALTA PARCERIA

25/02/2017











Deputada Raquel Muniz ressalta parceria em nome da segurança pública

Márcia Vieira
Repórter
P/ O NORTE (onorte.net)


Na manhã desta sexta-feira 24, o Décimo Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais sediou solenidade de entrega de viaturas para o município de Montes Claros e norte de Minas. Convidado para o evento, o Governador Fernando Pimentel não compareceu, como divulgado anteriormente por O NORTE. 

O governador foi representado pelo subcomandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. André Leão, que conversou com a reportagem.

- Esta entrega é importante para o trabalho do policial militar e traz mais segurança para a comunidade. Os novos equipamentos tornam o deslocamento mais ágil e seguro. Parte da frota será destinada a outros municípios de maneira que cada um receba, no mínimo, uma nova viatura.

Os veículos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares e, segundo o militar, os deputados exercem papel fundamental no processo, enfatizando o trabalho de Raquel Muniz. 

- A deputada é muito importante, especialmente neste próximo ano, quando precisamos do trabalho dela na proteção dos direitos dos nossos policiais militares em Brasília.

André Leão explicou, ainda, que por ser um contrato de locação, não haverá déficit da frota.

- Não há indisponibilidade de viatura. Quando uma delas estragar, imediatamente a empresa terá que repor. 

A deputada federal Raquel Muniz, que participou da solenidade, falou sobre o investimento importante para a segurança pública. 

- Quando a gente participa da entrega de importante frota de veículos para a Polícia Militar, como essa, a sensação de segurança toma conta de todos. O cidadão precisa saber que essas viaturas, que se somam à frota já existente, serão bem utilizadas pela polícia, que tem cuidado todo especial com a sua conservação.

Para a deputada, que recentemente destinou ônibus escolares para a região, a segurança passa também pela educação. Ela se emocionou durante a solenidade.

- Mais importante que o front, o combate, é a sensação que isso desperta nas pessoas, de que elas terão segurança. A gente sabe que muitas vezes é difícil coordenar o recurso público com a necessidade do momento. E os deputados mineiros, estaduais e federais, estão conseguindo fazer isso, atender à população em tempo recorde. Mais do que esta frota que chega para atender a todo o norte de Minas, também chegam os ônibus escolares para atender às crianças, porque educação é tudo e é também um componente importante da segurança – finalizou.


TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENA


TEXTO CONVIDADO: ALBERTO SENA

GRÃO MOGOL
 CONCERTINA E A INSEGURANÇA PÚBLICA

Alberto Sena
Quando pela primeira vez vim a Grão Mogol há cinco anos encontrei só uma casa com cerca elétrica. E com a manga esquerda da minha camisa, pensei sobre o quão desnecessário era a cerca, a não ser para estimular o surgimento de outras. Mas foi um indicador importante para fazer a leitura do quanto a cidade era (é) tranquila e sossegada, em comparação com o ritmo de vida nas grandes cidades.

Outro indicativo foi encontrar casas com portas e janelas abertas. Não via isso desde os anos da infância e da puberdade vividos em Montes Claros, torrão onde nasci. Em um dos retornos recentes a Montes Claros boquiaberta deparei-me com várias casas dotadas de algo mais além de uma mera cerca elétrica; encontrei concertinas em diversos lugares.
Para quem já viu cerca desse tipo em muros de casas residenciais e não sabia dizer o nome, por definição, “arame de concertina é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes”. Ai de quem se atrever a ultrapassá-la. Além de cortante, ela é carregada de certa quantidade de volts de energia elétrica.
Utilizada em ações militares para impedir a ultrapassagem de certo perímetro, concertina é considerada a evolução do arame farpado. É feita de aço galvanizado ou inoxidável. Encontrar ferramenta convencional para cortar uma cerca feita de concertina não é fácil.
Quando me surpreendi com as casas de Montes Claros dotadas de concertina a minha impressão era de estar em um campo de batalha. Deu até medo andar na rua. A fobia contamina. E, então, me lembrei do vaticínio de Darcy Ribeiro sobre o dia em que estaremos presos em condomínios vigiados por homens armados e os chamados bandidos em liberdade.
Esse dia chegou. Chegou para as grandes cidades, onde as concertinas enfeiam a paisagem e dão margem a imaginações várias sobre o ponto de degradação alcançado pela sociedade brasileira.
Se tivesse havido lá atrás atitudes visando investimentos socioeconômicos, distribuição equitativa de renda e massiva atenção à educação entre outras iniciativas será que os governantes e a sociedade não teriam evitado tudo isto?
Em meus 50 anos de jornalismo tive tempo suficiente para constatar, denunciar e alertar o quanto toda essa parafernália de segurança é muitas vezes mais cara do que o investimento em gente humana, tendo em vista evitar os males hoje sofridos por toda sociedade na atualidade. O monstro foi construído por nós mesmos. E, agora, estamos sofrendo as consequências da imprevidência humana.
Quanto a Grão Mogol, cinco anos depois de ter conhecido a cidade, observo a cada dia o aumento do número de cercas elétricas. E, ultimamente, concertinas. Da minha janela, sem sair do lugar, olhando em direção ao Poço das Moças observo uma casa recém-construída já com uma cerca de concertina. A mesma fobia estampada no rosto de quem vive em cidade grande aos poucos contamina também grãomogolenses.
Em outras palavras, embora cidade pequena, com menos de seis mil habitantes, Grão Mogol já vem sendo atingida pelos males das metrópoles. Vejo, contristado, os sinais dessa realidade agressiva. Ela leva as pessoas a desconfiarem de todo estranho encontrado pela frente e culmina na deterioração das relações humanas.
Se essa fobia se instalar de fato, levando os grãomogolenses a superestimar o problema da violência urbana, Grão Mogol já terá então perdido a paz e o sossego, hoje em dia quesitos fundamentais contra a neurose da guerrilha urbana encarnada e travada diuturnamente em todos os quadrantes do Brasil.
Felizmente, a cidade conta com a eficiência do Pelotão da Polícia Militar, sob o comando do tenente Ricardo Batista de Souza. Pragmático, ele projeta para Grão Mogol uma companhia da Polícia Militar. O que é uma garantia maior, além da proteção natural da geografia e da topografia da cidade nascida nas dobras da Serra do Espinhaço, Serra Geral chamada.

ACI TEM NOVO PRESIDENTE

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros está com novo presidente
A ACI reuniu associados e diretoria em assembleia para eleição e prestação de contas
Dr. Newton Figueiredo, novo presidente da ACI, é gestor do Laboratório Santa Clara
Crédito: Nágila Almeida

















A chapa única foi eleita em Assembleia Geral Ordinária, nessa quinta-feira, 23 de fevereiro. Serão empossados no dia 13 de março, os membros da Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal para a gestão de 2017/2020.

Após quatro anos, Edilson Torquato se despede da presidência, mas continuará a emprestar seu trabalho à entidade. “ACI são três letras que significam muito para mim e que procurei honrar e enaltecer com um trabalho sério. A Fenics é uma vitrine do Brasil e do mundo, e a Feira Imobiliária, durante o Feirão da Casa Própria Caixa, são nossos principais produtos. Mas a ACI está sempre ampliando o rol de serviços com benefícios para os associados, como planos de saúde, certificação digital, programa de estágio, gestão de projetos de captação de crédito, entre outros”.
Entretanto, a criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros – CODEMC, há mais de três anos, é seu maior legado. “O Conselho está consolidado na história da maior cidade do Norte de Minas. A partir da colaboração de grandes profissionais de cada setor, as câmaras temáticas propõem soluções para os gestores públicos a médio e longo prazo.  São propostas que visam melhorar a qualidade de vida da população, como a participação intensa no Plano Diretor de Montes Claros”.
A Assembleia foi presidida por Jamil Curi, presidente do Conselho Superior, formada por ex-presidentes da entidade. Edilson Torquato ressaltou a importância da participação de seus membros na história da ACI, como Jaime Crusoé, Fernando Deusdará, Alexandre Pires Ramos, Geraldo Drumond, Jamil Curi, presentes no ato de eleição.
Após a eleição da chapa única, por aclamação, Dr. Newton Figueiredo lembrou que desde a gestão de Jamil Curi, havia recebido o convite para presidir a ACI. Mas somente agora se sentiu preparado para assumir essa missão. Ele também destacou a importância do Conselho Superior na ACI. “São eles a válvula motivadora da história da entidade e de Montes Claros. A Diretoria executiva também é peça fundamental nas ações que impulsionam a ACI a se manter forte. Com atuação voluntária, porém, responsável, reunimos aqui pessoas que emprestam seu trabalho, em cada segmento, para levantar temas em prol da classe empresarial e do desenvolvimento regional”.
Sobre os planos para a gestão 2017/2020, Figueiredo pontua que “o plano estratégico será construído junto com a diretoria e colaboradores, referendado pelo Conselho Superior e Fiscal. Individualmente somos fracos, mas unidos podemos somar pelo crescimento da cidade”.
Com 68 anos de fundação, a ACI tem sua marca na história de Montes Claros. Sempre atuante na luta por mais investimento e atenção do poder público, na atração de indústrias, defesa dos interesses da classe e na realização de eventos que alavancam a economia regional. “Continuaremos a representar sua importância com trabalho, agora renovados com esta diretoria que será empossada no próximo dia 13 de março. A entidade está aberta a todos que desejarem contribuir para o futuro de nossa cidade”, disse Edilson Torquato, ao encerrar a reunião.

Nova diretoria

A nova diretoria tem Dr. Newton Figueiredo, como presidente, e Leonardo Lima Vasconcelos, como vice-presidente. Os demais membros para a Diretoria Executiva são: João Paculdino Ferreira, Abílio Carnielli Filho, Maurício Sérgio Sousa e Silva, Ricardo Alencar Dias, Marcos Fábio Martins de Oliveira, Gislayne Lopes Pinheiro, Ricardo Surerus Pitanguy, Mônika Souto, Paula  de Lima Sousa Alcântara, Aloysio Afonso Rocha Vieira, Sérgio Luiz Martins de Quadros, Antônio Cezar dos Santos, Fernando Ferreira Deusdará, Marcos Almada, Anderson Torquato de Araújo, Thiago Diniz Tolentino e Elen Fraporti Mocellin.
            O Conselho Diretor segue com Agnaldo Leite, Antônio Silvério Paculdino, Cácio Xavier Pereira, Carlos Eustáquio Ribeiro de Andrade, Dalton Caldeira Rocha, Edilson Carlos Torquato, Ernandes Ferreira da Silva, Esmeraldo Pizarro, Geraldo de Matos Guedes, Giovanni Alcici Pinto, José Ildeumar Soares Pereira, João Nilton Castro Martins,
José Jacinto Costa Henriques, Henrique Guimarães Sapori, Klenilton Francisco Dias Pires, Leandro Correia de Oliveira, Leandro Ivan Paixão Guedes, Marcelo Miranda, Mariela Carneiro Baptista e Sérgio Luiz da Silva. 
             O Conselho Fiscal – Efetivos: Dennison Caldeira Rocha, Geancarlo Silva Almeida e Renato Antônio Silva Tupinambá. O Conselho Fiscal – Suplentes: Rosalvo José Caldeira de Barros, Robson Lopes Garcia e Fernando Martins de Carvalho. A Diretoria de Filantropia terá Mônica Ribeiro Rocha Torquato, como diretora e  Núria Machio Font Souza, como Diretora Adjunta.



LIMINAR IMPEDE REALIZAÇÃO de ELEIÇÕES

25/02/2017
Liminar impede realização de eleições no Sindicato dos Servidores Municipais

Márcia Vieira
Repórter
P/ O NORTE


O vereador Wílton Dias, que é também servidor público municipal, com lotação na Secretaria de Finança, entrou com ação para impedir a realização de eleição no Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Montes Claros, que aconteceria no próximo dia 28 de fevereiro.

- Eu e mais vinte e cinco servidores impetramos uma ação no sentido de impedir a eleição porque não enxergamos moralidade no processo, tampouco representatividade do Sindicato em relação a nós, servidores.

O vereador alega que, atualmente, são apenas cento e noventa e sete filiados que querem usar a voz para falar em nome de cinco mil servidores.

LIMINAR

O juiz Richardson Xavier Brant deferiu liminar definindo que não haverá eleição até que o sindicato atenda os princípios da legalidade, recomendando ao órgão que filie todo servidor que queira participar do processo.

- Temos que buscar um processo democrático, onde a maioria possa votar e escolher seu representante. Enquanto servidor, a gente se limita a atender como servidor. Como agente político, a gente filtra as demandas e tenta implementá-las, usando a nossa voz também na Câmara - disse o vereador.

A reportagem tentou contato com o Sindicato, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta edição.


UNIMONTES COMUNICA......

UNIMONTES COMUNICA...



O Conselho Universitário da Unimontes aprovou a proposta de homenagem ao ex-reitor, professor José Geraldo de Freitas Drumond (in memoriam). O Teatro, em construção no campus-sede, receberá o nome do ex-dirigente, como reconhecimento ao trabalho à frente da instituição entre os anos de 1988 e 2002.

Ele comandou o processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior na atual Unimontes, efetivada pela Constituição Mineira de 1989.









Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113 
FOTOS:
Arquivo - professor José Geraldo - crédito Solón Queiroz
Teatro campus-sede - crédito Kevin Jonas

BNB: MICROCRÉDITO RURAL ATINGE MARCA DE 10 BILHÕES APLICADOS

Microcrédito rural do Banco do Nordeste
 atinge marca de R$ 10 bilhões aplicados

O programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste, o Agroamigo, atingiu a marca de R$ 10 bilhões em aplicações. O valor corresponde a 3,6 milhões de operações contratadas em onze anos de atuação do Agroamigo nos estados nordestinos e norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Em Minas Gerais, foram aplicados R$ 985,3 milhões, distribuídos em 358 mil operações.
"A maturidade do Agroamigo é resultado da combinação da excelência das equipes do BNB com a metodologia de sucesso de microcrédito orientado e mostra que é possível dar foco a uma política pública de larga escala, mesmo quando seu público está espacialmente disperso. Reconhecido com premiações internacionais, o programa Agroamigo, de fato, leva o BNB a ser  o banco que faz a diferença na vida das pessoas", afirma o superintendente de Microfinança Rural e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, Alex Araújo.
Apenas em 2016, o Agroamigo disponibilizou R$ 1,9 bilhão em 481 mil operações de microcrédito, aumento de 7,4% em relação ao ano anterior. A expectativa do Banco do Nordeste é de que em 2017 sejam investidos mais de R$ 2,2 bilhões, mantendo o programa como o maior da América Latina no segmento de Microfinança Rural.
A metodologia do Agroamigo permite a pulverização dos financiamentos e o atendimento aos clientes na própria comunidade rural, com as vantagens do crédito orientado e acompanhando, concedido de forma gradual, conforme as necessidades do empreendimento.
O Agroamigo Crescer financia até R$ 4 mil para agricultores com renda anual máxima de R$ 20 mil, enquadráveis no grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). No Agroamigo Mais, produtores que possuem rendimentos de até R$ 360 mil ao ano podem ser beneficiados com crédito de até R$ 15 mil.
IMPRENSA - Banco do Nordeste
(85) 3299-3149 / 3299-3301