domingo, 10 de setembro de 2017

PALMAS PRA...ISAÍAS CALDEIRA


PALMAS PRA...ISAÍAS CALDEIRA


ISAÍAS é o aniversariante deste domingo, 10, e recebe a homenagem de diversos amigos. Isaías é profundo conhecedor das leis e da sua aplicabilidade. Conhecido pelo apurado senso de justiça, é um profissional que honra a toga e muito querido por todos os montes-clarenses pelo ser humano íntegro e bom caráter que é. Desejamos ao amigo muita paz e luz em sua caminhada. O blog deseja felicidade e muitos anos de vida. Parabéns!!! Paz e bem!!!

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: JOSÉ HELBER SARMENTO

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS
JOSÉ HELBER

JOSÉ HÉLBER SARMENTO, o ZÉ HÉLBER, é natural de Salinas e reside há muitos anos em Montes Claros. Educado e elegante, é conhecido por sua militância de  esquerda. Cientista social e advogado, atualmente é Assessor Parlamentar do Deputado Federal Adelmo Leão. Zé se diz apaixonado pelo cerrado e Vale do Jequitinhonha. Em parceria com a Codevasf  tem buscado recursos para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Norte de Minas, principalmente para arranjos produtivos: apicultura, repalma, coco macaúba e outros.  Zé Hélber é membro do grupo "Opinião e Notícias". 

HOJE TAMBÉM É DIA DE...LAGERFELD

HOJE TAMBÉM É DIA...
De festejar o estilista KARL LAGERFELD, nascido em 10/09/1933 em Hamburgo(Alemanha). Depois de passar pelas griffes Pierre Balmain, Jean Patou, Chloè e Fendi, Lagerfeld firmou-se como designer e diretor criativo da Channel, além de manter uma marca própria com seu nome. Nos anos 80 escolheu a modelo Ines de La Fressange para representar a marca. Logo depois, tornou a modelo Cláudia Schiffer uma das suas preferidas e com ela  fez uma parceria de sucesso revelando o seu talento de fotógrafo. Confira alguns cliques e looks de Lagerfeld:



















HOJE É DIA DE....Lembrar MANITO

HOJE É DIA DE...
Lembrar o músico MANITO, membro da banda "Os Incríveis", sepultado em 10/09/2011. Antônio Rosa Sanches, o MANITO faleceu em decorrência de câncer e deixou órfãos os fãs da banda que ajudou a fundar, nasceu com o nome de "The Clevers" e  virou "Os Incríveis". O blog homenageia Manito com uma música que amamos e está eternizada na memória do brasileiro.

Morreu nesta sexta-feira (9), aos 68 anos, o músico Antônio Rosas Seixas, o Manito, que foi saxofonista da banda Os Incríveis e que participou também da fundação do grupo de música instrumental Saxomania junto com o músico João Cu... - Veja mais em https://musica.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2011/09/09/morre-musico-manito-saxofonista-da-banda-os-incriveis-aos-68-anos.htm?cmpid=copiaecola

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: EUSTÁQUIO FERREIRA(TACO)

PERSONAGEM OPINIÃO
e NOTÍCIAS:
EUSTÁQUIO FERREIRA (TACO)

EUSTÁQUIO FERREIRA , o TACO, é nascido em Januária, criado em Montes Claros e atualmente mora em Macaé-RJ. É economista, contabilista e jornalista. Foi gerente de instituição financeira, assessor da presidência da Comissão de Saúde da ALMG, Controlador Geral da Empresa Municipal de Habitação de Macaé e sub-secretário de Habitação naquela cidade. Taco morou em Vitória e está há 15 anos no Rio. Atua como consultor de empresas em Macaé e Rio de Janeiro. Taco é amante da boa música mineira e sempre volta à cidade para rever familiares e amigos, especialmente da cena cultural da cidade.  Taco é membro do grupo "Opinião e Notícias".

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: EVERALDO RAMOS

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
EVERALDO RAMOS

EVERALDO RAMOS é professor, jornalista, bacharel em Direito e articulista político. Everaldo tem atuação destacada em movimentos sociais e é articulista político. O olhar inquieto e crítico faz dele figura constante na cena política montes-clarense, onde participa e defende suas posições com convicção. Everaldo é membro do grupo "Opinião e Notícias".

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS:SIMONE REIS

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
SIMONE REIS

SIMONE REIS é Servidora Pública Estadual. Atua na função de Ouvidora do Hospital Universitário Clemente de Faria/ Unimontes, tem experiência como docente em Educação Profissional nível técnico, Superior e Educação Permanente em Saúde. Graduada em Serviço Social pela Unopar e Tecnologia e Processamento de Dados pela Ulbra-GO. Pós-graduada/Especialista em Tecnologia na Educação pela Unimontes, em Gestão e Docência em EaD pela UFSC e especialista em Gestão em Saúde Pública pela Unimontes. Simone ama o que faz e ressalta que servir e acolher as pessoas com amor, generosidade e humanização é o melhor da profissão. Sempre pronta a dar uma palavra de incentivo e carinho e disseminar a fé, tem a gratidão como ponto principal da existência e diz que saber agradecer é algo singular. Simone é membro do grupo "Opinião e Notícias".

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: ALEX SANDRO ALVES BRASILEIRO

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS
ALEX SANDRO ALVES BRASILEIRO

ALEX SANDRO (KEKO), é advogado generalista , especialista em Direito Militar e Direito do Trabalho, Diretor de Convênios da Ordem dos Advogados do Brasil na 11º Subseção de Montes Caros (OAB). Atua também na área Cível e é conhecido pela afabilidade e bom humor. Alex Sandro (Keko) é membro do Grupo "Opinião e Notícias"

PERSONAGEM OPINIÃO e NOTÍCIAS: OLIVEIRA JUNIOR

PERSONAGEM OPINIÃO 
e NOTÍCIAS: 
OLIVEIRA JÚNIOR

OLIVEIRA JR. é jornalista e radialista, natural de Montes Claros, com residência e atuação destacada em Janaúba-MG. Formado em Comunicação, há 31 anos presta serviço ao Norte de Minas , com ássagem por rádios e jornais em Janaúba e Nova Porteirinha. É correspondente de jornais em Montes Claros e cita o saudoso Luiz Carlos Novaes (Peré) como mestre. Atualmente é assessor de imprensa da prefeitura de  Nova Porteirinha, do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba e da Associação dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha (Aspronorte) e administra o blog (oliveirajunior2.blogspot.com.br). É responsável pelo jornalismo na Rádio Cidade  em Nova Porteirinha e Janaúba. Oliveira se diz "viciado" em comunicação e conta que herdou do pai, Benjamim Martins de Oliveira, o gosto pelo ofício. Nos anos 60, foi Benjamim quem dirigiu o cinema, a telefonia e a recepção dos sinais de TV em Janaúba.Oliveira Jr.  é membro do grupo "Opinião e Notícias".

FENICS traz ESPAÇO FRANQUIAS e FOMENTA MERCADO

Fenics traz Espaço Franquias e fomenta um mercado em ascensão
Franquear é a realização de quem deseja ter um negócio próprio

Enquanto algumas pessoas sentam e reclamam da crise no país, outras estão empreendendo com negócios como o de franquias. O modelo atrai cada vez mais investidores porque reúne uma receita de sucesso já testada e o know-how de gestão implementado no pacote final pela franqueadora. Na 22ª Fenics – Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros, a Saudalys Franchising é o carro chefe do Espaço Franquias.
A franqueadora detém as marcas Sorrisus Clínicas Odontológicas, Life Clínicas Médicas, Laboratório de Próteses Dentais e a Macchina Estúdio Automotivo.  A iniciativa do Espaço Franquias na feira é inédita e terá outras marcas, como a Don Barbone e Guacuí Turismo. O objetivo é mostrar ao público as facilidades de se adquirir um negócio que já vem praticamente pronto para atuação no mercado e o potencial de franqueadores da cidade.
Cerca de nove empresas de Montes Claros estão no páreo para começar a franquear, segundo o Sebrae. Hebbe Mendes é Analista do Sebrae e coordena o Projeto Minas Franquias no Norte de Minas. “O sistema de franquia é uma importante alternativa de expansão de negócios e contribui para a redução de erros cometidos na implantação do negócio”, diz. “A proposta é dar oportunidade para os pequenos negócios e abrir mercados. Num contexto econômico onde há escassez de emprego formal e o desejo de muitos brasileiros que desejam ter seu próprio negócio, a franquia é a chance de empreender com sucesso”.

Setor mantém avanço em 2017

Segundo a pesquisa divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o crescimento do setor de franquias, nos primeiros meses deste ano, foi superior a 2016, apontando ganhos significativos frente um panorama macroeconômico ainda desafiador. O ritmo de crescimento está mantido na casa dos 8%. 
“Esses dados indicam mais uma vez que a franchising tem saído de sua zona de conforto e buscado mercado fora dos grandes centros, especialmente no interior. Isso é positivo para o setor, pois explora melhor o potencial da economia de cidades de pequeno e médio porte”, analisa Marcelo Miranda, CEO da Saudalys, detentora da marca Sorrisus.
Treinamento de equipe, layout do empreendimento, infraestrutura pronta, escolha do ponto, sistema operacional personalizado, controle de resultados, marketing especializado e conceito do produto são ingredientes de uma receita que agrada a diversos perfis, neste segmento. A Sorrisus, por exemplo, nasceu em 2013 apostando em tecnologia, preços acessíveis, facilidade no pagamento e marketing.
De 3 clínicas em funcionamento em Montes Claros, em 2015, o número saltou para atuais 57 unidades em funcionamento. Desde o lançamento do projeto de expansão, em 2016, foram vendidas 222 unidades, em 21 estados do país.   “Criamos um modelo sustentável de franquia que conquistou a comunidade de profissionais dentistas e investidores de diversas áreas”, diz Marcelo Miranda.
A 22ª FENICS - Feira Nacional da Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros – é uma feira multissegmentada, perfeita para realizar networking com pessoas estratégicas, fortalecer a marca, lançar produtos e fomentar promoções para vendas diretas. Serão quatro dias de negócios intensos, de 14 a 17 de setembro, das 18h à meia-noite, no Parque de Exposições João Alencar Athayde. 

Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

ADENOR: NORTE de MINAS é IDEAL PARA ENERGIA SOLAR

MÁRCIA VERSIANI (ADENOR)
Norte de Minas é região ideal para investir em energia solar 
II Congresso de Energias Renováveis e I Exposolar apontam as vantagens e oportunidades no setor

A região norte de Minas Gerais tem excelentes condições de radiação solar, terras disponíveis para as usinas sem impedimentos fundiários e boas condições para se tratar com celeridade as questões ambientais. Diante desse contexto, a Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas - ADENOR, em parceria com o IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, o Governo do Estado de Minas Gerais, e a Associação Comercial e Industrial de Montes Claros - ACI realizam o II Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis e I Exposolar do Norte de Minas Gerais, na próxima quinta-feira, 14 de setembro.
Enquanto Agência de Desenvolvimento, desde 2013, todos os estudos e trabalhos da ADENOR resultaram em um Projeto de Desenvolvimento Regional, através da implantação de empreendimentos do segmento de energias renováveis, com ênfase na energia fotovoltaica, destaca Pávilo Miranda, presidente da ADENOR.

Mais trabalho e renda

“O Norte de Minas é a melhor região do país para investimentos neste setor porque reúne condições interessantes em pontos de atenção, como radiação solar, conexão ao sistema elétrico, regularização fundiária e licença ambiental”, explica Márcia Versiani, Diretora da ADENOR. Ela completa que o foco do projeto é na melhoria das condições econômicas da região. “Temos um baixo dinamismo econômico, apenas 2,7% do PIB do Estado, com 8% da população de Minas e apenas 1% do ICMS, resultados da baixa produtividade e dos baixos salários”.
O projeto é estratégico para o Norte de Minas porque vai promover a melhoria das condições sociais e econômicas da região. “A valorização do uso da terra e a formação de mão-de-obra, somadas à abundância de terras sem impedimentos fundiários podem mudar o cenário regional do ponto de vista da geração de trabalho e renda. Montes Claros é polo educacional, com grande quantidade de cursos em nível superior e técnico”, avalia Versiani.
Ananias Pereira de Souza é Gerente Executivo Estadual do Banco do Nordeste. Ele pontua que a instituição possui linhas de financiamentos específicas, tanto para a geração distribuída, quanto para a geração centralizada. “Em maio/2016, o Banco do Nordeste lançou o FNE-Sol, que vem sendo divulgado desde então. Por outro lado, o Banco está habilitado a financiar os grandes empreendimentos contratados por meio dos leilões da Aneel”.
As atividades da I Exposolar do Norte de Minas Gerais serão nos estandes, durante a Fenics, e objetivam disponibilizar, através do Portal de Energia Solar do Norte de Minas, informações, dados e apoio para os empreendedores, prestadores de serviços e fornecedores de materiais e equipamentos, que tenham interesse nos projetos de geração de energia fotovoltaica que podem ser  implantados na região.
O Congresso de Energias Renováveis integra a programação da 22ª Feira Nacional da indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros e será no auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, das 8h às 18h, com emissão de certificado. Confira a programação completa e inscreva-se pelos links  https://www.sympla.com.br/ii-congresso-norte-mineiro-de-energias-renovaveis__186266; https://www.sympla.com.br/i-exposolar-do-norte-de-minas__186248.  Outras informações (38) 2101 3319 e no site www.adenormg.com.br .


Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI

CODEVASF participa de debate sobre CRISE HÍDRICA

Codevasf participa de debate no Congresso sobre crise hídrica na bacia do São Francisco

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, participou na tarde desta quarta-feira (6) da audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. O objetivo foi discutir a crise hídrica na região do Vale do São Francisco e no reservatório da barragem de Sobradinho.
"Não se pode pensar em se resolver o problema hídrico do São Francisco se nós não tivermos uma opção dentro da própria bacia hidrográfica. A Codevasf possui um belíssimo estudo, feito há alguns anos, a respeito da construção de cinco grandes barragens que poderão suprir demandas hídricas do rio São Francisco", disse o presidente.
Avelino Neiva destacou que a construção das cinco barragens é uma ação viável para a bacia, pois os investimentos seriam menores do que o de alternativas pensadas – como a transposição do rio Tocantis. "E o que é mais importante, todos os estudos de viabilidade econômica estão prontos, feitos pela Codevasf", acrescentou.
O diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Companhia, Napoleão Casado, complementou a apresentação apontando algumas das ações emergenciais executadas pela empresa para diminuir os efeitos da seca e da estiagem prolongada na bacia do rio São Francisco.
Segundo Napoleão Casado, desde 2015, entre as intervenções realizadas pela Codevasf estão as obras de desassoreamento em pontos críticos e a instalação de sistemas de bombeamento flutuante, que permitem a captação de água para os projetos públicos de irrigação, mesmo com a redução da vazão do rio São Francisco. Os investimentos nessas ações chegaram a R$ 47 milhões.
"Para garantir a segurança hídrica na bacia do São Francisco, principalmente a segurança do abastecimento humano, a Codevasf tem realizado diagnósticos e mapeado a necessidade da execução de novas ações emergenciais", explicou o diretor de Irrigação.
Das ações identificadas destacam-se a ampliação de redes de distribuição elétrica nos projetos públicos de irrigação e a perfuração e instalação de poços em municípios na área de atuação das oito Superintendências Regionais da Codevasf, além de obras de desassoreamento e instalação de flutuantes em outros trechos do rio São Francisco e projetos de irrigação.
A atuação da Companhia na bacia do São Francisco abrange mais de 600 mil quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 18,2 milhões de pessoas.
Além de Antônio Avelino, participaram como expositores da audiência pública Fernando José Carvalho de França, representando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); João Henrique de Araújo Frankilin Neto, diretor de Operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf); e Amauri José Bezerra da Silva, presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC). Eles também apresentaram as medidas para o gerenciamento da crise hídrica e as ações estruturantes em execução ou necessárias na bacia do rio São Francisco.
Acompanharam os debates no Congresso Nacional os diretores da Codevasf Inaldo Guerra (Revitalização) e Marco Aurélio Diniz (Desenvolvimento e Infraestrutura), além dos assessores da Presidência da Companhia Athadeu Ferreira, Márcio Adalberto Andrade e Guilherme Almeida, entre outros técnicos da empresa.

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação da Codevasf