Fenics traz Espaço
Franquias e fomenta um mercado em ascensão
Franquear é a
realização de quem deseja ter um negócio próprio
Enquanto algumas pessoas sentam e
reclamam da crise no país, outras estão empreendendo com negócios como o de
franquias. O modelo atrai cada vez mais investidores porque reúne uma receita
de sucesso já testada e o know-how de gestão implementado no pacote final pela
franqueadora. Na 22ª Fenics – Feira Nacional da Indústria Comércio e de
Serviços de Montes Claros, a Saudalys Franchising é o carro chefe do Espaço
Franquias.
A franqueadora detém as marcas
Sorrisus Clínicas Odontológicas, Life Clínicas Médicas, Laboratório de Próteses
Dentais e a Macchina Estúdio Automotivo. A iniciativa do Espaço Franquias
na feira é inédita e terá outras marcas, como a Don Barbone e Guacuí Turismo. O
objetivo é mostrar ao público as facilidades de se adquirir um negócio que já
vem praticamente pronto para atuação no mercado e o potencial de franqueadores
da cidade.
Cerca de nove empresas de Montes
Claros estão no páreo para começar a franquear, segundo o Sebrae. Hebbe Mendes
é Analista do Sebrae e coordena o Projeto Minas Franquias no Norte de Minas. “O
sistema de franquia é uma importante alternativa de expansão de negócios e
contribui para a redução de erros cometidos na implantação do negócio”, diz. “A
proposta é dar oportunidade para os pequenos negócios e abrir mercados. Num
contexto econômico onde há escassez de emprego formal e o desejo de muitos
brasileiros que desejam ter seu próprio negócio, a franquia é a chance de
empreender com sucesso”.
Setor mantém avanço em 2017
Segundo a pesquisa divulgada pela
ABF – Associação Brasileira de Franchising, o crescimento do setor de
franquias, nos primeiros meses deste ano, foi superior a 2016, apontando ganhos
significativos frente um panorama macroeconômico ainda desafiador. O ritmo de
crescimento está mantido na casa dos 8%.
“Esses dados indicam mais uma vez
que a franchising tem saído de sua zona de conforto e buscado mercado fora dos
grandes centros, especialmente no interior. Isso é positivo para o setor, pois
explora melhor o potencial da economia de cidades de pequeno e médio porte”,
analisa Marcelo Miranda, CEO da Saudalys, detentora da marca Sorrisus.
Treinamento de equipe, layout do
empreendimento, infraestrutura pronta, escolha do ponto, sistema operacional
personalizado, controle de resultados, marketing especializado e conceito do
produto são ingredientes de uma receita que agrada a diversos perfis, neste
segmento. A Sorrisus, por exemplo, nasceu em 2013 apostando em tecnologia,
preços acessíveis, facilidade no pagamento e marketing.
De 3 clínicas em funcionamento em
Montes Claros, em 2015, o número saltou para atuais 57 unidades em
funcionamento. Desde o lançamento do projeto de expansão, em 2016, foram
vendidas 222 unidades, em 21 estados do país. “Criamos um modelo
sustentável de franquia que conquistou a comunidade de profissionais dentistas
e investidores de diversas áreas”, diz Marcelo Miranda.
A 22ª FENICS - Feira Nacional da
Indústria Comércio e de Serviços de Montes Claros – é uma feira
multissegmentada, perfeita para realizar networking com pessoas estratégicas,
fortalecer a marca, lançar produtos e fomentar promoções para vendas diretas.
Serão quatro dias de negócios intensos, de 14 a 17 de setembro, das 18h à
meia-noite, no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI