sexta-feira, 2 de agosto de 2019

SEMINÁRIO:CODEVASF e PARCEIROS REALIZAM APICULTURA


Codevasf e parceiros realizam
I Seminário Regional de Apicultura


O município de Brasília de Minas recebe no próximo dia 7 de agosto o I Seminário Regional de Apicultura. O evento é uma realização da Codevasf, da Emater-MG, do Sebrae e da Associação Brasiliense de Apicultores (Abrapi). As atividades do seminário ocorrerão na sede da OAB no município.
O objetivo do evento é promover interação entre apicultores e proporcionar acesso a conhecimento sobre técnicas de produção apícola. Oportunidades de aumento de renda, boas práticas de apicultura, elaboração de produtos a base de mel e nutrição e multiplicação de enxames são alguns dos temas que serão discutidos no dia do encontro – a programação do evento inclui palestras e oficinas.
“O evento será uma grande oportunidade de troca de experiências entre os apicultores dos diversos municípios participantes. A produção de mel nessa região vem crescendo e o acesso às informações que serão repassadas no evento poderão contribuir para a profissionalização da apicultura”, destaca o chefe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Minas Gerais, Fabrício Lopes.
Estima-se que cerca de 200 apicultores e interessados participem do encontro. Instituições como a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) são apoiadoras do seminário.
Para o superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Rodrigo Rodrigues, eventos como esse fortalecem a inclusão produtiva. “O compartilhamento de informações sobre ferramentas de produção, investimentos e comercialização contribuem para o treinamento e a orientação de produtores”, afirma.

SERVIÇO

I Seminário Regional de Apicultura
LOCAL: Sede da OAB no município de Brasília de Minas (MG)
DATA: 7 de agosto de 2019
HORÁRIO: 8 às 12h (palestras); 14 às 16h (oficinas práticas)
REALIZAÇÃO: Codevasf, Sebrae, Emater e Associação Brasiliense de apicultores (Abrapi).
APOIO: Unimontes, Senar e OAB, entre outras instituições.



DIA DOS PAIS- DICAS PARA AUMENTAR VENDAS

Dias dos Pais: Dicas para faturar e aumentar as vendas
Data marca a retomada do comércio, após as férias de julho

Após duas datas comemorativas importantes para o comércio – Dia das Mães e Dia dos Namorados – a aposta fica agora por conta do Dia dos Pais. A data comemorada no segundo domingo de agosto (11) promete aquecer as vendas.
 Acreditando no amor dos filhos e no desejo de agradar aos pais, empreendedores de Montes Claros já traçam estratégias e ficam na expectativa de boas vendas para a data. É o caso de Ayer Patrício, proprietário da loja Alfaia Homem, especializada em roupas e acessórios masculinos. “Acredito que estamos em uma fase de retomada da economia, e o Dia dos Pais é uma data importantíssima para elevar nossas vendas. Temos um mix de produtos para agradar a todos os perfis de cliente, desde aquele que quer gastar menos até quem está disposto a pagar um preço maior para agradar o paizão. O importante é fazer com que o cliente entre na loja e saia com a compra efetuada”, ressalta.
 Outra questão lembrada pelo empreendedor é o fato de que, nesta data, o público que vai fazer a compra é bem diversificado e, por isso, é preciso estar atento ao gosto de todos. “Na maioria das vezes a mãe vem comprar para que o filho presentei o pai e acaba levando presente para o próprio genitor. Tem ainda o filho adulto, que além de presentear o pai, compra para seu uso também. O importante é estar preparado para atender a todo esse público”, enfatiza.

Dicas para agradar a clientela
 Fidelizar cliente não é tarefa fácil. É preciso estar preparado para enfrentar a concorrência com preço, qualidade e diversificação. Para não errar e faturar com a data, o consultor de marketing do Sebrae Minas Gilmar Chagas dá algumas dicas para lojas físicas e também vendas virtuais. “Depois das férias de julho, este é um momento para o comércio recuperar suas vendas, então, é fundamental tomar algumas medidas”, orienta o consultor.

 Dicas para lojas físicas

Vitrine – é o ponto nobre, deve estar convidativa e com modelos atualizados ao estilo do público que frequenta (esportivo, casual ou executivo);

Interior da loja - Preparar produtos que chamem a atenção e despertem o desejo, como relógios, pulseiras, sapatos, camisas, perfumes, livros, cervejas artesanais, vinhos, kit churrasco;
Equipe preparada - Treine as pessoas pelo menos uma semana antes da data, com cursos de vendas e atendimento ou vídeos curtos sobre o tema que estão nos canais online;
Postagens nas redes sociais – Prepare pelo menos quinze dias antes um plano para as mídias digitais (posts, vídeos, frases, fotos de produtos, mensagens impactantes) que gerem afinidade e relevância ao público masculino. 

Para lojas virtuais
Prepare o estoque - Negocie antes com fornecedores e tenha produtos que não podem faltar para entregar nessa data;
Logística - Fique atento para ter entregas rápidas e certeiras, pois não é bom um pai receber o presente na segunda-feira;
 Embalagem - Capriche, faça a sua propaganda de forma que se posicione e divulgue a marca;
 Cartão de presente - Faça parceria com algum artesão/design da sua cidade e prepare algo único, que marque e chame a atenção pelo bom gosto e coloque junto com o presente na embalagem;
 Processos internos - busque um alinhamento com os setores da empresa, como financeiro, pessoas, estoque e atendimento ao cliente;
 Informações corretas em todos os canais: Preço, uso do produto, retorno ao cliente e atendimento a reclamações e direito do consumidor são fundamentais.

Cida Santana
Assessoria de Imprensa

Regional Norte
Montes Claros/MG

ESPAÇO CULTURAL EM JANAÚBA

Espaço Cultural Central do 

Brasil, em Janaúba, tem o 

propósito de valorizar a 

cultura, a arte e o 

conhecimento

A população de Janaúba e região está convidada a conhecer e frequentar o Espaço Cultural Central do Brasil, que conta com local para leitura e estudos, bibliotecas, salas climatizadas, palco para atividades recreativas, sala de informática, pátio com mesas para estudo, banheiros e cozinha. Todo o lugar foi reformado por meio de uma parceria entre o IFNMG e a Prefeitura de Janaúba.
A parceria entre IFNMG e prefeitura se deu por meio de um Termo de Cooperação, que foi firmado em 2018. Nesse termo, ficou definido que o IFNMG reformaria o Espaço Cultural e a prefeitura cederia três salas para o Instituto: uma sala para a biblioteca do IFNMG e duas salas de aula. Os demais espaços seriam de uso comum: pátio, demais salas, banheiros e cozinha”, informou o diretor-geral do Campus Avançado Janaúba, Fernando Barreto Rodrigues.
Além de manter um quadro de servidores municipais, a prefeitura também arca com os custos de manutenção do Espaço Cultural, que abrange luz, água e vigilância.

Um pouco de história
A reforma foi feita com recurso de Emenda Parlamentar do deputado federal Leonardo Monteiro e com recursos do IFNMG. Desde 2001, no espaço, funcionava apenas a Biblioteca Pública de Janaúba. Foi nesse ano que a União cedeu para a prefeitura o espaço, que pertencia, legalmente falando, à Ferrovia Federal. “Quando a ferrovia parou de disponibilizar viagens de passageiros e passou a ser apenas de carga, o espaço ficou inutilizado”, conta Renata Cristina Nogueira Santos, que é assistente em administração e chefe de gabinete do IFNMG-Campus Avançado Janaúba. A Biblioteca Pública continua no Espaço Cultural; a Diretoria de Cultura do Município de Janaúba também.
Renata resgatou essa história para elaborar um plano de comunicação para o Espaço Cultural. O plano foi desenvolvido com os colegas de mestrado da servidora, Angela Gama, Érika Santos e Josiane Fernandes. O objetivo colocar o plano em prática para fomentar uma estratégia de comunicação que proporcione maior visibilidade ao Espaço Cultural e, consequentemente, faça com que o espaço seja frequentado pela população de Janaúba e região.
A inauguração oficial acontecerá no dia 30 de agosto, mas desde julho já estão sendo ofertados diversos cursos, como: Yoga, dança, espanhol básico e intermediário e Humanidades para o Enem. “A prefeitura também ofertará alguns cursos que já eram ministrados no espaço antes da reforma, como artesanato, corte e costura, pintura e outros”, destaca Renata.

Patrimônio público
A diretora de Cultura de Janaúba, Adriana Mikaelly Soares Silva e Silveira, comenta que o Espaço Cultural vai oferecer gratuitamente oficinas diversas que propiciam para a população de Janaúba maior acesso ao conhecimento e a atividades culturais. “Os resultados positivos são imensuráveis, mas não temos dúvidas de que o Espaço Cultural vai contribuir para o resgate dos costumes regionais que tem se perdido na região e vai ampliar a oferta de cursos que poderão gerar renda para as famílias da cidade e região”.
A estudante Ketner Miriam Daniel, 18 anos, já fez uma visita ao novo espaço e aproveitou para se inscrever em um curso de biscuit que será ofertado no local. “Eu já conhecia antes da reforma, e agora o espaço está melhor, mais bonito, mais confortável”, assegurou a estudante.
A bibliotecária do IFNMG-Campus Avançado Janaúba, Thaís Viana Lopes, também concorda. “O espaço está superagradável, está todo pintado e com um colorido ótimo”, conta Thaís, que está no seu novo local de trabalho há um mês.
Localizado no centro de Janaúba, na Avenida Brasil, nº 660, o Espaço Cultural tem como propósito unir saberes e reunir pessoas num ambiente cultural no centro da cidade, nos espaços para leitura, nas atividades recreativas e culturais. “Tudo isso em uma cidade que demanda por ações educativas gratuitas para sua comunidade”, diz Renata.
Para Adriana, foi essa reunião de saberes e de pessoas, capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento da cidade, que fortaleceu a parceria firmada entre a prefeitura e o IFNMG. “A prefeitura de Janaúba busca parcerias para desenvolver uma maior qualidade na educação e na cultura da região. O IFNMG veio para somar, agregando valores culturais para a população e oferecendo atividades de conhecimento para alunos, tanto da região quanto para outros de fora, fazendo com que a região se desenvolva cada vez mais”, aponta a diretora. 

Coordenação de Comunicação/ Reitoria  
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG