Data marca a retomada do comércio, após as férias de julho
Após duas datas comemorativas importantes para o comércio – Dia das Mães e Dia dos Namorados – a aposta fica agora por conta do Dia dos Pais. A data comemorada no segundo domingo de agosto (11) promete aquecer as vendas.
Acreditando no amor dos filhos e no desejo de agradar aos pais, empreendedores de Montes Claros já traçam estratégias e ficam na expectativa de boas vendas para a data. É o caso de Ayer Patrício, proprietário da loja Alfaia Homem, especializada em roupas e acessórios masculinos. “Acredito que estamos em uma fase de retomada da economia, e o Dia dos Pais é uma data importantíssima para elevar nossas vendas. Temos um mix de produtos para agradar a todos os perfis de cliente, desde aquele que quer gastar menos até quem está disposto a pagar um preço maior para agradar o paizão. O importante é fazer com que o cliente entre na loja e saia com a compra efetuada”, ressalta.
Outra questão lembrada pelo empreendedor é o fato de que, nesta data, o público que vai fazer a compra é bem diversificado e, por isso, é preciso estar atento ao gosto de todos. “Na maioria das vezes a mãe vem comprar para que o filho presentei o pai e acaba levando presente para o próprio genitor. Tem ainda o filho adulto, que além de presentear o pai, compra para seu uso também. O importante é estar preparado para atender a todo esse público”, enfatiza.
Dicas para agradar a clientela
Fidelizar cliente não é tarefa fácil. É preciso estar preparado para enfrentar a concorrência com preço, qualidade e diversificação. Para não errar e faturar com a data, o consultor de marketing do Sebrae Minas Gilmar Chagas dá algumas dicas para lojas físicas e também vendas virtuais. “Depois das férias de julho, este é um momento para o comércio recuperar suas vendas, então, é fundamental tomar algumas medidas”, orienta o consultor.
Dicas para lojas físicas
Vitrine – é o ponto nobre, deve estar convidativa e com modelos atualizados ao estilo do público que frequenta (esportivo, casual ou executivo);
Interior da loja - Preparar produtos que chamem a atenção e despertem o desejo, como relógios, pulseiras, sapatos, camisas, perfumes, livros, cervejas artesanais, vinhos, kit churrasco;
Equipe preparada - Treine as pessoas pelo menos uma semana antes da data, com cursos de vendas e atendimento ou vídeos curtos sobre o tema que estão nos canais online;
Postagens nas redes sociais – Prepare pelo menos quinze dias antes um plano para as mídias digitais (posts, vídeos, frases, fotos de produtos, mensagens impactantes) que gerem afinidade e relevância ao público masculino.
Para lojas virtuais
Prepare o estoque - Negocie antes com fornecedores e tenha produtos que não podem faltar para entregar nessa data;
Logística - Fique atento para ter entregas rápidas e certeiras, pois não é bom um pai receber o presente na segunda-feira;
Embalagem - Capriche, faça a sua propaganda de forma que se posicione e divulgue a marca;
Cartão de presente - Faça parceria com algum artesão/design da sua cidade e prepare algo único, que marque e chame a atenção pelo bom gosto e coloque junto com o presente na embalagem;
Processos internos - busque um alinhamento com os setores da empresa, como financeiro, pessoas, estoque e atendimento ao cliente;
Informações corretas em todos os canais: Preço, uso do produto, retorno ao cliente e atendimento a reclamações e direito do consumidor são fundamentais.
Cida Santana
Assessoria de Imprensa
Regional Norte
Montes Claros/MG
Montes Claros/MG
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