quinta-feira, 20 de março de 2014

ABRAÇO DO DIA EM....

ABRAÇO DO DIA EM....

GLÓRIA...que cuida do cafezinho e é uma graça de pessoa. Feliz e educada!



FOTOS:
XU MEDEIROS

CORREIOS: EMPRESA recebe HOMENAGEM na CÂMARA

CORREIOS

Empresa recebe homenagem na Câmara Municipal

Texto e Fotos: Márcia Vieira





Na noite desta quarta-feira, 19, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos recebeu homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros pelos 45 anos de serviços prestados.

Evaldo Jenner de Fátima, Coordenador Institucional dos Correios no Norte de Minas, declarou que “a homenagem confirma o reconhecimento da sociedade montes-clarense e é importante para estimular os colegas a perseverar na luta, não obstante as dificuldades”.

Márcio Antunes, assessor de Comunicação da Prefeitura de Montes Claros, representou o município na solenidade e fez um paralelo entre a história dos Correios e a da cidade: “no processo de entrega os correios tiveram que enfrentar concorrência, que apareceu, sobretudo, a partir do avanço da tecnologia. Eles se ajustaram a essa realidade e continuam prestando serviços fundamentais, de dimensões continentais. Temos hoje uma administração que está empenhada em transformar a realidade, ou seja, Montes Claros também precisa escolher entre caminhar no passado ou se despojar de visões e interesses menores ao abrir as cortinas para o futuro. Foi isso que aconteceu com os Correios”.

 


Para Vicente do Socorro Silva, o carteiro mais antigo da instituição em Montes Claros e que continua em plena atividade, a homenagem representa algo inesquecível: “estou muito feliz, é uma ocasião que vou lembrar sempre com muita emoção. Antigamente tudo era mais difícil. Entrei para a empresa em 1973. Foi o meu primeiro emprego e estou até hoje. Tenho muito orgulho de ser carteiro”. 

O autor da proposição, vereador Valdivino, destacou que “o objetivo da homenagem é justamente a valorização da empresa e seus profissionais, que a cada dia desempenham melhor o seu serviço, de maneira humana e com carinho, apesar dos contratempos”.

CELF: DEPUTADOS COBRAM EXPLICAÇÕES

CELF:

Deputados vão cobrar explicações sobre a situação do Conservatório Lorenzo Fernandez
 
Audiência da Assembleia vai questionar descaso e demissão da diretora



A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou nesta quinta-feira (20/03) proposta do deputado Tadeu Martins Leite para realização de uma audiência Pública em Montes Claros para discutir a situação do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. Entre os convidados, está a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazolla. Também o superintendente de Ensino de Montes Claros, Robson Figueiredo; a diretora eleita do Conservatório, Iraceníria Fernandez da Silva, e representantes do Movimento “Luto pelo Conservatório”.

A instituição, com mais de 50 anos, tem mais de quatro mil alunos e é considerado o maior conservatório de música da América Latina, mas vem sofrendo as consequências de danos na construção do prédio onde funciona e a redução de metade dos funcionários de áreas administrativa e de serviços gerais. Como resposta aos protestos de alunos, professores e da comunidade em geral, o diretora eleita Iraceníria Fernandez, há 11 anos no cargo, foi exonerada do cargo sem qualquer justificativa.

“Exigimos respeito a um dos maiores patrimônios culturais de Montes Claros, do Norte de Minas, do Estado e do Brasil, responsável pela formação de milhares de músicos que hoje estão espalhados pelo país e exterior, e que devem estar alarmados com a forma como o Conservatório vem sendo tratado pelo Governo de Minas”, reclamou o deputado Tadeuzinho, que há três semanas já vem denunciando a situação em discursos no plenário da Assembleia.

Na justificativa que usou para aprovar a audiência, o deputado explicou que as condições precárias do prédio colocam, inclusive, em risco a segurança de alunos e professores, e que a redução do número de funcionários, além de causar sobrecarga aos que permaneceram, já que o número de alunos continua o mesmo, pode comprometer a qualidade dos cursos que transformaram o Conservatório Lorenzo Fernandez em referência no Brasil, e ameaça inclusive o funcionamento do anexo de Bocaiuva, que tem mais de 700 alunos.

Outro absurdo denunciado pelo deputado Tadeu Martins Leite foi a recente demissão da diretora Iraceníria Fernandez, eleita diretamente, e que há 11 anos vem realizando um grande trabalho. “A secretária de Educação tem de explicar porque ela foi exonerada, ou vai confirmar a suspeita de todos de que se tratou de uma retaliação política por ela ter se colocado ao lado de alunos e funcionários na defesa do Conservatório e contra os verdadeiros crimes praticados contra a instituição e consequentemente contra a educação e a cultura de Minas”, completou o parlamentar.

A data para realização da audiência pública em Montes Claros deve ser definida na próxima reunião ordinária da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa. “Vamos tentar marcar o mais rápido”.

O deputado Tadeu Martins Leite já havia aprovado o pedido de explicações oficiais na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, solicitando providências para autorizar reforma, em caráter de urgência, do Conservatório Lorenzo Fernandez e a manutenção do mesmo número de funcionários que prestavam serviços na instituição no ano de 2013.


Fotos em anexo: 
Reprodução do Facebook e Arquivo/ALMG

DIA DO ARTESÃO: DATA é comemorada com CAFÉ da MANHÃ

Dia do Artesão

Data é comemorada com café da manhã na Casa do Artesão

Texto: Daniel Moraes
Fotos: Silvana Mameluque



Foi realizado em Montes Claros, na manhã desta quarta-feira, 19, um café da manhã em comemoração ao Dia do Artesão. O local escolhido não poderia ser outro que não a Casa do Artesão, um espaço que há anos vem oferecendo cursos e oficinas dos mais variados tipos de artesanato.

Estiveram presentes diversos artesãos, além de alunos e funcionários da Casa. O secretário municipal de Cultura de Montes Claros, o médico e artista plástico Carlos Muniz, destacou a importância do artesanato para a cultura norte-mineira, e lembrou que vários eventos promovidos pela Secretaria de Cultura reservam espaço para a presença das peças produzidas na cidade. Ele também anunciou que a Prefeitura pretende, ainda este ano, investir na realização de mais cursos na Casa do Artesão.
 
Também participou da reunião Cibely Freire Diniz, responsável pela Coordenadoria Municipal do Idoso, que iniciou este ano, na Casa do Artesão, o projeto Idosas Solidárias, que visa estimular a prática do artesanato entre a população idosa do município.

Para o coordenador da Casa do Artesão, Guilherme Peixoto, o objetivo do local é promover a cultura popular, perpetuando o artesanato através do estímulo ao surgimento de novos talentos, que lá têm acesso a matéria-prima e encontram o espaço necessário para aprender e se desenvolver.

A Casa do Artesão é mantida pela Secretaria Municipal de Cultura e fica localizada na rua Andradita, 681 – Lourdes. O telefone do local é o 3229-3459.

HOMENAGEM

HOMENAGEM:

Na noite desta quarta-feira, 19, a EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS recebeu merecida homenagem na Câmara Municipal de Montes Claros. O autor da proposição foi o vereador VALDIVINO ANTUNES. Na foto, o Coordenador Regional dos CORREIOS, EVALDO JENNER com o Vereador VALDIVINO  e o Secretário de Comunicação MÁRCIO ANTUNES, que representou o Prefeito RUY MUNIZ, na solenidade.


SAMU: POSSE e anúncio de benefícios

Samu dá posse a concursados e anuncia benefícios
Aumento de salário para condutores e redução de carga horária de trabalho para a enfermagem foi comemorada pelos socorristas 

Os candidatos aprovados em concurso público para atuar nas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das microrregiões de Januária e Manga foram efetivados na manhã desta quinta-feira, 20/03, em solenidade realizada na base do Samu de Januária. Os 84 profissionais nomeados irão atuar nas bases do Samu de Januária, Bonito de Minas, Itacarambi, Manga, Montalvânia e Miravânia.
Durante a solenidade, que contou com presença de autoridades municipais e regionais, em seu pronunciamento, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) e prefeito de Bocaiúva, Ricardo Veloso, disse que a posse dos socorristas é mais um passo para a consolidação do Cisrun e do Samu na região. “Como presidente do Cisrun, coube a mim a honraria de dar posse aos concursados, e o faço com a certeza de que esta é parte mais valiosa de nossa instituição. Cada aprovado entra para o serviço pelo mérito, porque estudou e se esforçou. Nossa proposta, agora, é fazer um plano de cargos e salários, oferecendo melhores condições de trabalho. Nesse primeiro momento, estamos garantindo a manutenção do salário vigente, que é maior do que o previsto no edital, mesmo com a redução de 40 para 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem (técnicos e enfermeiros), e aumento da remuneração para os condutores-socorristas, já vigente a partir de abril”, anuncia o presidente.
Ricardo ressaltou que o Samu mantém treinamento permanente dos profissionais e que antes de integrar ao serviço todos os concursados passaram por um treinamento intenso. Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, estamos implementando novos projetos, como a instalação de eletrocardiograma, através do programa Minas Telecário, e ecocardiograma, pelo programa Eco dos Gerais, e todos os profissionais estão sendo treinados para operar os equipamentos, qualificando ainda mais o serviço e melhorando o acesso à população”, completa Ricardo.
O prefeito de Januária, Manoel Jorge, reiterou que o envolvimento dos municípios e a parceria do Governo Estadual e Federal foram determinantes para os resultados alcançados até agora. “Hoje é um dia especial porque, além de estarmos recebendo oficialmente a nova sede da base do Samu, com estrutura adequada e humanizada, também recebemos a equipe de socorristas efetivada, qualificada, pronta para assistir os mais de 100 mil habitantes da região”, comemora o prefeito.
Realizado pela Cotec/Unimontes, o concurso oferece 570 vagas para as funções de médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, condutor-socorrista e técnico-administrativo, que atuarão nas 37 bases do Norte SAMU Macro Norte instaladas nos municípios integrados ao Cisrun.
A última etapa de posse do concurso será nesta sexta-feira, 21/03, às 10 horas, na base do Samu de Taiobeiras, quando serão empossados os aprovados para atuar nas bases do Samu na microrregião.
 
 
 
Jerúsia Arruda
Assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte
(38) 3221-0009 / 9944-0311

ACADEMIA MAÇÔNICA inova com participação feminina

ACADEMIA MAÇÔNICA INOVA COM PARTICIPAÇÃO FEMININA




 TEXTO E FOTO: GIRLENO ALENCAR

            A Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas foi instalada na noite de quarta-feira, em evento realizado na Loja Maçônica Filhos de Hiram, em Montes Claros, com uma novidade: receberá mulheres como Sócias Honorárias. O presidente Wanderlino Arruda anunciou a filiação de Ivone Oliveira Silveira, presidente da Academia de Letras de Montes Claros que neste ano comemora 100 anos, além de Amelina Chaves, viúva do maçom Almir Chaves e também da Academia de Letras de Montes Claros. Será a primeira vez que mulheres participarão de uma Academia Maçônica de Letras.
            Desde o ano de 2009 que a Maçonaria discutia a criação da Academia de Letras em Montes Claros, nos moldes da existente em Sete Lagoas e Juiz de Fora. A Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas tem como diferencial sua jurisdição regional, pois envolve 75 lojas de 86 municípios, vinculadas ao Conselho de Veneráveis do Norte de Minas (Convenorte). O presidente do Conselho, Silvio Cesa Carvalho salienta que a principal função da Academia Maçônica de Letras é fomentar a atividade cultural dentro da instituição.
            Além da posse de 40 maçons como sócios efetivos, a Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas tem sócios honorários, como o ex-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, José Geraldo de Freitas Drumond e o empresário Luiz de Paula Ferreira, ambos egressos da Loja Deus e Liberdade, Thier Penalva, considerado um dos maiores pesquisadores sobre a Maçonaria, Cesario Termando Rocha, Célio Brito, Dário Cotrim, José Jarbas Oliveira Silva e Waldir Senna Batista.
            Entre os beneméritos, os Grão-Mestres Euripedes Barbosa Nunes, de Goiás e Amintas Araujo Xavier, Lázaro Emanuel Franco Rocha e Leonel Ricardo Andrade, todos eles de Minas Gerais, além de Jorge Lasmar, da Academia Maçônica de Minas Gerais. O sócio correspondente é Joenildo Chaves, montesclarense desembargador no Mato Grosso. Todos associados até agora são maçons, ativos ou mesmo afastados. A exceção agora será a filiação de mulheres;
            A filiação de Ivone Silveira e Amelina Chaves deverá ocorrer em 20 de agosto desse ano, quando será realizada a próxima sessão magna da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas, que na data publicará  o primeiro livro, com os currículos e história dos 40 patronos, além dos associados efetivos, honorários, beneméritos e correspondentes e também outros artigos.
            A inserção feminina na Academia Maçônica recebeu o apoio dos Grão-Mestres presentes a solenidade, Euripedes Barbosa Nunes e Amintas Araújo Xavier. A escritora Ivone Silveira, que neste ano completa 100 anos de idade, parabenizou a Maçonaria pela criação da Academia de Letras e convidou os associados dela a trabalharem em parceria com a Academia Montesclarense de Letras, sob sua presidência há 30 anos.

CASAMENTO COLETIVO: EVENTO terá PREFEITURA como parceira

Montes Claros terá Casamento Coletivo neste sábado
 
Texto: Daniel Moraes
Foto: Wilson Medeiros



Setenta e cinco casais irão realizar neste sábado, 22, em Montes Claros, o sonho de se casar. A cerimônia de Casamento Coletivo acontecerá no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, a partir das 19h30, e os noivos irão realizar o enlace matrimonial de forma inteiramente gratuita.

O evento, promovido por uma faculdade particular do município, tem o apoio da Prefeitura e do Cartório de Paz e Registro Civil de Montes Claros, além da parceria de várias empresas privadas que deram sua colaboração para que os noivos possam ter uma cerimônia inesquecível.

Assim, as noivas terão direito a Dia da Noiva, maquiagem e penteado. Também receberam tratamento odontológico gratuito, assim como os noivos. Além disso, o casal ganhará um par de alianças e um buquê de flores. A cerimônia será aberta ao público, e a Banda de Música do 11ª Região da Polícia Militar (RPM) ficará responsável pela música do evento. Ao final, os noivos ainda receberão lembrancinhas, e todos os presentes ganharão bombons, marcando a passagem desse dia tão especial para os 75 casais. 

Da SÉRIE: RECORDANDO....

DA SÉRIE: RECORDANDO.....

Casa de TUCA....








FOTOGRAFIA: exposição de ALFRED OTTO WOLS...

Do UOL

FOTOGRAFIA

Exposição revela a fotografia de Wols, pioneiro da abstração lírica

Adicionar legenda

A exposição Wols Photograph. Der gerettete Blick (Wols fotógrafo - O olhar absolvido, na tradução livre do alemão), em cartaz em Berlim, é uma descoberta, um presente a ser desembrulhado.
De forma clara e surpreendente, os visitantes são expostos ao universo da fotografia artística de Wols, pseudônimo do alemão Alfred Otto Wolfgang Schulze, e rapidamente percebem como o artista utilizou esse meio para exercitar seu olhar, o que depois iria se refletir na sua pintura.
Embora pouco reconhecido em vida, Wols é considerado hoje um dos pioneiros da abstração lírica e um dos mais influentes artistas do Tachismo, movimento de arte abstrata que se desenvolveu na França na década de 1930. Ele também atuou como artista gráfico.
Grande parte de seu trabalho fotográfico foi feito durante a década de 1930 na capital francesa, onde ele trabalhou como fotógrafo profissional, fazendo principalmente retratos.

UNIMONTES INFORMA

UNIMONTES  informa


O projeto "Caminhos do Cuidado", desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição e a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), inicia nesta sexta-feira (21/03), os cursos de capacitação em saúde para agentes comunitários de Minas Gerais.
A Escola Técnica de Saúde da Unimontes é responsável pelos trabalhos no Estado, juntamente com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). Serão atendidos 293 municípios, com 350 turmas e benefício direto para 14 mil profissionais.

Contato para entrevistas
Professor Leonardo Félix - coordenador
(38) 9956-8644
(38) 9135-8800

Ascom - Assessoria de Comunicação Social
(38) 3229 8112 | (38) 3229 8113 

Dia da ÁGUA Comemorações diversas em MONTES CLAROS

Dia Mundial da Água será comemorado com série de eventos em Montes Claros
 
Texto: Attilio Faggi Jr.

 
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência Internacional sobre Água e Meio Ambiente. Desta forma, a data ficou destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. 
 
Em Montes Claros, as comemorações serão realizadas em três dias distintos: no dia 20 de março acontece uma palestra na Escola Municipal Rotary São Luiz, seguida pelo resultado dos concursos de redação e desenho dos quais os alunos participaram com acompanhamento dos professores.
 
No dia 21, entre 8h30 e 15h30, no Parque Municipal Milton Prates, estarão disponíveis uma série de stands com materiais educativos dos projetos ambientais dos parceiros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, exposições e oficinas. 

No dia 4 de abril, por sua vez, será realizada uma coleta seletiva no Cartório Eleitoral de Montes Claros e uma reunião pública para formalização do termo de parceria com as associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Montes Claros, às 9 horas, no Centro de Referência em Gestão Ambiental (avenida José Correa Machado, nº 900, no bairro Ibituruna).

DEU no ESTADÃO: - CLÁSSICO de HITCH volta aos cinemas

DEU no ESTADÃO, EM 20/03/14

Clássico de Alfred Hitchcock volta aos cinemas

‘Os Pássaros’, filme de 1963, será exibido em cópia restaurada

20 de março de 2014 | 3h 00

Luiz Carlos Merten - O Estado de S. Paulo



 Quem viu o recente Hitchcock, de Sacha Gervasi, acompanhou o processo de criação de um dos grandes filmes de todos os tempos. Alfred Hitchcock, o mestre do suspense, estava em crise na época de Psicose. Com a cumplicidade da mulher, Alma Reville, conseguiu dar a volta por cima. No final do filme, de novo com o prestígio em alta, ele dá uma entrevista. O repórter lhe pergunta o que vai fazer, a seguir. Hitchcock diz que não sabe, mas um pássaro pousa em seu ombro, ele o olha, olha para a câmera. Gervasi sugere – está nascendo Os Pássaros. Ou o marqueteiro Hitchcock está só criando seu teatro?
Cena de 'Os Pássaros' - DivulgaçãoQuando Os Pássaros tomaram de assalto as telas de todo o mundo, em 1963, não foram poucos os críticos que se decepcionaram. Somente com o tempo o filme se impôs como uma das obras-primas de Alfred Hitchcock, e hoje dispõe de excelente reputação entre estudiosos. Com Vertigo/Um Corpo Que Cai, de 1958, acontecera a mesma coisa e o filme é hoje, segundo votação da revista Sight and Sound, o melhor de todos os tempos. Um Corpo Que Cai ganhou reestreia recente, em cópia restaurada. Os Pássaros também volta novinho em folha. Gerações que só conhecem o clássico de Hitchcock da TV e do DVD agora vão poder vê-lo numa sala de cinema.
Os Pássaros integra a chamada “trilogia edipiana” do mestre. Personagens edipianos sempre se fizeram presentes na obra de Alfred Hitchcock – as mães dominadoras de Cary Grant em Interlúdio e Ladrão de Casaca –, mas algo se passa a partir de Psicose e, depois, através de Os Pássaros e Marnie – Confissões de Uma Ladra, entre 1960 e 64. É fato – Hitchcock e Freud nasceram um para o outro. Norman Bates vira o emblema do Édipo hitchcockiano. Vive num pesadelo do qual não pode emergir. Mitch em Os Pássaros eMarnie, sua versão feminina, são personagens “curáveis”. É o sentido da trilogia.
A origem é uma história curta de Daphne du Maurier, que já fornecera a Hitchcock a trama de Rebecca, a Mulher Inesquecível, seu único filme a vencer o Oscar (em 1940), mas ele não recebeu o prêmio de direção. Melanie (Tippi Hedren) e Mitch (Rod Taylor) conhecem-se numa pet shop de São Francisco. Sentem uma atração óbvia e ela o segue na pequena cidade de Bodega Bay. Melanie quer surpreender o cara. Leva-lhe, de presente, uma gaiola com pássaros. Em Bodega Bay, há, sem motivo aparente, um apocalíptico ataque de pássaros.
Muita polêmica já rolou sobre o significado do ataque dos pássaros. O filme pode muito bem ser uma parábola cristã. Mitch é dominado pela mãe, que impede seus relacionamentos. O mundo todo vive separado. O ataque dos pássaros força a humanidade a ser solidária. As pessoas precisam se unir. Os Pássaros termina em aberto, não é um happy end. Outro ataque pode ocorrer. Na época, o filme era uma proeza técnica. Hoje, seus efeitos ficaram datados, mas a construção do suspense e a complexidade das relações (e dos personagens) continuam fazendo sua força.
OS PÁSSAROS
Título original: The Birds. Direção: Alfred Hitchcock.
Gênero: Suspense (EUA/1963, 119 min.). 
Classificação: 14 anos. 


HOJE É DIA.....

HOJE É DIA DE....

Lembrar o cantor EMÍLIO SANTIAGO, falecido em 20/03/2013. Aqui a nossa música favorita do cantor, que ele interpreta tão bem em parceria com Verônica Sabino. Versão de "All I Ask of You", da trilha do musical "O Fantasma da Ópera"