quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FIM DE TARDE ULTRA LEV....

FIM DE TARDE... ULTRA LEV....

Foto Sérgio Athayde










































FELI TUPINAMBÁ AVISA...

FELI TUPINAMBÁ não pede, manda!
Dr. Roberto Amaral, idem.
Então vamos ao recado da querida FELI, sobre o Dr. Roberto:

"Olá pessoal:
O Dr. Roberto Amaral esta circulando muito feliz com mais um reconhecimento do seu trabalho. Eu fico muito a vontade para comunicar a voces pois tetemunhei grande parte do trabalho por ele desenvolvido  em favor do norte de Minas. 
Desde já agradeço a atenção que for dada ao release anexo.
Um grande abraço,
Felicidade Tupinamba"


O Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais- CREA-MG, em  Sessão Plenária Ordinária, aprovou a concessão da MEDALHA DO MÉRITO  ao engenheiro Agrônomo Roberto Mauro Amaral, pelos relevantes trabalhos que vem realizando na área de Engenharia e também na formação de profissionais vinculados  ao sistema Confea/Crea. 
A solenidade de entrega da medalha será no dia 19 de dezembro de 2013, as 19 horas, no espaço eventos Imperador, situado  à Avenida do Contorno, 8657- Gutierrez, em Belo Horizonte, dentro  das comemorações do dia do engenheiro.
Da medalha : A medalha do mérito foi instituída pelo CREA-MG para homenagear as pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao sistema CONFEA/CREA ou à  Engenharia , Arquitetura e Agronomia em suas diversas modalidades , no Estado de Minas Gerais ou no  país e não poderá ser concedida a uma pessoa , física ou jurídica, mais de uma vez.   

Do Homenageado : Roberto Mauro Amaral é natural de  Sete Lagoas, com titulo de cidadania em varias cidades do norte de Minas, inclusive Montes Claros, é filho de Antonio Franco do Amaral Filho  e  Anita Tolentino Amaral, casado com Neide Peres Amaral, pai de Roberto Mauro, Greycielle, Priscila e Ronney. Formou-se em agronomia pela Faculdade Federal de Viçosa, tendo sido destaque também como jogador de futebol e basquete. Admitido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas na década de 60 e logo em seguida pela CODEVASF,- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, não poderia o jovem engenheiro agrônomo  imaginar o quanto seu  talento   como administrador público poderia mudar a  historia de desenvolvimento do norte de Minas onde se destacam a construção da  Barragem do Bico da Pedra, implantação do Projeto  Pirpaora, Gorutuba e Jaíba, perfuração de poços tubulares, pequenas barragens, obras estruturantes  que estiveram sob o seu comando em sua gestão de quase 13 anos à frente da CODEVASF em Minas Gerais. Daí para a política foi um pulo. Conseguiu se eleger deputado Estadual à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais de onde continuaria a influenciar com seus projetos de lei  o progresso da agricultura e da pecuária no Estado. Retornou à CODEVASF em Brasília como diretor e mais tarde serviu ao governo municipal em Montes Claros como secretario de Agricultura. "Uma carreira brilhante , portanto  digna da comenda ora recebida" assim se expressaram quantos souberam da homenagem.

SAÚDE: PREVENÇÃO ao câncer será tema de CONGRESSO

SAÚDE:

Prevenção ao Câncer será tema de congresso em Montes Claros

A falta de conhecimento é uma das principais causas de morte, pois contribui para o diagnóstico tardiamente



O Norte de Minas é uma das principais regiões do Estado com referência no tratamento contra o câncer, entretanto, o número de mortes pela doença é extremamente alto, visto que os pacientes só procuram tratamento quando o diagnóstico é quase irreversível. A fim de amenizar o problema, será realizado em Montes Claros, nos dias 29 e 30 de novembro, nesta sexta e sábado, o  5º Encontro Norte Mineiro de Prevenção ao Câncer e Promoção da Saúde.
A iniciativa é da Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer - Padre Tiãozinho, cujo objetivo é destacar a importância da prevenção, combate e enfrentamento do câncer. na quinta edição, o Congresso reúne profissionais de renome nacional, com debates sobre o tema “Pratique Prevenção”. A abertura oficial será com a palestra “A comunicação e o resgate do Ser Humano”, ministrada pela Dra. Maria Júlia Paes, da Universidade de São Paulo – USP, no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 20h no auditório da AMAMS, no Bairro Ibituruna. A médica é Profa. Titular pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, com mestrado, doutorado e livre docência na área de comunicação interpessoal. Autora dos livros: Comunicação tem remédio; O amor é o caminho- maneiras de cuidar; Qual o tempo do cuidado?; Obrigado, filha!; entre outros.
Seguindo a programação, no sábado, 30, haverá o credenciamento dos participantes, seguido da palestra “Principais causas evitáveis do câncer: previna-se!”, com a Liga de oncologia de Montes Claros. Outros temas também serão debatidos entre profissionais, estudantes, pacientes e familiares:  às 08h50, “    A importância da nutrição e atividade física na prevenção do adoecimento”, com Gabrielle Vilela  Alcântara; às 09h10, “Câncer de próstata e mama: tirando dúvidas com especialistas”, com a equipe de  Urologia e Mastologia da Santa Casa; às 9h40h, “Importância do Cuidar no fim de vida”, com                                                                                                             Dr. Leonardo Consolim – Instituto do Câncer do Estado de SP; às 10h40, “O perdão como instrumento de cura”, com  Ana Cristina Monteiro Waissmann – Instituto Nacional de Câncer- INCA - Rio de Janeiro-RJ; às 11h30, “Apresentação do Espetáculo “Experimento – É muito rápida esta história”, com o Grupo Compassos – Projeto de extensão da Unimontes.                                                                         
Durante a tarde, a partir das 14h, Raquel Araújo (Raízes de Jessé), de Belo Horizonte, falará sobre “ A importância da Fé frente ao sofrimento”, com a participação de depoimentos de pacientes, familiares e voluntários. Às 16h10, a palestra “Adoecer e curar: ressignificando a vida”, com Dr. Ricardo Leme - Hospital Albert  Einstein – SP. Para o encerramento, será celebrada uma missa com Pe.Wagner Eduardo Dias.
As inscrições estão abertas e custam apenas 20 reais, com direito a um kit com a camiseta da Associação Presente, entidade que será beneficiada pelo evento. No local, os participantes conhecerão o espaço autoestima, com produtos confeccionados pelos pacientes e voluntários. Os interessados podem ligar para (38) 3213.4296, pelo e-mail: contato@associacaopresente.org.br ou na nova sede da  Associação Presente, recentemente inaugurada, na Rua Mangueira, 242, no Bairro Canela.


Texto: Mosaico comunicação

10° BPM CONVIDA......


10° BPM CONVIDA....


DÉCIMA PRIMEIRA REGIÃO DA POLÍCIAMILITAR


DÉCIMO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

      Aos Profissionais da Imprensa,
     
      O Comandante do 10º BPM, Ten Cel Geraldo Brasileiro de Sales Filho, e o Comandante da 66ª Cia, Cap César William Passos, convidam vossas senhorias para a solenidade de entrega de motocicletas, bikes, e a reinauguração do Posto de Observação Visual  (POV) da Praça Dr. Carlos.
      Estes materiais foram adquiridos via parceria com alguns comerciantes da área central.


Maiores Informações 3221-0422 (Sargento Almeida)
     
Local: Praça Dr. Carlos Versiani
Data: 29/11/2013
Horário: 09h30min


COLÉGIO TIRADENTES É destaque na OBMEP


11 ° RPM INFORMA:


COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE
MONTES CLAROS É DESTAQUE NA OBMEP

“A um homem não se pode ensinar. Tudo o que podemos fazer é ajudá-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmo.” (Galileu)


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos no Brasil. A  OBMEP tem por objetivo principal estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. A olimpíada está em sua 9º edição, com mais de 19,5 milhões de participantes, sendo a mai­or Olimpíada de Matemática do mundo.
Podem participar da OBMEP todos os alunos matriculados nas escolas públicas. É importante salentar que a inscrição é feita somente pelas escolas, que indicam quantos alu­nos irão participar da 1ª Fase da olimpíada. Os alunos são divididos em três níveis, - Nível 1: estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; - Nível 2: estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e Nível 3: estudantes do Ensino Médio.
As Avaliações da olimpíada são divididas em duas fases: na primeira, a escola, através de prova do Governo Federal, seleciona os alunos com maiores notas para partici­parem da segunda fase; na segunda, que ocorre sempre no segundo semestre de cada ano, 5% dos alunos, em cada Nível, que obtiveram melhor pontuação na 1ª Fase, concor­rem com todas as escolas públicas. Em nossa região as avaliações são corrdenadas pela UNIMONTES.
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Montes Claros, sempre participou da OBMEP, porém nos dois últimos anos alcançou os seus melhores resultados, obtendo as seguintes premiações: Em 2011: uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze; e em 2012: duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze.
O educandário é a Escola Pública, em Montes Claros, com maior número de pre­miações na olimpíada e o único Colégio Tiradentes da Polícia Militar que tem professora homenageada pela OBMEP.
Esta performance é atribuída à dedicação e abnegação dos valorosos professores do educandário que não medem esforços em proporcionar um ensino de qualidade aos seus discentes.
Montes Claros, 28 de novembro de 2013.


Assessoria de Comunicação Organizacional da 11ª RPM.

LIONS CLUBE: CATA-VENTO para conter violência é apresentado pela POLÍCIA MILITAR



POLICIA APRESENTA CATA-VENTO  PARA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Nucleo de Mediação de Conflitos para resolver bullyng e violência nas escolas


Texto e Fotos:  GIRLENO ALENCAR



 
            A Policia Militar implantará em Montes Claros e outras 13 cidades do Norte de Minas, em 2014,  o projeto “Cata-Vento”, para combater a violência nas escolas, inclusive com Nucleo de Mediação de Conflitos. O projeto foi apresentado na noite de quarta-feira, durante a solenidade de encerramento do Concurso Cartazes Sobre a Paz, do Lions Internacional. O major Rômulo Gildásio Gonçalves, da área de Planejamento da 11ª Região da Policia Militar apresentou o projeto e de imediato, pediu a ajuda do Lions Clube à iniciativa. Ele recebeu de imediato, a adesão da escola estadual Gonçalves Chaves, a mais antiga escola de Montes Claros.
            O Lions Clube Montes Claros Sertanejo realizou na noite de quarta-feira a etapa local do concurso Cartazes Sobre a Paz, nas escolas Gonçalves Chaves, Plinio Ribeiro, Salvador Filpi, Colégio Tiradentes e Conservatório Lorenzo Fernandez, onde alunos de 11 a 13 anos tinham que fazer um desenho mostrando a sua visão sobre a paz. O presidente do clube, Adilson Soares salienta que a violência é um dos principais problemas nas escolas de Montes Claros e por isto, o concurso jogou a luz nesta causa. A coordenadora do concurso, Maria da Conceição Rocha avalia que os cartazes permitiram conhecer a visão de adolescentes sobre este sério problema.
            Na palestra sobre a violência nas escolas, o major Rômulo Gildásio explicou que a Policia Militar decidiu criar o projeto Cata-Vento para enfrentar este problema da violência nas escolas. Os policiais já foram treinados e capacitados para atuarem nesta tarefa, muitos deles já carregando a experiência de atuação no Policiamento Escolar. Ele lembra que o nome Cata-Ventos é por ser um equipamento formado de várias alças, para unidas, produzir resultados.
            O projeto será priorizado para as escolas de áreas de risco ou que apresentam grande vulnerabilidade social e indicadores de violência. Ele cita que a participação dos diretores, professores, coordenadores, alunos, pais e comunidade escolar será fundamental, inclusive para a criação do Núcleo de Mediação de Conflitos, para analisar os problemas. Caberá identificar o problema e as soluções. A Policia Militar entrará somente quando esgotada esta etapa. Se persistir, entra a etapa seguinte, que é o acionamento do Ministério Público, para adoções de medidas mais severas.
            Um dos casos mais preocupantes, segundo o coordenador do projeto, é o bullyng, com a agressões de alunos x alunos, além da depredação dos prédios escolares. No caso da depredação, o major Rômulo Gonçalves entende que isto ocorre por que os estudantes não se sensibilizaram que o prédio também o pertence. Por isto, o projeto Cata-Ventos estimulará concurso interno em cada escola, de qual a sala mais bonita, enquanto se faz a conscientização dos alunos.
            CONCURSO - O Concurso de Cartaz Sobre a Paz deste ano teve como tema “Nosso mundo, nosso futuro” e  é organizado pelo Lions Internacional em 208 paises. Montes Claros selecionou cinco cartazes para a etapa estadual do evento, de autoria de Mariana Gonçalves Campanha, do Colégio Tiradentes; Geovana Veloso Martins, do Conservatorio Lorenzo Fernandez, de Montes Claros; Vinicius Junior Barbosa Silva, da escola Salvador Filpi; Ingrid Carolaine Rodrigues Alves, da escola Professor Plinio Ribeiro e Yago Patrick Moura e Meira, da escola estadual Goncalves Chaves.