Colégio Prisma se prepara para volta às aulas presenciais em modelo híbrido
O retorno das aulas presenciais no Colégio Prisma terá início neste dia 3 de maio, segunda-feira, com a volta dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I II e; no dia 10 de maio, segunda-feira; dos estudantes do Ensino Médio e Pré-Vestibular, autorizada pelo Decreto nº 4204, de 26 de abril de 2021da Prefeitura Municipal de Montes Claros.
As atividades para esses alunos na unidade de ensino estão suspensas desde 17 de março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, e eram mantidas por via remota.
O colégio adotará o modelo híbrido, com alternância entre aulas presenciais e remotas, dividindo turmas caso necessário. O retorno não é obrigatório: pais de alunos matriculados têm o direito de continuar com seus filhos em casa em sistema remoto. O aluno que optou por continuar na modalidade remota poderá mudar para a modalidade presencial. Para isso, deverá comunicar com antecedência à Coordenação Pedagógica.
Depois de quase um ano confinados, longe do convívio escolar, os alunos voltarão ao colégio, seguindo todos os protocolos de segurança, essenciais para garantir o mínimo de risco para os estudantes e profissionais que trabalham na instituição de ensino.
A volta às aulas encerra um período de dificuldades e desafios para crianças e adolescentes, pais e professores. O confinamento repentino trouxe uma aproximação maior no núcleo familiar, mas exigiu criatividade e paciência para reorganizar a rotina e auxiliar os estudos de cada criança e adolescente. Dentro de casa, alunos de todas as idades tiveram que aprender e brincar distantes de seus colegas e professores. As consequências psicológicas desse confinamento repentino foram notadas com frequência por profissionais da saúde e da educação: ansiedade, irritação, vício em eletrônicos e até casos de depressão na infância.
Equipes elaboraram plano de volta às aulas
Foi criada uma frente de trabalho e planejamento, composta pelas equipes de gestão, tecnologia e estrutura; procedimentos pedagógicos e comunicação interna e externa para elaboração do plano de volta às aulas.
Dentre as ações efetivadas pelas equipes, destacam-se a aquisição e instalação de equipamentos e serviços de tecnologia para dar suporte às transmissões das aulas. Foram montadas 20 salas com capacidade para conciliar aulas presenciais e remotas ao mesmo tempo. Nelas, os alunos presentes assistirão às aulas com a segurança sanitária necessária e as transmissões serão feitas com qualidade e eficiência.
Um plano permanente de limpeza e higienização foi elaborado, com procedimentos padronizados em todos os locais da escola. As salas de aula terão número limitado de carteiras e itens de higienização.
A equipe pedagógica realizou capacitação para os profissionais para adaptação das metodologias de ensino, das avaliações, treinamento de professores e outras atividades. Para planejamento antes da retomada, uma pesquisa foi aplicada para saber quais alunos retornariam presencialmente e quais continuarão em sistema remoto.
Na estrutura física do colégio, foram feitas adaptações na recepção e portaria, banheiros, e instalada uma sala isolada, caso algum aluno apresente sintomas. Todo o espaço está sinalizado com orientações aos alunos.
Cartilha para os pais
Em cartilha elaborada para os pais, o Colégio Prisma estabeleceu protocolos que pais e alunos devem seguir, dentre eles:
- O uso de máscaras é obrigatório. Os pais e responsáveis foram orientados a reforçar o uso da máscara e aferição de temperatura.
- O acesso às instalações físicas do Prisma está restrito a alunos e colaboradores da unidade. As famílias poderão frequentar somente a recepção do colégio;
- Os pais deverão enviar diariamente o kit higiene com máscaras e álcool em gel para uso pessoal; garrafa de água para evitar o uso do bebedouro;
- Alunos, professores e colaboradores envolvidos no processo presencial deverão respeitar o distanciamento de pelo menos 1,5 metro e as posições corretas nas filas.
- Os alunos não poderão compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, nem materiais didáticos, brinquedos ou jogos. Não poderão também compartilhar celulares, assim como evitar seu uso em ambientes sociais, cuidando de higienizar frequentemente os aparelhos;
- O lanche deverá vir de casa, pois não haverá venda na cantina.
- No intervalo do recreio, em companhia do professor do 3º horário, os alunos deverão permanecer na sala de aula obedecendo ao distanciamento. Haverá uma escala semanal por série com rodízio para uso do pátio durante o recreio.
- No horário da saída, os alunos serão liberados de forma gradativa por sala, evitando assim aglomerações.
>Contatos para a Imprensa:
Assessoria de imprensa/ Ana Maria Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.