terça-feira, 6 de dezembro de 2016

GRANDE OBRA REALIZADA POR RUY MUNIZ- ZÉ VICENTE É INAUGURADA

OBRA REALIZADA por RUY MUNIZ - ZÉ VICENTE É INAUGURADA
 
Avenida do Córrego Pai João


Avenida Professora Cota Athayde é inaugurada com festa

Texto: Daniel Moraes

Fotos: Wilson Medeiros

Foi realizada, no final da tarde dessa sexta-feira, 2 de dezembro, a inauguração oficial da avenida Professora Cota Athayde (avenida do córrego Pai João), uma das maiores obras de infraestrutura realizadas pela Prefeitura de Montes Claros nos últimos anos. O evento aconteceu na rotatória que dá acesso ao bairro Barcelona Park, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, e a deputada federal Raquel Muniz.


Entre a população presente estava o juiz de Direito Marco Antônio Ferreira, acompanhado do filho de 11 anos, Alexandre. Morador do bairro Vila Atlântida há mais de 10 anos, Marco Antônio exaltou a importância da nova avenida para a região: “é uma obra fantástica, aguardada há muito tempo, e felizmente concluída. Valoriza os imóveis da região e o acesso ao bairro (Vila Atlântida) está excelente”.


Também moradora da região, a comerciante Margarete Ribeiro do Carmo contou que a realização da obra atende a anseios antigos da população. “Por causa do fluxo de carros, a gente ‘comia poeira’, era um abandono total de um bairro a cinco minutos do centro”, disse, acrescentando que, com a finalização da avenida, a sensação para os moradores é de que “o progresso está chegando”.


Além de inaugurar a avenida, foi dia também de prestar homenagem à falecida professora Cota Athayde, que dá nome à via. Para isso, foram reunidos diversos netos e bisnetos da educadora, que se emocionaram ao ver a lembrança de dona Cota sendo honrada pela cidade. “Ficamos emocionados. Foi uma pessoa lutadora, amorosa, educadora nata, sábia”, destacou Maísa Athayde Alencar, uma das netas de Cota. Renato Dias Athayde, também neto da educadora, lembrou que a avó, como professora, ajudou a educar figuras importantes para a história de Montes Claros, como Mário Ribeiro, Darcy Ribeiro, Simeão Ribeiro e Geraldo Côrrea Machado. “A família ficou lisonjeada com a homenagem”, disse.


O secretário municipal de Articulação Política e Administração Regional, Diego de Macedo Fróes, chamou a atenção para a importância da avenida para a região e toda a Montes Claros, destacando que era uma obra que há muitos anos esperava para “sair do papel”.


A deputada Raquel Muniz lembrou que a obra já está beneficiando vários bairros, pois a avenida ajuda a diminuir o fluxo de carros em alguns pontos críticos da cidade. Ela também aproveitou para exaltar a memória de Cota Athayde, “uma grande mulher, e um exemplo”.


O prefeito em exercício de Montes Claros, José Vicente Medeiros, encerrou a solenidade lembrando que o prefeito Ruy Muniz foi o responsável por dar início à obra, e conclamou todos os presentes a se unirem para continuar fazendo o município se desenvolver: “para administrar uma cidade do tamanho de Montes Claros, é preciso que todo mundo se ajude”.



A OBRA - Orçada em quase R$ 5 milhões, a obra de urbanização da avenida Cota Athayde foi feita com recursos próprios do município. Ao longo dos mais de três quilômetros, as pistas duplas (9,5 metros cada) foram pavimentadas e diversas ruas paralelas foram beneficiadas com drenagem e asfaltamento. Ao todo, são 70.000 m² de pavimentação. A avenida conta ainda com novos passeios e defensas de proteção. Ao longo de toda a via, foram implantadas sinalizações horizontais e verticais, com a instalação de conjuntos semafóricos nos principais cruzamentos, dentre eles o cruzamento com a avenida João XXIII.


A avenida, que margeia o córrego Pai João, se estende por 3,2 quilômetros e liga a avenida João XXIII, na altura do bairro Edgar Pereira, ao bairro Todos os Santos. A obra já está beneficiando quase 40 mil moradores de bairros como Santos Reis, Barcelona Park, Jardim Brasil e Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.