terça-feira, 2 de abril de 2013

CLARA: MINEIRA e GUERREIRA

CLARA, MINEIRA  e GUERREIRA

 
CLARA NUNES,  a GUERREIRA (imagem da internet)

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, ou apenas, CLARA NUNES, partiu em 02 de abril de 1983. A mineira, filha mais ilustre de Paraopeba, nascida no distrito de Cedro, hoje Caetanópolis, foi mais do que uma cantora de voz incomparável. Era pesquisadora e representante dos ritmos folclóricos brasileiros.Mudou-se para Belo Horizonte, onde trabalhava como tecelâ e paralelamente cantava em rádios e participava de concursos. Por três anos seguidos foi considerada a melhor cantora de MG. Na TV Itacolomi recebeu convidados como Altemar Dutra e Angela Maria em seu programa "CLARA NUNES APRESENTA". 

Morou em BH até 1965 e partiu para o RJ. Gravou LPS, fez apresentações e teve uma carreira recheada de sucessos até 1983, quando entrou em coma depois de choque anafilático quando se submeteria a uma cirurgia de varizes. Ficou internada por 28 dias, e faleceu faltando poucos meses para o seu aniversário de 40 anos. CLARA foi velada na quadra da PORTELA, sua escola de coração. Foi casada com o compositor carioca Paulo César Pinheiro. 

Na sua cidade natal, Caetanópolis, foi inaugurado em 2012, o MUSEU CLARA NUNES. São inúmeras as suas belas interpretações: Conto de Areia, Feira de Mangaio, O Mar Serenou, Morena de Angola, Ijexá, Tristeza Pé no Chão, Portela na Avenida e muitas mais.CLARA NUNES é orgulho de Minas e uma das favoritas deste blog, que também ama a PORTELA, por causa dela. A  homenagem do blog hoje, é para esta mineira guerreira.


LETRA NA PAREDE DO RESTAURANTE MANGAIO, EM BRASÍLIA-DF





No restaurante MANGAIO, em Brasília-DF, está, na parede, a letra da música FEIRA  de MANGAIO, de Sivuca e Glorinha Gadelha, que fez sucesso na voz de Clara Nunes (foto: arquivo Márcia Vieira)





Abaixo, Clara Nunes canta FEIRA DE MANGAIO (com SIVUCA) e PORTELA NA AVENIDA:




Um comentário:

  1. Feira de Mangaio é contagiante, festiva e perfeita para a interpretação esfuziante de Clara Nunes.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.