quarta-feira, 2 de março de 2016

CEREST PREPARA CAMPANHA CONTRA DESCARTE INCORRETO DE SERINGAS

CEREST prepara campanha contra o descarte incorreto de seringas

Texto: Eduardo Brasil
Fotos: CEREST

Desde o início do ano, o CEREST – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, em Montes Claros, que realiza trabalhos alinhados aos da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando suas ações. Uma delas é a vacinação do trabalhador que atua em canteiros de obras, como a realizada em fevereiro e que beneficiou mais de 60 funcionários da empresa Hipolabor.
“A vacinação ocorre de acordo com o interesse das empresas, que na maioria das vezes fazem o pedido durante a realização de suas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat)”, informa Jeter Liano, técnico de Segurança do Trabalho.
Segundo ele, a vacinação é aplicada contra o tétano ou hepatite, mas também pode ser específica para alguns setores, de acordo com os riscos que o local de trabalho e os produtos manuseados podem oferecer à saúde do trabalhador.
“A vacinação permite, a partir de ações simples e de baixo custo, promover a saúde dos trabalhadores e diminuir sua ausência na empresa. Essas ações são feitas com segurança total, sempre em parceria com outros setores da Saúde como as vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental”, completa a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, que tem realizado seguidas reuniões com técnicos do órgão, com a participação de representantes sindicais, acadêmicos de enfermagem e pós-graduandos em Engenharia de Segurança, buscando dimensionar ainda mais as suas atividades.
“Nessas reuniões também são proferidas palestras que tornam nossos técnicos ainda mais capacitados, como a proferida pelo médico do trabalho, do CEREST, Leonardo Reis, sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e de Atestados de Saúde Ocupacional.”

AÇÕES

Entre as próximas ações do CEREST, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, está a Semana Para Consciência do Descarte Seguro de Seringas, cuja data oficial ainda está sendo definida. O objetivo é chamar a atenção para o perigo que o descarte de seringas – ou de outros materiais que podem ser nocivos à saúde humana –, feito sem nenhum critério de segurança, significa para a saúde de todos.
“Esse descarte incorreto pode ocorrer não apenas em unidades de saúde, mas também, com muita frequência inclusive, em ambientes domésticos, por pessoas que fazem uso de insulina para tratamento do diabetes, por exemplo. Muitas pessoas descartam as seringas em lixos comuns”, alerta a secretária.
Responsável pela saúde do trabalhador da microrregional de Montes Claros/Bocaiuva, que abrange 11 municípios do Norte de Minas, a sede do CEREST em Montes Claros fica na Rua Cassimiro de Abreu, 54, no Bairro Santo Expedito. No local são acolhidos trabalhadores para atendimento clínico especializado, por médicos do trabalho, e ministrados Cursos de Educação e Vigilância Permanente em Saúde do Trabalhador, com a participação de sindicatos de todas as categorias. 
As ações do CEREST são bancadas com recursos oriundos de parceria do município de Montes Claros com a Renast – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.