quarta-feira, 2 de março de 2016

FEIRA LIVRE EM GUARACIAMA É EXEMPLO

Feira livre em Guaraciama é exemplo de sustentabilidade
Agricultores são capacitados para oferecer produtos com segurança alimentar

Todas as sextas-feiras, a feira livre é a atração principal em Guaraciama, no Norte de Minas. A Praça da Igreja São João Batista, local onde é realizada a feira, torna-se um lugar agradável para lazer, encontros e um bom papo. O diferencial dos produtos oferecidos é o modo de produção, com boas práticas sustentáveis.
A feira, realizada há dez anos, passou em 2013 por uma reforma para melhorar o atendimento ao público, por meio da parceria da Emater-MG com a Vallourec e a secretaria municipal de Agricultura. Em 2015, a Emater-MG iniciou um trabalho de capacitação que visava trazer melhorias na gestão, de forma a oferecer à população de Guaraciama acesso a alimentos seguros e respeitando os limites culturais, ambientais, econômicos, sociais e sustentáveis.
Segundo a Extensionista de Bem Estar Social da Emater-MG, Andréa Nogueira, é muito importante que as pessoas conheçam os produtos que são ofertados na feira. E por isso, a Emater-MG trabalha com os agricultores técnicas sustentáveis para que eles não utilizem agrotóxicos, que os alimentos não sejam contaminados, proporcionando melhores condições e métodos de produção.
Através das capacitações que realizamos no município, trabalhamos práticas na produção, manipulação, fabricação e higiene que devem ser aplicadas nos produtos ofertados, proporcionando aos clientes mais segurança alimentar. Além disso, também são trabalhadas técnicas para se ter uma boa gestão/organização, produção programada e planejamento financeiro”, disse a extensionista.
Entre os produtos que são oferecidos estão hortaliças, frutas, frango caipira, frutos do cerrado, caldo de cana e entre outros. O agricultor Antonio Carlos Cardoso, que participa da feira há quase dez anos, consegue uma renda semanal de aproximadamente 150 reais. Nas quartas-feiras, ele participa de outra feira, no município de Bocaiúva.
Com a feira livre de Guaraciama consigo tirar o sustento da minha família e me alimentar com saúde, pois não faço uso de agrotóxicos. Os meus clientes já chegam e sempre me procuram. Sempre trago os alimentos embalados e com etiqueta de preços, para manter mais organizado”, finaliza o agricultor.
Assessoria de Comunicação Emater-MG
Estagiária: Andreza Lima
Unidade Regional Montes Claros
Tel.: 38 3223-2130

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.