terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dia Nacional da Língua Portuguesa

Educação

Dia Nacional da Língua Portuguesa


Texto e Foto: Farley

Desde 2006, é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Língua Portuguesa. A data passou a ser comemorativa através da Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei de número 149/04, de autoria do senador Papaléo Paes (AP,) que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. A escolha pelo dia 5 de novembro tem um motivo significativo, é o dia do aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais ferrenhos defensores da língua portuguesa no Brasil. 

Naquele momento, o então presidente declarou que a intenção era a de valorizar e preservar a língua portuguesa como “importante laço de consolidação da unidade nacional".

O analista curricular de Língua Portuguesa e suas Literaturas, da Secretaria Municipal de Educação, Leonardo Vieira, falou da importância da data: “A data, por si só, já é muito significativa, pois a nossa língua é um bem cultural de valor imensurável, já que, por meio dela, registramos a nossa história, seja por meio da fala, seja por meio da escrita. Entretanto, vale ressaltar que o Dia Nacional da Língua Portuguesa deve nos levar a repensar as nossas práticas docentes referentes ao ensino do português, o qual não pode mais se pautar apenas na mera transmissão de conteúdos gramaticais, uma vez que o verdadeiro ensino da língua deve levar o aluno a ser capaz de aperfeiçoar as suas habilidades de leitura, compreensão e produção textual, levando-o a se posicionar criticamente frente às diversas situações sociocomunicativas com as quais ele vai se deparar ao longo da vida e a utilizar os registros e os mecanismos de funcionamento da Língua Portuguesa de maneira adequada”, destaca o analista.

O português é o sétimo idioma mais falado no mundo, com aproximadamente 178 milhões de falantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.