quarta-feira, 6 de março de 2013

O NOME DO DIA...

 O NOME DO DIA...

RITCHIE, ou Richard David Court nasceu em 6 de março de 1952, em Beckenham, condado de Kent, sul da Inglaterra. Filho de pai militar, morou em vários países.Começou na música cantando em coral de igreja na Alemanha.Aos 20 anos, abandonou os estudos para tocar flauta em uma banda lon drina. Durante a gração de um LP, foi apresentado a um grupo de brasileiros pelo guitarrista Mike Klein. Entre eles estavam Rita Lee e Liminha, em visita à capital inglesa para comprar instrumentos. Ficaram amigos e veio o convite para Ritchie conhecer o Brasil. 

Chegou à SP em 1972. No final de 1973 mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá, deu aulas de inglês para músicos como Egberto Gismonti e Gal Costa.Depois de participar de alguns grupos, entrou para o Vímana, com Lobão, Lulu Santos, Luis Simas e Fernando Gama.Em 1982, procurou Bernardo Vilhena, letrista do Vímana, para compor seu primeiro trabalho-solo cantado somente em português. Liminha,produtor da Warner, ajudou a gravar em 4 canais a demo de "Menina Veneno". As vendas do compacto simples ultrapassaram as 500 mil cópias, um marco na história do mercado fonográfico brasileiro.O sucesso definitivo veio com o álbum "Vôo de Coração", que incluía, além de "Menina Veneno", outros sucessos como "A Vida Tem Dessas Coisas", "Pelo Interfone" e a faixa que dá nome ao álbum.

Por ter nos dado grande alegria nos anos 80 e ainda hoje, quando escutamos as suas músicas, RITCHIE é o homenageado de hoje pelo blog. 

Abaixo vídeo original de apresentação do cantor no programa do Chacrinha, em 1983. A imagem está ruim, mas dá para vislumbrar o próprio Chacrinha e no lugar ocupado pelos jurados, o cabeleireiro e personagem da mídia daquela época, Silvinho e a eterna Elke Maravilha


2 comentários:

  1. Ritchie, de forma inexplicável, em um par de anos aprendeu a falar e cantar em Português, sem sotaque. Suas músicas não foram apenas sucesso, viraram e foram hinos durante vários anos. Ainda hoje é gostoso ouvi-lo. Bem lembrada sua homenagem, Márcia!

    ResponderExcluir
  2. Mara, obrigada pelo carinho e presença constante no blog. Atarefada, mas sempre arruma um tempinho pra vir aqui.
    Amo o Ritchie. "Menina Veneno" é o hino , mas ele tem outras muito lindas. Tem duas que eu adoro e queria colocar, mas não encontrei os vídeos: "Forças de Dentro" e "So Pra o Vento" (essa, tema de Jô Penteado em A Gata Comeu, uma novela que eu amei!). Se conseguir, escute. São bonitas.
    Bjo.
    Márcia

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.