segunda-feira, 22 de abril de 2013

ATENÇÃO: VACINAÇÃO vai até o DIA 26

 VACINAÇÃO

Campanha termina na sexta-feira, 26 de abril

No sábado, 20 de abril, a Prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Saúde promoveu diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde do município para celebrar o “Dia D” de vacinação contra a gripe.


Apesar da campanha já está sendo realizada desde o dia 15 de abril, o “Dia D” é fundamental para chamar a atenção da população para a importância de se  proteger contra a gripe. Sob o tema “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”, a campanha tem como públicos-alvo idosos com mais de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de seis meses a menores de dois anos, mães até 45 dias após o parto (puérperas), trabalhadores das Unidades de Saúde que fazem atendimento para Influenza e portadores de doenças crônicas transmissíveis conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde. 

Para receber a dose da vacina, é necessário apresentar o cartão de vacina. As puérperas devem obrigatoriamente apresentar identidade ou cartão de vacina do recém-nascido. Já os grupos de risco devem apresentar a prescrição médica.

Importância da Imunização

Para o secretário adjunto de Saúde, Danilo Narciso, o cidadão que faz parte do público-alvo precisa ter consciência “de que a vacinação é a forma mais eficaz de se prevenir contra a gripe e suas complicações, pois a vacina possui eficácia de até 90%. Ela afasta o fantasma da gripe e mesmo que a pessoa adquira o vírus, vai ter uma gripe mais leve”, frisa.
Narciso lembra ainda que uma única dose  protege contra três subtipos do vírus influenza: a (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, a (H3N2) e B, que são os subtipos que mais circularam no inverno passado.
Este ano a expectativa do Ministério da Saúde, que vai distribuir em todo o país 43milhões de doses, é imunizar cerca de 32 milhões de pessoas pertencentes ao público-alvo. Em 2012, 26 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representou 86,3% do público previsto.
Dados da Campanha
Até o momento, de acordo com dados do Ministério da Saúde (Vacinômetro), em Montes Claros já foram vacinadas 4.034 pessoas, sendo 2.856 idosos, nenhum indígena, 56 puérperas, 334 gestantes,651 crianças e 137 trabalhadores da saúde.  Já em Minas Gerais os números são: 725.505 idosos, 3.158 indígenas, 55.385 gestante, 11.915 puérperas, 58.124 trabalhadores da saúde e 127.521 crianças, totalizando 975.870 pessoas imunizadas.

Onde se vacinar
Em Montes Claros  a população-alvo poderá se dirigir a um dos 18 centros de saúde, 27 unidades da Estratégia Saúde da Família e três pontos de apoio, que funcionarão das 8 às 17 horas para receber a vacina. E é preciso ficar atento, pois a Campanha termina no próximo dia 26 de abril.

Confira as unidades que participam da campanha de vacinação:
- ANTÔNIO PIMENTA
- NASPI
- ALTEROSA / J.C MACHADO
- NOVO DELFINO
- CINTRA
- N. ESPERANÇA
- BELA VISTA
- SANTA RAFAELA
- DELFINO MAGALHÃES
- PLANALTO
- CARMELO
- SANTO ANTÔNIO II
- ELDORADO
- TANCREDO / TIRA.
- CHIQUINHO GUIMARÃES
- SANTO INÁCIO
- ESPLANADA
- SANTOS REIS
- CIDADE CRISTO REI
- SANTOS REIS / B. PAISAGEM / S.F.ASSIS
- INDEPENDÊNCIA I/III
- SÃO JUDAS
- CIDADE INDUSTRIAL
- SÃO GERALDO II
- LOURDES
- VERA CRUZ
- ELDORADO I
- VARGEM GRANDE / S.G/ CIRO
- MAJOR PRATES
- VILA OLIVEIRA
- INDEPENDÊNCIA II
- VILA ANÁLIA
- MARACANÃ
- VILA SION
- JARDIM SÃO GERALDO
- VILA ATLÂNTIDA
- MORRINHOS I / II / III
- VILA TELMA
- MONTE CARMELO I / SANTA LUCIA II
- VILAGE LAGO/ CLARICE/ STA P. ELIZABETH
- MONTE CARMELO II / SANTA LÚCIA I
- JARDIM PALMEIRAS I
- NOSSA. SENHORA DAS GRAÇAS
- IGREJA DA GRAÇA
- MERCADO MUNICIPAL
- POLICLÍNICA DO ALTO SÃO JOÃO 

Texto: ASCOM PREFEITURA
Foto: Xu Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.