quinta-feira, 27 de junho de 2013

CONVENORTE empossa diretoria e município destaca parceria

 VENERÁVEIS

CONVENORTE empossa diretoria e município destaca parceria

Texto e fotos: Márcia Vieira




Na noite de segunda-feira, 24, membros das 22 lojas maçônicas de Montes Claros compareceram à sede do CONVENORTE-Conselho de Veneráveis do Norte de Minas, para solenidade de posse do seu novo presidente, Carlos Roberto Ferreira, e demais membros da diretoria.



Pertencente à loja Obreiros de Adonhiram, o novo presidente declarou que, num momento em que o país passa por mudanças, a maçonaria tem papel fundamental na reorganização da sociedade, embora o trabalho seja de bastidores. “Trabalhamos quase que silenciosamente. Mas ao longo dos séculos, a maçonaria esteve presente em todos os grandes eventos da humanidade, como a Revolução Francesa e a Independência do Brasil, entre outros”. 


Natural de Garanhuns-PE, Carlos Roberto está em Montes Claros há 22 anos, e há 12 na maçonaria. “Estou emocionado. Não sou de Montes Claros, mas fui acolhido pelos irmãos com carinho, simpatia e amor muito grandes. Pretendemos, todos os veneráveis de lojas, presidir algumas câmaras temáticas do Norte de Minas com assuntos pertinentes à sociedade”,pontua.

A ordem Universal é formada, sob a tríade Liberdade, Igualdade e Fraternidade, por homens de qualidades morais e intelectuais que reúnem-se com a finalidade de contribuir para a sociedade. A solenidade de posse, aberta a convidados, contou com a participação de autoridades municipais, entre elas o chefe do executivo, Ruy Muniz, que destacou a atuação da ordem. “Foi por interferência da Maçonaria que o recurso para a construção do Hospital do Trauma foi empenhado”, afirmou.


A demanda foi atendida durante reunião do governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, com representantes das lojas maçônicas no último dia 8 de abril, em Montes Claros. “Conclamo a maçonaria a participar das importantes discussões de interesse da nossa sociedade e a administrar a cidade conosco”, declarou Muniz. Ainda no encontro, o prefeito anunciou a doação de terrenos para a construção das sedes das lojas Estrela de Montes Claros e Antônio Lafetá Rebello, no bairro Ibituruna.



Confira no domingo,30/06, todas as fotos da posse em :
 

AFONSO PRATES BORBA: Novo membro da ACADEMIA MONTESCLARENSE de LETRAS

AFONSO PRATES BORBA 

Novo membro da Academia Montesclarense de Letras














Veja todas as fotos da posse em: 
www.dzai.com.br/marciavieirayellow8/mypage/foto










VEJA TODAS AS FOTOS DA POSSE EM:
www.dzai.com.br/marciavieirayellow8/mypage/foto

SURPRESA para BRUNNA COLARES

SURPRESA para BRUNNA COLLARES

BRUNNA COLARES, depois de temporada em Manaus, retornou à Montes Claros e foi recebida com festa surpresa preparada pela mãe Fatinha Colares, com presença de amigos:



















VEJA TODAS AS FOTOS EM:
www.dzai.com.br/marciavieirayellow8/mypage/foto


VEJA TODAS AS FOTOS EM:
www.dzai.com.br/marciavieirayellow8/mypage/foto



EXPOMONTES 2013: FERNANDO e SOROCABA abrem festa agropecuária

 EXPOMONTES 2013:
 
 Fernando & Sorocaba abrem Expomontes em Montes Claros



(*) A dupla Fernando & Sorocaba, escolhida pelo público como o melhor show dos últimos dois anos, volta novamente com a tarefa de abrir a 39ª Expomontes, no dia 28/06, à partir das 22 horas. Os 13 shows da Expomontes estão sob o comando da Cia Promoções, em parceria com o empresário João Wellington e a Sociedade Rural de Montes Claros.

Com uma mistura de country americano com pop/rock romântico, a dupla leva toda essência de dois experientes cantores nos embalos da musicalidade que encanta e surpreende seus fãs.
O talento e o bom humor são características essenciais de Fernando & Sorocaba que, conquistam cada vez mais o público jovem. Já em terceiro álbum, o duo aposta na mistura de ritmos e na diferente forma de levar o sertanejo para o Brasil e o Mundo.

“Homens e Anjos’ é o quinto álbum da dupla Fernando & Sorocaba. O novo CD é composto por 3 singles que já são sucesso nas rádios do Brasil - "Veneno", "Livre" e "As mina pira" - e mais 12 faixas inéditas, em sua maioria compostas por Sorocaba. 

A faixa "Homens e Anjos", que dá nome ao disco, é composição dele em parceria com Caco Nogueira. Considerada uma das maiores duplas sertanejas da atualidade, Fernando & Sorocaba mostram talento e bom humor em sua música, que mistura o country americano com pop rock romântico.

Mais informações sobre a venda de ingressos inteira e meia-entrada da Expomontes podem ser obtidas na bilheteria central do Parque de Exposições João Alencar Athayde, das 9h às 18h. Informações sobre Passaporte nos pontos de vendas e retiradas (Cia Promoções – ao lado do Posto Via Dupla), Lojas Gamma, e Excelência Cursos Técnicos, ou ainda pelo site WWW.ciapromocoes.com.br ou pelo telefone: (38) 3222-6969. A retirada do Passaporte começou nesta segunda-feira, 24.

Fernando
Nasceu em Ji-Paraná (RO). Ele perdeu as contas de quantas vezes subiu no guarda-roupa do avô para roubar o violão. Começou a se envolver com a música aos sete anos de idade.
Ele fugia das lavouras para mergulhar nas cordas. Quando passou a frequentar a escola na cidade, conquistou o pódio em festivais musicais estaduais. Aos 15 deixou a família e a companhia dos amigos em Cuiabá (MT) para seguir seu destino.
Confiante em seu sonho, não mediu esforços para correr atrás de conquistá-lo. Passou por muitas dificuldades. A caminhada não foi fácil. Formou algumas duplas, bandas dos mais variados ritmos e sempre com a esperança de um dia alcançar o seu espaço no mercado radiofônico, porém, sem muito êxito.
Há quatro anos foi apresentado ao Sorocaba e a parceria rendeu bons frutos, juntos, estão escrevendo uma nova história na música sertaneja.
Sorocaba
Nasceu em São Paulo, capital. Foi criado entre a selva paulistana e a rotina caipira da fazenda da família em Sorocaba (SP), de onde surgiu o apelido. De lá também herdou a paixão pelo country americano, cavalos e esportes em laço, no qual se tornou campeão de várias provas.
Aos 11 anos ganhou seu primeiro violão dos avós, mas não prestou muita atenção ao presente. Foi na faculdade de Agronomia em Londrina (PR), que realmente deixou se levar pela música.
Sorocaba, com suas composições próprias conquistou o público londrinense nas festas e boates. No segundo ano de faculdade já pagava as contas graças as suas canções. Foi através delas que tornou-se o segundo maior compositor do Brasil no ano de 2010 (fonte ECAD).
Em sua trajetória coleciona mais de 100 canções, com destaques para "Madri", "Paga pau", "Bala de prata", "A casa caiu", "Tô passando mal", "Teus segredos", "Meteoro", "Você não sabe o que é amor" entre outras.

(*) Informações do site oficial: WWW.fernandoesorocaba.uol.com.br

LEGENDA: Fernando & Sorocaba abre os shows da Expomontes no dia 28 de Junho
CRÉDITO: Cadu Fernandes 
Texto: Wesley Gonçalves

PAC PAVIMENTAÇÃO: PREFEITURA busca finaciamento

Prefeitura busca financiamento para realizar obras de pavimentação

Texto: Daniel Moraes
Foto: Fábio Marçal



A Prefeitura de Montes Claros encaminhou para a Câmara Municipal, para que seja votado em regime de urgência, o pedido de aprovação para o financiamento que a administração municipal está pleiteando junto ao governo federal, referente ao PAC Pavimentação.

O financiamento, no valor de R$ 167 milhões, será utilizado para o asfaltamento de 734 ruas, três avenidas sanitárias (Bicano, Pai João e Vargem Grande) e para a criação da Via Oeste, que vai ligar a BR365 à BR135, margeando a Serra do Ibituruna.

Os vereadores irão votar nesta sexta-feira, 26, a aprovação do financiamento, que é uma das etapas necessárias para a liberação das verbas. Outras etapas já foram cumpridas pela Prefeitura, como a elaboração do projeto executivo e a comprovação da capacidade do município de assumir a contrapartida. 

Também na sexta será votada a aprovação de financiamento que o município pretende fazer para adquirir maquinário, como tratores e máquinas pavimentadoras. Este financiamento é de cerca de R$ 5 milhões, e os recursos são provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

ARRAIAL para CATEQUIZAR: É DIA 29

WALDIR  de PINHO VELOSO AVISA  e  CONVIDA:
 
 
 
"Àquele que Lhe é agradável, Deus dá sabedoria, ciência e alegria; ao passo que ao pecador Ele dá a tarefa de juntar e acumular bens que depois passarão a quem Lhe agradar." (Eclesiastes 2, 25).
 

A Catequese Infanto-Juvenil e a Pastoral da Perseverança, ambas da Paróquia São Norberto (Bairro Sagrada Família, Montes Claros), realizará o “VII Arraial Para Catequizar”.O evento festivo reúne catequizandos e seus familiares, em ambiente alegre e descontraído. É aberto à sociedade como um todo. E o convite é, exatamente, para que haja a participação e todos.

A festa é de tema junino. E, durante o evento, haverá quadrilha e apresentação da eleição do Rei, da Rainha, do Príncipe e da Princesa da Festa Junina. Haverá venda de comidas típicas e brincadeiras. A renda é em prol da construção do Centro Catequético Padre Chico, que está sendo levantado ao lado da Igreja São Norberto, com o fim de proporcionar às crianças um bom ambiente para as aulas da catequese e iniciação religiosa.

A animação ficará por conta da Banda“Forró Anarriê”, profissional em animação em festas juninas. O evento festivo será no próximo dia 29, sábado, a partir das 16h, com término previsto para as 19h. Será na Rua Girassol, em frente à Igreja São Norberto, no Bairro Sagrada Família, em Montes Claros.

EXPOMONTES 2013: AGENDA PEQUI NINO


Divertindo e aprendendo!


Conheça a Agenda da Fazenda Pequi Nino





Foi anunciada a agenda de visitação da Mini Fazenda Pequi Nino, durante a 39ª Expomontes, que ocorre de 28 de junho a 07 de julho. Com mini-vacas, peixes, pássaros, bois e roedores, a Fazendinha mostrou de forma lúdica como funciona o dia a dia de uma fazenda de verdade. Com exposições, palestras e oficinas, os visitantes aprenderam um pouco mais sobre o modo de vida dos produtores rurais.
Além de provocar de forma lúdica o conhecimento e respeito aos animais e à natureza, a criançada pode tocar nos animais e participar de palestras e oficinas, como a reciclagem de óleo vegetal e a produção de hortas urbanas. Todos os trabalhos tiveram como base a sustentabilidade.

Kelly Cardoso, fala que valeu à pena cada palavra dita às crianças, cada muda distribuída e cada muda plantada. “ Em, 2013 a previsão é de que o espaço sejam ampliado e o número de participantes seja maior, fala Kelly Cardoso, coordenadora da Mini Fazenda

Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural, acredita que a Fazendinha tornou-se num espaço onde as crianças possam ter contato com elementos diferentes dos da cidade grande. “Temos que dar valor ao homem do campo. Mostrar a essa moçada que sem o trabalho árduo do produtor rural não tem comida fresquinha todos os dias na mesa do brasileiro” -, conclui. 


Texto: Andréa Fróes

ACONTECEU na CÂMARA: Audiência discutiu situação de animais

ACONTECEU na CÂMARA
Audiência Pública discute situação de animais nas ruas de Montes Claros
Texto e fotos: Márcia Vieira


Representantes municipais, órgãos públicos, ONG´s, vereadores e sociedade civil estiveram reunidos na Câmara Municipal de Montes Claros para debater situação de animais soltos pelas ruas da cidade. A proposta partiu do vereador Sérgio Pereira, a partir de demanda da sociedade, que busca consenso no que se refere ao destino destes animais.
O Centro de Controle de Zoonoses trabalha com foco nas enfermidades apresentadas pelos animais recolhidos, como a leishmaniose visceral e raiva. De acordo com Edvaldo Freitas, representante do CCZ, o número de cães levado pelos proprietários é até maior do que a quantidade de cães recolhidos pela carrocinha.
Freitas fez ainda um alerta: “Falta conhecimento por parte da população, principalmente sobre a posse responsável do animal. O cão doente deve ser levado ao veterinário e não solto na rua”, diz. E complementou: “O CCZ só recebe o animal se houver o laudo do veterinário atestando que o cão está doente e precisa da eutanásia, que só ocorre em último caso”.

Bárbara Honorato, secretária do Conselho de Proteção e Bem Estar Animal revelou que uma das preocupações refere-se à castração: “Solicitamos que o poder público impedisse a matança dos cães, que eram cerca de 600 por mês. Hoje já não ocorre a matança, mas os cães ficam nas ruas. A castração evitaria a proliferação. Posteriormente, buscaríamos um meio de colocá-los para adoção”.
Para o secretário Adjunto de Meio Ambiente, Edvaldo Marques, o interesse pela causa faz sentido: “Todo mundo está preocupado e as ONG’s aqui representadas disseram que há muitos projetos prontos. Sugiro então que se crie uma comissão para torná-los viáveis, com membros das instituições de defesa dos animais, poder público e universidades”, declarou.
O autor da proposição da audiência disse que “o encontro valeu a pena sim. Acredito que depois desta reunião teremos um dado mais real. Com as várias sugestões, que é o objetivo da audiência pública, chegaremos a uma conclusão”.
A cidade de Montes Claros conta hoje com quatro ONG’s voltadas para a proteção dos animais: Amigo do Bicho, Instituto Vida Animal, Apelo Canino e Grupo de Amparo aos Animais. Entre as alternativas discutidas está a criação de um centro para tratar, abrigar e disponibilizar os animais para adoção.

COMCULTURA: Certificados nesta quinta, 27

Comcultura

Entrega de certificado de projetos aprovados será feita nesta quinta-feira, 27

 Texto e foto: Eustáquio Narciso





Será entregue nesta quinta, (27/06), às 20 horas, no auditório do Centro de Extensão e Cultura Hermes de Paula, o certificado de aprovação aos 19 artistas, cujos projetos foram aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura (Comcultura), conforme lista divulgada pelo Sistema Municipal de Incentivo à Cultura e pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Os 19 projetos contemplados pelo edital “Projetos Culturais Comcultura I”, tendo como critérios clareza dos objetivos explicitados, viabilidade operacional do projeto no prazo proposto e valorização das experiências culturais da região, receberão verbas entre R$ 5 mil e R$ 15 mil. 

Os projetos selecionados foram: na categoria Artes Cênicas, “Saltimbancos na Trilha da Escola” e “Uma História Puxa a Outra”. Na categoria Áudio Visual, “Vídeo Instalação Itinerante – Máquina do Tempo Lapa Grande 8.000 a.C.”; “Fotografia de Pinhole – A Cidade em Foco”. Na área temática Cultura Popular e Artesanato, “Festival de Papagaios e Pipas Sem Cerol”; “Festival Nacional da Capoeira – Na Voz do Cantador” e “Encontro de Ternos de Folia e Tradição Sertaneja”.

Na área temática Música, foram selecionados os projetos “Pedro Boi”; “2º Festival Wodsmoc”; “Metalmoc Festival IV – Exposição em Artes”; “Sopros do Sertão – Oficina de Pifano e Flauta Doce”; “Banda Maracutaia” e “Banda Flavin e o Berro d’Água”. E na categoria Artes Plásticas,“Belas Artes nos Espaços Públicos de Montes Claros” e “Exposição Terra Brasil VII”. “Téo Azevedo – 70 Anos de História” e “Mimi e os Espantalhos, suas Lendas do Sertão” foram os selecionados na categoria Literatura. E “Manutenção do Grupo Folclórico Zabelê”; “Noite Encantada na Praça” e “Antes Artes do que Nunca”, na categoria Dança.

EDUCAÇÃO II: Exposição "As Aventuras Tecnológicas do Meu Amigo Robô", no MC Shopping

EDUCAÇÃO II

“As aventuras tecnológicas do meu amigo robô”

Hoje tem abertura da exposição que reúne trabalhos dos alunos da Educação Infantil de Montes Claros
Texto: Daniel Moraes
Foto: Wilson Medeiros


Desde às 14h desta quinta-feita, 27, o estacionamento do Montes Claros Shopping recebe a exposição “As aventuras tecnológicas de meu amigo robô”, que traz peças feitas pelos alunos da Educação Infantil de Montes Claros, com a ajuda dos pais, e abordando a temática “robô”,que vem sendo utilizada nas salas de aula desde o início do ano e que tem, entre outros objetivos, levantar a discussão sobre as diferenças entre o antigo e o moderno, entre o artesanal e o industrializado. 

As peças que farão parte da exposição são representações de robôs, feitas pelas crianças com vários tipos de material, e que foram confeccionadas com a ajuda dos pais. Esta metodologia tem entre seus alvos aumentar o interesse e a participação dos pais dos alunos durante esta etapa do aprendizado. 

A exposição funcionará hoje até as 22 horas, e na sexta-feira, das 8 às 22 horas. Irão participar as 95 escolas de Educação infantil do município, que atendem a mais de 12 mil crianças, de 2 a 5 anos.

PREMIAÇÃO "AMIGOS da EDUCAÇÃO"

Ação Amigos da Educação

Entrega dos prêmios é realizada

Texto: Andréia Pereira
Fotos: Wilson Medeiros




Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 24, no hall da Prefeitura de Montes Claros, a entrega dos prêmios da Ação Amigos da Educação, que teve como objetivo arrecadar fundos para os custos do Forró da Educação e para as despesas extracurriculares das escolas municipais.

Foram vendidas aproximadamente cinco mil rifas, e os cinco felizardos puderam comemorar pelos prêmios sorteados. Ana Laura Pereira Mota, Laura Adriana Ribeiro Lopes, Mary Helen Pereira, Maria Edith Alves Fonseca e Manoel Martins ganharam, respectivamente, uma moto Dafra Speed 150 Cc, uma TV LED 32”, um tanquinho de lavar roupas, uma bicicleta de 18 marchas e um aparelho de DVD.

Rosângela Gomes de Souza, do CEMEI do bairro Cristo Rei, também recebeu um prêmio no valor de R$ 400,00 por ter vendido o bilhete premiado da moto. Um prêmio no valor de R$500,00 também foi dado ao Centro de Convívio Eloim Lopes, instituição onde foram vendidos mais bilhetes da rifa.



Comemoração – Durante a entrega dos prêmios, estiveram presentes o prefeito Ruy Muniz, a chefe de gabinete Raquel Muniz, o secretário adjunto de Educação Integral, Andrey Souza, e os proprietários da FAM Motos, Pedro Fernandes e Francisco Armando, que fizeram a doação da moto. O prefeito aproveitou a oportunidade para parabenizar os vencedores e, também, aos idealizadores da ação: “Todos os custos do Forró da Educação foram provenientes desta rifa. A união de vocês fez com que uma festa linda e tão prestigiada acontecesse. Parabéns para toda a equipe da Educação e para os parceiros”.

O secretário Andrey Souza também agradeceu aos parceiros e afirmou que a Ação Amigos da Educação foi positiva“Conseguimos viabilizar a festa da Educação e, ainda, conseguimos fundos para investir em atividades extracurriculares das escolas municipais. De cada R$5,00, R$1,50 era para a escola e R$3,50 para o Forró da Educação”, explicou Andrey.
A ganhadora da moto, Ana Laura Pereira Mota, revelou que havia comprado apenas um bilhete. “Estou muito feliz, até agora estou emocionada. É muita emoção”, disse.

FORRÓ DA EDUCAÇÃO – Com os valores arrecadados pela venda das rifas, a festa aconteceu no sábado, 22, no Clube AABB. O evento, realizado pela Secretaria de Educação, teve como objetivo promover um momento de confraternização entre os servidores municipais da área da educação. Todos os servidores tiveram direito à entrada gratuita com acompanhante.

PROMOÇÃO CAFÉ com LETRAS, em BH

 CAFÉ COM LETRAS- BH
 
Jane Austen
 
Há 200 anos era publicada a primeira edição de Orgulho e Preconceito! Em comemoração à data, a Livraria do Café oferecerá 15% de desconto em todos os livros de Jane Austen.

POR SAMANTHA PIRES-VIANNA
A escritora inglesa, nascida em 1775, é considerada uma das figuras mais importantes de sua época e hoje ocupa uma posição no hall dos autores mais lidos de todos os tempos. Sua mente afiada produziu obras marcadas pelo realismo, a ironia e o comentário social.

Em sua curta vida, criou personagens atemporais. Elizabeth Bennet, Mr. Darcy, as irmãs Dashwood, Fanny Price, Emma Woodhouse e Anne Eliot estão entre os personagens mais complexos, reconhecíveis e adorados da literatura inglesa. Suas heroínas - sempre sagazes, engraçadas, por voltas sonhadoras ou sensatas, irreverentes e fortes - trazem à ficção de Jane Austen um fio de feminismo que, uma vez percebido, torna a leitura de suas obras uma experiência inesquecível, qualquer seja seu público.

Com aproximados dois séculos de existência, Razão e Sensibilidade (1811), Orgulho e Preconceito (1813), Mansfield Park (1814), Emma (1815), Northanger Abbey (1818) e Persuasão (1818) ultrapassaram os 42 anos da vida de sua autora, conquistando as mentes dos leitores de todas as gerações que se seguiram.
 
INFORMAÇÕES: Assessoria Café com Letras
 

COMBATE À DENGUE: COMITÊ faz próxima reunião na sexta, 28

Combate à dengue

Comitê se reúne nesta sexta-feira

Texto: Attilio Faggi Jr.
Foto: Fábio Marçal




Na próxima sexta-feira, 28, será realizado mais um encontro do Comitê de Mobilização Social de Combate à Dengue. Promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Montes Claros, o encontro irá acontecer de 8 às 11 horas, no auditório da Secretaria de Saúde, que está localizado à rua Dulce Sarmento, nº 2.076, no bairro Monte Carmelo. 

O encontro, que reunirá membros do poder público e representantes da sociedade civil, tem como objetivo formar multiplicadores e buscar parcerias para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti em Montes Claros. 

Apesar da queda no número de notificações da doença na cidade, constatado nos últimos meses, o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que foi realizado em 26 e 27 de maio e visitou 7.358 imóveis, constatou que em 1,8% dos imóveis visitados foram encontrados criadouros do mosquito, o que representa médio risco para o surto da doença, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

CEDUC Lança projeto na AMAMS

CEDUC LANÇA RECICLANDO OPORTUNIDADES E TEM A ADESÃO DE 16 MUNICÍPIOS DO NORTE DE MINAS







Foi lançado na manhã dessa quinta-feira 27/06, no auditório Deputado Aécio Cunha – prédio anexo à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), o Projeto “Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda”, que será desenvolvido em 16 municípios do Norte de Minas Gerais: Catuti, Francisco Sá, Jaíba, Itacarambi, São Francisco, Manga, Januária, Matias Cardoso, Mato Verde, Pai Pedro, Porteirinha, São João da Ponte, Janaúba, Monte Azul, Montes Claros e São João das Missões. 

Participaram da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica para formalização do projeto, além dos 16 municípios, a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (SETE), e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru); AMAMS, o Ceduc – Virgílio Resi e a União Europeia.

A implantação da Incubadora Solidária do Norte de Minas Gerais (ISN-MG) tem como objetivo fomentar a rede de artesanato da região e promover a sua incorporação no Mercado de Negócios. A ISN-MG se coloca no território como instrumento de promoção do desenvolvimento humano, social e econômico de famílias artesãs, e de combate ao trabalho infantil. É executado pelo CEDUC Virgilio Resi e financiado com recursos da União Europeia. O projeto “Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda” é uma ação continuada do projeto “Reciclando Oportunidades para Criança e Adolescente” desenvolvido pelo CEDUC Virgilio Resi no quatriênio 2008 a 2011 e cujo foco foi a redução do trabalho infantil nos lixões destes 16 municípios a partir do fortalecimento das famílias pelo viés da geração de renda.

O secretário executivo da AMAMS, professor Luiz Lôbo participou da solenidade de lançamento do projeto representando o presidente Carlúcio Mendes Leite e afirmou que a entidade sempre será parceria de iniciativas que ajudem no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios, como esta rede de artesanato do Norte de Minas Gerais e a sua incorporação no mercado de Negócios. 

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), deputado federal Zé Silva, disse que o projeto é importante pois além de qualificar a mão de obra e gerar emprego e renda, com o oferecimento de produtos da região, vai ajudar na melhoria da qualidade de vida nesses 17 municípios selecionados. 

A subsecretária da Sedru, Beatriz Morais de Sá, disse que esses 16 municípios selecionados serão os multiplicadores para que outros também se interessem e participem.O projeto se articula em quatro eixos de intervenção que são os pilares de sustentação da ISNMG e o seu diferencial na sociedade civil. A partir desta intervenção o projeto busca melhorar a capacidade de autogestão das famílias artesãs e favorecer a inserção de seus produtos no Mercado Consumidor; Contribuir com a erradicação do trabalho infantil no âmbito das famílias participantes da ISNMG; Reduzir a vulnerabilidade social, gerar trabalho e renda e promover o desenvolvimento humano, social e econômico das famílias.

A metodologia terá sustentabilidade em três pilares: Social, Ambiental e Econômica, ou seja, o programa ISNMG se coloca no território como instrumento de promoção do desenvolvimento humano, social e econômico de famílias artesãs, e de combate ao trabalho infantil. Visa melhorar a capacidade de autogestão dos empreendedores artesãos e favorecer a inserção de seus produtos no mercado consumidor, por intermédio da incubação de seus negócios, obedecendo as seguintes etapas: Pré-Incubação, Incubação e Emancipação.

Texto/Foto: Arthur Jr. (Assessoria AMAMS)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

IMPRENSA: NIVERS I, II, III - PALMAS pra....

IMPRENSA: NÍVERS  I, II, III

                       PALMAS PRA...
NÍVER I:
WESLEY GONÇALVES, 22  de JUNHO



NÍVER II : 25 DE JUNHO:

HELEN Santos,ALDECI  Xavier,MÁRCIA Vieira (yellow)



NÍVER III:

26 de JUNHO: FELI TUPINAMBÁ





GARANTIA SAFRA: produtores devem ficar atentos

Garantia Safra

Produtores devem ficar atentos ao calendário

Texto: Márcia Vieira
Foto: Fábio Marçal



Produtores rurais devem ficar atentos ao calendário. A partir do mês de agosto estarão abertas as inscrições para o Garantia Safra 2013-2014.

O plano é uma espécie de seguro agrícola para aqueles que estão inseridos no PRONAF-Programa Nacional de Agricultura Familiar. A partir da apresentação da declaração de aptidão ao programa (DAP), o agricultor poderá se cadastrar para receber o benefício de R$ 760 reais, montante advindo dos governos Federal, Estadual e Municipal.

“Para participar, o produtor desembolsa apenas 1,25% do montante, que corresponde à taxa de R$ 9,50. Comprovada a perda de 50% da safra, por excesso de chuva ou estiagem, ele será socorrido com o benefício”, afirma Arquimedes Batista Neves, secretário adjunto de Agricultura Familiar.

Cerca de dois mil produtores de feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca - produtos reconhecidos na agricultura familiar - terão direito ao cadastramento, que é realizado pela EMATER, desde que inseridos nos critérios. Ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural caberá a tarefa de analisar a situação de cada produtor, que receberá o benefício em parcelas.

A ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário inclui, além do norte de Minas, o nordeste do país, o Vale do Jequitinhonha e municípios do Espírito Santo. Para o secretário, esta adesão do município ao programa é de grande valia, embora o Garantia Safra, criado em 2002, por meio da lei de n° 10.420, ainda necessite de aprimoramento: “é um seguro que permite ao produtor se preparar para a próxima safra, já que o governo não tem como cobrir todo o prejuízo causado por condições climáticas. O ideal seria ampliar este valor e também a cota de participantes para o município”, declara.

Outro alerta do secretário diz respeito aos que se inscreveram na safra 2012-2013. Para estes, o calendário de pagamento terá início no próximo mês de julho. “Normalmente, o pagamento acontece em setembro, mas este ano foi antecipado”.

Para esclarecimentos sobre este e outros assuntos de interesse do produtor rural a Secretaria Municipal promove, no próximo dia 1° de julho, evento destinado aos presidentes de associações e produtores, no auditório da Sociedade Rural.

SERVIÇO:
Secretaria Municipal de Agricultura
Rua Carlos Paulino Cardoso, 401-Vila Exposição
Telefone (38) 3229-4200

NOVA ESPERANÇA: Ação Cidadania começa amanhã

Nova Esperança vai receber Ação Cidadania

Texto: Fernando Daymon

O distrito de Nova Esperança, localizado na zona rural de Montes Claros, recebe nesta semana, a parir de terça-feira (25), o programa Ação Cidadania. O evento é de idealização do vereador Diu Andrade (PSL), e realizado pela prefeitura.

O programa Ação Cidadania é promovida através de parceria entre diversas secretarias municipais e tem como objetivo aproximar os cidadãos dos serviços públicos por meio de atendimento prestado por todas as secretarias da prefeitura, além de outros órgãos públicos.

A programação começa na terça-feira (25) e segue até o sábado (29). Na terça-feira a parir das 07hs da manhã, cerca de 30 agentes do centro de controle de zoonoses estará trabalhando no combate ao mosquito Aedes Aegypti.  De quarta a sexta-feira, funcionários e maquinas da secretaria de serviços urbanos estará recolhendo lixo domestico, entulho, realizando capina, pintura de meio-fio e poda de árvores. A secretaria conta com a participação da comunidade para tornar este evento um sucesso e pede para que os moradores, no dia da ação, retirem todo o lixo de casa, para que ele possa ser recolhido.

Já no sábado (29), uma grande ação envolvendo todas as secretarias; como a secretaria de saúde com profissionais realizandoaferição de pressão, glicemia e outros; a secretaria de desenvolvimento sustentável e meio ambiente, esclarecimentos sobre legislação ambiental e atividades que necessitam de licenciamento ambiental, informações sobre atuação dos órgãos ambientais, encaminhamento de denúncias de desmatamento, poluição, aterros, divulgação do projeto de revitalização de nascentes; a secretaria de educação atendendo ao público e sala de recreação; a secretaria de esportes com atividades esportivas; e a secretaria de Desenvolvimento com os programas do CRAS Rural, Proteção Básica, Proteção Especial, Coordenadoria do Idoso e Programa Bolsa Família).

A Ação Cidadania está marcada para começar às 9 horas, na praça central de Nova Esperança.  Esta é a primeira edição da Ação Cidadania neste ano.