Jorge Amado (1912 - 2001)
Nascido em Itabuna(BA), em 10 de agosto de 1912, o escritor é um dos mais lembrados e amados do Brasil. Sua obra inclui 49 livros e vários foram adaptados para a TV e cinema, como Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos,Tocaia Grande, Tenda dos Milagres, Capitães de Areia e o mais famoso folhetim, Gabriela, Cravo e Canela, que ganhou duas versões em emissora de TV. Como todo baiano, Amado privilegiava a sua terra e grande parte da sua obra tem a Bahia como cenário.
Em 1945 foi eleito Deputado Federal pelo Partido Comunista. Como parlamentar foi autor da emenda que tornou lei a garantia da liberdade religiosa e também a lei dos direitos autorais. JORGE AMADO foi membro da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 2001 e foi sucedido na entidade literária pela esposa de toda vida (56 anos de união), a escritora e fotógrafa Zélia Gattai, falecida em 2008.
JORGE AMADO (crédito foto: blog curtaourinhos) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.