o escritor e filósofo JEAN PAUL SARTRE faleceu em 15/04/1980. Em sua filosofia existencialista, Sartre defendia que o homem é livre e responsável por tudo que está à sua volta. Não desprezava o determinismo, mas ,entendia que o ser humano é resultado da sua liberdade, ou seja, somos quem queremos ser e sempre poderemos mudar o que somos.
Jean Paul Sartre mantinha o existencialismo avesso aos dogmas da igreja, daí a sua filosofia ser mal compreendida e sua obra ser amaldiçoada pela instituição.
Para o filósofo, o existencialismo não poderia funcionar como refúgio para inconsequência e desordem, e as escolhas morais não deveriam se pautar pelo medo da punição, mas pela consciência da responsabilidade. A sua obra mais importante, "O Ser e o Nada", trata do choque entre consciência e mundo objetivo, com destaque à liberdade, característica que define o ser humano e sempre recorrente na vida/literatura de Sartre.
NO AMOR
Pessoas tão ricas emocional e intelectualmente não poderiam mesmo desenvolver uma relação comum. Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir mantiveram um romance que contrariava a hipocrisia vigente já naquela época. É um dos romances mais famosos do século XX. Mentes brilhantes, nunca se casaram. Mantiveram as suas liberdades individuais e eram completamente devotados um ao outro, explorando-se no intelecto e sendo parceiros de uma existência rara e feliz, não obstante os comentários que ainda hoje tentam destruir o exemplo de uma união incomum e completamente lúcida.
CITAÇÕES:
"A escolha é possível, em certo sentido, porém o que não é possível é não escolher. Eu posso sempre escolher, mas devo estar ciente de que, se não escolher, assim mesmo estarei escolhendo."
"Cada vez que o homem escolhe seu compromisso e seu projeto com toda sinceridade e com toda lucidez, torna-se-lhe impossível preferir um outro."
"O desejo exprime-se por uma carícia, tal como o pensamento pela linguagem"
"Os covardes são os que se encobrem sob as normas"
"(A amizade) esse uníssono no peito, quando uma mesma corda estendida entre dois corações vibra em ambos ao mesmo tempo."
"Um homem não pode ser mais homem do que os outros, porque a liberdade é igualmente infinita em todos."
"Quando, alguma vez, a liberdade irrompe numa alma humana , os deuses deixam de poder seja o que for contra esse homem."
"A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.