terça-feira, 3 de junho de 2014

CONFISSÕES nada ADOLESCENTES IV- GECOM- muito bom!!!!

CONFISSÕES nada ADOLESCENTES - IV

GECOM - Muito bom!!!!


O GECOM, Seminário de Comunicação promovido na tarde desta segunda-feira, 02 de junho, pela MOSAICO COMUNICAÇÃO, sob a batuta de NÁGILA ALMEIDA, ROSÂNGELA ALVES e WESLEY GONÇALVES, foi um momento importante, sem dúvida, para a comunicação. Colegas estiveram reunidos para uma tarde de aprendizado e troca de ideias que no frigir dos ovos foi altamente positiva. Sucesso é uma palavra que pode ser usada para definir o evento. Participaram como palestrantes e moderadores, pessoas que se comunicam bem com o público, cada um à sua maneira: João José Forni, cuja palestra não assisti por ter outro compromisso de trabalho, Cristina Assis, João Henrique Faria, Alcino Moura, Elpídio Rocha, Selma Dias, Léia Oliveira, Ana Gabriela Ribeiro, Rita Bichara, Cecília Oliveira, Antônio Carlos e Arthur Junior. 

A abertura do evento feita por Nágila Almeida contou ainda com as participações de Luiz Lobo e Deputado Arlen Santiago, que fez um discurso envolvente e sucinto. Talvez não seja delicado escolher uma entre as diversas teorias e ensinamentos que ouvimos dos palestrantes/moderadores, mas como sou pessoa de fazer escolhas sem constrangimento, arcando com tudo que isso representa, de bom ou de ruim, vou escolher a palestra/palestrante que mais me tocou: Padre Antônio  ALVIMAR.
 
"Gosto do senhor, não por ser padre, mas por ser intelectual", é o que sempre digo a ele (de novo, sem constragimento. Não é qualquer coisa que me constrange). Quem me conhece um pouquinho sabe a aversão que tenho por algumas figuras que pertencem ao clero. Ao baixo clero, pra ser mais exata. Por outro lado, existem pessoas que independentemente de onde quando e como estejam, sabem ouvir, conversar e prender o público com seu carisma e conteúdo. Nada melhor no mundo do que gente com conteúdo.  Este é o padre Alvimar, por quem nutro grande simpatia, mesmo achando que politicamente temos ideias diferentes.

E ele não decepcionou. Sua palestra foi sobre ética, moral, valores, atitudes que intrisecamente deveriam ser correlatas ao profissional da comunicação e claro, não somente a estes profissionais, mas a todo ser humano. E voltando ao campo das escolhas (olha ela aí de novo), esta foi uma das abordagens do Padre. Pontuamos algumas partes da sua fala, que obviamente, estão inseridas dentro de todo um contexto. E ainda que alguns leitores aqui não tenham assistido a palestra, as observações são perfeitamente compreensíveis e pertinentes:

 "Quando dizemos que qualquer coisa serve, este qualquer coisa faz perder a noção de escolha".

"Só podemos falar de ética porque estamos no universo das escolhas. Somos seres de escolhas. Nós nos construimos humanos".

"O ser humano tem necessidade de se alimentar de afetos, boa música, arte.."

"Ética não pode ser confundida com falta de educação, ou de bons modos. A ética é mais ampla."

 "Há diferença entre Tradição e tradicionalismo. O tradicionalismo sempre foi prejudicial à sociedade, já a perpetuação de valores como amizade e lealdade, não perdem força com o tempo."

"Vida é uma construção consciente balizada por um universo de valores."

"A elucidação da verdade na fala, na comunicação, é uma arma poderosíssima."

"Não é nosso papel decidir pelos outros, mas fornecer a informação necessária ao conhecimento"

E ao ser convidado a opinar sobre  a imprensa que tenta ferir ou manchar pessoas e/ou instituições, sem se preocupar com a verdade dos fatos, Padre Alvimar respondeu: "Perdemos o sentido de reparação moral. Precisamos recompor nossa sociedade e repensar valores". Ao final, indicou como leitura "Cartas sobre a Hipermodernidade", de Sebastien Charles.

E aqui ficam as minhas considerações sobre o GECOM e meus cumprimentos a equipe MOSAICO, que se lançou ao desafio de organizar um evento de tal envergadura e conseguiu atrair ao local pessoas que geralmente se encontram em ocasiões festivas e de trabalho, mas sem muito tempo para a necessária "escutatória" (este termo eu aprendi com o Rubem Alves, num texto maravilhoso, mas isso é confissão pra outra ocasião).







Um comentário:

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.