Lembrar Edgar ROQUETTE PINTO, o pai da radiodifusão no Brasil, nascido em 25/09/1884. Roquette foi também médico legista, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Em 1922 criou a primeira radio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1936, doou a rádio ao governo. Incorporada pelo então Ministro Gustavo Capanema ao Departamento de Propaganda de Difusão Cultural (que originou o DIP, órgão de censura da era Vargas), Pinto insistiu que fosse preservada a função educativa da emissora.Venceu a batalha e a rádio passou a se chamar Rádio MEC, pertencente ao Ministério da Educação. Roquette Pinto também foi radioamador.
"O rádio é o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento gratuito do pobre".(R.Pinto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.