sexta-feira, 7 de novembro de 2014

CULTURA: "SEMPRE UM PAPO" chega à MONTES CLAROS

Cultura

Sempre um Papo chega a Montes Claros

Texto e Fotos: Márcia Vieira



Efervescência. Esta é a palavra para definir o momento cultural de Montes Claros.  Na noite desta quarta-feira, 05, o Centro Cultural Hermes de Paula recebeu, de uma só vez, o espetáculo infantil “Os Saltimbancos”, promovido pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, e o projeto “Sempre um Papo”, criado há mais de 25 anos e que pela primeira vez chega à cidade norte-mineira.

A atração do evento lítero-musical, que apresenta artistas de diversas áreas, foi o cantor Paulinho Pedra Azul, natural da cidade de mesmo nome e conhecido mundo afora pela atuação nas duas artes: música e literatura. Paulinho tem lançados 15 livros com temática infantil e prepara-se para o lançamento de “Lentes do Poeta”.

A produtora do Sempre um Papo, Ana Rosa, conduziu o bate-papo, entremeado com músicas. A plateia delirou quando Paulinho falou da sua amizade com o saudoso Godofredo Guedes, músico, artista plástico e luthier: “No dia do velório do Godofredo, o Beto (Guedes, filho de Godofredo) veio com um instrumento na mão e disse: ‘isso aqui meu pai construiu pra você’. Era um instrumento que ele batizou de pentacorde e está pendurado na minha sala, perto do piano. Um instrumento lindo. Godofredo tem sempre passagens muito especiais na minha vida. Quando eu vinha aqui fazer show, sempre tomava um café com dona Júlia”, revelou. “Uma das nossas conversas que me tocou muito foi quando ele pediu que eu gravasse um disco só com músicas dele. Foi emocionante. Fizemos o disco com 11 músicas do Godofredo. Pena que ele não estava vivo quando terminamos. Foi um registro muito interessante”, complementou o músico.


Paulinho declarou por diversas vezes que em Montes Claros se sente em casa, graças aos inúmeros amigos que fez por aqui: “Montes Claros é um polo importantíssimo. Tem criadores, poetas, músicos, pintores, escritores, políticos e aqui moram os roedores de pequi e a divindade do folclore. As pessoas são espontâneas, simples, maravilhosas. Amo esta cidade.”  Sobre o projeto Sempre um Papo, o cantor acrescentou:  “É um incentivo trazer tanta gente para esta troca de ideias. Pra nós que somos músicos, é bom sair um pouco do palco e ter a oportunidade de falar, mostrar que somos pessoas comuns, que rimos e choramos”.



Para o diretor do Centro Cultural, João Jorge Dias Soares, “este momento é histórico e mais uma oportunidade de colocar os montes-clarenses em contato com o que há de melhor na cultura. O Paulinho tem boas histórias para nos contar e boas músicas para cantar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.