Investimento de 25 milhões de euros
Indústria italiana anuncia instalação de fábrica em Montes Claros
Texto: Attilio Faggi Jr.
No mês de julho de 2014, uma comitiva de empresários italianos se reuniu no gabinete do prefeito Ruy Muniz, na sede da Prefeitura de Montes Claros. A comitiva representava o Stevanato Group, e se encontrou com o prefeito para anunciar o interesse da empresa em instalar na cidade uma unidade fabril para a produção de equipamentos utilizados pela indústria farmacêutica. Agora, os italianos retornaram a Montes Claros para anunciar que a maior cidade do Norte de Minas receberá a unidade da empresa, que tem sede em Piombino Dese, município localizado na província de Padova, no norte de Itália.
Em julho de 2014, São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina estavam entre as opções para a instalação da fábrica, mas, agora, o representante da empresa, Daniel Fratelli, afirmou que a decisão está tomada e que Montes Claros foi escolhida. Ainda de acordo com Fratelli, dúvidas a respeito do fornecimento de gás já foram sanadas e o terreno já foi escolhido – será no Distrito Industrial. Assim, a expectativa é que as instalações da fábrica (algumas máquinas deverão ser importadas) estarão prontas em 2017 e serão responsáveis por gerar entre 200 e 250 empregos diretos.
Inicialmente, o investimento seria de 15 ou 20 milhões de euros, mas, após realizar um estudo sobre o custo de produção e valor da matéria-prima que será utilizada, Fratelli afirmou que os recursos deverão ser da casa de 25 milhões de euros, o que corresponde a mais de 75 milhões de reais. Entre os clientes do Stevanato Group, que fabrica frascos e seringas, entre outros equipamentos, estão a Novo Nordisk, que tem uma unidade em Montes Claros, e a Hipolabor, que se instalará na cidade.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Reinaldo Teixeira, relatou que o município colabora de várias maneiras para a instalação da empresa: fazendo a intermediação com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e a Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG) para garantir o fornecimento de energia necessário para a fábrica; ajudando na escolha do terreno que irá abrigar a unidade e que tem uma área de 40 mil metros quadrados; e atuando na qualificação da mão de obra que será utilizada pela nova fábrica, através de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.