Reunião na Secretaria Municipal de
Agropecuária discute ações para o
enfrentamento dos efeitos da seca
Texto: Pedro Neto
A situação crítica enfrentada na região norte-mineira por causa da estiagem, com reflexos negativos em Montes Claros, foi tema de reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 16. O encontro, coordenado pelo secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Ildeu Maia, contou com a participação de representantes de produtores rurais, sindicatos e órgãos ligados à área, como a Empresa Mineira de Assistência Técnica Rural (Emater) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Na oportunidade, o secretário mostrou-se preocupado com a situação, tendo em vista que a maioria dos rios e córregos já estão cortados e há registro de mortes de animais e perda de plantações. “Temos que procurar alternativas e soluções viáveis para a cidade e região enfrentarem os períodos de estiagem, que ficam mais longos, ano a ano”, afirmou o secretário, lembrando que no dia 20 próximo será realizada uma reunião entre o prefeito Ruy Muniz e assessores e representantes de órgãos e entidades para debater a situação e encontrar alternativas para prestar assistência ao homem do campo.
Os participantes da reunião destacaram que somente com a união de esforços é que os problemas poderão ser amenizados. Concordam que é preciso armazenar a água das chuvas e construir mais barraginhas, além de recuperar as matas ciliares. As inovações tecnológicas para criar gramíneas mais resistentes ao sol também foram defendidas no encontro. Na oportunidade, foram repassados números sobre a situação atual e todos destacaram a importância da mobilização para adotar medidas de curto, médio e longo prazo, para amenizar o sofrimento dos moradores da zona rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.