quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

PIRAPORA: PREFEITURA e IEF APOIAM BOLSA VERDE e CERCAMENTOS

PIRAPORA

Prefeitura e IEF incentivam bolsa verde e cercamentos

Max Rocha/ASCOM


Uma parceria entre a Prefeitura de Pirapora e o Instituto estadual de Florestas (IEF) definiu o compromisso do órgão de prestar serviços ambientais - de fomento florestal - com doação de mudas de eucalipto (nativas e frutíferas), cadastro de produtores rurais ao programa bolsa verde e incentivo ao programa de cercamentos de áreas de proteção no cerrado e matas ciliares. O Eng° florestal Jansley dos Santos Feliserto é o atual coordenador do escritório do IEF em Pirapora

Assim, no 2° semestre de 2014 o IEF forneceu um total de 26.064 mudas de eucalipto e insumos para plantio, principalmente na região do Assentamento Floresta-viveiros, na zona rural de Pirapora. Também foram realizadas vistorias “in loco” e a atualização documental de 251 benefícios do programa bolsa verde - dos quais 48 são relativos a produtores rurais piraporenses, aptos para receber, individualmente, o valor de R$ 4.928,00.

Nascentes, veredas e produção de mudas

A Secretaria municipal de Desenvolvimento econômico, agricultura, emprego e renda (SEDEARE) foi informada pelo IEF que em Pirapora e região o programa de cercamentos/meta 2014 viabilizou o cadastrando propriedades rurais situadas nas Bacias dos Rios das Velhas e São Francisco, fornecendo material e apoio técnico para proteção de áreas de nascentes, veredas e margens de rios. No total, 21 locais estão recebendo materiais suficientes para cercar e proteger 20,4 km de áreas verdes.

Um levantamento da demanda de mudas nativas prevê, em 2015, o aumento da quantidade produzida em viveiros, pelo Instituto estadual de Florestas e a Prefeitura de Pirapora. Eles precisarão atender 44 propriedades rurais, áreas de proteção, projetos ambientais e empreendimentos empresariais que receberão, juntos, 23.120 mudas de espécies nativas e frutíferas, que serão plantadas em 20,8 hectares espalhados em vários cantos de Pirapora.

Impactos no cerrado e na mata ciliar

Com 581 km2, Pirapora se limita com Buritizeiro (ao norte e a oeste pelo Rio São Francisco); com o município de Várzea da Palma (ao norte e a leste pelo Rio das Velhas); e ao sul pelos Córregos da Onça, Trincheite e Riacho Pedra da Brígida. O acelerado crescimento urbano - a partir dos anos 80, a expansão de várias atividades econômicas e sucessivos impactos ambientais vem reduzindo as áreas de cerrado, mata seca e mata ciliar em Pirapora, alertam os ecologistas.

FOTOS: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica, desde que respeitados os limites e a linha do blog, de não exibir conteúdo venal ou ofensivo a quem quer que seja.Postagens anônimas não serão aceitas.Posts de outros autores não refletem necessariamente a opinião do editor.